MÓDULO HEI EXTERNO

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por waldir »

CONTINUANDO A AVALIAÇÃO:
A tabela abaixo em sua 2ª parte representa o seguinte:

Fui ao Carrefour D. Pedro calibrar os pneus e abastecer.
O Carrefour está longe da minha casa 3 km e pego 1,5 km de rodovia +/- onde dá para colocar uma 5ª marcha à 100/110 km/h.
Chegando lá (9:58) tive que aguardar um veículo calibrando e depois na fila de abastecimento já que tinha dois frentistas apenas para 4 baias.
Então os 'parados' é pq eu estava na fila do abastecimento e como deixo o motor ligado a ventoinha ligou 4 vezes na 2ª velocidade (10:08 as 10:19).

Depois dali fui no supermercado Carrefour(10:26) e fiquei lá um tempo(até11:07) e ao sair de lá peguei mais 1km de estrada e 2k no bairro e fui completar a compra em outro supermercado que fica a 1km da minha casa...(11:20) e retornei pra casa as 11:55 e desliguei 12:00 e as variações de temperatura são as que se observam na tabela abaixo.


Imagem

Concluo novamente a avaliação de que, se mantiver o Hei perto do motor e sujeito à ventoinha do radiador a temperatura ficará entre 55 e 60ºC mesmo com um ventilador/exaustor dedicado ao dissipador. Por que em algum momento a temperatura sob o capô estará em torno de 58º pressionado pela ventoinha do radiador de tempos em tempos ou se mantiver a 1ª velocidade ligada também se chega à isto.

Salvo melhor avaliação, a melhor área seria debaixo da 'churrasqueira' com ventilador dedicado ao dissipador em função de puxar ar mais frio de fora. Como o Coy fez.

Colocar o hei atrás da bateria no vão próximo ao farol esquerdo é uma possibilidade viável por que pode puxar ar frio (mas não tanto) vindo da grade e da lateral do radiador.

Tudo isto é uma modificação do projeto da GM/Rochester/Delphi para acomodar os HEI s MTE e no-name que de voz comum são mais fracos. Mas, opinião pessoal, acredito que o vilão do MTE é o regulador de tensão do alternador que o Monzeiro precisa se habituar a ler os indicativos do painel.

Se você usa Hei de qualidade Delphi ou Marelli não troque "seis por meia dúzia" o seis por meia dúzia é a instalação fora da carcaça do distribuidor; por que o Hei foi projetado para suportar altas temperaturas que vão de 100 à 200ºC e a mínima que a carcaça do distribuidor oferece na fase ideal de trabalho do motor é de 80ºC podendo chegar a 95ºC, mas é raro.

Já que estou com a mão na massa vou objetivar a instalação do Hei atrás da bateria com dissipador e ventilador/exaustor dedicado e quando tiver algum resultado volto a postar as informações e a última chance seria no vão coberto da churrasqueira... na pretensa intenção de esgotar o assunto via testes... é só aguardar.

Agradeço a quem acompanhou com interesse e as críticas no bom sentido pois o objetivo é dar uma sobrevida no Hei da MTE de 80 reais contra 195 reais da Delphi. Agora a bobina impulsora tem que sofrer em altas temperaturas, por isso escolha Delphi se couber no seu bolso.

Abs.
waldir
26.01.14
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2118
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Cidade: itaguai
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por coy »

Volto a insistir que seja qual for a marca, nenhum equipamento eletronico vai suportar estar trabalhando sempre em uma temperatura alta, na minha opinião vale sim mudar o local pra se tentar evitar problemas futuros.
Lembre-se que o projeto desta IE não foi feito para o nosso clima"europeu".
A temperatura proxima a bateria sempre vai ser mais alta que na area da churrasqueira, pois proximo a bateria circula o ar quentevindo do radiador e do motor.
Acredito que o maior vilão da queima de qualquer marca de Hey seja o alternador, mas como eu citei em meu topico o meu HEY era um Delph e eu estava e estou sempre monitorando a tensão via multimetro , que tem se mantido na casa dos 13.1 á 14 volts.
Mas mesmo assim queimou com pouco mais de 01 ano de uso.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por waldir »

Coy,

vou pular a etapa do 'detrás da bateria' e já comecei a pensar no debaixo da churrasqueira.

Vou procurar um ventilador acoplado ao dissipador para uma nova montagem.

Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por vrsilva »

Ainda acho que não só o carros antigamente eram melhores como também os profissionais. Eles não iam fazer ar coisas sem antes ter verificado todas essas questões. E ainda desconfio fortemente que essa injeção rodou só do carros brasileiros do grande quantidade, nunca achei um carro europeu que usasse a multec lá ele usavam a multiponto analógica e depois já foram pra digital. Efi acho que só do carro menor, quase certeza que o brasil comprou tecnologia velha e fabricou aqui muita coisa.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por waldir »

CURIOSIDADES:

Imagem

Imagem
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por waldir »

PROJETO HEI NA CHURRASQUEIRA

50% PRONTO

Imagem


Imagem

Agora é só bolar a fixação para que a água da chuva não inunde :D
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2118
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Cidade: itaguai
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por coy »

vc percebeu que a parte metalica do Hey não da contato por completo com o dissipador?
colocou pasta termica, né?
Não esqueça de fortificar o aterramento.
Como vai ligar o cooler?
Eu chaveei pela bomba de gasolina.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por waldir »

coy escreveu:vc percebeu que a parte metalica do Hey não da contato por completo com o dissipador?
colocou pasta termica, né?
Não esqueça de fortificar o aterramento.
Como vai ligar o cooler?
Eu chaveei pela bomba de gasolina.
Coy, o Hei tem dois pinos guia de plástico que eu cortei fora para dar assentamento.

Esse Hei da foto é o Marelli novo que está em standy by no porta malas.
Eu o peguei para tirar as medidas para a furação do novo dissipador.

Na montagem definitiva vou colocar a pasta térmica.
Veja só, paguei aquele conjunto ventilador e dissipador 12 reais e um tubinho de 10g de pasta térmica 5 reais. Ô pastinha cara sô!

Lembra quando eu perguntei se o seu fan-cooler estava soprando ou puxando?
Pois é este está soprando e o ar quente sai pelas laterais.

Aterramento vai dedicado como fiz no outro dispositivo

Vou chavear pelo limpador de parabrisa. Eu já tenho a ligação de duas fitas de Leds 5050 (derivado do limpador) que são ligadas ao virar a chave.

Só que vou experimentar reduzir a voltagem via Diodo como lhe disse anteriormente (reduzir 1,2 V dos 14,3 V)

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Responder