José Leal escreveu: ↑21 Dez 2017, 19:56
Malagoli, tudo bem? E como ficou essa história dos pistões do Civic? Teria que tomar cuidado para que o dome do pistão não bata na vela.
Esse tipo de coisa deve ser trauma que você tem com o mexânico que ferrou o motor do seu 2.2 16v Zé,
O teste é muito simples, com o cabeçote montado, inclusive as velas, faz a medição do pistão fora do bloco.. assim em tese estaria com a maior altura de compressão possível no sistema, já que não tem junta no meio. Faz a aferição e se o dome der contato com a vela, faz a retirada de material de cada pistão antes de proceder com a montagem definitiva... o que ainda por cima é MUITO improvável. O desenho da câmara do K20 e do C20XE e faceamento de válvulas com a base do cabeçote são praticamente idênticos "visualmente", assim como os números de altura de compressão que bate certinho com os motores GM 2.0... Creio que existiria a chance de pegar pistão com vela caso o cabeçote estivesse abaixo da medida, o que não é meu caso.
Ainda não sei exatamente se encaro isso.. Tenho plena confiança no uso deles com base nas informações que me passaram e por todo material que pesquisei, mas meu "medo" é de querer algo mais depois, e acabar com o projeto num fim de túnel por estar taxado de mais. Já com uma taxa mais razoável e que ainda dê pra rodar no Etanol, o caminho de uma possível sobre alimentação chega ainda a ser plausível, por não ter que refazer toda a parte de baixo... Isso é ponto que eu avalio com grande cautela, pois este motor é coisa que estou montando pra levar por muito tempo, independente do carro que o receba. Pode ser que fique "2.0 16v Gasolixo" ou até mesmo Etanol no Vectra, mas quem sabe depois, não bate uma louca de montar turbinado e tal? .... Tenho que deixar o caminho aberto pra essa possibilidade, ainda mais que já tive experiência diária por anos com um caracolzinho no Marea, e até mesmo na Parati, qual sinceramente... sinto muita saudade da puxada que tinha, coisa que aspirado, sabe como é.. por mais que tenha fôlego, nunca é como num sistema turbinado.
Eu tenho planos e projetos a trabalhar que vão muito além do meu carro pra correr dentre os próximos dois anos.. Devo terminar de montar isso só no "básico" pra poder dar prioridade a estas coisas que são bem mais importantes, mas pode ser que estes novos empreendimentos tragam bom resultado e eu acabe voltando com um projeto de maior peso e abrangência pro VCD... mas isso só o tempo vai dizer.