A injeção do Vectra multiponto no Monza... dá certo?????

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Fabio_gonzatto
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 171
Registrado em: 16 Fev 2012, 13:37
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

A injeção do Vectra multiponto no Monza... dá certo?????

Mensagem não lida por Fabio_gonzatto »

Galera tenho uma duvida... se alguém puder me ajudar agradeço.

Tenho planos de colocar uma injeção eletrônica 4 bicos dos primeiros Vectra no meu SL/E 2.0 a gasolina... alguém sabe me dizer se o coletor serve no cabeçote do Monza, ou tenho q colocar o cabeçote do Vectra?
Ele serve no bloco do motor original do Monza e será q fica bom sem dar muitos problemas depois?
A performance sei q vai mudar bastante...
Abraços galera...
:smt020
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: A injeção do Vectra multiponto no Monza... dá certo?????

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

Pelo que sei vai ter que trocar o cabeçote completo por causa da flange do coletor, a parte de baixo e igual.
Esta não perco por nada, quem sabe num futuro próximo eu me anime também.
Se realmente for colocar, não se esqueça das fotos e muitas informações. :smt023
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: A injeção do Vectra multiponto no Monza... dá certo?????

Mensagem não lida por Rafaelo »

Faça uma pesquisa. Foi muito falado isso por aqui. O motor de Vectra é motor de Monza F2, são idênticos com pequenas mudanças. Uma delas é o sensor de rotação VR que fica no bloco.
O teu bloco é tampado e não tem roda fônica, então vai entrar na adaptação para instalar isso.
Para fazer do modo correto vai gasta uma grana para fazer tudo no padrão da engenharia.

O cabeçote muda também, pode por o do EFI que é o mesmo.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Fabio_gonzatto
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 171
Registrado em: 16 Fev 2012, 13:37
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: A injeção do Vectra multiponto no Monza... dá certo?????

Mensagem não lida por Fabio_gonzatto »

Certamente quero fazer um serviço bem feito, gasto uma grana mas gasto uma vez só, neh? Essa do sensor de rotação e da roda fônica não sabia... vlw pela dica... Mas penso tbm em outras coisas, como colocar um motor completo do Vectra GLS ou CD... já está ótimo.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: A injeção do Vectra multiponto no Monza... dá certo?????

Mensagem não lida por vrsilva »

Se conseguir o motor completo é bem mais negócio e muito menos dor de cabeça, fora que roda como original, vai atualizar o Ascona, já que Monza caixote e Vectra A são Ascona... usando o motor completo deve ser plug'&'play... só passar a central de injeção para dentro usando o mesmo acabamento usado no Monza tubarão, se pegar com chicote melhor ainda...
Boa sorte no projeto, e não deixe de postar novidades e como anda o projeto.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Fábio 5791
Mensagens: 2
Registrado em: 03 Fev 2023, 20:14
Cidade: DIADEMA
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza 650
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: A injeção do Vectra multiponto no Monza... dá certo?????

Mensagem não lida por Fábio 5791 »

Tenho pesquisado ultimamente com muito afinco, e quero colocar a injeção do Vectra A no Monza.
Alguém pode ajudar com dicas por favor?
Avatar do usuário
JUCELIO
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 83
Registrado em: 15 Mar 2013, 02:09
Cidade: Carapicuiba
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: A injeção do Vectra multiponto no Monza... dá certo?????

Mensagem não lida por JUCELIO »

Fábio 5791 escreveu: 24 Set 2023, 15:45 Tenho pesquisado ultimamente com muito afinco, e quero colocar a injeção do Vectra A no Monza.
Alguém pode ajudar com dicas por favor?
Opa, como você pode ver pela assinatura, eu tenho esse carro, e não recomendo, pelo fato que o sensor de fluxo de ar ser problemático, o distribuidor é caro e etc... Eu nesse cenário partiria para uma programável (pesquisa no Instagram por Costa Mega Speed) ou se fosse para algo estilo original, Kadett 98 (que é uma evolução da injeção do Vectra-A e já usa MAP e bobina). Porém, você precisa adaptar a roda fônica, o cabeçote usado nos MPFI 2.0 para funcionar (e aí pode ser Monza, o próprio Kadet, Vectra-A, Vectra-B, Astra, Zafira e etc...), até 2008 e o comando com gaiola creio. Pode aproveitar para pegar os roletados também, porem precisa ser o cabeçote completo nesse cenário. Vai precisa do coletor de admissão tipo o do Kadett MPFI, a flauta e bicos, TBI e sensor da borboleta (que geralmente quando compra usado já vem nessa) e da bobina/MAP enfim, basicamente a parte de cima de um Kadett inteiro. Não é algo muito complicado na teoria se você tiver o diagrama de ambos, é algo que você consegue na internet dando uma pesquisada.
Vectra CD 1994/95 8v C20NE
arnaldo silva
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 382
Registrado em: 06 Abr 2012, 20:59
Cidade: Atibaia
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: A injeção do Vectra multiponto no Monza... dá certo?????

Mensagem não lida por arnaldo silva »

Fábio 5791 escreveu: 24 Set 2023, 15:45 Tenho pesquisado ultimamente com muito afinco, e quero colocar a injeção do Vectra A no Monza.
Alguém pode ajudar com dicas por favor?
Conforme o colega mencionou, procura uma de Kadett 98, pelo menos onde vc estiver tem algum mecânico que sabe mexer.
Se vc não tiver noção nenhuma de injeção eletrônica e se colocar uma programável, ficará "amarrado" com quem fizer a instalação visto que, não existe muitos profissionais que realmente entendem dessa instalação e além do alto custo de mão de obra.
Ao invés de adaptar roda fônica, coloca um virabrequim já com a roda fônica interna e pede para alguma retífica fazer furo no seu bloco que já tem marcado local para furar.
Se optar por uma IE programável, gasta um pouco mais e coloca uma sequencial.
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
Responder