Motor N20XF no Monza

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Entao amigo, concordo com todos, o filtro neste lugar nao vai ficar bom, vai pegar todo ar quente que sai do radiador, passa no coletor de escape e sobe pro filtro, no meu carro fiz um CAI caseiro pegando ar atraz do farol direito (tava faltando fazer uma capa pra ele) pra pegar só o ar que vem de fora, por cima do farol, apesar de nao ser o ar ideal , acredito que pegava um ar muuuuuito mais frio que o que vc mostrou na imagem . . .


Imagem

CONCORDO que o filtro do MPFI ficaria muito mais original e pegava ar mais frio . . .

Quanto a seus comentarios Rafaelo, fica tranquilo, sei que isso que uso é porcaria, na epoca ou era este ou nada, na verdade nem uso mais filtro :smt021 preciso resolver isso urgente, mas falta grana

abraço
Editado pela última vez por DÉCO em 15 Set 2015, 19:39, em um total de 1 vez.
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Mesmo que o filtro que falou seja bom e atende os parâmetros para enfrentar a poluição das grandes cidades e a poeira de cidades interioranas ou sítios e fazendas, mesmo que pouco, o visual na minha opinião é horrível, parece gambiarra ou coxambra das "bravas", rs!
Volto a dizer, nunca colocaria um troço desses em meus carros, rs! Desculpe a franqueza.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

DÉCO escreveu:.
Entao amigo, concordo com todos, o filtro neste lugar nao vai ficar bom, vai pegar todo ar quente que sai do radiador, passa no coletor de escape e sobe pro filtro, no meu carro fiz um CAI caseiro pegando ar atraz do farol direito (tava faltando fazer uma capa pra ele) pra pegar só o ar que vem de fora, por cima do farol, apesar de nao ser o ar ideal , acredito que pegava um ar muuuuuito mais frio que o que vc mostrou na imagem . . .


Imagem

CONCORDO que o filtro do MPFI ficaria muito mais original e pegava ar mais frio . . .

abraço
Se tem um sistema de filtro de ar pronto, sem adaptação, que funciona bem e deixa um visual bacana, por que não usar?
Desculpe, mas para mim continua o "ar de coxambra", rs! Mais uma vez... Desculpe a franqueza...
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Relaxa Carlos Freire, te entendo, vc tem " alergia " a adaptaçao, imagino o que uma imagem como a do meu cofre deve gerar de sentimento em vc . . .

Nao ta assim mais, esta sem nada, NENHUM filtro seja original ou qq outro da conta de abastecer meu bura , quase nao ando no carro, e logo pretendo resolver isso, esta questao esta no topo da lista de coisas a fazer no meu carro, ja vi muitas opçoes mas nao vou poluir o topico do amigo . . .

abraços
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por Rafaelo »

DÉCO escreveu:Quanto a seus comentarios Rafaelo, fica tranquilo, sei que isso que uso é porcaria, na epoca ou era este ou nada, na verdade nem uso mais filtro :smt021 preciso resolver isso urgente, mas falta grana
Deco nao me entenda mal, não to aqui pra ofender ninguem e sim explicar, eu mesmo ja usei oque achei na caixa de ferramenta pra fazer muita coisa, se realmente te falta grana pra melhorar é oque tu pode no momento e ponto final, mas agente tem que explicar tudo. eu mesmo ja usei isso no meu antigo 1.6 quando nao tinha grana nem conhecimento, acho que ate tenho uma foto daquilo rsrsrs. entao é normal, um dia tu melhora e pronto. mas conheço gente que TEM condiçoes e não melhora entendeu? querem algo facil e barato, e nao querem investir num sistema de alimentaçao projetado. dae recorrem as adaptaçoes, eu por conhecer e saber como se faz eu fiz o meu mesmo, mas nao confiaria se um outro fizesse. estaria na mesma


Deco, teu carro respira ar mais frio do que o original. :wink: então fique tranquilo, oque tu tem que fazer é melhorar a segurança e deixar como um produto de fabrica, fabricando suportes desde que com recurso industrial né, mangueiras automotivas apropriadas, filtro de qualidade, e sem furar um unico furo no teu carro assim como a K&N fornece os kit pronto pra cada modelo de carro. infelizmente monza nao faz parte da politica dessa empresa. so carro mais caros... ate tem uns universais dessa marca pra monza/kadett MPFI mas sao filtros inbox e custam 350,00 reais um roubo, mas tem. so troca o filtro no caso.

so pra voces terem uma ideia, meu sensor MAT registrou a temperatura maxima ate hoje na admissao do ar de 50° isso foi com uma calor externo de 35° a 100° do motor e ventilador ligado e capo fechado e carro parado. 50° é considerado morno e sem risco de detonação, e a redução de ponto acontece acima dos 60°de MAT. e olha que ele fica do lado do radiador, na frente e la embaixo. imaginem esse ae do exemplo. por isso que é bom avaliar bem antes so por questao estetica e prejudicar o funcionamento do motor.

mas sem estress ! o monza original carburador tem uma boquinha que respira ar quente do coletor de escape e é de fabrica, é oque falo pro pessoal, isso nao é o Ideal. arrumaram isso no EFI que é um carburador com injetor eletronico, meterem um defletor na frente pra tentar desviar o fluxo de ar quente, funciona mas ainda nao é perfeito, vaza ar por ae nao é vedado. quem nao lembra do Fiat estilo sugando o pano do capo? lembram? DE FABRICA.

entao esse negocio so pq é de fabrica é bom agente tem que ir com calma, recall existem, projetos mal feitos de fabrica que nao chegam ao recall existem tb, e as vezes tem engenheiro que sao negligentes como foi o caso do monza carburado, so pq é carburado deveria sugar ar quente? me poupe dessa ne caras, vao projetar os negocio serio!. motor carburador respira bastante ar quente pq a boca cai em cima ou muito proximo do capo e escape, o problema que nao tem sensor la pra dizer isso pra nós :smt023
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por Rafaelo »

Carlos o problema que nem todo mundo tem um gosto refinado e igual, tem gente que acha feio essa panela que chamam de frigideira, é bem parecido mesmo. tapa a metade tirando a visão do motor, e respirando ar quente no caso do carburador ou um pouco no EFI. eu particularmente não gosto, alias não curto essa mecanica antiga de monza. tem quem goste e respeito isso, so não teria um.

como falei acima, carburador é de fabrica original respirando ar quente e tem muita gente que acha lindo ok. ar quente é bom pra grilar, especialmente os gasolina 2.0.

quanto ao filtro é questao de como esconder ele, o meu por exemplo não fica chamando atenção e mesmo, tem outras coisa que chamam mais interessantes pra serem vistas, no meu caso o pessoal sempre me pergunta se é original assim os mais leigos de tao bem feito que fica, tudo é uma questao de como fazer e como. o importante nisso não é a estetica como muita gente ve, e sim a engenharia do negocio, vai deixa exporto pra que? vai por no meio do capo pra que eu pergunto? se a ideia é chupar ar quente entao acertou, é ali mesmo :lol: :D

se sujar vou la e limpo ele com agua e ta novo e nao gasto com filtro de papel Melita, e pra quem nao sabe, pó nao ferra com motor, oque quebra motor é grao de areia ou arruela(opa lembrei de ti Marconi :) ), tem muito esportivo andando sem filtro como é o caso das ferrari antigas. ou motor de pista. e tem ate moto com carburador assim sem filtro ou com telinha de galinheiro de fabrica. alias to pra achar algum motor quebrado por "filtro esportivo" a K&N e a Simota apenas essas duas que detém o mercado fornecem a milhões de filtro no mundo inteiro. entao todo mundo está condenado pelo visto. ate hoje não achei nenhuma indenização contra o fabricante de filtros, como falei antes, se nao presta-se nao colocaria um motor que vale o preço de um monza 96(mais caro) em jogo.

vo ilustrar melhor com imagem do que com texto.
no meu caso esta faltando o defletor original do filtro, ainda nao comprei por ser meio caro. mas vou por
Imagem
Imagem

sem nenhuma adaptação. uso oque ja existe! so prender e usar, e quando quiser tirar pra manutençao é simples, e quando quiser voltar ao original esta pronto. é so usar a cabeça!
Imagem


Imagem

não to discutindo contigo viu Carlos e nem te questionando teus gostos e nem fazendo comparaçoes, ate pq agente tem gosto parecidos e somos exigentes, eu ate mais que tu hehehehe . mas é que aprecio quando as coisa sao bem explicadas. assim como foi o caso do bloco familia 2 FGP que pode ser INSTALADO no monza sem nenhuma modificação, a dois anos atras muita gente achavam que era adaptação(tudo por falta de informação e precipitação de alguns), hoje temos pelo menos 5 pessoas sem incluir eu que afirma o contrario.

posso afirmar filtro de qualidade de alta vazao nao faz mal, oque faz mal é nao saber usa-los de forma correta, ou usar sem sentido algum, e volto ao inicio, nao acho uma boa ideia fazer da forma que foi sugerido no EFI, mesmo que seja simples e comum o filtro original é a melhor opçao. e a questao de estetica é como gosto, eu por exemplo nao gosto de samba,pagode,MPB,sertanejo, axeee, e musica pop. sou bem chato mesmo pra tudo.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por dutra s a »

juro que nem ia me entrometer , mas vou ter de falar umas coisas aos amigos ,

a maioria dos sistemas de admissao de ar dos carros hoje ( brasileiros ) /populares originalmente aspiram sim ar quente , tanto como o sistema original do freire como o do rafaelo mais avançado , vou explicar porque , mas tem de ler tudo rsrsr

desconsiderando uma central de injeçao original ou progamavel , o fato é que o percurso do ar ate a borboleta ira capitar a temperatura da tubulaçao queiram ou nao , e nisso nao iram obter 100% de eficacia do ar totalmente frio , a nao ser que a pessoa so viaje com o carro e a noite
no transito nao tem como escapar do ar quente envolvido pelo motor , pois a tubulaçao ou frigideira sempre estaram aquecida , seja de aluminio /fibra ou que for sem contar o coletor que sempre estara quente seja efi ou mpfi /carbura / metal ou ``plastico`` etc.....

todos os testes , modificaçoes , gambiarras etc...das mais grosseiras pra captar ar mais frio pra obter eficiencia maxima com relaçao a densidade do ar eu fiz , até aba de boné eu usei pra desvio de ar e nem queiram saber como tinha ficado , portanto no meu ver só achei 2 pontos onde se pode ter eficacia com ar frio e 1 termo de adpataçao

eu nao tenho vergonha de mostrar nada como todos ja sabem , mas se quer ar frio 100% , ou se fura o capo e deixa um filtro a mostra , ou puxe um tubo vindo da churrasqueira cortando a parede corta fogo como eu fiz , tudo bem que em questao de originalidade nao tem nada , mas garanto que tem eficacia e o termo de adaptaçao é usar um intercooler com resfriamento dentro de uma caixa de ar ou seila

o sistema efi , pega todo ar quente que se acumula na panela , o sistema mpfi é da mesma forma por fazer mais curva , o do rafaelo é uma boa pedida porque pega de frente porem vai saturar mais rapido e nem pode sonhar em chuvas fortes com enchente pois o meu tava da mesma forma e olha que era mais alto o filtro , o do freire suja mais rapido por dentro por causa do vapor de oleo quando desliga o motor capta ar mais quente , sistemas carburados tambem sao da mesma forma ,

tudo bem que existe a questao de velocidade de fluxo de vacuo que da uma variada na temperatura de ar , más onde voces moram ? como é o tranzito ? usam o carro todo dia e noite ? fica parado muito em transito ou só viaja ? tudo faz diferença e é relativo e cada um usa o termo que achar melhor nos carros , eu mesmo fui lá furei com serra copo e pronto, nao vai para em enchentes , nao vai sujar tao rapido e capta o ar mais frio possivel , foi gambiarra ? foi sim ,mas teve eficacia melhor que de fabrica e com segurança , nao posso dizer que ficou melhor esteticamente de muitos originais ou nao, mas pra mim foi ótimo e tive a resposta que eu queria

é isso
abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Rafaelo, não gosto do visual desse filtro mesmo sendo como você disse. Gosto do visual dos compartimentos de filtro de ar do veículos mais novos, que é muito parecido com os do Monza MPFI, que é aquela caixa quadrada ao lado do motor, diferente da "frigideira" que comentou e não me incomoda. Desde que esteja em bom estado.
Para mim além de funcionar bem, o visual é importante e tem que agradar. Já estou fulo da vida com radiador aletado que coloquei que alterou o visual, pois não encontrei O Delphi brasado para reposição.

Só uma pergunta... Não tem medo de o motor aspirar água com filtro posicionado nesse local?

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder