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Re: Problema com retorno de combustivel do tanque do Monza

Enviado: 23 Fev 2022, 11:57
por Luiz Carlos (Rio)
Tyo escreveu:
O Monza carburado por ter a saída do tanque embaixo, creio que não sofre desse problema. O meu gasta quase toda a gasolina creio que sobra uns 600 ml no tanque.
A postagem do Tyo é antiga, mas lendo agora (não havia lido antes), achei que ela merecia um comentário.
De fato, sendo a saída do tanque embaixo do mesmo, há menos possibilidade da bomba de combustível ficar sem condições de puxar o combustível.
Mas tem um outro fator, mais importante ainda: as bombas mecânicas (ou movidas à vácuo, como era a do DKW Vemag), e que funcionam por diafragma, produzem sucção. Essa sucção puxa combustível, mas também puxa ar. Então, se a linha do tanque até a bomba não estiver cheia, a bomba de diafragma vai puxar ar até o combustível chegar. Isso é muito importante caso o carro esteja estacionado numa subida.
Já as bombas elétricas não têm esse poder todo. Se não houver combustível nas suas palhetas, elas vão virar mas não vão puxar nada.
São como as bombas d'água da nossa casa, instaladas para elevar água até a caixa d'água. Se elas estiverem secas não vão puxar. Já se você jogar um pouco de água diretamente nelas aí começam a puxar.
Já as bombas para poços, essas sugam o ar até a água atingir as mesmas.

Abs

Re: Problema com retorno de combustivel do tanque do Monza

Enviado: 23 Fev 2022, 20:16
por luiz sle
dutra s a escreveu: 23 Fev 2022, 11:14 Luiz, eu já matei a charada e inclusive só faltou postar o vídeo e em resumo não foge o que eu vinha relatando desde do início de tudo, rsrsr!

1: O cash não possui válvula com esfera (nenhum Monza EFI)
> Acontece que dentro do pré-filtro embutido nele há 2 passagens, a 1ª é de 4mm para quando o retorno passar e criar um jato forçado e, a 2ª é a única passagem que entra o combustível externo, quando abaixo da altura do cash e tem quase o mesmo diâmetro de furo de retorno, esse segundo furo fica no pé do furo de retorno "pós ele " e nisso, ao ter o jato forçado é criado um arrasto levando então o combustível externo para dentro do cash, e também que é responsável por deixar abaixar quando desligado (que não deveria).

2 : O fator de não encher o cash é pela razão dele ser encaixado (embutido) no cash com Oring , com um tempo devido a qualidade de combustível, vibrações e vida útil ele cria uma fresta, onde esse anel de vedação é do tipo chato, e nisso, ao ter a pressão no furo acaba que aparecendo o transtorno de não encher o cash de forma correta.

3: Todo tubo pescador só entra e fica de uma forma (correspondendo ao modelo de tanque do veículo), se ficar fora de posição,
então está empenado ou não é a peça correta pro respectivo tanque.

4: Repetindo a questão física e força G > Dependendo do deslocamento e posição do carro, caso o combustível estiver abaixo da altura do cash ou na altura do pré-filtro do pescador o carro irá dar falta (famosa falha) nas curvas, subidas e ou depois de muito tempo numa rampa com a frente para cima, pois o cash é muito largo para o bocal do pescador, uma vez que o bocal não fica no centro dele, e sim, mais para o lado do banco traseiro, o que então facilita mais ainda essas falhas.

Com essas 4 observações já é resolvido as dúvidas do porquê das falhas por conta de baixa quantidade.

abs estamos ai
Boa noite!

Dutra, excelente! Consegui entender bem como funciona.

Consegue postar o vídeo para complementar o tópíco?
Luiz Carlos (Rio) escreveu: 23 Fev 2022, 11:57A postagem do Tyo é antiga, mas lendo agora (não havia lido antes), achei que ela merecia um comentário.
De fato, sendo a saída do tanque embaixo do mesmo, há menos possibilidade da bomba de combustível ficar sem condições de puxar o combustível.
Mas tem um outro fator, mais importante ainda: as bombas mecânicas (ou movidas à vácuo, como era a do DKW Vemag), e que funcionam por diafragma, produzem sucção. Essa sucção puxa combustível, mas também puxa ar. Então, se a linha do tanque até a bomba não estiver cheia, a bomba de diafragma vai puxar ar até o combustível chegar. Isso é muito importante caso o carro esteja estacionado numa subida.
Já as bombas elétricas não têm esse poder todo. Se não houver combustível nas suas palhetas, elas vão virar mas não vão puxar nada.
São como as bombas d'água da nossa casa, instaladas para elevar água até a caixa d'água. Se elas estiverem secas não vão puxar. Já se você jogar um pouco de água diretamente nelas aí começam a puxar.
Já as bombas para poços, essas sugam o ar até a água atingir as mesmas.

Abs
Xará,

No carburado o sistema é extremamente simples: o mesmo tubo onde é ligada a mangueira no tanque, em baixo, segue até o centro do tanque, na parte de baixo, captando combustível praticamente até esvaziar o tanque. O problema é, com o carro inclinado para qualquer lado, com nível baixo, o combustível fica fora do centro do tanque, ocasionando falta.

Achei uma foto que mostra o tubo que mencionei. Tirei a foto pelo buraco onde é fixada a bóia, no dia em que troquei a mesma:
SAM_2634.JPG
Abraço.

Re: Problema com retorno de combustivel do tanque do Monza

Enviado: 25 Fev 2022, 00:32
por dutra s a
dbzronaldo escreveu: 19 Jul 2018, 16:07
Imagem



Então, peguei a imagem acima postada pelo Ronaldo Guedes, pois ajuda compreender o que citei acima sobre esse problema de falta.
Os vídeos não achei, mesmo porque, são grandes e vou tentar postar na net, porém, o Ronaldo já postou vídeos e não foge muito dos que eu fiz.
A seguir, fotos do pré-filtro embutido do cash, "a mangueirinha seria o tubo de retorno " e o pedaço de enforca gato é para ver por onde entra o combustível externo e, dá para perceber o que eu relatei acima. Outro problema é que o cash, junto do pré-filtro fica acima do chão do tanque, portanto se o nível de combustível estiver na mesma altura ou mais baixo do furo de entrada para o cash via esse pré-filtro, o cara está lascado, e nisso, possivelmente tem mais de 1L da reserva que não vai entrar no cash.

abs estamos aí