Instalando freios de 280/288mm dianteira(sem adaptaçao)
Enviado: 23 Out 2014, 01:02
entao pessoal, como alguns devem saber tenho no meu monza tudo oque se pode por sem adaptaçao e sempre visando ter a melhor qualidade e segurança possivel, nao sou fã adaptaçoes,gambiarras,modificaçoes caseiras ou mesmo por leigos, prefiro no nivel da engenharia mecanica onde são projetados peças pra cada tipo de aplicação ou procedimentos industrial, ate pelo fato da segurança e durabilidade das peças.
mas no caso das pinças dianteira nao é preciso sair atras de um tecnico ou empresas especiais pra desenvolver peças, é so tirar a velha pinça pra disco 236mm e por a pinça maior da GM "ATE", nesse topico vou me concentrar so na dianteira, ja que na traseira é um pouco mais complicado e diversificado.
começar pela lista das peças.
* PINÇAS ATE 57/25mm FIXAÇÃO PADRÃO ANTIGO
esses minhas pinças sao novas, e elas tem aplicaçao pra vectra B 97-2002 16V ou astra 16V ou zafira 16V. o importante é voces notarem o 57/25 isso indica que é pinça pra discos de 280 ou 288mm, mas é importante lembrar que a furaçao da fixaçao pode ser diferente, e isso somente olhando no momento da compra ou medindo. nao lembro do valor do entre furo no momento se pesquisarem vao achar.
obs 1: 57 é o diametro do pistao e 25 é o curso dele em mm.
obs 2: disco de 280 ou 288mm pedem no minimo aro 15"
agora vem a escolha de cada aplicaçao, se voces querem passar pra 5 furos entao automaticamente vao precisar por rodas 5F(serio?) cubo dianteiro 5F, disco 288mm 5F. a outra opçao é por disco 280mm 4F assim mantêm os 4 furos, porem como disse antes, a roda precisa ser no mínimo 15"
a pinça 57/25 tem a opçao de por disco 280mm 4F ou 288mm 5F é a mesma pinça pra aplicaçoes diferentes. o vectra B 16V usa somente 288mm 5F, o astra GSI 16V usa 280mm 4F, e a zafira usa 288mm 5F. todos usam a mesma pinça, os codigo diferentes que existem é pela atualizaçao da pinça(melhoramento) mas todas elas sao instalaveis no monza sem adaptaçao alguma. voces vao ver isso no meu monza, e vao notar que nao tem modificaçao alguma. eu uso sistema 288mm 5F dianteiro e 286mm 5F traseiro.
PASSO PRA QUEM QUER POR DISCO DIANTEIRO 280mm 4F
é so fazer a troca da pinça, colocar o disco 280mm 4F e as pastilha da pinça 57/25 tem varios codigos com ou sem sensor, etc... não tenho imagens dessa opção ate o momento.
PASSO PRA QUEM QUER POR DISCO DIANTEIRO 288mm 5F
cubos com aplicação vectra B 97-2002, a peça é idêntica ao do monza com exceção de 1 furo a mais na fixaçao da roda.
apenas isso, o restante é identico, se usa o mesmo flexivel do monza. facil né? agora voces sabem que nao tem nada aver com adaptaçao. adaptação é quando se modifica a estrutura original de uma peça ! não é o nosso caso aqui
segue mais imagens da instalaçao da pinça.
disco acoplado no cubo.
pinça devidamente fixada.
parafusos atuais sao melhores que o do monza, alem do tratamento sao mais duros, sao 10.9 o meu nao esta a marca de verificaçao industrial pq está temporariamente fixada, as demais peças com marcadores industrial ja estao com o torque e a verificaçao final.
vista de cima da fixaçao da pinça na torre.
esse disco tem bastante ares de contato, é bem generoso esses 288mm, segura muito o carro numa emergencia sem travar as rodas como seria o caso das 13" que tem pouca area de atrito.
peças montadas parcialmente em seus locais.
-----------------------------------
apenas isso que precisa pra atualizar, a traseira é opcional, quem quer por 280mm 4F pode manter o tambor atras do monza, disco, ou outro sistema. eu nao coloquei no topico pra nao misturar, e tambem pela diversificação não valeria apena. entao cada um escolha oque quer por nos freios da traseira. como o importante é a frente, entao nada mais sabio que trocar a frente.
segurança nunca é demais, no dia que alguem precisar dos freios vai lembrar de como os freios do monza sao pouco, especialmente os modelos anterior de 1988 onde era ridiculos 48mm o pistao da pinça, era muito ruim esses freios. eu tinha e posso dizer isso, pra mim nao serve. pra outros pode ser bom, mas pra mim ta longe de ser razoavel. nao é atoa que apartir de 1988 aumentaram pra 54mm o diametro do pistao. por algum motivo e eu sei qual.
é isso, boas freiadas!
mas no caso das pinças dianteira nao é preciso sair atras de um tecnico ou empresas especiais pra desenvolver peças, é so tirar a velha pinça pra disco 236mm e por a pinça maior da GM "ATE", nesse topico vou me concentrar so na dianteira, ja que na traseira é um pouco mais complicado e diversificado.
começar pela lista das peças.
* PINÇAS ATE 57/25mm FIXAÇÃO PADRÃO ANTIGO
esses minhas pinças sao novas, e elas tem aplicaçao pra vectra B 97-2002 16V ou astra 16V ou zafira 16V. o importante é voces notarem o 57/25 isso indica que é pinça pra discos de 280 ou 288mm, mas é importante lembrar que a furaçao da fixaçao pode ser diferente, e isso somente olhando no momento da compra ou medindo. nao lembro do valor do entre furo no momento se pesquisarem vao achar.
obs 1: 57 é o diametro do pistao e 25 é o curso dele em mm.
obs 2: disco de 280 ou 288mm pedem no minimo aro 15"
agora vem a escolha de cada aplicaçao, se voces querem passar pra 5 furos entao automaticamente vao precisar por rodas 5F(serio?) cubo dianteiro 5F, disco 288mm 5F. a outra opçao é por disco 280mm 4F assim mantêm os 4 furos, porem como disse antes, a roda precisa ser no mínimo 15"
a pinça 57/25 tem a opçao de por disco 280mm 4F ou 288mm 5F é a mesma pinça pra aplicaçoes diferentes. o vectra B 16V usa somente 288mm 5F, o astra GSI 16V usa 280mm 4F, e a zafira usa 288mm 5F. todos usam a mesma pinça, os codigo diferentes que existem é pela atualizaçao da pinça(melhoramento) mas todas elas sao instalaveis no monza sem adaptaçao alguma. voces vao ver isso no meu monza, e vao notar que nao tem modificaçao alguma. eu uso sistema 288mm 5F dianteiro e 286mm 5F traseiro.
PASSO PRA QUEM QUER POR DISCO DIANTEIRO 280mm 4F
é so fazer a troca da pinça, colocar o disco 280mm 4F e as pastilha da pinça 57/25 tem varios codigos com ou sem sensor, etc... não tenho imagens dessa opção ate o momento.
PASSO PRA QUEM QUER POR DISCO DIANTEIRO 288mm 5F
cubos com aplicação vectra B 97-2002, a peça é idêntica ao do monza com exceção de 1 furo a mais na fixaçao da roda.
apenas isso, o restante é identico, se usa o mesmo flexivel do monza. facil né? agora voces sabem que nao tem nada aver com adaptaçao. adaptação é quando se modifica a estrutura original de uma peça ! não é o nosso caso aqui
segue mais imagens da instalaçao da pinça.
disco acoplado no cubo.
pinça devidamente fixada.
parafusos atuais sao melhores que o do monza, alem do tratamento sao mais duros, sao 10.9 o meu nao esta a marca de verificaçao industrial pq está temporariamente fixada, as demais peças com marcadores industrial ja estao com o torque e a verificaçao final.
vista de cima da fixaçao da pinça na torre.
esse disco tem bastante ares de contato, é bem generoso esses 288mm, segura muito o carro numa emergencia sem travar as rodas como seria o caso das 13" que tem pouca area de atrito.
peças montadas parcialmente em seus locais.
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apenas isso que precisa pra atualizar, a traseira é opcional, quem quer por 280mm 4F pode manter o tambor atras do monza, disco, ou outro sistema. eu nao coloquei no topico pra nao misturar, e tambem pela diversificação não valeria apena. entao cada um escolha oque quer por nos freios da traseira. como o importante é a frente, entao nada mais sabio que trocar a frente.
segurança nunca é demais, no dia que alguem precisar dos freios vai lembrar de como os freios do monza sao pouco, especialmente os modelos anterior de 1988 onde era ridiculos 48mm o pistao da pinça, era muito ruim esses freios. eu tinha e posso dizer isso, pra mim nao serve. pra outros pode ser bom, mas pra mim ta longe de ser razoavel. nao é atoa que apartir de 1988 aumentaram pra 54mm o diametro do pistao. por algum motivo e eu sei qual.
é isso, boas freiadas!