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Indicador de ponto de ignição?

Enviado: 31 Out 2017, 20:10
por Luiz Carlos (Rio)
Olá pessoal.

Eu estava procurando uma peça no ChepChev e vi esse tampão da figura 4. O 5 é uma bucha.
Alguém sabe o que é isso?
Será que é só para cobrir o buraco onde vai instalado o sensor de rotação dos carros mais novos que usam esse mesmo motor?
Ou seja: se um proprietário de Monza comprar um motor agora, vai ter de usar essas duas peças para tapar o buraco do sensor?

Imagem

Abs

Re: Indicador de ponto de ignição?

Enviado: 02 Nov 2017, 00:17
por coy
Curioso mesmo isso, eu usei um sensor para tampar este furo.

Re: Indicador de ponto de ignição?

Enviado: 02 Nov 2017, 07:49
por Carlos A. Freire
O sensor de rotação dos veículo mais novos não tem sensor de rotação nesse ponto.
Ele se refere ao ponto de ignição e usando em motores até 96, inclusive de Kadett, Omega e S-10 2.0 com 4 cilindros.

Já vi isso em alguns blocos mas não procurei verificar qual a função. Uma próxima vez que eu ver um motor aberto na parte de baixo, que tenha esse tampão, vou averiguar se dá alinhamento a algum ponto do virabrequim.
Penso que deve ser para deixar a parte de baixo em 0º e, em alguma condição que facilitaria a montagem na fábrica.

Esse bloco da foto é de um Monza SR que um amigo havia adaptado IE MPFI digital da linha 97. Ele mandou furar o bloco para colocar o sensor. O sensor vai nesse ponto.
Furo Bloco do motor 1.JPG
Furo Bloco do Motor 2.JPG

Abs,

Carlos Freire

Re: Indicador de ponto de ignição?

Enviado: 02 Nov 2017, 10:31
por Luiz Carlos (Rio)
Carlos Freire

De fato só agora me dei conta de que o sensor de rotação vai instalado em outro ponto do motor.
Será que olhando por esse furo aparece alguma marcação, tipo em alguns motores de outros fabricantes? Acho que motores da Volks e da Ford têm isso.

É esperar alguém que tenha oportunidade de zoiar em um motor aberto.

Abs

Re: Indicador de ponto de ignição?

Enviado: 02 Nov 2017, 11:12
por Carlos A. Freire
Luiz Carlos, vou procurar prestar a atenção quando visitar as oficinas mecânicas de amigos.

Sei que alguns motores FIAT e um francês, não me lembro se é Peugeot, Renault ou Citroen (talvez todos) tem furos no blocos para ferramenta de fasagem, para sincronismo do motor e colocar a correia dentada.

Abs,

Carlos Freire