FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

amigos,esse disco pode ficar mais perto da cavidade numero 4 do que imaginamos.
ele pode fechar ela mais cedo que estamos imaginando.

eu tenho um cavalete ali e vou analisar ele amanha.
e se precisar vou tirar a termostatica e esquentar uma agua e fazer uma
verificaçao com mira laser a quantos graus ela fecha a cavidade numero 4.


notem que esse problema esta mais restritos a carros sem ar quente. :ok: :ok:
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por waldir »

Jesuíno,

Sugiro que tire a medida da VT fria da flange que acopla no suporte até o disco. (talvez seja uns 40 mm)
Depois coloque com água cobrindo a VT numa panela de pressão e dê uma cozinhada, quando tiver movimentando o
respiro. desligue, pegue com um alicate e meça a mesma distancia e depois confira no suporte a profundidade a partir da flange até
o início do duto 4.

Com a panela de pressão você elevará a temperatura para 106º C que é quase o limite da abertura.
É possível fazer a experiência utilizando um soprador térmico e controlando a temperatura na VT com um termômetro mira laser.



Editado: Na wahler velha que tenho por aqui a distância do disco em relação à flange é de 30mm e se na abertura total for 8mm teremos 38mm e disco tem um diâmetro de 30mm
Editado pela última vez por waldir em 26 Jun 2016, 09:32, em um total de 2 vezes.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4217
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Luiz Carlos escreveu:
O esquema de circulação mostrado pelo Waldir deve ter algum erro... Eu não me lembro de como ficam as saídas que desembocam no alojamento onde vai o termostato e se elas continuam se comunicando com o termostato totalmente fechado. Alguém sabe?
Waldir respondeu:

Luiz Carlos,

Não tem erro no esquema: Quando eu testei a primeira vez eu coloquei a mangueira de jardim apontando para a conexão dois e esguichou agua por ali. Tirei a VT e coloquei a mangueira no orifício maior e central do Suporte e esguichou água pela conexão 5 (eu pensei num primeiro momento que a água só sairia por ali quando a VT abrisse). Voltei a colocar a VT e coloquei a mangueira em direção à VT, "surpresa" esguichou água pela conexão 5
Waldir

Quando eu disse que o esquema devia ter algum erro, talvez eu não tenha sabido me expressar. Eu não me referi aos detalhes de construção da carcaça do termostato, vc testou as passagens e é isso mesmo. Eu indagava se não havia mais alguma coisa no funcionamento do termostato, tipo fechando passagens. Leia com atenção a minha pergunta.
Eu havia visto algumas animações e figuras de termostatos, e já havia descoberto que o termostato do Monza é do tipo com by pass. Ele, além de abrir e fechar a passagem dá água do motor para o radiador, também, a certa temperatura, controla outras passagens. Enquanto eu estudava isso com mais detalhes o Jesuíno levantou a lebre do tal disco do termostato.
Procurei a animação mas não consegui encontrar de novo. Achei essa figura aqui:
Imagem

Como se vê, o trabalho do termostato é um pouco mais complexo do que simplesmente abrir e fechar a passagem para o radiador. Ele controla outras passagens. E é isso que deve der problemas no ar quente no caso de mangueiras invertidas.

Baseado nisso tudo, termostatos sem by pass, sem o disco, a meu ver, não são aplicáveis a Monza.

Abs
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 25 Jun 2016, 20:37, em um total de 1 vez.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por waldir »

Luiz Carlos,
desculpe-me a interpretação da sua afirmação sem refletir no que você escreveu. Ocorre que eu estava afirmando que não haveria problema na inversão das mangueiras (no meu caso) e que a inversão das mangueiras poderiam ser um mito :wink: Isto depois de examinar o Suporte da VT e a VT que hoje é vendida sem o disco (que não sabemos o por que)

Porém, o Jesuíno 'levantou uma lebre' e você enriqueceu agora com um croquis mostrando a utilidade do disco. A partir desses pontos pode-se fazer uma análise empírica do que provoca o defeito ou o por que do tampão na conexão superior do suporte.

Conjecturas: VT com disco
Conexão inferior (5) tampada: o liquido vai pressionar a VT que já estará com um volume mais frio e continuará saindo pelo caminho mais curto a conexão superior que está ligada no coletor. Com isso penso que a VT poderá demorar mais para abrir até que o volume de água mais frio seja trocado dentro do próprio suporte e a VT comece a abrir aos 92ºC Nesse ínterim o sensor de baixa do cabeçote já estará acusando acima de 101º C e nada da ventoinha ser acionada por que o STº no suporte estará com a temperatura mais baixa.

Conexão superior (2) tampada: todo o liquido é pressionado em direção ao STº (3)e entra pelo duto (4) e sai pela conexão inferior (5) que está ligada ao coletor de admissão. É um fluxo livre. Quando a VT abre totalmente e mais rápido e interrompe a passagem ao coletor de admissão e o fluxo segue direto ao radiador.

VT sem o disco atualmente comercializadas pela Wahler e MTE (álcool para gasolina tem disco) (sei que há outras marcas, mas não conheço).

Em princípio não ocorrerá o defeito de aquecimento de pico no bloco acusado pelo STº do cabeçote por que obviamente não haverá interrupção do fluxo pelo duto (4)

Acho que chegamos à uma conclusão quando se utiliza VT com disco e VT sem disco
VT com disco: tampão na conexão superior
VT sem disco: é indiferente, tanto faz como tanto fez: tampão na conexão superior ou inferior à escolher. Ao meu ver elimina o defeito anterior provocado por reparadores de finais de semana e até dos mecânicos disponíveis que não conhecem o fluxo ou o por que das coisas. :wink:

waldir
Editado pela última vez por waldir em 26 Jun 2016, 08:45, em um total de 2 vezes.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Esse fato de venda de VT sem o disco será procede ou foi palavras de vendedor? Eu troquei do meu Monza GLS 96 a poucos meses atrás e estava com disco, como sempre usei. Comprei da Warler.
Agora tem Walher sendo vendida na caixa BorgWarner. Nessa mesma embalagem, vem escrito, fabricado pela Wahler.

A questão é em veículos com ar quente operando, com essa VT sem o disco, em dias frio o ar quente terá a mesma eficiência e se não vai resfriar demais o motor?
Nos meus Monza (SL/E 87, SL/E91 e o GLS 96) que sempre tiveram ar quente, mesmo em rodovias em madrugadas de inverno do mês de Julho, muito frio e muita neblina, o marcador do painel fica em 1/4, acima da marca azul e dentro do carro não passávamos frio.

Com do disco:
http://www.apsdistribuidora.com.br/prod ... LER+414592
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... wahler-_JM

Sem o disco:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... wahler-_JM

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

sei que a maioria ja sabe,mas ajuda quem for pesquisar :ok: :ok:
A região cilíndrica concêntrica com a mola possui internamente um cera, essa região da válvula está em contanto com a líquido de arrefecimento em temperatura de funcionamento do motor. A partir do momento em que essa temperatura chega a números entre 80° e 90° célsius a válvula começa a abrir empurrando a haste do cilindro que contém a cera. Quando a temperatura chega entre 93° e 103° célsius ela já está totalmente aberta permitindo totalmente a passagem do líquido para o radiador. O líquido que estava contido no radiador desce para o motor e devido a sua menor temperatura, faz com que a válvula se feche novamente, formando assim um ciclo.
O motor deve sempre funcionar em temperatura de funcionamento, caso a temperatura esteja muito abaixo da ideal esse motor irá trabalhar mais “preso”, gerando alto consumo de combustível pois suas peças principais também não estarão em temperatura de trabalho, o pistão, por exemplo, ficará mais apertado dentro do cilindro. A injeção eletrônica irá sempre acusar fase fria devido a constante baixa temperatura do motor e então irá trabalhar com mistura rica, esse excesso de combustível prejudicará o óleo lubrificante que perderá suas propriedades, resultando na quebra do motor.

Se a temperatura for muito acima da ideal os componentes de força do motor podem não suportar os picos de temperatura e fundir literalmente.
Então seja no Pólo Sul, no Pólo Norte, no Alasca, no deserto do Atacama ou Saara, a válvula termostática é indispensável. As competições estão aí para provar isso, o Rally Dakar, por exemplo.
Agora você já sabe, uma vez que o termostato esteja com problema, a solução é a sua troca por um novo.

Observação: A faixa de temperatura ideal de funcionamento depende do projeto, de acordo com as características do motor. É sempre especificada pelo fabricante do veículo.
fonte:http://www.carrosinfoco.com.br/carros/2 ... mostatica/


eu sempre reparei em motores que mexi,desde o caminhao Alfa do meu pai.

motor frio.(temperatura ambiente)
a agua circula somente pelo bloco.

totalmente quente.
ela circula bloco-radiador.

e no meio termos ela (valvula termostatica)vai adicionando agua fria e controlando a temperatura.
por isso nunca andei sem ela nos meus carros e nao recomendo.

eu ja tinha reparado a funçao desse disco nela e ja tinha visto valvula sem ele.
ainda bem que estamos chegandos num consenso :ok: :ok: :ok:
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por waldir »

Carlos e Amigos, perguntar é bem gostoso, responder nem tanto.

Por que a Wahler fabricaria uma VT destinada ao Monza com disco e sem disco?

A Wahler como preferencial da GM na época da fabricação do Monza, desaprendeu?
O catálogo da Wahler disponível na Internet é de 2012 e a foto da válvula destinado a GM já estava sem disco.

Na hora da venda no balcão da Autopeças o vendedor vai perguntar ao comprador: é com disco ou sem disco?

Wahler sem disco destina-se a qual Monza?

A VT sem disco da região sudeste ao norte prejudica a performance do Monza?

A VT sem disco na região sul qual o prejuízo na performance? nos veículos sem Ar Quente? (raros no sul)

Quantos Monzas na região sul necessitam terminantemente da VT com disco?
Quantos Monzas na região norte/ste necessitam terminantemente da VT com disco?

Compensa diferenciar a produção já que o item é de reposição com Monzas há mais de 20 anos?

É possivel tirar o disco da antiga e adaptar na Wahler nova?

A concorrência da Wahler fabrica com disco?
Fora a MTE quais os fabricantes da mesma VT conhecemos?

Qual a demanda pelas principais marcas? (com disco e sem disco?) para brigar ainda por uma fatia de mercado de reposição?

Sendo que é uma das primeiras coisas que 'mexânicos' fazem é extirpar o termostato que só dá 'pobrema'.



Existem sistemas que possuem uma válvula de função dupla, que quando fechada permitem o fluxo do liquido interno ao motor, e quando aberta, inibe o fluxo rotativo interno,direcionando agora o liquido 100% ao radiador. Mas quando a válvula é removida, acontece um fluxo duplo, ou seja, uma parte flui no próprio motor e que não recebe refrigeração e outra parte segue para o radiador para a troca térmica. Sendo assim, fica claro que a remoção da válvula causou uma complicação e uma má refrigeração do motor.

Mas, tudo pode piorar

Alguns sensores de temperatura do liquido ficam montados junto a válvula, e se o fluxo não for correto, ou seja, se o liquido não for corretamente direcionado ao sensor, à temperatura do motor pode não ser informada corretamente para o módulo de injeção, e essa informação errada pode impedir que o módulo envie a ordem para o acionamento correto do eletro ventilador do radiador, causando assim o temido super aquecimento ou outros sintomas desagradáveis.
(Dr. Carro)
Editado pela última vez por waldir em 26 Jun 2016, 09:29, em um total de 5 vezes.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

outra pergunta :mrgreen:

eu nao cheguei a pesquisar,mas em monza com ar quente a agua fica circulando diretamente pelo radiador ou tem alguma restriçao ao nao
usar o sistema?

tipo:quando desativa o ar quente,a agua para de circular pelo radiador :?:
Responder