CAPA TÉRMICA PROTETORA DE BATERIAS - PROJETO
Enviado: 19 Ago 2015, 12:39
CAPA TÉRMICA PROTETORA DE BATERIAS - PROJETO CASEIRO
Amigos,
Em continuidade ao evento semi-explosivo da minha bateria e do vídeo sobre a bateria do NISSAN TIIDA que postei anteriormente: viewtopic.php?f=6&t=33501
eu pesquisei para comprar uma capa térmica protetora e encontrei no Mercado Livre 2 tipos, uma de acabamento ruim e alto preço (Capa Protetora Bateria 55ah Astra,zafira,s1o,vectra Original – R$80,00 + Frete) e outra melhor acabada e com preço de R$45,00 + Frete (verifiquei hoje que o vendedor tirou o anúncio do ML (?). Nas concessionárias GM daqui, por telefone o preço era de R$80,00 sob encomenda, isto é, pague e vá buscar 10 dias após.
Aí, como eu não faltava às aulas de trabalhos manuais no colégio, planejei uma capa caseira.
Em princípio eu tinha a intensão de revestir uma caixa de EVA com aquelas folhas de alumínio que se usa para reparos na parede corta-fogo ou no assoalho, mas, achei que o calor faria escorrer o piche adesivo das folhas ficando melecado e além do risco de dar curto com o conector positivo por algum descuido. Então minha filha opinou: use aqueles forros de tabua de passar roupa que são refratários, ‘pero no mucho’.
Foi o que fiz e que poderão avaliar no projeto que segue mais abaixo.
Estou há uma semana monitorando a temperatura abaixo do capô e encontrei o que segue:
Ar Condicionado desligado:
Temperatura no entorno da bateria sem a capa atingiu 60º C ao armar a ventoinha pela primeira vez, para a troca de calor do liquido de arrefecimento no radiador. Quando a ventoinha desligou a temperatura estava em 48ºC
Dentro da capa a temperatura chega a subir de 2º à 4º C acima da temperatura ambiente. Isto é ontem 19.08 no congestionamento às 18:10 a temperatura ambiente neste ‘inverno-verão’ estava em 26ºC e dentro da “bolsa” estava 30ºC.
Com o AC ligado,
isto é, com a ventoinha na 1ª velocidade a temperatura dentro da bolsa se iguala à temperatura ambiente e as vezes chega a cair 1º C
No meu ponto de vista atingi o objetivo que é de preservar ao máximo a bateria evitando que ela atinja o ponto crítico de 50ºC
Segue um plano com as medidas da caixa que montei em EVA (2 folhas de 60X40cm = R$3,55 por folha; Cola Cianoacrilato Super adesivo instantâneo 20 gr R$ 9,80 (já tinha); Forro Metalizado 1,20m x 48cm na loja de quinquilharias do China R$ 14,00 . Total R$33,00
http://www.utilud.com.br/produtos.php?prod=4
As folhas de EVA (encontram-se em lojas de materiais escolares) são para possibilitar o revestimento com o tecido refletor de calor e servir também de isolante. Somente o EVA (2 +2 = 4mm) não suportaria o calor de 60ºC ficaria deformado. EVA de 2mm corta-se com tesoura ( é como faca quente na manteiga). Não use a cola indicada para EVA por que demora 12 horas para secar. Utilizei somente a Cianoacrilato (que é um superbond melhorado no meu entender) que cola de imediato. O tecido eu mesmo costurei com agulha e linha grossa, a primeira que achei na caixa de costura da dona da pensão. E as partes do tecido encostados na caixa de EVA (tampa por ex.) também foram coladas. No diagrama abaixo corte as linhas pretas, as azuis são dobras e o que está marcado com X são descartados.
A bateria de 60Ah Moura mede 25cm de comprimento e 18cm de altura e 18cm de largura. Eu coloquei ½ cm à mais na altura e largura para ficar com um pouco de folga e para dificultar a transferência de calor de fora para dentro.
Se alguém tiver outra sugestão de melhoria estou disposto a implementar
Waldir
19.08.2015
Amigos,
Em continuidade ao evento semi-explosivo da minha bateria e do vídeo sobre a bateria do NISSAN TIIDA que postei anteriormente: viewtopic.php?f=6&t=33501
eu pesquisei para comprar uma capa térmica protetora e encontrei no Mercado Livre 2 tipos, uma de acabamento ruim e alto preço (Capa Protetora Bateria 55ah Astra,zafira,s1o,vectra Original – R$80,00 + Frete) e outra melhor acabada e com preço de R$45,00 + Frete (verifiquei hoje que o vendedor tirou o anúncio do ML (?). Nas concessionárias GM daqui, por telefone o preço era de R$80,00 sob encomenda, isto é, pague e vá buscar 10 dias após.
Aí, como eu não faltava às aulas de trabalhos manuais no colégio, planejei uma capa caseira.
Em princípio eu tinha a intensão de revestir uma caixa de EVA com aquelas folhas de alumínio que se usa para reparos na parede corta-fogo ou no assoalho, mas, achei que o calor faria escorrer o piche adesivo das folhas ficando melecado e além do risco de dar curto com o conector positivo por algum descuido. Então minha filha opinou: use aqueles forros de tabua de passar roupa que são refratários, ‘pero no mucho’.
Foi o que fiz e que poderão avaliar no projeto que segue mais abaixo.
Estou há uma semana monitorando a temperatura abaixo do capô e encontrei o que segue:
Ar Condicionado desligado:
Temperatura no entorno da bateria sem a capa atingiu 60º C ao armar a ventoinha pela primeira vez, para a troca de calor do liquido de arrefecimento no radiador. Quando a ventoinha desligou a temperatura estava em 48ºC
Dentro da capa a temperatura chega a subir de 2º à 4º C acima da temperatura ambiente. Isto é ontem 19.08 no congestionamento às 18:10 a temperatura ambiente neste ‘inverno-verão’ estava em 26ºC e dentro da “bolsa” estava 30ºC.
Com o AC ligado,
isto é, com a ventoinha na 1ª velocidade a temperatura dentro da bolsa se iguala à temperatura ambiente e as vezes chega a cair 1º C
No meu ponto de vista atingi o objetivo que é de preservar ao máximo a bateria evitando que ela atinja o ponto crítico de 50ºC
Segue um plano com as medidas da caixa que montei em EVA (2 folhas de 60X40cm = R$3,55 por folha; Cola Cianoacrilato Super adesivo instantâneo 20 gr R$ 9,80 (já tinha); Forro Metalizado 1,20m x 48cm na loja de quinquilharias do China R$ 14,00 . Total R$33,00
http://www.utilud.com.br/produtos.php?prod=4
As folhas de EVA (encontram-se em lojas de materiais escolares) são para possibilitar o revestimento com o tecido refletor de calor e servir também de isolante. Somente o EVA (2 +2 = 4mm) não suportaria o calor de 60ºC ficaria deformado. EVA de 2mm corta-se com tesoura ( é como faca quente na manteiga). Não use a cola indicada para EVA por que demora 12 horas para secar. Utilizei somente a Cianoacrilato (que é um superbond melhorado no meu entender) que cola de imediato. O tecido eu mesmo costurei com agulha e linha grossa, a primeira que achei na caixa de costura da dona da pensão. E as partes do tecido encostados na caixa de EVA (tampa por ex.) também foram coladas. No diagrama abaixo corte as linhas pretas, as azuis são dobras e o que está marcado com X são descartados.
A bateria de 60Ah Moura mede 25cm de comprimento e 18cm de altura e 18cm de largura. Eu coloquei ½ cm à mais na altura e largura para ficar com um pouco de folga e para dificultar a transferência de calor de fora para dentro.
Se alguém tiver outra sugestão de melhoria estou disposto a implementar
Waldir
19.08.2015