Troca radiador ar quente Monza A/C - Marca CoolTech

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2086
Registrado em: 06 Mar 2012, 21:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Troca radiador ar quente Monza A/C - Marca CoolTech

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Galera !!!

Troquei o radiador, a instalação do CoolTech foi simples mas necessitou de ajustes, a curva dos canos e espaçamento não batia 100% com o formato da caixa de ar do Monza com A/C mas após 30 min de avaliações e 'ajustes' no radiador novo (um medo danado de estragar ele, rsrs ) consegui ajustar certinho e notei que a peça é MENOR que a original. O meu radiador original está em ótimo estado, LIVRE de ferrugem, mas abriu numa lateral, muito azar, mas tudo bem vou recuperar ele !!

:mrgreen:

O procedimento de troca é simples porém trabalhoso, de escala 0~5 de dificuldade eu daria número 2, simples mas cheio de detalhes que tem que fazer bem feito e com calma para não quebrar nada.

Mas foi divertido e ficou bem bacana, espero que não dê problemas! Tive que bater com martelo o radiador um pouco para o lado direito para encaixar pelas da caixa de ar, ficou apertado mas montado como estava antes, cada parafuso no seu lugar, muito trabalhoso esse serviço !

O radiador CoolTech precisa de ajustes no mínimos razoáveis para ficar bom o trabalho, perdi um bom tempo ajustando o radiador.

Algumas fotos do processo:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Tutorial:

0°- Solte as braçadeiras das mangueiras do ar quente no cofre do motor, deixe o radiador livre.

1°- Desparafuse o console central, remova tampinha/parafuso debaixo do capet console acessórios central.

2°- Desparafuse os dois parafusos atrás do carpete console central inferior, puxe a capa do trambulador para cima.

3°- Remove com chave fenda fina o console central elétrico, e marque a posição dos sockets, remova o console.

4°- Solte o console inferior puxando-o para trás o remove o console central puxando de lado entre os bancos. (no meu caso tb tive que tirar a coifa do fio de mão)

5°-Remova os para fusos inferiores da parte central do tabelier, para ajudar o porta luvas e a tampa do console central com pisca alerta, desembaceador, cinzeiro, botão ventilação, etc..

6°- Para tirar a capa principal, repare que ela tem duas presilhas que prendem a capa na parte na frente dela, logo atrás a tampa central de instrumentos que vc tirou.

7°- Remova as presilhas e solte a capa com calma e cuidado, na parte de trás da capa tem outra presilha que vc encaixa para deixar tudo firme.

8°- A segunda capa é presa por parafusos, remove os 7 parafusos para apenas abaixar a capa, não a remova.

9°- O radiador é preso por uma presilha com parafuso no lado esquerdo e braçadeira metálica com parafuso no lado direito. Solte eles.

10°- Com a caixa abaixada remova o radiador antigo e instale o novo, faça ajustes se necessário no posicionamento.

11°- Faça a montagem de moto inverso prestando atenção aos parafusos corretos nos buracos certos para não espanar nada. Não aplique muita força na montagem.

12°- Nos tapetes usei pequenos pingos de superbonder apenas para prender o local e deixar com aspecto de nunca mexido! rs rs

Abração !
Editado pela última vez por Julio Cesar Ledo em 26 Mai 2014, 09:43, em um total de 1 vez.
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
rodrigoschneider
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 241
Registrado em: 06 Ago 2012, 05:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Troca radiador ar quente Monza A/C - Marca CoolTech

Mensagem não lida por rodrigoschneider »

nao sei se muda realmente mas no meu nao precisei tirar todo o console central
saiu somente a parte de cima do porta trecos grande e as tampas abaixo do radiador.....
o meu nao tem ar.
Imagem
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2086
Registrado em: 06 Mar 2012, 21:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Troca radiador ar quente Monza A/C - Marca CoolTech

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Grande Rodrigo,

Resolvi remover o console central para dar mais espaço para manipular a caixa de ar do carro, é meio apertado para trocar o radiador ai para não ficar esfregando ele e riscando algumas peças (tive que colocar ele e tirar umas 5 vezes para realizar ajustes) ...

Como fiz uma manutenção no trambulador e aterramentos próximos aproveitei o fato do console central estar fora...

Abração !
rodrigoschneider escreveu:nao sei se muda realmente mas no meu nao precisei tirar todo o console central
saiu somente a parte de cima do porta trecos grande e as tampas abaixo do radiador.....
o meu nao tem ar.
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
rodrigoschneider
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 241
Registrado em: 06 Ago 2012, 05:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Troca radiador ar quente Monza A/C - Marca CoolTech

Mensagem não lida por rodrigoschneider »

sera q o modelo com ar ser no meu que nao tem??? tem um monza no "shopping" que o radiador esta perfeito mas eh com ar condicionado.......
Imagem
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2086
Registrado em: 06 Mar 2012, 21:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Troca radiador ar quente Monza A/C - Marca CoolTech

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Radiador ar quente para Monza sem A/C de fábrica e com A/C é diferente... O com A/C é mais caro e bem raro de se achar novo...

Abraço !
rodrigoschneider escreveu:sera q o modelo com ar ser no meu que nao tem??? tem um monza no "shopping" que o radiador esta perfeito mas eh com ar condicionado.......
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Avatar do usuário
Fabio Mattos
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 57
Registrado em: 10 Mar 2013, 15:26
Cidade: são carlos
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

radiador de aquecimento cooltech

Mensagem não lida por Fabio Mattos »

Fica a dica quem tiver problemas de fumaça com cheiro tipo queimado entrando pelos difusores do ar, após rodar uns 3km com o carro, é o radiador do ar, no meu caso do ar condicionado, tem diferença com ar e sem ar, mas visualmente tem quase mesmo aspecto, a fumaça entra pq o radiador esta furado em algum ponto, o cheiro é pq você colocou aditivo no radiador, se não tiver aditivo, repare que a sua agua do reservatório de expansão esta baixando tipo um ou 2 dedos a cada 300km, vai depender do tipo de vazamento.

o radiador de aquecimento do Monza c/ar, é raríssimo de se encontrar mas quem precisar aqui tem , é onde eu comprei, a loja é de Chapecó -SC , é de confiança e super rápida na entrega, aqui esta o site

www.escaponline.com.br

paguei 289,00 reais, mais 20 de frete, compensa pq se vc não instalar o novo, o reparador pode isolar o seu radiador de aquecimento conectando uma mangueira na outra, entretanto seu sistema não ficara 100%, pois vc não terá o ar quente do ar condicionado,

pode se tb pedir pro instalador guardar ou reparar a peça usada se for possível.
Avatar do usuário
Fabio Mattos
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 57
Registrado em: 10 Mar 2013, 15:26
Cidade: são carlos
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Troca radiador ar quente Monza A/C - Marca CoolTech

Mensagem não lida por Fabio Mattos »

Parabéns pelo informativo, o meu furou, e comprei igual o seu, mas acho que não consigo trocar..... o cara vai cobrar 100 paus..... medo de danificar a peça....... vo deixar ele fazer.
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2086
Registrado em: 06 Mar 2012, 21:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Troca radiador ar quente Monza A/C - Marca CoolTech

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Fico feliz que o tutorial ajudou um amigo Monzeiro !

Abraço !
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Responder