Página 2 de 3

Re: Monza a diesel

Enviado: 02 Abr 2012, 10:46
por rodrigoh
Sim, imagino que serão muitas as adaptações. Acho sim que motores a diesel podem ser melhores e mais eficientes que os a gasolina, e por isso são utilizados nos países europeus, porém o diesel brasileiro é muito ruim, assim como a gasolina daqui. Porém para converter teria que trocar muita coisa, acredito que até a suspensão dianteira, principalmente, teria que ser toda reforçada, pois motores diesel são geralmente mais pesados devido ao projeto mais robusto. Acho que se tu tens idéia de brincar de modificar um Monza deva pensar em um motor elétrico, já vi várias adaptações nacionais, como um Gurgel por exemplo. Voltando ao diesel, não precisamos ir até a Europa para ver carros a diesel, na Argentina tem muitos carros pequenos rodando com este combustível.
Acredito que na lei brasileira diga que apenas carros com tração nas 4 rodas e marcha reduzida ou com capacidade de carga acima de 1 tonelada podem utilizar diesel. Está em projeto a mudança desta lei, mas não sei ao certo a quantas anda.
De fato motores diesel me impressionam, pegando apenas um exemplo da Ford Ranger:
Potência Máxima (cv@rpm) [email protected] [email protected]
Torque Máximo (Kgfm@rpm) 22,[email protected] 38,7@1600
A primeira coluna descreve o motor a gasolina e a segunda o motor a diesel. O que chama a atenção é o valor do torque de 38,7 kgfm, atingido a 1600rpm, enquanto o motor a gasolina tem 22,1 khfm, a 3750 rpm, o torque máximo do motor diesel é maior e ele entrega já em baixas rotações.

A título de curiosidade, o maior motor diesel do mundo:

http://www.youtube.com/watch?v=l4lfoB2dif8

Re: Monza a diesel

Enviado: 02 Abr 2012, 11:42
por Rafaelo
rafaelfreitas escreveu:acho q deve poluir mais q a gasolina.
Não polui, mas não é claro existe uma proporção, é um diesel modificado e o sistema de emissão lá é muito mais rígido que qualquer lugar do mundo, a nossa mentalidade que é de "diesel brasileiro" aquela fumaçada toda. Essa Mercedes do meu tio, o contagiro parece motor gasolina, o rpm é lá em cima e tem muita tecnologia dentro, é carro top a5lguem muito legal.
rafaelfreitas escreveu:E outra lá, a gnt não vê mto carro novo na rua igual aqui, pode ser q lá os carros durem mais por usar o diesel... se bem q o Brasil tem uma política de crédito q qualquer um pode tirar um carro zero hj em dia. Enfim, dá para pensar em milhões de teorias conspiratórias sobre isso...rsrsrs!
É simples, o Brasil não aceita carro diesel para poder vender seu alcool e gasolina :D maldito país

A Europa toda é movida a biodiesel, por não ter como comprar gasolina, por ser caro e tem o problema do frio extremo, que prejudica seu uso. O álcool lá não rola devido ao frio extremo. Lá tem muito carro novo, os que tem usado é país comunista, dito ex União Soviética. A Itália só tem carro zero, a França idem, a Alemanha idem, a Inglaterra nem tanto, a Espanha e Portugal é pouco tambem. É só ver os documentários para ter uma noção da frota.

Os modelos novos diesel, são bem modernos, é outro sistema de injeção digital com vários níveis de combate ao poluente. Tem até um pós queimador :lol:

Re: Monza a diesel

Enviado: 02 Abr 2012, 20:23
por Luiz Carlos (Rio)
A coisa é simples:
Como alguns países europeus não produzem petróleo, eles compram diesel.
Já o Brasil, como produz, tem de tirar do petróleo a gasolina, o diesel e mais trocentos produtos, para uso na indústria.
Apesar da Petrobras já ter feito o que pode para aumentar a quantidade de diesel produzida (para isso até alterando suas características, para pior, claro), não seria viável, economicamente, deixar o diesel à voltade. Ia sobrar gasolina, que ninguém quer, e ia faltar diesel, comprado mais caro.
Por outro lado, motores diesel, pelo menos os em uso no Brasil, poluem que é uma tristeza. Agora estão melhorando um pouco o diesel, mas até atingir o mesmo patamar da gasolina e do álcool em matéria de poluição, iríamos todos morrer envenenados, principalmente os paulistanos e demais moradores de grandes cidades.
Agradeçamos ao Juscelino ter estabelecido a nossa matriz de transporte de mercadorias por caminhão. Em países adiantados não é assim, não tem tanto caminhão precisando de diesel.

Abraços

Re: Monza a diesel

Enviado: 05 Abr 2012, 11:02
por Philipi15
Tem um centro automotivo na Av Amazonas na Gameleira, lá tinha uma Saveiro CL a diesel, só vi ela saindo com aquele barulho típico de motor a diesel, achei muito esquisito.

Re: Monza a diesel

Enviado: 06 Abr 2012, 07:18
por José Leal
Essas Saveiro, não tenho certeza, mas usam motores dos Passat iraquianos. E sim, são a diesel.

Uma vez eu vi um Saveiro a diesel com o capô aberto e funcionando. Trata-se de um motor AP, mas onde vão as velas, estão os injetores. E a bomba era mecânica. É até bonito de se ver.

Re: Monza a diesel

Enviado: 07 Abr 2012, 21:46
por Philipi15
José Leal escreveu:Essas Saveiro, não tenho certeza, mas usam motores dos Passat iraquianos. E sim, são a diesel.

Uma vez eu vi um Saveiro a diesel com o capô aberto e funcionando. Trata-se de um motor AP, mas onde vão as velas, estão os injetores. E a bomba era mecânica. É até bonito de se ver.
Ahhh isso explica :smt023

Re: Monza a diesel

Enviado: 08 Abr 2012, 10:18
por kraudyu
Detalhe: muito motor diesel que equipa carros pequenos lá fora (Europa, EUA, Argentina e etc) são fabricados aqui no Brasil :smt011

Re: Monza a diesel

Enviado: 08 Abr 2012, 18:10
por Diego Alves
José Leal escreveu:Esseas Saveiro, não tenho certeza, mas usam motores dos Passat iraquianos. E sim, são a diesel.

Uma vez eu vi um Saveiro a diesel com o capô aberto e funcionando. Trata-se de um motor AP, mas onde vão as velas, estão os injetores. E a bomba era mecânica. É até bonito de se ver.

É exatamente por isso que o motor AP é muito resistente, este motor foi projetado para funcionar com diesel, porém como o governo não autorizou (só a Saveiro e a Kombi a diesel) a grande maioria foi readaptada para funcionar com Gasolina e álcool... mas o projeto inicial era para o motor AP ser a diesel!

:smt023