Cárter monza SLE 90/90 - Troca.

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
WizardMaster
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1026
Registrado em: 10 Mar 2011, 13:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cárter monza SLE 90/90 - Troca.

Mensagem não lida por WizardMaster »

Pessoal.
Meu carter voltou a vazar óleo ali na junta da parte da frente do carter, se ficar de um dia pro outro em terreno inclinado pra frente cai umas 5ML (ñ sempre) de óleo e se ficar reto só pinga algumas gotas.
Estou de olho na vareta e ja baixou uma quantia perceptivel.

O fato é que vou trocar o óleo do carro e ñ quero faze-lo com este problema no cárter ( eu mesmo faço as trocas).
Falei com o mecânico que removeu o carter quando fiz a troca da junta do cabeçote e como ja tinha passado a garantia ja sabem né...me disse que como a compressão aumentou ocorreu tal vazamento, ele tentou apertar os parafusos mas ja estavam no máximo nem rodaram, perguntei a ele se poderia fazer o mesmo procedimento que fiz aqui no tópico limpando o defletor+bloco e tudo mais pra sanar o problema e ele me falou que ñ usa defletor neste cárter e que poderia sim ser feito o procedimento que citei mas colocando a loctite por segurança e se ele quem fosse fazer me cobraria 50 reais de mão de obra e entregava o carro com a troca de filtros e óleo feita.

O que acham? :smt010
Primeiro e atual carro, desde 14/04/11:
Meu monza:

http://migre.me/9wigG
Faça você mesmo:
Cárter e defletor - Troca:
http://migre.me/9wig2
Bomba e caixa da direção hidráulica - Troca:
http://migre.me/9wii8
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Cárter monza SLE 90/90 - Troca.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Primeiro que não é bom ficar sem o defletor. Depois, ao aumento da compressão é nos cilindros e não no cárter. Se aumentar a pressão no cárter, fazendo o motor soprar mais pelo respiro, é indício de problemas com anéis de pistões.
Muita gente se engana com vazamentos achando que o problema é da junta do cárter e, em geral não é dela o problema.
Como o cárter fica embaixo, os vazamentos de qualquer parte do motor vai escorrer até ele. Retentores, filtro de óleo, interruptor de pressão de óleo, vedação da base do respiro a até mesmo respiro obstruído contribuem com sintoma. Creio em um problema na junta se usar a de cortiça, sendo a de borracha e de boa qualidade, deve durar muito tempo.
A junta do cárter do meu Monza GLS 96 foi trocada em 2005, e está sem vazamentos até hoje. Não foi utilizado cola, usei junta com defletor original GM. Rodo em média 20.000km por ano.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Felipe SLE
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 267
Registrado em: 12 Jan 2011, 20:08
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cárter monza SLE 90/90 - Troca.

Mensagem não lida por Felipe SLE »

Quando vc fez aquele trabalho no motor, na hora de montar o carter vc usou a junta antiga ou colocou uma nova?
O Carlos esta certo, as vezes o vazamento é de outra parte e pensamos que é do carter.
O mecanico deve ter te dito isso apenas para fugir da responsabilidade.
Imagem

Monza SL/e 90 azul - Gasolina
Caxias do Sul - Rs

Fotos viewtopic.php?f=33&t=17447
Avatar do usuário
Danieldsa15
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 02:49
Cidade: Betim
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GL
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Cárter monza SLE 90/90 - Troca.

Mensagem não lida por Danieldsa15 »

WizardMaster,

Será que o mecânico apertou na mesma sequência de quando você fez, ou não usou a mesma junta? Tem mecânico que não sabe ou não lembra de sequência?
E da vez em que você reaproveitou a junta, foi que você apertou pouco, aí deu pra aproveitar! Depois que tiver bem apertada não dá pra ficar reaproveitando sempre!

Veja também se não está vazando perto da caixa de câmbio (volante do motor), pode ser o retentor do volante que está velho ou gasto! Daí escorre para o carter dando a impressão que vaza pela junta! Dê uma limpada em tudo e vá monitorando de onde vem o vazamento!

Se for o retentor do volante da a mesma mão de obra que trocar a embreagem, aí se estiver na hora de trocar já aproveita! Agora se o $ estiver curto dá pra aguardar um pouco, só não pode deixar faltar óleo!

Um abraço.
WizardMaster
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1026
Registrado em: 10 Mar 2011, 13:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cárter monza SLE 90/90 - Troca.

Mensagem não lida por WizardMaster »

Carlos.
Eu mesmo verifiquei se o vazamento ñ era em outra parte e realmente ñ é, amanha se der tempo vou tirar fotos pra postar aqui e verem a situação!
Sobre a compressão eu estranhei mesmo o que ele disse pq ñ batia coisa com coisa...os aneis e bronzinas foram trocados acho que uns 10 meses atrás ñ é possivel que ja danificaram ainda mais com o carinho e cuidado que procuro ter com o carro.

A junta que esta nele é de borracha aquela que vem no defletor sabó e é a mesma da primeira troca aqui no tópico ou seja ja reutilizei duas veses, a primeira foi quando ñ dei aperto correto e tive que remover a cola loctite da junta com cuidado (daí nunca mais vazou uma gota), a segunda foi quando queimou a junta do cabeçote e o mecanico teve que tirar o cárter pra limpar (de la até segunda passada nada de vazar).

Se ñ tivesse ocorrido o problema da junta do cabeçote acredito que até hj ñ teria vazado nada e estaria como o seu.

Felipe.
Vc se refere quanto ao trabalho da "junta queimada" feito pelo mecânico? caso seja, sim foi reutilizada a junta que vem colada no defletor, no dia só me lembro de ter perguntado pro mecânico em relação a esta junta do defletor se ainda estava em condições de uso ou teria que comprar outro defletor c/ junta e ele me respondeu que ñ precizava pq ela estava perfeita e plana, o problema é que ñ confirmei visualmente pq quando cheguei ja estava montada.

A unica coisa que me intriga foi quanto a forma de aperto que ele fez...acredito ter feito em X, forma incorreta de aperto.

Daniel.
Foi o que esperava alguém comentar Daniel, acredito que ele ñ fez na forma correta mesmo eu levando a pagina de torque do cabeçote la do manual de reparações e tbm a folha sobre a sequencia de aperto correto dos fusos do cárter.

Amanha vou perguntar pra ele como apertou e relato aqui.

Acredito agora que ela esta apertada no máximo como eu ja disse, ele apertou até num dar mais. pq os parafusos nem se mexem.
Tbm ja removí aquela proteção do volante onde da pra ver os dentes e sta seco, tbm olhei por fora fazendo um 180° em toda a região e tudo normal(se é que é assim que se confere). Ja limpei bem toda a região do cárter, por estes dias vou triar o peito e reconferir.

Minha maior preocupação agora nem é isso é a troca do óleo, ja passou 1500Km do recomendado e o Castrol ja esta amarronzado e bem fedido.
Não quero jogar grana fora pq ta trabalhoso conseguir então trocar o óleo e ele vazar todo ñ dá. Por isso relatei aqui aos amigos este problema pq antes de meter a mão queria confirmar se é na junta, e se for e ñ tiver como reaproveita-la compraria outro defletor mesmo no aperto e eu mesmo encararia o trampo denovo pra dxar tudo perfeito.

Abraços a vcs e muito obrigado pelas palavras.
Primeiro e atual carro, desde 14/04/11:
Meu monza:

http://migre.me/9wigG
Faça você mesmo:
Cárter e defletor - Troca:
http://migre.me/9wig2
Bomba e caixa da direção hidráulica - Troca:
http://migre.me/9wii8
Avatar do usuário
Danieldsa15
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 02:49
Cidade: Betim
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GL
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Cárter monza SLE 90/90 - Troca.

Mensagem não lida por Danieldsa15 »

Wizard,

Se estiver disposto a refazer o trampo, já sabe o cominho das pedras!
Mas dá uma olhada com esse mecânico qual o motivo desse óleo estar marrom! Quando fiz meu motor (do carro) há mais de 3 anos, meu mecânico recomendou fazer a troca com 1000km, mas o óleo saiu claro, cor do óleo mesmo! Mas o normal pela queima da gasolina e pela limpeza que o óleo faz com a quilometragem ele ficar preto e não marrom!

Boa sorte aí.
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Cárter monza SLE 90/90 - Troca.

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

Mas o normal pela queima da gasolina e pela limpeza que o óleo faz com a quilometragem ele ficar preto e não marrom
concordo com o amigo Danieldsa15 .verifica sua bomba de combustivel,pois nao e normal o oleo ficar desta cor.
tem alguma coisa errada ai e a nao verificaçao pode ocasionar algum tipo de dano ao seu motor.
muito cuidado com ele ate verificar o que esta aconteçendo amigo :smt023
WizardMaster
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1026
Registrado em: 10 Mar 2011, 13:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cárter monza SLE 90/90 - Troca.

Mensagem não lida por WizardMaster »

o farei pessoal. Vle pelas dicas.
Primeiro e atual carro, desde 14/04/11:
Meu monza:

http://migre.me/9wigG
Faça você mesmo:
Cárter e defletor - Troca:
http://migre.me/9wig2
Bomba e caixa da direção hidráulica - Troca:
http://migre.me/9wii8
Responder