[TUTORIAL] Como sangrar corretamente os freios

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

[TUTORIAL] Como sangrar corretamente os freios

Mensagem não lida por Leocastro »

Após ver alguns colegas com algumas dúvidas, retransmito o tutorial.

Fonte: http://caranddriverbrasil.uol.com.br/ca ... freios/101

Fiz algumas mudanças no texto!

Fabricantes recomendam trocar o fluido de freio a cada três anos ou mais. A razão é simples: a maioria dos líquidos se deteriora com o e seu contato com a água reduz a resistência ao calor do fluido, o que pode causar uma corrosão nas peças do sistema de freios.

Uma parte essencial na troca de fluido de freio é a sangria do sistema. Isso significa apenas livrar o sistema de freios do ar preso no sistema, o que pode ocasionar falhas na frenagem, comprometendo significativamente a segurança.

PRIMEIRO PASSO: Use um cavalete para levantar o carro e coloque plataformas embaixo para mantê-lo no ar - Melhor substituir os blocos na foto por cavaletes.
Imagem

SEGUNDO PASSO: Retire as rodas

TERCEIRO PASSO: Localize os parafusos da sangria, borrifeo-os com óleo e tente soltá-los. Se eles quebrarem ou descascarem, pare imediatamente e peça a ajuda de um profissional. Se você conseguiu liberá-los, então, se possível, reaperte todos os parafusos da sangria com cuidado

QUARTO PASSO: Se você estiver seguro para continuar, verifique o nível do reservatório de fluido hidráulico sobre o cilindro mestre do freio. Ele é transparente, o que facilita a visualização do nível de líquido. Se estiver abaixo da marcação, complete-o. Utilize o tipo específico de líquido recomendado no manual do proprietário, pois existem vários tipos diferentes e nem todos eles caem bem juntos. Durante a sangria do freio, a tampa do cilindro mestre deve ficar solta, mas ainda no topo do reservatório.
Imagem

QUINTO PASSO: Cada freio deve ser sangrado na sequência correta. O padrão é primeiramente sangrar o freio mais distante do cilindro mestre, geralmente, a roda traseira direita, mas existem alguns carros com ordens diferentes. Esta informação está disponível no manual de fábrica ou no departamento de serviço do seu revendedor.

SEXTO PASSO: Coloque na ponta do sangrador, uma mangueira flexível fina e transparente e a outra ponta em um recipiente. Uma garrafa de refrigerante de 2 litros cairia muito bem aqui.
Imagem

SÉTIMO PASSO: Com o motor do carro desligado, peça a um amigo ou familiar que bombeie o pedal de freio por diversas vezes até que ele perceba uma resistência sob os pés. O ajudante deve avisá-lo quando o pedal começar a responder plenamente.
Imagem

OITAVO PASSO: Enquanto o ajudante matém o pé sob o pedal, solte um pouco o parafuso de sangria. O fluido irá passar pela mangueira e o pedal vai começar a afundar.

NONO PASSO: Pressione o pedal até tocar o chão para remover todo o fluido velho do cilindro mestere, em contrapartida, isso pode fazer o cilindro mestre trabalhar em área onde não trabalhava, e, danificar os reparos, mas, se ele já está ruim, o ideal é trocar né?! .Peça o ajudante para pisar pressionando o pedal até o fundo. Feche imediatamente o parafuso de sangria. Olhe sob o capô e verifique novamente o nível do reservatório de fluido. Adicione fluido de freio se necessário.

DÉCIMO PASSO: Repita do sétimo ao nono passo pelo menos cinco vezes até que o fluxo de fluido que passa pela mangueira esteja livre de bolhas de ar. (Se estiver substituindo o fluido, repita o processo até sair fluido novo pela mangueira).

DÉCIMO PRIMEIRO PASSO: Repita do sétimo ao décimo passo nos outros três freios seguindo a sequência correta.

DÉCIMO SEGUNDO PASSO: Verifique se todos os parafusos de sangria foram apertados antes de reinstalar as rodas do carro.

Bem, recomendo a todos que forem fazer, faça a sangria completa no sistema. Não faça somente na dianteira, ou somente na traseira! O ideal, sempre é fazer o sistema completo.

[EDIT]
No manual de manutenção do Monza, aquele antigo disponibilizado aqui no Monzeiros, feito pela GM, orienta-se utilizar alcool isopropílico para fazer a limpeza do sistema: Jamais façam isso.
Explicação:
Rafaelo escreveu:
Robson Lott escreveu:no Manual de Reparação cita que seria interessante "limpar" o sistema com álcool
isso é serio? so pode ser coisa de 1980 e la vai pedradas rsrsrs

1° alcool contem agua(a não ser alcool não hidratado mas duvido alguem ter em casa ou na oficina). alcool + fluido higroscópico = ferrugem na certa
2° potencializa ferrugem
3° solta ferrugem dos tubos podendo entupir parcialmente ou ainda deteriorar as vedaçoes.

nunca façam isso ! a não ser que queirar ferver o alcool, a agua e a ferrugem e ferra com tudo la dentro rsrsrsrs

sistema de freios não se limpa, oque se deve fazer é trocar o fluido 1x por completo com fluido novo e "toca fora". custa mixaria 500ml pra fazer a expurga total do fluido velho. manual tem que ler com cuidado ainda mais onde era tudo muito feito nas coxas nessa epoca. alias, nao vem o caso mas num manual tecnico da multec BY GM tem um erro tao grotesco massssssssssss taooooooo grotesco que parece que uma tartaruga se meteu a engenheiro eletrico :) é um erro muito primario, que foi estampado pela GM em diversas situações no tal manual da injeçao, rsrsrs bem tosco mesmo o erro. e não é erro de portugues é algo mais serio que isso!

------------

como meu sistema de freios é todo novo(incluindo as linhas), e atualizado deles(engenharia atual GM) minha referencia tecnica é dos carros mais novos como astra,vectra,zafira que utilizam o mesmo sistema de freios que o meu(modulo ABS,pinças,cilindro mestre,servo freio) e nenhum momento eles recomendam limpeza com alcool, a não ser o embolo quando for trocar. eles tb recomedam(ja na epoca existia) maquina de pressao ela pressuriza o sistema em 2.5 bar dae é so fazer expurga. essa maquininha quero ate comprar pro meus carros, ja que nao confio em ninguem, eu prefiro fazer aqui em casa. e troca de fluido eu troco 1x ano.

linha suja nao se limpa! se troca, fiquem espertos. :smt023
Editado pela última vez por Leocastro em 19 Mai 2015, 08:28, em um total de 4 vezes.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Avatar do usuário
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2273
Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: [TUTORIAL] Como sangrar corretamente os freios

Mensagem não lida por Robson Lott »

Mto bom tutorial, Leo!!!! Parabéns!!!

Uma pergunta... se lembre quando comentei com vc que no Manual de Reparação cita que seria interessante "limpar" o sistema com álcool, será que isso traz um efeeeeeeeeito assim tão necessário? Até mesmo pra evitar contaminação entre fluidos velho e novo! O que acha?

Inclusive podemos servir meu Monza azul-pincel-atômico de cobaia lá em BH! ;)

Abraços!!!
Robson Lott
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: [TUTORIAL] Como sangrar corretamente os freios

Mensagem não lida por Rafaelo »

Robson Lott escreveu:no Manual de Reparação cita que seria interessante "limpar" o sistema com álcool
isso é serio? so pode ser coisa de 1980 e la vai pedradas rsrsrs

1° alcool contem agua(a não ser alcool não hidratado mas duvido alguem ter em casa ou na oficina). alcool + fluido higroscópico = ferrugem na certa
2° potencializa ferrugem
3° solta ferrugem dos tubos podendo entupir parcialmente ou ainda deteriorar as vedaçoes.

nunca façam isso ! a não ser que queirar ferver o alcool, a agua e a ferrugem e ferra com tudo la dentro rsrsrsrs

sistema de freios não se limpa, oque se deve fazer é trocar o fluido 1x por completo com fluido novo e "toca fora". custa mixaria 500ml pra fazer a expurga total do fluido velho. manual tem que ler com cuidado ainda mais onde era tudo muito feito nas coxas nessa epoca. alias, nao vem o caso mas num manual tecnico da multec BY GM tem um erro tao grotesco massssssssssss taooooooo grotesco que parece que uma tartaruga se meteu a engenheiro eletrico :) é um erro muito primario, que foi estampado pela GM em diversas situações no tal manual da injeçao, rsrsrs bem tosco mesmo o erro. e não é erro de portugues é algo mais serio que isso!

------------

como meu sistema de freios é todo novo(incluindo as linhas), e atualizado deles(engenharia atual GM) minha referencia tecnica é dos carros mais novos como astra,vectra,zafira que utilizam o mesmo sistema de freios que o meu(modulo ABS,pinças,cilindro mestre,servo freio) e nenhum momento eles recomendam limpeza com alcool, a não ser o embolo quando for trocar. eles tb recomedam(ja na epoca existia) maquina de pressao ela pressuriza o sistema em 2.5 bar dae é so fazer expurga. essa maquininha quero ate comprar pro meus carros, ja que nao confio em ninguem, eu prefiro fazer aqui em casa. e troca de fluido eu troco 1x ano.

linha suja nao se limpa! se troca, fiquem espertos. :smt023
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2273
Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: [TUTORIAL] Como sangrar corretamente os freios

Mensagem não lida por Robson Lott »

Rafaelo escreveu:
Robson Lott escreveu:no Manual de Reparação cita que seria interessante "limpar" o sistema com álcool
isso é serio? so pode ser coisa de 1980 e la vai pedradas rsrsrs
Sim, quase certeza q tiveram coragem de por isso! :smt005 :smt005
sistema de freios não se limpa, oque se deve fazer é trocar o fluido 1x por completo com fluido novo e "toca fora". custa mixaria 500ml pra fazer a expurga total do fluido velho. é por isso que sempre falo pra irem com muito cuidado pra fazer tudo que esta no manual, ainda mais de carros que foram feitos num passado obscuro.
------------
como meu sistema de freios é todo novo(incluindo as linhas), e atualizado deles(engenharia atual GM) minha referencia tecnica é dos carros mais novos como astra,vectra,zafira que utilizam o mesmo sistema de freios que o meu(modulo ABS,pinças,cilindro mestre,servo freio) e nenhum momento eles recomendam limpeza com alcool, a não ser o embolo quando for trocar. eles tb recomedam(ja na epoca existia) maquina de pressao ela pressuriza o sistema em 2.5 bar dae é so fazer expurga. essa maquininha quero ate comprar pro meus carros, ja que nao confio em ninguem, eu prefiro fazer aqui em casa. e troca de fluido eu troco 1x ano.

linha suja nao se limpa! se troca, fiquem espertos. :smt023
ótima referência, Rafaelo!!! Valeu!!! :wink: Espero tb poder trocar então o fluido do meu velho Monza usando um frasco extra, pra não deixar resquício de fluido velho! :D

Abraços!!!
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: [TUTORIAL] Como sangrar corretamente os freios

Mensagem não lida por Rafaelo »

legal, rsrsrs manual tem coisas abissais mesmo. ainda mais os antigos

apenas faça a troca Robson, não vale apena tentar limpeza ate pq nao tem como limpar, essa ferrugem nao sai la do tubo com o alcool, so sai se trocar a linha por nova. em troca corriqueira apenas se troca por uma nova recarga. é a mesma coisa que caixa dagua, nao se limpa, aquela crosta é que protege, se mexer com quem ta quieto ae sim que da problema rsrsrs.

sim, 10 pila a mais dae te garante uma boa limpeza e uma boa retirada de ar do sistema. ate pq esse sistema manual tem que ter paciência pra remover bem o ar, entao um frasco extra é importante. no meu novo eu comprei o 5.1(custa 35,00) me arrependi de ter compra um. advinha se nao vazou quando fiz o sistema de freios tudo do zero? e as sangrias? resumindo ta um pouco abaixo do limite rsrsrs vo compra outro e refazer a sangria manual e preencher ate compra a maquinha.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: [TUTORIAL] Como sangrar corretamente os freios

Mensagem não lida por RicardoDS »

Leocastro escreveu: NONO PASSO: Assim que o pedal tocar o chão, o ajudante deve avisar você. Feche imediatamente o parafuso de sangria.
Não recomendo que o pedal toque o chão, isso faz o servo freio trabalhar em regiões que normalmente não trabalha, o que pode danificar ele.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: [TUTORIAL] Como sangrar corretamente os freios

Mensagem não lida por Rafaelo »

RicardoDS escreveu:
Leocastro escreveu: NONO PASSO: Assim que o pedal tocar o chão, o ajudante deve avisar você. Feche imediatamente o parafuso de sangria.
Não recomendo que o pedal toque o chão, isso faz o servo freio trabalhar em regiões que normalmente não trabalha, o que pode danificar ele.
verdade, e tem outra. quando vai saindo o ar ja nao da mais pra tocar no assoalho, vai ficando duro a medida que o fluido toma espaço. é so fazer rapidos pisao curtos e o ultimo segurar um pouco mais fundo. pisar muito forte pode detonar algum retentor tb.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: [TUTORIAL] Como sangrar corretamente os freios

Mensagem não lida por Leocastro »

Edições efetuadas no tópico! Valeu Rafaelo e RicardoDS.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Responder