Piloto Automático (Cruise Control)

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Piloto Automático (Cruise Control)

Mensagem não lida por Rafaelo »

rafaelchaves escreveu:sempre tive uma duvida sobre a segurança desse sistema. na verdade não é do sistema e sim do que ele proporciona.
já que o motorista acaba "relaxando" não corre o risco de acontecer um acidente por estar desatento?
vo falar por mim que tem esse sistema no i30 de fabrica.

o sistema desarma em 3 situaçao
- pe na embreagem
- pe no freio
- pe no acelerador

agora se o cara "durmir" com ele ligado nao tem nada a ver com erro de projeto :D o mesmo pode acontecer com o "pe mecanico". é muito seguro.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4220
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Piloto Automático (Cruise Control)

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Olá pessoal.

Quando eu viajava muito para o exterior a serviço, cansei de ver 'pilotos automáticos' universais, que podiam ser instalados na maioria dos carros.
Na época até pensei em comprar um (eu gostava de passar meu tempo instalando acessórios no meu Chevette), mas não comprei porque cheguei à conclusão de que para um piloto automático funcionar bem num carro, é necessário que esse carro tenha um motor à altura.
Não adianta setar o PA para manter 80 Km/h (velocidade máxima nas estradas brasileiras, na época), se ao pegar uma pequena subida o motor 1.4 não aguentava manter sem passar para uma terceira marcha (meu Chevette tinha só 4 marchas. As fábricas não instalavam a quinta justamente por causa do limite de 80 Km/h que vigia então).
No Monza acredito que só em poucos casos o motorista vai ter de mudar a marcha, o que faria desarmar o PA.
A não ser motoristas muito 'rápidos', que iriam regular a velocidade de cruzeiro para 120 ou mais. Aí na primeira curva ou subida ele teria de desacoplar o PA.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3775
Registrado em: 18 Fev 2010, 23:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Piloto Automático (Cruise Control)

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Rá!!!!!

Leocastro, vc é o cara, impressionante!!!!! Essa vai ser PHODA!

E sim, vc vai conseguir colocar essa traquitana no seu carro, e vai ser muito top.

UMA DICA: teste exaustivamente antes o equipamento antes de dar o projeto por concluído, por favor. Afinal, é de parte do controle do carro que vc está abrindo mão.

Eu tenho ampla vivência com o uso do cruise control. Minhas considerações:

Para a cidade, esqueça. Nem para grandes avenidas. Vc ficar ligando e desligando o CC (cruise control) é irritante.

Para a estrada, é um equipamento que proporciona muito conforto.

Um problema cultural do motorista brasileiro atrapalha seu uso. Nos Estados Unidos ou Europa (que estão longe de ser lugares perfeitos, ok? Mas muito melhores que a terra Brasilis) os motoristas tem o hábito de viajar realmente em velocidades constantes, ainda que não tenham o equipamento. É comum vc pegar uma estrada não muito top (2 faixas de rolamento em cada pista) e ficar quase meia hora ou 1h dirigindo atrás do mesmo carro. Isso ajuda na possibilidade de utilização do CC. As condições lá também ajudam: estradas com mais pistas e as motorizações (no caso dos EUA) são todas fortes, de modo que vc não tem aquela variação de velocidade entre os carros. Obvio que o motorista lá pega a estrada para se locomover de um ponto A para um ponto B com o maior conforto possível, e não está preocupado em ficar ultrapassando desnecessariamente. Ah, em tempo: lá não tem caminhão a 20 km/h que invade a pista da esquerda. Ou seja, a coisa é mais "usável" lá. Mas é um bom acessório aqui, dependendo do dia.

Em carro automático/automatizado/CVT, o CC é um equipamento perfeito, pq ambos trabalham em conjunto e reduz ou aumenta as marchas para manter a velocidade. Ele "pilota" mais o carro.

Em carro manual o CC também funciona bem, desde que tenha um motor adequado, mais torcudo, para manter o carro na mesma marcha mantendo a velocidade. Para dar uma ideia, eu tive em 2007 um Renault Megane 1.6, que tem características parecidas com o do Monza Sedan (tamanho, peso, potencia de 116 cv, 16 kgfm de torque), e o CC ia muito, mas muito bem mesmo, mas não há fortes aclives/declives na Anhanguera/Bandeirantes, o que ajuda. Foi o carro em que mais usei esse equipamento.

NUNCA USE NA CHUVA. Em caso de aquaplanagem, é desastre na certa. Aqui nem precisa desfilar em teoria, pq a coisa é obvia e eu já levei susto. As rodas desgarram e o piloto continua armado, acelerando para manter a velocidade, e vc vira passageiro.

Tome cuidado para não dormir. Sim, o que disseram aí acima é vdd. Como ele proporciona uma grande comodidade, é fácil dormir...kkkk... Falando sério, ainda que não durma, vc fica mais relaxado e pode ficar desatento.

Uma vez eu estava indo p SP e fui me ajeitando no banco, de modo que tava entortando minha posição, pés em posições erradas, e o sono foi tomando conta. Quando percebi um trânsito parado lá no fim da rodovia (entrada de SP), eu fui dar o "totozinho" no pedal do freio para desarmar o sistema. Como meu pé tava em posição errada por eu estar torto no banco (sim, quase como se estivesse numa cama), eu apertava a embreagem, e a velocidade nao caia, dando a impressao que o sistema nao desarmava e a velocidade nao diminuia (era um leve declive e eu ainda tava "acordando" e tentando entender o que tava acontecendo), e o carro continuava a todo vapor. Tudo isso em fração de segundos. Ou seja, pensava que estava num filme tipo "o carro desgovernado"...kkk...sem freio e a todo vapor em direção ao fim da estrada...kkk...um grande susto.

Eu ainda hoje dirijo 200 km por dia em estrada (2 pernas de 100 km), com carro com CC e AT, nas rodovias dos Bandeirantes ou Anhanguera, e te confesso que faz pelo menos uns 250 mil km rodados (sim, sem exagero) que não o utilizo mais. No começo é impressionante, mas depois enjoa. Eu não uso mais. Mas é mto de preferência pessoal.
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Piloto Automático (Cruise Control)

Mensagem não lida por Leocastro »

Evandro, suas considerações foram de grande valia para o tópico! Pode ter certeza disso! Rs. E, ótimas dicas, sobre dirigir em chuva com ele ligado mesmo, eu não tinha ideia o quanto perigoso seria!
Vou fazer ele e testar muito antes de dar como finalizado!
E, obrigado pelo apoio! Grande abraço!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Piloto Automático (Cruise Control)

Mensagem não lida por Rafaelo »

esse sistema deveria de ter desativaçao por movimentaçao de volante, quando ir pra um lado o sistema desativar a função closedloop. talvez tenha em alguns modelo mais luxuoso, senao tem deveria, ate pq isso é realidade nos ABS com EBD e assistencia de controle que nao me vem a sigla na cabeça agora. é um potenciômetro que fica no volante. ae sim seria muito seguro

como ja falaram ae, usar isso nas estrada de hoje em dia quase que é inútil tb. aqui no sul onde as estrada corta porto rio grande ate a capital é um caminhao a cada 5km de pista simples pro escoamento e ligar a capital etc. nem na estrada tem utilidade mais o CC.

e falando em estrada... a BR116 aqui do sul ligando regiao metropolitana a POA tem o mesmo efeito que ligar na cidade, inutil tb. o transito é iqual de cidade em plena faixa, congestionamento a qualquer hora do dia, mesmo sendo dupla. sem contar no pessoal que se atira na tua frente, eu nao dirijo em estrada, mais quando estou nela vejo muito isso. deve ser uma realidade das estrada brasileira, em quanto tiver caminhao e "carro celular" vai dar nisso ae
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Piloto Automático (Cruise Control)

Mensagem não lida por vrsilva »

É pra pegar uma rodovia BEM estruturada vai bem, aí vezes vou na mahle do indaiatuba e na rodovia é INCRÍVEL como as pessoas não sabem o que é a faixa da esquerda. Acham que estando na velocidade tem o direito de ficar onde quiserem. E aqueles que entram na frente de propósito, por isso agradeço a Deus por eu não ter um 38, teria matado uns par já.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3775
Registrado em: 18 Fev 2010, 23:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Piloto Automático (Cruise Control)

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

vrsilva escreveu:É pra pegar uma rodovia BEM estruturada vai bem, aí vezes vou na mahle do indaiatuba e na rodovia é INCRÍVEL como as pessoas não sabem o que é a faixa da esquerda. Acham que estando na velocidade tem o direito de ficar onde quiserem. E aqueles que entram na frente de propósito, por isso agradeço a Deus por eu não ter um 38, teria matado uns par já.
Nem me fale... é tanto filho da put@ na estrada que eu queria andar num tanque de guerra pra passar em cima ou dar tiro de canhão...kkkk
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Piloto Automático (Cruise Control)

Mensagem não lida por Leocastro »

Evandro Monza SR escreveu:
vrsilva escreveu:É pra pegar uma rodovia BEM estruturada vai bem, aí vezes vou na mahle do indaiatuba e na rodovia é INCRÍVEL como as pessoas não sabem o que é a faixa da esquerda. Acham que estando na velocidade tem o direito de ficar onde quiserem. E aqueles que entram na frente de propósito, por isso agradeço a Deus por eu não ter um 38, teria matado uns par já.
Nem me fale... é tanto filho da put@ na estrada que eu queria andar num tanque de guerra pra passar em cima ou dar tiro de canhão...kkkk
Imagem
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Responder