Rolamento durando pouco

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
ricardorick32
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 329
Registrado em: 26 Mai 2008, 22:58
Cidade: Rio da Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: GNV
Injeção: Carburador

Rolamento durando pouco

Mensagem não lida por ricardorick32 »

Oi boa noite, tenho um monza 1991 classic, to com um problema sério nele, troco o rolamento e alguns meses depois o rolamento começa a roncar, ele começa roncar de uma forma estranha, só ronca qdo eu viro o volante para o lado direito, o rolamento que da esse problema é o da roda dianteira direita, e essa mesma roda trepida muito tbem, o que pode estar causando isso, lembrando se eu andar reto ou virar a esquerda nao aparece defeito, mas se eu viro a direita ele ronca, será q pode ser cubo de roda? tulipa? ja pensei inclusive na base que segura o amortecedor, alguem pode me ajudar com isso.

Obrigado
Rodas Reformadas.
Imagem
Avatar do usuário
jshawk
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 609
Registrado em: 06 Abr 2011, 20:03
Cidade: Norte
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Rolamento durando pouco

Mensagem não lida por jshawk »

Rolamento da suspenção ou da roda?
Amortecedor ta bom?
Batentes ta bom?

[]'s
Monza 1995 - GLS / 2.0 EFI / 8V / Verde Durer
Vectra 1994 - GLS / 2.0 MPFI / 8V / Vermelho Schumann
WALDSR
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 619
Registrado em: 28 Abr 2012, 14:38
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Rolamento durando pouco

Mensagem não lida por WALDSR »

Entendi que vc já trocou o mesmo rolamento algumas vezes, do mesmo lado.., é isso?
Um teste prático (MUITO CUIDADO NESTA OPERAÇÂO), erga somente o lado suspeito, calçe as demais rodas, ligue motor engate a 1ª e acelere, observe se a roda oscila e há ruido de atrito (na desaceleração).
Se observar bem, identificará se é no câmbio (tulipa) ou no cubo da suspensão (rolamento).
Tb veja esta matéria da SKF sobre rolamentos falsificados:
http://www.skf.com/files/881481.pdf
V1, V2, T.O.Imagem
ricardorick32
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 329
Registrado em: 26 Mai 2008, 22:58
Cidade: Rio da Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: GNV
Injeção: Carburador

Re: Rolamento durando pouco

Mensagem não lida por ricardorick32 »

Oi, Rolamento de roda, a tulipa é a peça q vai encaixada no cambio e chega ate a roda né? esse lado do carro sempre vibrou muito, ja fiz esse teste(de levantar o carro),mas nao consegui identificar.
Rodas Reformadas.
Imagem
ricardorick32
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 329
Registrado em: 26 Mai 2008, 22:58
Cidade: Rio da Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: GNV
Injeção: Carburador

Re: Rolamento durando pouco

Mensagem não lida por ricardorick32 »

WALDSR escreveu:Entendi que vc já trocou o mesmo rolamento algumas vezes, do mesmo lado.., é isso?
Um teste prático (MUITO CUIDADO NESTA OPERAÇÂO), erga somente o lado suspeito, calçe as demais rodas, ligue motor engate a 1ª e acelere, observe se a roda oscila e há ruido de atrito (na desaceleração).
Se observar bem, identificará se é no câmbio (tulipa) ou no cubo da suspensão (rolamento).
Tb veja esta matéria da SKF sobre rolamentos falsificados:
http://www.skf.com/files/881481.pdf
O ruido vem do rolamento, isso é certo, pois ja troquei a 6 meses e ficou zerado, mas esse lado do carro sempre foi problematico, e agora o rolamento estragou de novo, ja troquei uma vez o cubo de roda, estou achando q pode ser a tulipa, ou ate mesmo a base onde encaixa o cubo de roda, acho q o nome é telescópio, sei lá, pois qdo peguei o carro precisei trocar pq a antiga nao dava cambagem.
Rodas Reformadas.
Imagem
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17764
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Rolamento durando pouco

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se o problema fosse no telescópico, apareceria no alinhamento ou geometria da suspensão.
Fique atento a qualidade das peças, pois muitos rolamentos de boas marcas e até em embalagens originais são falsificados. Veja também se os procedimentos de troca de rolamento não está errado.
Além disso, o que pode danificar é ajuste de cambagem "na força" e rodas sem balanceamento.

Tenha certeza de que é defeito do rolamento e não dos pneus. Muitas vezes o ruído engana e faz ter avaliações erradas.
Para ter certeza de que é o rolamento, levante a roda e ao girar coloque a mão na mola de suspensão. Se o rolamento estiver ruim a mola vibra nessa condição.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3532
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Rolamento durando pouco

Mensagem não lida por tyo »

pode ser o cubo que estragou já aconteceu comigo
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2118
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Cidade: itaguai
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Rolamento durando pouco

Mensagem não lida por coy »

Tenho um problema parecido:
quando troquei o coxim de meu amortecedor, fui fazer alinhamento e cai na besteira de acreditar no "profissional" que me disse que seria preciso fazer cambagem
(a se na epoca eu tivesse lido o manual de reparações que inca que o norma do camber é de -1º 15' a +15' ) e apos esta cambagem meu rolamento passou a roncar, e na troca do rolamento o mecânico me informou que possivelmente no processo da cambagem o cubo onde o rolamento encaixa ovalizou e agora toda vez que viro um pouquinho a direção para a direita o rolamento ronca (pois ele "patina" dentro do cubo) terei de trocar todo o telêscopio.
Analiza ai se não seria este o seu problema.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Responder