ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS
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Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS
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ANEXEI MAIS FOTOS E UMA INFORMAÇAO que obtive sobre a BOBINA MI da marca " MAGNETTI MARELLI" que é mais barata e aparentemente possui a mesma qualidade da BOSCH (nao posso afirmar quanto a qualidade, uso uma BOSCH) mas acredito que seja tao boa quanto a BOSCH.
LEMBRE-SE sempre bobina de 2 pinos, a de 3 pinos nao serve .
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ANEXEI MAIS FOTOS E UMA INFORMAÇAO que obtive sobre a BOBINA MI da marca " MAGNETTI MARELLI" que é mais barata e aparentemente possui a mesma qualidade da BOSCH (nao posso afirmar quanto a qualidade, uso uma BOSCH) mas acredito que seja tao boa quanto a BOSCH.
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CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
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Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
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- waldir
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Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS
Muito Bom! Déco.
Bem lembrado, o aumento do GAP das velas exige que a bobina mande e sustente mais de 15 KV
em contrapartida os eletrodos das velas gastam mais rápidos.
Não sei se o aumento do GAP faz esquentar mais a bobina; é algo para se pesquisar.
Bem lembrado, o aumento do GAP das velas exige que a bobina mande e sustente mais de 15 KV
em contrapartida os eletrodos das velas gastam mais rápidos.
Não sei se o aumento do GAP faz esquentar mais a bobina; é algo para se pesquisar.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
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Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS
.waldir escreveu:Muito Bom! Déco.
Bem lembrado, o aumento do GAP das velas exige que a bobina mande e sustente mais de 15 KV
em contrapartida os eletrodos das velas gastam mais rápidos.
Não sei se o aumento do GAP faz esquentar mais a bobina; é algo para se pesquisar.
Mas é exatamente por isso Waldir que ela esquenta mais, ela vai ser muito mais exigida com um pequeno aumento do GAP, nao sou otimista quanto a este teste, acredito que ela nao vai aguentar o tranco, principalmente que ela ja trabalha muito proximo do limite de temperatura dela que é de 80° C nos testes que efetuei, la no Tópico "bobina mi vela de iridium" fiz a leitura com pistola a lazer (alta precisao) e obtive temperaturas proximas dos 60° C ( equivalente a temperatura que observei no EFI da minha amiga). Hipoteticamente o aumento do GAP funcionando, algo em torno de > 1,5 mm que melhoraria o desempenho, esta questao de desgaste seria facilmente resolvida com a instalaçao de uma vela de IRIDIUM sem comprometer a durabilidade.
Falar a verdade, pra efetivar o teste de aumento de GAP, pretendo comprar um Modulo de igniçao usado,pois vou começar a entrar em faixas de risco elevado de colapso de um sistema que nao foi produzido para este tipo de trabalho, e como no caso do meu carro utilizo um sistema de "RELE" para alimentar direto da bateria, e tenho originalmente no meu carro o Voltimetro, posso estar monitorando em tempo real a possivel necessidade de maior alimentaçao.
Neste sistema, a bobina mi ja trabalha muito proximo do limite de sua capacidade, o ideal seria utilizar uma ainda mais potente tem a do Escort (motorcraft) que nao consegui encontrar especificaçoes tecnicas dela que comumente utilizan e opalas 6 cc (tenho um amigo que utiliza em um) e quando ele faz viagens com a galera dos 6cc ninguem acredita que ele só usa GNV de tao bom que é o desempenho :
MAS PRETENDO TESTAR TAMBEM ESTA QUE PARECE MAIS "ROBUSTA" mas preciso procurar especificaçoes tecnicas dela, qualquer dia vou pedir a do meu amigo do 6cc pra me emprestar pra ver c percebo diferença significativa em relaçao a do GOL SANTANA MI que estou usando no meu . (pra coloca-la, o sistema instalado ja é compativel com ela tambem).
abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
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- waldir
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Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS
Ok Déco,
obrigado pela contestação. Em aumentando a temperatura vai exigir muito do esmalte/verniz que envolve os fios dos enrolamentos
e vai precipitar o desgaste.
Se a bobina suporta 30 KV não haverá problema a curto prazo.
O gap de 1,0 a 1,1mm das velas do Monza refletem a tecnologia dos anos 70 a 90 com o eletrodo massa retangular, e a partir de1995
surgiram novas tecnologias nas velas e novas conformações no eletrodo massa e no central para viabilizar melhor queima sem exigir muito da bobina de ignição e com velas em 0,8 ~0,9 de gap que mantém a bobina nos confortáveis 13 a 16 KV .
Abs
waldir
obrigado pela contestação. Em aumentando a temperatura vai exigir muito do esmalte/verniz que envolve os fios dos enrolamentos
e vai precipitar o desgaste.
Se a bobina suporta 30 KV não haverá problema a curto prazo.
O gap de 1,0 a 1,1mm das velas do Monza refletem a tecnologia dos anos 70 a 90 com o eletrodo massa retangular, e a partir de1995
surgiram novas tecnologias nas velas e novas conformações no eletrodo massa e no central para viabilizar melhor queima sem exigir muito da bobina de ignição e com velas em 0,8 ~0,9 de gap que mantém a bobina nos confortáveis 13 a 16 KV .
Abs
waldir
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Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS
Mas é necessário a instalação do relê??
O q acontece se instalar sem ele??
O q acontece se instalar sem ele??
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Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS
.Junior 4100 escreveu:Mas é necessário a instalação do relê??
O q acontece se instalar sem ele??
Entao Junior, é o seguinte (vou entrar num assunto que ja gerou mta confusao) a alimentaçao do positivo, c nao me engano chega com baixa voltagem (em torno de 9 volts) por passar por um fio resistivo ou em alguns modelos, possui uma resistenca (c nao me engano os < 87 ) possui esta resistencia, a finalidade do rele é utilizar este fio de aprox. 9v apenas para "chavear" e entregar todos os 13,5 volts que a bateria recebe melhorando assim hipoteticamente a "performance" da bobina, porem, nao tive acesso a um osciloscopio para confirmar esta tese.
Sei que tem gente que usa sem o rele com ganhos iguais aos meus, porem utilizo um rele por que quando instalei a bobina mi retirei o fio resistivo e joguei fora :smt021 grande caga... que fiz, por isso que falo la no tuto que é pra tirar uma e colocar outra.
Depois nao encontrei outro resistivo pra comprar e tive que fazer uma "gambi" com uma resistencia.
Esta questao é mais longa e envolve mais variaveis, que c começar a falar vai gerar muita confusao em quem nao tem nenhum conhecimento tecnico do assunto, coisa que quis evitar pois afinal a ligaçao mais simples é a que melhor funciona!!
quer dar um nó na cabeça leia o meu tópico BOBINA MI + VELA DE IRIDIUM inteiro que vc vai ver que fiz uma sequencia de erros e acertos até chegar a esta conclusao : TIRA UMA E POE OUTRA !!
viewtopic.php?f=4&t=26861
abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
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Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS
Vlw Déco pela explicação!!
Agora quando sobrar uma graninha,vou me aventurar tbm....hauahauhau....
Muito obrigado....
Abraço....
Agora quando sobrar uma graninha,vou me aventurar tbm....hauahauhau....
Muito obrigado....
Abraço....
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Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS
Grande idéia,parabens,vou fazer no meu classic,pois tudo que é ganho sempre é bem vindo,se vc puder me enviar a foto do macete,agardeço pois fiquei muito curioso...abrçs