Radiador ou bomba d´agua?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
henry_
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 119
Registrado em: 06 Jun 2012, 22:17
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Radiador ou bomba d´agua?

Mensagem não lida por henry_ »

Galera beleza?
eu estou aqui com um probleminha e eu dei uma pesquisada e não achei nada especifico sobre isso, só algumas coisas antigas então pra não dar um R.I.P no assunto de 2011/2010 vou postar agora...

Bom estou com algum problema na parte de temperatura do carango... Quando eu fazia algumas curvas como eu tinha relatado em outro tópicou dava algumas aceleradas mais forte mas era muito raro de acontecer, no painel o simbolo de temperatura acendia mas logo apagava, como eu tinha que fazer a controlar, levei no mecânico e pedi para dar uma olhada, foi verificado, radiador, bomba d´agua, as mangueiras e tava tudo novo principalmente a bomba d´agua que o antigo dono havia trocado alguns meses antes de vender, então como não tinha o que ser acabei deixando quieto e o problema também havia parado..

Mas acontece que do fds retrasado para cá, o carro que no MÁXIMO sempre ficava com a temperatura até o meio do ponteiro, começou agora quando não estou andando parado no transito a subir a temperatura do meio pra cima, e a ventoinha depois que resolve ligar não tem santo que faça ela desligar, se eu andar 30min com o carro sem transito, após ela ter ligado, a mesma não desliga mais.

Alguém tem alguma sugestão do que possa ser? Botão do ar-condicionado como vi em alguns tópicos não é, o mesmo só foi ligado uma vez para eu testar se funcionava e depois disso nunca mais usei, nível da agua está correto, bomba d´agua é a mesma de quando comprei o carro mas é nova, resumindo estou sem o que tentar procurar..
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17772
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Radiador ou bomba d´agua?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Por não usar mais o A/C não quer dizer que não esteja com problemas com acionamento.

Para o sintoma, deve avaliar usando critérios.

Se ocorre da luz acender após alguns movimentos do carro, não pode ser defeito no sistema de arrefecimento.

Se fosse eu a avaliar esse carro, eu começaria medindo a temperatura de trabalho desse motor, com scanner e com termômetro de mira a laser.

Não foi informado, se percebeu alguma mudança no ponteiro do voltímetro do painel quando ocorre o sintoma.

No meu Monza GLS 96, toda vez que a luz de temperatura piscou, o ponteiro pulava lá para cima, indicando problema no alternador, causando sobre tensão. No meu caso sempre foi o regulador de voltagem.

Além da tensão do sistema elétrico, recomendo verificar os aterramentos e possível trilha da PCI do painel interrompida.

Tudo que passei acima, já foi discutido aqui no fórum em vários tópicos sobre o assunto.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
henry_
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 119
Registrado em: 06 Jun 2012, 22:17
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Radiador ou bomba d´agua?

Mensagem não lida por henry_ »

O caso não é não usar mais o A/C ele nunca foi usado, só foi testado uma única vez a 3 meses atrás...e após isso o carro daria problema após 3 meses? meio estranho. mas em todo o caso eu fiz o que eu li nos outros tópicos sobre o acionamento, ver se tinha oxidação e etc...e não, não há, o botão está ok

A luz no caso sim pode não ser defeito no arrefecimento do carro...mas e os outros sintomas que eu informei que são o que me preocupa, da temperatura estar subindo coisa que não acontecia antes e a ventoinha armar e permanecer o tempo que o carro estiver ligada armada?

em questão ao voltimetro, quando dá esse pico, ñ altera o voltimetro, ele permanece no mesmo local que ele estava apontando antes, já observei isso e o regulador eu tinha tido problema a um tempo atrás e foi trocado por um novo original que resolveu o problema que eu estava, mas estava luz já vinha de antes disso.

vou ver se pode ser a VT do carro, pois pode estar travada por isso do aquecimento e da ventoinha armar... depois eu posto aqui, quando conseguir checar o vt.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17772
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Radiador ou bomba d´agua?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O caso não é não usar mais o A/C ele nunca foi usado, só foi testado uma única vez a 3 meses atrás...e após isso o carro daria problema após 3 meses? meio estranho. mas em todo o caso eu fiz o que eu li nos outros tópicos sobre o acionamento, ver se tinha oxidação e etc...e não, não há, o botão está ok
Sim, mesmo parado e sem uso pode ocorre problemas de oxidação. A chave do A/C não é nova, tem pelo menos a idade do caro, não é verdade? Se abriu a chave, desmontou e limpou os contatos usando os procedimentos indicados aqui no fórum e depois fez as medições elétricas para confirmar seu perfeito funcionamento pode tirar a chave da equação. Mas, aqui no fórum há relatos de folga na chave ou no conjunto de alavancas, que vai dar o mesmo sintoma.
A luz no caso sim pode não ser defeito no arrefecimento do carro...mas e os outros sintomas que eu informei que são o que me preocupa, da temperatura estar subindo coisa que não acontecia antes e a ventoinha armar e permanecer o tempo que o carro estiver ligada armada?
Pode ter problemas de aterramento e vai dar esse sintoma. Faça as medições elétricas e verificações dos aterramentos.
em questão ao voltimetro, quando dá esse pico, ñ altera o voltimetro, ele permanece no mesmo local que ele estava apontando antes, já observei isso e o regulador eu tinha tido problema a um tempo atrás e foi trocado por um novo original que resolveu o problema que eu estava, mas estava luz já vinha de antes disso.
Tendo certeza de que não há problemas de sobre tensão, essa parte também pode sair da equação.
vou ver se pode ser a VT do carro, pois pode estar travada por isso do aquecimento e da ventoinha armar... depois eu posto aqui, quando conseguir checar o vt.
Pode ser, mas não troque peças boas por peças novas. Faça todos os testes antes.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
henry_
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 119
Registrado em: 06 Jun 2012, 22:17
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Radiador ou bomba d´agua?

Mensagem não lida por henry_ »

dei uma checada e pasme o nível da agua que até então estava correto, secou.... resumindo pelo jeito foi a junta do cabeçote que foi dessa para melhor e por isso todos esses sintomas...e ctza que é a junta pq o oleo ta benzuntado em agua...
henry_
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 119
Registrado em: 06 Jun 2012, 22:17
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Radiador ou bomba d´agua?

Mensagem não lida por henry_ »

Bom por sorte, muitaaa sorte não foi o cabeçote pro pau e nem chegou a entrar agua nele....

foi trocado o sensor que fica em cima da VT por um novo, a antiga estava enferrujada e trocada a tampa também por uma nova, pois a antiga também estava tendo vazamento.
Colocamos agua e aditivo para não ter problemas e trouxe o carro embora... mas seguinte o mesmo problema ainda ocorre, a ventoinha quando chega no meio do ponteiro ela ativa desce até uns 80 e continua funcionando, sobe novamente e ela continua funcionando, desce....e fica assim ontem enquanto fazia uns testes por uns 30 minutos, após isso ela desligou o carro deu um tempo parado ligado, a temperatura voltou para o meio e ela armou novamente porém após uns 4 minutos o tempo do "cebolão" ela foi e desativou.

Hoje eu peguei o carro e fiz novamente o teste a ventoinha ficou armada por 15 minutos direto, até eu desligar o automovel....

Duas pessoas que tiveram monza, estão achando que é a VT, compensa comprar uma nova e trocar para ver se é isso mesmo? ou não tem nada haver?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17772
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Radiador ou bomba d´agua?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Você pode medir com termômetro de mira a laser a temperatura do motor antes e depois da VT e ainda monitorar essa temperatura com scanner, sem desmontar nada. Assim a avaliação fica mais precisa, mais rápida e vai direto ao problema.
Vale lembrar que a VT de aplicação ao seu Monza é 92/107ºC.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
henry_
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 119
Registrado em: 06 Jun 2012, 22:17
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Radiador ou bomba d´agua?

Mensagem não lida por henry_ »

então será que é ela, vale a pena trocar sem saber ainda?
Responder