Interruptor para antena elétrica Truffi

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Kazuhiro Miwa
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 122
Registrado em: 31 Jul 2010, 22:58
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Interruptor para antena elétrica Truffi

Mensagem não lida por Kazuhiro Miwa »

Bom dia Monzeiros.

Como de praxe, mais uma vez venho pedir o auxílio dos amigos... :oops:

Ganhei um mega presente esses dias; Uma antena elétrica novinha em folha... nunca foi usada! Como a minha original tava detonada, esse presente veio como uma dádiva :)

Pois bem, minha dúvida é a seguinte: Existiria a possibilidade de instalar um botão no console para ela subir e descer somente quando eu ativar esse botão? Em caso positivo, como seria feito?

Eu não queria a antena subindo no padrão automático original... acho meio desnecessário a antena subir enquanto ouço CD, por exemplo.

Eu penso em colocar um botão como o do desembaçador traseiro, naquele espaço vazio ao lado do botão do ventilador.

Agradeço desde já e fico no aguardo.

Abraços.
"A sabedoria de um homem não está em não errar, chorar, se angustiar e se fragilizar, mas sim em usar seu sofrimento como alicerce de sua maturidade."

Augusto Cury
teste
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1560
Registrado em: 13 Fev 2011, 16:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Interruptor para antena elétrica Truffi

Mensagem não lida por teste »

Vc sabe instalar Radio de carro? se sabe e facil pega o fio que ia ligar a antena no remote do radio. e entre eles coloca com enterrutor,
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA :)
Kazuhiro Miwa
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 122
Registrado em: 31 Jul 2010, 22:58
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Interruptor para antena elétrica Truffi

Mensagem não lida por Kazuhiro Miwa »

teste escreveu:Vc sabe instalar Radio de carro? se sabe e facil pega o fio que ia ligar a antena no remote do radio. e entre eles coloca com enterrutor,
Vamos lá, veja se meu raciocínio está correto.

A antena possui 03 fios:

Vermelho 12V + Permantente.
Verde que vai ao Remote da antena no rádio.
E Preto que serve de aterramento.

O vermelho eu conecto em algum positivo do carro.

O verde vai conectado ao rádio... Porém este não emite sinal negativo para descer a antena e positivo para subir? :smt017

Basta eu conectar o remote do rádio em um polo do interruptor e o verde em outro polo e irá funcionar 100%?

Outra dúvida:

Quanto ao interruptor do desembaçador, qual seria o polo positivo e o polo negativo?

Imagem

Imagem

Agradeço a ajuda amigo!

Abraços.
"A sabedoria de um homem não está em não errar, chorar, se angustiar e se fragilizar, mas sim em usar seu sofrimento como alicerce de sua maturidade."

Augusto Cury
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4217
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Interruptor para antena elétrica Truffi

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Kazuhiro

Existem dois tipos de antena elétrica de carro, qto ao acionamento:

Automática, que incorpora um relé, que pode ser interno ou externo.
Esse relé possui 3 ligações: 1- alimentação permanente da bateria, 2- que vem do botão de ligar o rádio, e 3- terra.
Nessas, qdo se liga o rádio, o relé recebe 12 volts e cola seu contato para subir a antena. Qdo a antena chega ao seu ponto mais extendido, um interruptor interno no mecanismo da antena é comandado e inverte o sentido de alimentação do motor.
Aí, qdo se desligar o rádio, o relé deixa de receber comando e abre o contato que estava fechado e fecha um outro contato, que manda 12 volts para o interruptor interno da antena, que gira o motor no sentido inverso, recolhendo a antena.
Isso é necessário para que o motor não fique permanentemente energizado
Qdo ela chega em baixo, comanda o interruptor para que no próximo comando ela suba.

Antena Manual
Nessa não existe relé, mas também existem 3 entradas, duas positivas e uma negativa.
O interruptor para esse tipo de antena deve ser mais complexo, tem 3 posições, a neutra, no centro, na qual ele não envia energia para a antena, a posição para subir e a posição para descer a antena.
Dentro da antena não tem nenhum interruptor, só uma embreagem, para que, qdo a antena atingir o topo ou a posição toda recolhida, essa embreagem desliza e faz um tec tec, para que o cara solte o interruptor.
Ah, o interruptor não para nas posições ligado, só para na posição neutra.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Kazuhiro Miwa
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 122
Registrado em: 31 Jul 2010, 22:58
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Interruptor para antena elétrica Truffi

Mensagem não lida por Kazuhiro Miwa »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Kazuhiro

Existem dois tipos de antena elétrica de carro, qto ao acionamento:

Automática, que incorpora um relé, que pode ser interno ou externo.
Esse relé possui 3 ligações: 1- alimentação permanente da bateria, 2- que vem do botão de ligar o rádio, e 3- terra.
Nessas, qdo se liga o rádio, o relé recebe 12 volts e cola seu contato para subir a antena. Qdo a antena chega ao seu ponto mais extendido, um interruptor interno no mecanismo da antena é comandado e inverte o sentido de alimentação do motor.
Aí, qdo se desligar o rádio, o relé deixa de receber comando e abre o contato que estava fechado e fecha um outro contato, que manda 12 volts para o interruptor interno da antena, que gira o motor no sentido inverso, recolhendo a antena.
Isso é necessário para que o motor não fique permanentemente energizado
Qdo ela chega em baixo, comanda o interruptor para que no próximo comando ela suba.

Antena Manual
Nessa não existe relé, mas também existem 3 entradas, duas positivas e uma negativa.
O interruptor para esse tipo de antena deve ser mais complexo, tem 3 posições, a neutra, no centro, na qual ele não envia energia para a antena, a posição para subir e a posição para descer a antena.
Dentro da antena não tem nenhum interruptor, só uma embreagem, para que, qdo a antena atingir o topo ou a posição toda recolhida, essa embreagem desliza e faz um tec tec, para que o cara solte o interruptor.
Ah, o interruptor não para nas posições ligado, só para na posição neutra.

Abraços
@_@

Bem Luiz, acho que minha antena se enquadra no padrão automático. A minha original de Olimpus sempre funcionou sem interruptores - Ligou o rádio subiu, desligou o rádio desceu.

Essa nova da Truffi é exatamente igual. Inclusive quantos aos fios.

Existiria a possibilidade de colocar um interruptor entre o fio remote do rádio e o verde positivo da antena, para que esta funcione somente quando o interruptor estiver ligado?

Por exemplo: Chave ON - Antena Sobe e Desce normal. Chave OFF - Antena não faz nada.

?

Abraços.
"A sabedoria de um homem não está em não errar, chorar, se angustiar e se fragilizar, mas sim em usar seu sofrimento como alicerce de sua maturidade."

Augusto Cury
Avatar do usuário
Raphael Ventura
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 698
Registrado em: 25 Ago 2008, 10:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Interruptor para antena elétrica Truffi

Mensagem não lida por Raphael Ventura »

amigo, acho desnecessária sua adaptação, tendo em vista que a antena só sobe quando você seleciona o modo Tunner (radios am e fm) do seu aparelho, e desce automáticamente quando vc aciona o modo cd, ou front in, etc ou desliga o radio
Raphael Ventura
[email protected]
Atual==>Monza Classic SE 92 2.0 M.P.F.I - P.D.
EX==> Monza Classic SE 90 2.0
Fotos do classic => http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=19428
http://www.youtube.com/watch?v=mrEXc_cDBW8
teste
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1560
Registrado em: 13 Fev 2011, 16:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Interruptor para antena elétrica Truffi

Mensagem não lida por teste »

Mas nem todo radio e assim... tem uns que e so liga que o remote ja fica ligado.
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA :)
Kazuhiro Miwa
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 122
Registrado em: 31 Jul 2010, 22:58
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Interruptor para antena elétrica Truffi

Mensagem não lida por Kazuhiro Miwa »

Raphael Ventura escreveu:amigo, acho desnecessária sua adaptação, tendo em vista que a antena só sobe quando você seleciona o modo Tunner (radios am e fm) do seu aparelho, e desce automáticamente quando vc aciona o modo cd, ou front in, etc ou desliga o radio
A antena do Monza (pelo menos o meu) funciona independente da função. Ela aciona assim que ligo o rádio...

Se eu estiver ouvindo CD ela tá ativa. Se eu estiver ouvindo MP3 ela tá ativa...

Por isso a "necessidade" desta adaptação.

:?
"A sabedoria de um homem não está em não errar, chorar, se angustiar e se fragilizar, mas sim em usar seu sofrimento como alicerce de sua maturidade."

Augusto Cury
Responder