MÓDULO HEI EXTERNO
- waldir
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Re: MÓDULO HEI EXTERNO
CONTINUANDO A AVALIAÇÃO:
A tabela abaixo em sua 2ª parte representa o seguinte:
Fui ao Carrefour D. Pedro calibrar os pneus e abastecer.
O Carrefour está longe da minha casa 3 km e pego 1,5 km de rodovia +/- onde dá para colocar uma 5ª marcha à 100/110 km/h.
Chegando lá (9:58) tive que aguardar um veículo calibrando e depois na fila de abastecimento já que tinha dois frentistas apenas para 4 baias.
Então os 'parados' é pq eu estava na fila do abastecimento e como deixo o motor ligado a ventoinha ligou 4 vezes na 2ª velocidade (10:08 as 10:19).
Depois dali fui no supermercado Carrefour(10:26) e fiquei lá um tempo(até11:07) e ao sair de lá peguei mais 1km de estrada e 2k no bairro e fui completar a compra em outro supermercado que fica a 1km da minha casa...(11:20) e retornei pra casa as 11:55 e desliguei 12:00 e as variações de temperatura são as que se observam na tabela abaixo.
Concluo novamente a avaliação de que, se mantiver o Hei perto do motor e sujeito à ventoinha do radiador a temperatura ficará entre 55 e 60ºC mesmo com um ventilador/exaustor dedicado ao dissipador. Por que em algum momento a temperatura sob o capô estará em torno de 58º pressionado pela ventoinha do radiador de tempos em tempos ou se mantiver a 1ª velocidade ligada também se chega à isto.
Salvo melhor avaliação, a melhor área seria debaixo da 'churrasqueira' com ventilador dedicado ao dissipador em função de puxar ar mais frio de fora. Como o Coy fez.
Colocar o hei atrás da bateria no vão próximo ao farol esquerdo é uma possibilidade viável por que pode puxar ar frio (mas não tanto) vindo da grade e da lateral do radiador.
Tudo isto é uma modificação do projeto da GM/Rochester/Delphi para acomodar os HEI s MTE e no-name que de voz comum são mais fracos. Mas, opinião pessoal, acredito que o vilão do MTE é o regulador de tensão do alternador que o Monzeiro precisa se habituar a ler os indicativos do painel.
Se você usa Hei de qualidade Delphi ou Marelli não troque "seis por meia dúzia" o seis por meia dúzia é a instalação fora da carcaça do distribuidor; por que o Hei foi projetado para suportar altas temperaturas que vão de 100 à 200ºC e a mínima que a carcaça do distribuidor oferece na fase ideal de trabalho do motor é de 80ºC podendo chegar a 95ºC, mas é raro.
Já que estou com a mão na massa vou objetivar a instalação do Hei atrás da bateria com dissipador e ventilador/exaustor dedicado e quando tiver algum resultado volto a postar as informações e a última chance seria no vão coberto da churrasqueira... na pretensa intenção de esgotar o assunto via testes... é só aguardar.
Agradeço a quem acompanhou com interesse e as críticas no bom sentido pois o objetivo é dar uma sobrevida no Hei da MTE de 80 reais contra 195 reais da Delphi. Agora a bobina impulsora tem que sofrer em altas temperaturas, por isso escolha Delphi se couber no seu bolso.
Abs.
waldir
26.01.14
A tabela abaixo em sua 2ª parte representa o seguinte:
Fui ao Carrefour D. Pedro calibrar os pneus e abastecer.
O Carrefour está longe da minha casa 3 km e pego 1,5 km de rodovia +/- onde dá para colocar uma 5ª marcha à 100/110 km/h.
Chegando lá (9:58) tive que aguardar um veículo calibrando e depois na fila de abastecimento já que tinha dois frentistas apenas para 4 baias.
Então os 'parados' é pq eu estava na fila do abastecimento e como deixo o motor ligado a ventoinha ligou 4 vezes na 2ª velocidade (10:08 as 10:19).
Depois dali fui no supermercado Carrefour(10:26) e fiquei lá um tempo(até11:07) e ao sair de lá peguei mais 1km de estrada e 2k no bairro e fui completar a compra em outro supermercado que fica a 1km da minha casa...(11:20) e retornei pra casa as 11:55 e desliguei 12:00 e as variações de temperatura são as que se observam na tabela abaixo.
Concluo novamente a avaliação de que, se mantiver o Hei perto do motor e sujeito à ventoinha do radiador a temperatura ficará entre 55 e 60ºC mesmo com um ventilador/exaustor dedicado ao dissipador. Por que em algum momento a temperatura sob o capô estará em torno de 58º pressionado pela ventoinha do radiador de tempos em tempos ou se mantiver a 1ª velocidade ligada também se chega à isto.
Salvo melhor avaliação, a melhor área seria debaixo da 'churrasqueira' com ventilador dedicado ao dissipador em função de puxar ar mais frio de fora. Como o Coy fez.
Colocar o hei atrás da bateria no vão próximo ao farol esquerdo é uma possibilidade viável por que pode puxar ar frio (mas não tanto) vindo da grade e da lateral do radiador.
Tudo isto é uma modificação do projeto da GM/Rochester/Delphi para acomodar os HEI s MTE e no-name que de voz comum são mais fracos. Mas, opinião pessoal, acredito que o vilão do MTE é o regulador de tensão do alternador que o Monzeiro precisa se habituar a ler os indicativos do painel.
Se você usa Hei de qualidade Delphi ou Marelli não troque "seis por meia dúzia" o seis por meia dúzia é a instalação fora da carcaça do distribuidor; por que o Hei foi projetado para suportar altas temperaturas que vão de 100 à 200ºC e a mínima que a carcaça do distribuidor oferece na fase ideal de trabalho do motor é de 80ºC podendo chegar a 95ºC, mas é raro.
Já que estou com a mão na massa vou objetivar a instalação do Hei atrás da bateria com dissipador e ventilador/exaustor dedicado e quando tiver algum resultado volto a postar as informações e a última chance seria no vão coberto da churrasqueira... na pretensa intenção de esgotar o assunto via testes... é só aguardar.
Agradeço a quem acompanhou com interesse e as críticas no bom sentido pois o objetivo é dar uma sobrevida no Hei da MTE de 80 reais contra 195 reais da Delphi. Agora a bobina impulsora tem que sofrer em altas temperaturas, por isso escolha Delphi se couber no seu bolso.
Abs.
waldir
26.01.14
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
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Re: MÓDULO HEI EXTERNO
Volto a insistir que seja qual for a marca, nenhum equipamento eletronico vai suportar estar trabalhando sempre em uma temperatura alta, na minha opinião vale sim mudar o local pra se tentar evitar problemas futuros.
Lembre-se que o projeto desta IE não foi feito para o nosso clima"europeu".
A temperatura proxima a bateria sempre vai ser mais alta que na area da churrasqueira, pois proximo a bateria circula o ar quentevindo do radiador e do motor.
Acredito que o maior vilão da queima de qualquer marca de Hey seja o alternador, mas como eu citei em meu topico o meu HEY era um Delph e eu estava e estou sempre monitorando a tensão via multimetro , que tem se mantido na casa dos 13.1 á 14 volts.
Mas mesmo assim queimou com pouco mais de 01 ano de uso.
Lembre-se que o projeto desta IE não foi feito para o nosso clima"europeu".
A temperatura proxima a bateria sempre vai ser mais alta que na area da churrasqueira, pois proximo a bateria circula o ar quentevindo do radiador e do motor.
Acredito que o maior vilão da queima de qualquer marca de Hey seja o alternador, mas como eu citei em meu topico o meu HEY era um Delph e eu estava e estou sempre monitorando a tensão via multimetro , que tem se mantido na casa dos 13.1 á 14 volts.
Mas mesmo assim queimou com pouco mais de 01 ano de uso.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
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Re: MÓDULO HEI EXTERNO
Coy,
vou pular a etapa do 'detrás da bateria' e já comecei a pensar no debaixo da churrasqueira.
Vou procurar um ventilador acoplado ao dissipador para uma nova montagem.
Abs
waldir
vou pular a etapa do 'detrás da bateria' e já comecei a pensar no debaixo da churrasqueira.
Vou procurar um ventilador acoplado ao dissipador para uma nova montagem.
Abs
waldir
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Re: MÓDULO HEI EXTERNO
Ainda acho que não só o carros antigamente eram melhores como também os profissionais. Eles não iam fazer ar coisas sem antes ter verificado todas essas questões. E ainda desconfio fortemente que essa injeção rodou só do carros brasileiros do grande quantidade, nunca achei um carro europeu que usasse a multec lá ele usavam a multiponto analógica e depois já foram pra digital. Efi acho que só do carro menor, quase certeza que o brasil comprou tecnologia velha e fabricou aqui muita coisa.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
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Re: MÓDULO HEI EXTERNO
PROJETO HEI NA CHURRASQUEIRA
50% PRONTO
Agora é só bolar a fixação para que a água da chuva não inunde
50% PRONTO
Agora é só bolar a fixação para que a água da chuva não inunde
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Re: MÓDULO HEI EXTERNO
vc percebeu que a parte metalica do Hey não da contato por completo com o dissipador?
colocou pasta termica, né?
Não esqueça de fortificar o aterramento.
Como vai ligar o cooler?
Eu chaveei pela bomba de gasolina.
colocou pasta termica, né?
Não esqueça de fortificar o aterramento.
Como vai ligar o cooler?
Eu chaveei pela bomba de gasolina.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
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Re: MÓDULO HEI EXTERNO
Coy, o Hei tem dois pinos guia de plástico que eu cortei fora para dar assentamento.coy escreveu:vc percebeu que a parte metalica do Hey não da contato por completo com o dissipador?
colocou pasta termica, né?
Não esqueça de fortificar o aterramento.
Como vai ligar o cooler?
Eu chaveei pela bomba de gasolina.
Esse Hei da foto é o Marelli novo que está em standy by no porta malas.
Eu o peguei para tirar as medidas para a furação do novo dissipador.
Na montagem definitiva vou colocar a pasta térmica.
Veja só, paguei aquele conjunto ventilador e dissipador 12 reais e um tubinho de 10g de pasta térmica 5 reais. Ô pastinha cara sô!
Lembra quando eu perguntei se o seu fan-cooler estava soprando ou puxando?
Pois é este está soprando e o ar quente sai pelas laterais.
Aterramento vai dedicado como fiz no outro dispositivo
Vou chavear pelo limpador de parabrisa. Eu já tenho a ligação de duas fitas de Leds 5050 (derivado do limpador) que são ligadas ao virar a chave.
Só que vou experimentar reduzir a voltagem via Diodo como lhe disse anteriormente (reduzir 1,2 V dos 14,3 V)
waldir
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