Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Assuntos específicos relacionados à lataria e pintura.
sergioelf
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 624
Registrado em: 21 Jun 2009, 09:24
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Mensagem não lida por sergioelf »

Rafaelo escreveu:
Diego Paiva escreveu:Tem aquela história de lixamento orientado (somente na vertical e horizontal), ne? No caso de repintura, como deve ser o lixamento?
isso mesmo, nunca em circulos nunca, pq a maquina é um circulo correto? entao ela acaba nao polindo os riscos e da uma belo de um holograma especialmente nas escuras :smt023

passadas cruzadas, em um sentido depois o oposto e sempre sem fazer pressao.
Diego Paiva escreveu: Devemos sempre começar pela gramatura 1200, depois 1500, depois 2500? Ou vai variar de caso pra caso? Caso exista essa variação, como devemos proceder pra descobrir quais serão as lixas necessárias para efetuar um bom polimento?
nem sempre Diego, quem vai te dizer em que lixa começar é o verniz. se ficou cascudo 1200 nele, se ficou liso e caiu pequenos ciscos ou fervura se começa pela 1500.

a 1200 somente em casos extremos, ja que é muito abrasiva. quando esta muito opaco(mal aplicado o verniz) e com casca laranja muito acentuado, fora isso nao precisa. começando pela 1500 e indo ate 2500 poupa muito no polimento e o resultado final sempre fica melhor.

vamos supor que o verniz foi pintado de forma correta, sem casca de laranja, sem sujeira, e precisa da uma quebrada no filme(rebaixar) pra ter mais efeito de espelho. se começa pela 1500 + 2000 + 2500. cada sessao equivale (em 2 sentidos Norte-Sul,Leste-Oeste) ate fechar.

dica: agua com pouco de detergente neutro na 1500 facilita, e uso de esponjas na remoçao da gosma do verniz lixado idem. nao deixa secar senao é problema especialmente em plasticos.
Somente complementando

Use um borrifador, nada daquele paninho imundo e contaminado para molhar durante o lixamento, rsrsr
Usar sempre um suporte para a lixa para que o lixamento seja uniforme.
Tomar muito cuidado com quinas e vincos.
A superfície deve ficar com aparência aveludada e cor uniforme sem falhas.

Abs
sergioelf
Ex-Monza SL/E 85/85 1.8 - Álcool - Prata
Monza Classic SE 92/92 EFI 2.0 - Gasolina - Vermelho Ciprius
Visitem meu tópico de restauração
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=10171
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Mensagem não lida por vrsilva »

Nas quinas eu recomendo o uso de fita crepe da 3m própria para polimento, geralmente são coloridas, tem ótima aderencia e proteção, RESSALTO também que as quinas, dobras, e estremidades das peças NÃO DEVEM ser lixadas NEM polidas, pois a pressão exagerada nesses pontos é inevitavel e é quase certeza de tirar o verniz.

Outra coisa Diego, só se deve fazer esse serviço passados os 30 dias de cura do verniz, você pode até deixar o carro no sol para ajudar a acelerar, mas mesmo assim é bom respeitar esse tempo de cura, parece frescura, bobagem, mas é assim que pintores fundo de quintal matam uma pintura. O carro poderá sair da pintura com o verniz opaco sem brilho, MESMO ASSIM respeitar o tempo de 30 dias para a cura. Somente depois é que é feito o lixamento orientado.

Outro motivo de se fazer o lixamento orientado, é que fazendo o movimento em cruz com a lixa, depois que fazer o polimento, é MUITO mais facil perceber se a politriz removeu as marcas da lixa... Isso é MUITO importante, pois somente produtos de corte com boinas bem agressivas que retiram e uniformizam as marcas de lixa 2500 com eficiencia, depois parte para o refino com boina média, e o lustro com produto lustrador e boina macia. Daí é só selar com um produto selante, aguardar umas 6 horas de cura dele se for feito a mão, se for na politriz não precisa pois a mesma aquece a chapa fazendo a cura no resfriamento da peça, e em seguida aplicar uma carnaúba de qualidade, recomendo a você a da Lincoln também, se chama Cera Carnaúba Premium... quero uma pra mim... custa barato comparada as importadas e cumpre a função TÃO BEM QUANTO SENÃO MELHOR!

Não sou funcionario da lincoln nem parente nem vendedor nem garoto propaganda, mas os produtos são realmente bons, e custam muito barato.

Só para terem uma ideia, esse PLC que eu indiquei pro David Crozeta, custa no maximo 25 reais, ele Protege, Lustra e Cristaliza. Ele forma um filme de proteção que dura por meses, o frasco é de 500ml. O produto da Meguiar's que tem a mesma finalidade de selar, no mesmo tamanho de frasco de 500ml, custa uns 120 reais, diferença muito grande, não compensando esse preço, a não ser que seja fã da marca, aí eu respeito, senão não vejo porque investir TANTA diferença assim se temos produtos nacionais comprovados na sua eficiencia comparados a outros mais caro. Lembrando que o selante para ter o efeito cristalizador deve ser aplicado com politriz para ativar essa função dele atraves da temperatura, manualmente ele deve durar uns 2 meses no máximo, na politriz pode durar até 1 ano, nesse meio periodo é só manutenção com cera que também ajuda a proteger...

É isso aí...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Junior 4100
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 791
Registrado em: 12 Jun 2011, 15:35
Cidade: Rio Claro
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Mensagem não lida por Junior 4100 »

Galera,o meu carro tá criando manchas no verniz,fiz polimento c/ massa de polir n°2 a Base de Água
da Lincoln+Auto Brilho Lincoln a Base de Água e somente aumentou o brilho mas não retirou as manchas,
como eu faço??Será q lixando c/ a lixa 1.500 e ir até a 2.500 retiro essas manchas??
E outra,essa massa de polir mesmo a base de água da Lincoln,é ruim??
Eu gostei muito desta massa,ele é de fácil aplicação e o Auto Brilho é muito bom tbm,mass queria retirar
as manchas.....

É nisso q dá levar o carro pra pintar em "Zé Roela".... :smt011

Vlw galera....
Rubens

Monza SL/E 1.8 álcool 86/86 - Nova Aquisição
Dourado Minas

Garagem viewtopic.php?t=20986
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Mensagem não lida por vrsilva »

Junior, cuidado ao persistir em tentar remover um problema.

A massa da Lincoln é indicada para polimento de carros que foram repintados, acho que é o seu caso, essa massa é uma massa MUITO abrasiva, e serve para o nivelamento da pintura depois de ter sido lixada com lixas 1200 depois 2000 depois 2500, sempre em lixamento orientado, depois dessa massa, é utilizado o polidor mega forte, com boina agressiva, depois o composto polidor com boina agressiva também, depois com boina média, depois o lustrador com boina macia.

O ideal é sempre limpar a superficie com IPA entre as estapas para verificar se está realmente sendo eficiente o serviço.

IPA = Alcool Isopropilico com agua destilada diluidos em 1:1, serve para remover totalmente os resquicios das massas ou ceras de polimento, para revelar os defeitos e marcas da politriz.

Posta uma foto aqui, para ver se agente consegue ajudar.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Mensagem não lida por Rafaelo »

desengraxante tambem serve pra tirar a massa seca ou embaçamento.

sem foto fica complicado de se ver, pode ser que queimou a pintura devido a ma pintura ou excesso no polimento.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Tô pensando em comprar uma politriz somente pro meu uso... uma baratinha mesmo, alguém recomenda alguma? Não precisa ser POTENTE...
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Avatar do usuário
david crozeta
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2395
Registrado em: 09 Ago 2009, 18:53
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Mensagem não lida por david crozeta »

Eu quase comprei uma da Black&decker...tava em promoção ..mas sei lá...acabei deixando de lado.

Igual a essa: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... maleta-_JM
MONZA CLASSIC-SE 1988
ImagemImagem
fotos viewtopic.php?f=33&t=11512
vídeo viewtopic.php?f=34&t=11886


Curta a página dos monzeiros de Curitiba no facebook
https://www.facebook.com/pages/Monzeiro ... 5958691479
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Parece ser boa, mas pra mim... tá meio salgado esse valor.... tava pensando numa coisa mais em conta, heheh! Será que existe? No mercado livre tem umas de 100 reais, kkkkkkkkkk.... capaz de nem ligar qd chegar em casa...
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Responder