O antigo motor travou:(instalação bloco FGP parcial novo)

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
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coy
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Mensagem não lida por coy »

WALDSR escreveu:Mas será que a porca passaria pela válvula de admissão, devido ao tamanho da mesma e curso de abertura da válvula ?
Tá ai uma boa pergunta
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Mensagem não lida por FaSobral »

Coy acho pouco provavel dessa porca passar pela valvula de escape, pois como vc disse o motor ta travando quando gira a polia, por esse motivo acho q ela deve está na camisa ainda :smt017 , agora é torcer pra ela não ter danificado o pistão, e a parede da camisa vlw ! se precisar de algo é só falar, grande abraço. :smt023
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Savio Almeida
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Mensagem não lida por Savio Almeida »

Coy, a porca do filtro de ar é flangeada, e portanto com diâmetro considerável, mesmo sendo para chave 10mm. Pela história que você contou, é possível que ele tenha ficado entalada entre o ombro da válvula (ao redor da haste) e a telha do cabeçote. Neste caso, ele estaria bloqueando o retorno da válvula. Antes de abrir o cabeçote, solte a correia dentada e tente girar apenas o comando, duas voltas completas para um lado e para o outro. Se for o que imaginei, você talvez não tenha mandado nada para o vinagre. Mas a abertura do cabeçote teria que ser necessária para retirar a porca e liberar a válvula. Só posso dizer que estou fazendo uma grande torcida para que não seja nada grave. Quanto ao torquímetro, ao soltar um parafuso, aperte-o novamente até onde estava e registre na mente a força que foi necessária. Depois da montagem aperte com os resultados da memória. Depois você arruma um torquímetro emprestado e confere nos trinques. Se sua sensibilidade motora não for ruim, vais ficar bem próximo do ideal.
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Carlos A. Freire
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Tente conseguir fazer uma "endoscopia". Com uma câmara dentro de cada cilindro saberá se tem algo lá ou algum se algum estrago foi feito.
Alguns dos indícios de que tem corpo estranho no cilindro, são barulhos alto de batidas e eletrodos das velas amassados.

Os casos que acompanhei que caiu porca ou arruelas nos cilindros, o objeto furou pistão, ou ficou encravado na cabeça do pistão e todos machucaram muito o cabeçote perto das válvulas.

Abs,

Carlos Freire
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eduardo_saura
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Mensagem não lida por eduardo_saura »

Bem lembrado a endoscopia e a vela amassada.
Se bem que se for como o Coy disse, duvido que algum mecânico da cidade tenha endoscopio.
vrsilva
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Mensagem não lida por vrsilva »

Com minha experiência em motor travar... eu já abriria logo esse cabeçote...

Como é motor à gasolina o pistão é reto... menos chances de pegar válvula no pistão, porém esta porca pode ter forçado a válvula de admissão e quebrado a mesma...

Só de tirar a tampa de válvulas já da pra ver o que deve ter acontecido... O pistão de Monza é bem reforçado mas se acontecer algo com ele em funcionamento é quebra de pistão na certa... mas se for a válvula pode não ter feito muita coisa não... no meu caso quando quebrou uma válvula o pistão só deu uma riscada... nada demais...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
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Carlos A. Freire
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Pistão do Monza 2.0 EFI gasolina:

http://bimg2.mlstatic.com/jogo-pisto-gm ... 092013.jpg

Abs,

Carlos freire
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coy
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Mensagem não lida por coy »

Savio Almeida escreveu:Antes de abrir o cabeçote, solte a correia dentada e tente girar apenas o comando, duas voltas completas para um lado e para o outro.
Savio este procedimento foi feito, o estranho é que parece que rodando apenas o comando não parece estar forçando nada, e ao tirar a tampa do comando não notei nenhuma avaria apenas um desgaste normal neste comando.
Carlos A. Freire escreveu:Tente conseguir fazer uma "endoscopia". Com uma câmara dentro de cada cilindro saberá se tem algo lá ou algum se algum estrago foi feito.
Impossivel na minha cidade, é uma boa cidade pra se morar(ainda, embora nosso novo prefeito seja um ...)
eduardo_saura escreveu:Bem lembrado a endoscopia e a vela amassada.
Se bem que se for como o Coy disse, duvido que algum mecânico da cidade tenha endoscopio.
Até poderia levar o carro (num guincho) para outra cidade (a cidade do RJ fica proxima) mais ai eu esbarraria no problema de não conhecer o trabalho da oficina em que levaria, e o gasto tambem ficaria muito elevado.

Estou muito desconfiado que o sumiço da tal porca tenha sido apenas uma Coincidência, vamos ver no que dá quando eu tirar o cabeçote, na verdade estou tirando ele,mas meu carro é completo e tem muita coisa pra tira. porque tinha de ter tantos parafusos pra tirar o coletor?kkk
Hoje trouxe um mecanico pra avaliar e ele disse que a primeira coisa a fazer quando travou seria abrir o carter, discordei dele e disse que o primeiro era tirar as velas e tentar girar o motor na mão mas ele disse que assim eu piorei a situação, então discordando dele eu o dispensei.
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MARCONI ALBERT
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