Fonte: http://caranddriverbrasil.uol.com.br/ca ... freios/101
Fiz algumas mudanças no texto!
Fabricantes recomendam trocar o fluido de freio a cada três anos ou mais. A razão é simples: a maioria dos líquidos se deteriora com o e seu contato com a água reduz a resistência ao calor do fluido, o que pode causar uma corrosão nas peças do sistema de freios.
Uma parte essencial na troca de fluido de freio é a sangria do sistema. Isso significa apenas livrar o sistema de freios do ar preso no sistema, o que pode ocasionar falhas na frenagem, comprometendo significativamente a segurança.
PRIMEIRO PASSO: Use um cavalete para levantar o carro e coloque plataformas embaixo para mantê-lo no ar - Melhor substituir os blocos na foto por cavaletes.
SEGUNDO PASSO: Retire as rodas
TERCEIRO PASSO: Localize os parafusos da sangria, borrifeo-os com óleo e tente soltá-los. Se eles quebrarem ou descascarem, pare imediatamente e peça a ajuda de um profissional. Se você conseguiu liberá-los, então, se possível, reaperte todos os parafusos da sangria com cuidado
QUARTO PASSO: Se você estiver seguro para continuar, verifique o nível do reservatório de fluido hidráulico sobre o cilindro mestre do freio. Ele é transparente, o que facilita a visualização do nível de líquido. Se estiver abaixo da marcação, complete-o. Utilize o tipo específico de líquido recomendado no manual do proprietário, pois existem vários tipos diferentes e nem todos eles caem bem juntos. Durante a sangria do freio, a tampa do cilindro mestre deve ficar solta, mas ainda no topo do reservatório.
QUINTO PASSO: Cada freio deve ser sangrado na sequência correta. O padrão é primeiramente sangrar o freio mais distante do cilindro mestre, geralmente, a roda traseira direita, mas existem alguns carros com ordens diferentes. Esta informação está disponível no manual de fábrica ou no departamento de serviço do seu revendedor.
SEXTO PASSO: Coloque na ponta do sangrador, uma mangueira flexível fina e transparente e a outra ponta em um recipiente. Uma garrafa de refrigerante de 2 litros cairia muito bem aqui.
SÉTIMO PASSO: Com o motor do carro desligado, peça a um amigo ou familiar que bombeie o pedal de freio por diversas vezes até que ele perceba uma resistência sob os pés. O ajudante deve avisá-lo quando o pedal começar a responder plenamente.
OITAVO PASSO: Enquanto o ajudante matém o pé sob o pedal, solte um pouco o parafuso de sangria. O fluido irá passar pela mangueira e o pedal vai começar a afundar.
NONO PASSO: Pressione o pedal até tocar o chão para remover todo o fluido velho do cilindro mestere, em contrapartida, isso pode fazer o cilindro mestre trabalhar em área onde não trabalhava, e, danificar os reparos, mas, se ele já está ruim, o ideal é trocar né?! .Peça o ajudante para pisar pressionando o pedal até o fundo. Feche imediatamente o parafuso de sangria. Olhe sob o capô e verifique novamente o nível do reservatório de fluido. Adicione fluido de freio se necessário.
DÉCIMO PASSO: Repita do sétimo ao nono passo pelo menos cinco vezes até que o fluxo de fluido que passa pela mangueira esteja livre de bolhas de ar. (Se estiver substituindo o fluido, repita o processo até sair fluido novo pela mangueira).
DÉCIMO PRIMEIRO PASSO: Repita do sétimo ao décimo passo nos outros três freios seguindo a sequência correta.
DÉCIMO SEGUNDO PASSO: Verifique se todos os parafusos de sangria foram apertados antes de reinstalar as rodas do carro.
Bem, recomendo a todos que forem fazer, faça a sangria completa no sistema. Não faça somente na dianteira, ou somente na traseira! O ideal, sempre é fazer o sistema completo.
[EDIT]
No manual de manutenção do Monza, aquele antigo disponibilizado aqui no Monzeiros, feito pela GM, orienta-se utilizar alcool isopropílico para fazer a limpeza do sistema: Jamais façam isso.
Explicação:
Rafaelo escreveu:isso é serio? so pode ser coisa de 1980 e la vai pedradas rsrsrsRobson Lott escreveu:no Manual de Reparação cita que seria interessante "limpar" o sistema com álcool
1° alcool contem agua(a não ser alcool não hidratado mas duvido alguem ter em casa ou na oficina). alcool + fluido higroscópico = ferrugem na certa
2° potencializa ferrugem
3° solta ferrugem dos tubos podendo entupir parcialmente ou ainda deteriorar as vedaçoes.
nunca façam isso ! a não ser que queirar ferver o alcool, a agua e a ferrugem e ferra com tudo la dentro rsrsrsrs
sistema de freios não se limpa, oque se deve fazer é trocar o fluido 1x por completo com fluido novo e "toca fora". custa mixaria 500ml pra fazer a expurga total do fluido velho. manual tem que ler com cuidado ainda mais onde era tudo muito feito nas coxas nessa epoca. alias, nao vem o caso mas num manual tecnico da multec BY GM tem um erro tao grotesco massssssssssss taooooooo grotesco que parece que uma tartaruga se meteu a engenheiro eletrico é um erro muito primario, que foi estampado pela GM em diversas situações no tal manual da injeçao, rsrsrs bem tosco mesmo o erro. e não é erro de portugues é algo mais serio que isso!
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como meu sistema de freios é todo novo(incluindo as linhas), e atualizado deles(engenharia atual GM) minha referencia tecnica é dos carros mais novos como astra,vectra,zafira que utilizam o mesmo sistema de freios que o meu(modulo ABS,pinças,cilindro mestre,servo freio) e nenhum momento eles recomendam limpeza com alcool, a não ser o embolo quando for trocar. eles tb recomedam(ja na epoca existia) maquina de pressao ela pressuriza o sistema em 2.5 bar dae é so fazer expurga. essa maquininha quero ate comprar pro meus carros, ja que nao confio em ninguem, eu prefiro fazer aqui em casa. e troca de fluido eu troco 1x ano.
linha suja nao se limpa! se troca, fiquem espertos. :smt023