ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS

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DÉCO
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Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS

Mensagem não lida por DÉCO »

.
.
ANEXEI MAIS FOTOS E UMA INFORMAÇAO que obtive sobre a BOBINA MI da marca " MAGNETTI MARELLI" que é mais barata e aparentemente possui a mesma qualidade da BOSCH (nao posso afirmar quanto a qualidade, uso uma BOSCH) mas acredito que seja tao boa quanto a BOSCH.

LEMBRE-SE sempre bobina de 2 pinos, a de 3 pinos nao serve .
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waldir
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Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS

Mensagem não lida por waldir »

Muito Bom! Déco.

Bem lembrado, o aumento do GAP das velas exige que a bobina mande e sustente mais de 15 KV

em contrapartida os eletrodos das velas gastam mais rápidos.

Não sei se o aumento do GAP faz esquentar mais a bobina; é algo para se pesquisar.
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DÉCO
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Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS

Mensagem não lida por DÉCO »

waldir escreveu:Muito Bom! Déco.

Bem lembrado, o aumento do GAP das velas exige que a bobina mande e sustente mais de 15 KV

em contrapartida os eletrodos das velas gastam mais rápidos.

Não sei se o aumento do GAP faz esquentar mais a bobina; é algo para se pesquisar.
.
Mas é exatamente por isso Waldir que ela esquenta mais, ela vai ser muito mais exigida com um pequeno aumento do GAP, nao sou otimista quanto a este teste, acredito que ela nao vai aguentar o tranco, principalmente que ela ja trabalha muito proximo do limite de temperatura dela que é de 80° C nos testes que efetuei, la no Tópico "bobina mi vela de iridium" fiz a leitura com pistola a lazer (alta precisao) e obtive temperaturas proximas dos 60° C ( equivalente a temperatura que observei no EFI da minha amiga). Hipoteticamente o aumento do GAP funcionando, algo em torno de > 1,5 mm que melhoraria o desempenho, esta questao de desgaste seria facilmente resolvida com a instalaçao de uma vela de IRIDIUM sem comprometer a durabilidade.
Falar a verdade, pra efetivar o teste de aumento de GAP, pretendo comprar um Modulo de igniçao usado,pois vou começar a entrar em faixas de risco elevado de colapso de um sistema que nao foi produzido para este tipo de trabalho, e como no caso do meu carro utilizo um sistema de "RELE" para alimentar direto da bateria, e tenho originalmente no meu carro o Voltimetro, posso estar monitorando em tempo real a possivel necessidade de maior alimentaçao.
Neste sistema, a bobina mi ja trabalha muito proximo do limite de sua capacidade, o ideal seria utilizar uma ainda mais potente tem a do Escort (motorcraft) que nao consegui encontrar especificaçoes tecnicas dela que comumente utilizan e opalas 6 cc (tenho um amigo que utiliza em um) e quando ele faz viagens com a galera dos 6cc ninguem acredita que ele só usa GNV de tao bom que é o desempenho :
Imagem

MAS PRETENDO TESTAR TAMBEM ESTA QUE PARECE MAIS "ROBUSTA" mas preciso procurar especificaçoes tecnicas dela, qualquer dia vou pedir a do meu amigo do 6cc pra me emprestar pra ver c percebo diferença significativa em relaçao a do GOL SANTANA MI que estou usando no meu . (pra coloca-la, o sistema instalado ja é compativel com ela tambem).

abraço
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waldir
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Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS

Mensagem não lida por waldir »

Ok Déco,
obrigado pela contestação. Em aumentando a temperatura vai exigir muito do esmalte/verniz que envolve os fios dos enrolamentos
e vai precipitar o desgaste.

Se a bobina suporta 30 KV não haverá problema a curto prazo.

O gap de 1,0 a 1,1mm das velas do Monza refletem a tecnologia dos anos 70 a 90 com o eletrodo massa retangular, e a partir de1995
surgiram novas tecnologias nas velas e novas conformações no eletrodo massa e no central para viabilizar melhor queima sem exigir muito da bobina de ignição e com velas em 0,8 ~0,9 de gap que mantém a bobina nos confortáveis 13 a 16 KV .

Abs

waldir
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Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS

Mensagem não lida por Junior 4100 »

Mas é necessário a instalação do relê??

O q acontece se instalar sem ele??
Rubens

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DÉCO
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Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS

Mensagem não lida por DÉCO »

Junior 4100 escreveu:Mas é necessário a instalação do relê??

O q acontece se instalar sem ele??
.
Entao Junior, é o seguinte (vou entrar num assunto que ja gerou mta confusao) a alimentaçao do positivo, c nao me engano chega com baixa voltagem (em torno de 9 volts) por passar por um fio resistivo ou em alguns modelos, possui uma resistenca (c nao me engano os < 87 ) possui esta resistencia, a finalidade do rele é utilizar este fio de aprox. 9v apenas para "chavear" e entregar todos os 13,5 volts que a bateria recebe melhorando assim hipoteticamente a "performance" da bobina, porem, nao tive acesso a um osciloscopio para confirmar esta tese.
Sei que tem gente que usa sem o rele com ganhos iguais aos meus, porem utilizo um rele por que quando instalei a bobina mi retirei o fio resistivo e joguei fora :smt021 grande caga... que fiz, por isso que falo la no tuto que é pra tirar uma e colocar outra.
Depois nao encontrei outro resistivo pra comprar e tive que fazer uma "gambi" com uma resistencia.
Esta questao é mais longa e envolve mais variaveis, que c começar a falar vai gerar muita confusao em quem nao tem nenhum conhecimento tecnico do assunto, coisa que quis evitar pois afinal a ligaçao mais simples é a que melhor funciona!!

quer dar um nó na cabeça leia o meu tópico BOBINA MI + VELA DE IRIDIUM inteiro que vc vai ver que fiz uma sequencia de erros e acertos até chegar a esta conclusao : TIRA UMA E POE OUTRA !!

viewtopic.php?f=4&t=26861

abraço
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Junior 4100
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Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS

Mensagem não lida por Junior 4100 »

Vlw Déco pela explicação!!

Agora quando sobrar uma graninha,vou me aventurar tbm....hauahauhau....

Muito obrigado....

Abraço....
Rubens

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edder225
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Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS

Mensagem não lida por edder225 »

Grande idéia,parabens,vou fazer no meu classic,pois tudo que é ganho sempre é bem vindo,se vc puder me enviar a foto do macete,agardeço pois fiquei muito curioso...abrçs
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