LÂMPADAS H.I.D. - XÊNON

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waldir
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LÂMPADAS H.I.D. - XÊNON

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Complementando o artigo anterior Lâmpadas Super Brancas
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Lâmpadas H.I.D. (High Intensity Discharge) = “Lâmpadas Xênon”
Lâmpadas Xênon são totalmente diferentes das lâmpadas incandescentes convencionais (halógenas), sendo necessária uma complexa instalação onde serão adicionados reatores e chicotes de fios para seu funcionamento. Estas lâmpadas são vendidas em kits com todas as peças necessárias para seu funcionamento que devem ser instalados de preferência por um profissional qualificado.

O kit é geralmente composto de 2 lâmpadas de descarga de gás, 2 reatores, 2 starts (que pode vir conjugado com o reator em alguns casos), um chicote de ligação, 1 relê de proteção e 1 fusível. O kit ainda deve acompanhar manual de instalação, certificado de garantia, número de série do fabricante e NOTA FISCAL, garantindo a procedência e qualidade do produto.

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Lâmpadas "Cool Blue", "Eagleye" e "PCP"
Com a intenção de baratear custos e proporcionar uma luz mais branca do que as amarelada lâmpadas comuns, vários fabricantes submeteram lâmpadas halógenas convencionais a um tratamento que consiste a pintura do bulbo (vidro) da lâmpada em coloração azulada, a fim de reduzir a luz amarelada e proporcionar uma luz mais branca, com o leve tom azulado em alguns casos.

Uma lâmpada halógena comum dura cerca de 2 anos de vida útil.
Já as lâmpadas Xenon duram cerca de 6 anos, ou seja, 3 vezes mais.


Toda lâmpada, seja ela halógena, fluorescente ou Xenon, emite luz onde cada versão varia conforme a cor. Estas tonalidades de cores são medidas através de "kélvins" ou "k". O tom mais claro, semelhante a luz do dia, giram em torno de 6000k. Quanto menor, mas vai para do amarelo ao vermelho. Quanto maior, vai do azulado ao roxo. As lâmpadas halógenas comuns geram torno de 2800k a 3500k (amarelada) e as de Xenon, variam entre 6000k e 12000k.

Lâmpadas H.I.D. são radicalmente diferentes e otimizadas, em se falando de tecnologias de iluminação. Essas lâmpadas (Xênon) equipam a maioria dos importados de luxo e consomem bem MENOS que as halógenas ( 35 W em média ) mas precisam de um "reator" pois seu funcionamento é baseado na geração de um arco voltaico entre dois eletrodos internos, que por sua vez, excita energeticamente uma mistura de gás Xenônio e sais metálicos produzindo uma luz alva e intensa que muito se assemelha à luz natural de um dia ensolarado. Já viu alguém fazendo solda elétrica? É exatamente aquilo, só que em menor escala.

O resultado é um facho azulado, que muda em alguns segundos depois de aceso para branco. Semelhante a um flash fotográfico, tem o triplo da luminosidade convencional. Além disso, trabalha com menos potência. ‘‘Enquanto uma lâmpada comum consome entre 55W e 65W, a de xenônio gasta 35W’’.(5,83 A/h o par)

As cores dos sistemas HID-Xênon são referidas à emissão de espectro de luz solar, o qual é relacionado à temperatura de plasma.

A maioria das pessoas acha que quanto mais alto o K (temperatura Kelvin) mais clara a luz é, mas de fato é o oposto. A razão K é inversamente proporcional ao brilho que a lâmpada é capaz de emitir. Então, quanto mais baixo o K mais clara é a luz. E o Xênon também dissipa menos calor do que uma lâmpada tradicional halógena, o que faz com que ela não danifique a lente do seu farol. A luz 3000K ilumina através de neve, chuva e neblina melhor que as outras. Mais usado como farol de neblina do que farol alto ou baixo por causa de sua propriedade.

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- O que são "Lumens"?
O termo "lumens" vem de "luminosidade". É a medida que especifica a claridade das luzes emitidas pelas lâmpadas. Na escala de tons, quanto mais claro, mais puxado para o branco. No ápice de luminosidade, 6000k (kélvins) é o branco mais puro encontrado. Acima de 6000k, perde-se cerca de 15 a 20% em relação ao branco, já na faixa do tom azulado ao roxo. Abaixo de 3500k, no caso das lâmpadas halógenas comuns, perdem em torno de 50 a 60% em relação ao branco.

Temperatura de Cor: 3000K (Amarelo Brilhante)
Lâmpadas de 3000K geram aproximadamente 3200 lumens, cuja intensidade luminosa é de aproximadamente três (3) vezes superior a de uma lâmpada halógena. Esta lâmpada emite luz amarelo-ouro e oferece penetração luminosa adequada para condições de neblina intensa. Recomenda-se esse kit 3000K para uso em iluminação secundaria, como em faróis de neblina ou faróis auxiliares. Operacionalmente, a lâmpada 3000K é na verdade uma lâmpada de 5000K coberta com uma película que filtra todo o espectro luminoso, com exceção dos comprimentos de onda que compõem a luz amarela. A luz amarela, por sua vez, é a que mais chama atenção nas estradas.
Parece com: uma lâmpada incandescente.

Temperatura de Cor: 5000K (Branco Padrão)
Esta é a lâmpada de maior fluxo luminoso, com aproximadamente 3100 lumens, cuja intensidade luminosa é de aproximadamente três (3) vezes superior a de uma lâmpada halógena. A luz emitida é branco-palida ao observador, com uma nuance amarelada quando refletida na estrada. Essa é a cor de opção de consumidores que desejam melhorar a visibilidade e performance, ao mesmo tempo melhorando o visual de seus faróis. Também é ideal para aqueles que fazem off-roading, em razão da refletividade da luz emitida ser também apropriada para objetos e superfícies não pavimentadas. Em suma, essa lâmpada é a opção que garante mais iluminação por centavo investido
Parece com: a luz de um dia sem nuvens ao meio dia.

Temperatura de Cor: 6000K (Ultra Branco)
Com aproximadamente 2800 lumens, um pouco abaixo das lâmpadas de 5000K, esses bulbos 6000K ainda garantem uma intensidade luminosa aproximadamente três (3) vezes superior a de uma lâmpada halógena. Essas lâmpadas são para aqueles que desejam faróis emitindo uma luz extremamente branca, com leve nuance azul/anil quase imperceptível.
Parece com: O flash de uma câmera fotográfica.

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Temperatura de Cor: 8000K (Azul Céu)
Com 2550 lumens, um pouco abaixo das lâmpadas de 6000K, esses bulbos ainda garantem uma intensidade luminosa muito superior a de uma lâmpada halógena. Estas lâmpadas de 8000K emitem uma luz um pouco mais azulada que os bulbos de 6000K.
Parece com: A luz de um dia parcialmente nublado.

Temperatura de Cor: 10000K (Ultra Azul)
Com aproximadamente 2200 lumens de luminosidade, as lâmpadas de 10000K permitem uma intensidade luminosa acima do dobro da proporcionada por uma lâmpada halógena tradicional. Estas lâmpadas de 10000K geram uma luz azul-violeta de maior tonalidade que os bulbos de 8000K.
Parece com: A luz de um dia de céu aberto.

Temperatura de Cor: 12000K (Roxo Médio)
Estas lâmpadas, por sua vez, geram 2100 lumens de saída, acima do dobro de uma lâmpada halógena tradicional. A luz gerada é de uma tonalidade azul-violeta mais escura que a gerada pelas lâmpadas 10000K. Essa é a escolha de consumidores que buscam a aparência mais exótica e extrema para seus veículos.
Parece com: Aurora

Cuidado com o falso Xenon
Tome cuidado para não levar para casa “gato por lebre”. Fabricantes de lâmpadas super branca e alguns lojistas estão vendendo lâmpadas super branca como ‘tipo xenon’, o que na verdade não tem absolutamente nada de igual, o preço das lâmpadas super brancas são muito mais acessíveis do que as lâmpadas xênon, porém, sua luminosidade é muito menor.

Creditos: várias fontes na WEB e http://fogracing.forumeiros.com/t64-art ... obre-xenon

CONTRAN restringe uso do farol de xenon
Com a entrada em vigor da resolução 384, no dia 7 de junho de 2011, os veículos que não possuem fonte luminosa de descarga de gás (como o xenon) originalmente de fábrica, não poderão mais realizar a instalação desse tipo de equipamento.
A decisão foi tomada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) com o objetivo de garantir maior segurança no trânsito. Já que os faróis utilizados na maioria dos veículos, comercializados no Brasil, foram projetados para o uso de lâmpadas halógenas e não de descarga de gás (xenon).
O xenon, quando instalado em um farol projetado para uso de uma lâmpada halógena, reflete a luz de forma diferente e não traz todos os benefícios de um farol projetado para este fim, como foco e distância de facho. O uso inadequado causa ofuscamento aos condutores que transitam em sentido contrário, o que pode gerar uma cegueira momentânea que pode originar a perda do controle direcional e aumentar o risco de acidente.
A lâmpada de xenônio possui um brilho elevado, por isso demanda faróis projetados especificamente para este fim.
Os veículos não dotados originalmente deste dispositivo, e que o instalaram, poderão trafegar até o seu sucateamento desde que tenham obtido o Certificado de Segurança Veicular (CSV). Estes poderão substituir as lâmpadas queimadas mantendo as características necessárias para o eficaz funcionamento do farol, de acordo com o CSV.
Quem descumprir as normas referentes ao uso do farol de xenon está sujeito a penalidade prevista no artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, que considera a infração grave e prevê multa de R$ 127,69, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação e a retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.
Mais informações,
Assessoria de Imprensa – Denatran
[email protected]
(61) 2108-1602


Fontes Diversas na WEB

waldir
25.05.13
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
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