Ferrazzini escreveu: ↑09 Out 2018, 22:12
MONZA E KADETT MORRENDO DO NADA? - Solução
Boa noite a todos.
Recentemente tipo este problema e resolvi e acredito que descobri o problema definitivamente.
No caso o carro é um Kadett 93 - álcool.
O carro morria do nada.
As vezes andava vários quilômetros, as vezes alguns metros, as vezes em alta rotação, as vezes em baixa.
Não se registrava nenhum código de erros na central pois todos os componentes estavam perfeitos em seu funcionamento
Eu mesmo fiz a revisão dos seguintes itens;
Sistema elétrico inteiro verificado
Fiação inteira, desde da parte da frente até a trás, foi retirada e verificado. Tudo OK.
Central verificada tecnicamente, reconfigurada com os valores de referência de fábrica. Tudo OK.
Aterramento de todos os componentes verificado e testado. Tudo OK.
Relés e caixa de fusíveis testados. Tudo OK
Pressão do combustível em 2 bars. Tudo OK
Nível d'água. Tudo OK
Mecânica inteira verificada
Cabeçote retirado, plainado e trocado os retentores.
Itens trocados;
01 motor de passo
01 sensor MAP
01 módulo HEI
01 sensor de borboleta
01 bobina impulsora
01 bobina de ignição
01 jogo de cabos de velas resistivos - Bosh
01 jogo de velas - Bosh
01 bomba de combustível
01 filtro do pescador de combustível
01 filtro de ar
01 filtro de combustível
01 filtro de óleo
01 tampa do distribuidor
01 carcaça original do distribuidor
01 junta de cabeçote de aço
01 jogo de retentores das válvulas do cabeçote
...e ainda assim do nada o carro morria do nada.
Depois de toda esta revisão e ainda o defeito ainda existente resolvi vender o Kadett... triste.
Mas perceberão qual peça ainda não havia sido trocada?
Isso mesmo,
O ROTOR do distribuidor!
Por último olhando pro maldito ROTOR percebi que na chapinha que faz o contato com o carvão da tampa do distribuidor estava com uma pequena mancha preta.
Então lixei e raspei toda a chapinha.
Instalei e o carro teve uma melhora.
Ao dar uma volta voltou a morrer do nada, porém com menor frequência.
Comecei a investigar melhor.
Retirei o ROTOR e com um multiteste percebi que não existe condutibilidade entre o ponto preto e a ponta do ROTOR onde sai a faísca.
Mas movimentando a ponta do multiteste para fora do ponto preto na chapinha ENTÃO a condução elétrica estava OK.
RESUMINDO.
Ao cair a faísca do grafite da tampa do distribuidor para a chapinha do ROTOR com o tempo vai queimando este metal (a chapinha) e ela perde a condução elétrica da faísca e portanto não ocorre a faísca nas velas.
Além disso o consumo aumenta consideravelmente.
Postei uma alternativa que chamo de definitiva.
Peguei um rotor VELHOR e criei a ideia conforme a foto.
Resultado é o caro sem falhas, mesma as mínimas e mais seguro, suave nas acelerações e respostas.
Espero ter ajudado.