MACACO JACAREZINHO VS MACACO SANFONA UNIVERSAL

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

MACACO JACAREZINHO VS MACACO SANFONA UNIVERSAL

Mensagem não lida por waldir »

MACACO JACAREZINHO VS MACACO SANFONA UNIVERSAL


Amigos há uns 3 anos passei a fazer algumas manutenções simples no Monza e adquiri na época um macaco jacarezinho.

Fora o macaco jacarezinho arrumei um calço para colocar o carrinho em cima para aumentar a altura e poder encaixar um cavalete para maior segurança e isso na regulagem zero, isto é 30 cm.
Padeci todo esse tempo me espremendo debaixo do veículo quando trocava o óleo ou outras manutenções de conectores, mangueiras etc.


a altura do macaco sem carga 32 cm
Imagem

Adquiri semana passada um macaco sanfona universal distribuído pela Luxcar R$54,00 e testei nesta semana.
Coloquei o calço que usava para o jacarezinho e consegui colocar o cavalete a 44 centímetros do chão, o que é uma diferença enorme na mobilidade

O jacarezinho sem carga eleva-se a 32 cm... na prática rangendo que parece que vai estourar e chega a uns 28 cm e com o calço é possível colocar o cavalete de apoio nos 30 cm.

Imagem

Com o macaco sanfona é possível atingir o levantamento máximo que é de 35 cm sem ranger e sem esforço devido a rosca. Com o calço de 9 cm teremos uma elevação de 44 cm do chão e é possível utilizar o cavalete na terceira posição. O macaco sanfona fechado tem altura de 11 cm.

Imagem

Se estiverem pensando comprar um vale o custo para as condições que mencionei.

O macaco joelho que vem de fábrica com o Monza, eu "acho" pouco confiável e tenho medo que escorregue no chão por falta de amplo apoio e danificar irremediavelmente as portas conf. a posição
Mas talvez não seja nada disso e sim falta de habilidade da minha parte, que é e foi um fator preponderante para escolher outro tipo de macaco.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Flavio-Aurelio
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 922
Registrado em: 05 Jun 2009, 18:30
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: MACACO JACAREZINHO VS MACACO SANFONA UNIVERSAL

Mensagem não lida por Flavio-Aurelio »

Ola amigo tenho um jacarezinho realmente ele ergue pouco, eu uasava esse que ven de fabrica nos carros mas depois de estourar 3 deles desisti, como meu carro e rebaixado uso um pedaço de madeira para colocar a roda a ser trocada em cima pois senao nao consigo altura suficiente para encaixar o macaco embaixo do carro.Este sanfona nunca usei ate agora o jacarezinho ta segurando bem.
Monza shark classic SE em fase final de restauração; agora falta pouco!!
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: MACACO JACAREZINHO VS MACACO SANFONA UNIVERSAL

Mensagem não lida por waldir »

Flavio-Aurelio escreveu:Ola amigo tenho um jacarezinho realmente ele ergue pouco, eu uasava esse que ven de fabrica nos carros mas depois de estourar 3 deles desisti, como meu carro e rebaixado uso um pedaço de madeira para colocar a roda a ser trocada em cima pois senao nao consigo altura suficiente para encaixar o macaco embaixo do carro.Este sanfona nunca usei ate agora o jacarezinho ta segurando bem.
Flávio,

há quantos cms do chão fica o seu Monza?

O meu que não houve alteração está há 20 cms.

Se eu entendi bem, vc sobe com a roda sobre um calço para depois encaixar o jacarezinho?
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: MACACO JACAREZINHO VS MACACO SANFONA UNIVERSAL

Mensagem não lida por rafamts »

Realmente esse macaco jacarezinho levanta pouco o carro. Eu quando vou fazer uso dele às vezes alterno a posição. Coloco ali por baixo da caixa de ar ( ressalto onde encaixa o macaco que vem de fábrica), às vezes levanto pela longarina ou pelo pivô da balança e também levanto o carro pela própria balança.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: MACACO JACAREZINHO VS MACACO SANFONA UNIVERSAL

Mensagem não lida por waldir »

rafamts escreveu:Realmente esse macaco jacarezinho levanta pouco o carro. Eu quando vou fazer uso dele às vezes alterno a posição. Coloco ali por baixo da caixa de ar ( ressalto onde encaixa o macaco que vem de fábrica), às vezes levanto pela longarina ou pelo pivô da balança e também levanto o carro pela própria balança.

Rafael e Amigos,

eu sempre levantei pelos lugares onde se coloca o macaco joelho e o cavalete eu coloco uns 20 cm mais à frente na(curva) junção da caixa da roda com a parede corta fogo... faço isso dos dois lados, mesmo se vou trabalhar de um lado só... até para evitar que o carro fique torcido e para melhor segurança, pq também calço os pneus traseiros.
Todo cuidado é pouco para evitar acidentes, comigo que estarei enfiando perna, braço, corpo debaixo do carro e acidentes por falha/fadiga do macaco.

E se tenho que entrar por baixo eu o faço pela frente


Imagem
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
danilo-sn
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1281
Registrado em: 20 Mar 2009, 19:01
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: MACACO JACAREZINHO VS MACACO SANFONA UNIVERSAL

Mensagem não lida por danilo-sn »

eu tbm tenho um desse jacarezinho as uns 4 anos, ele quebra mo galho meu aki em casa mas pena q ergue pouco.

abs.
veja fotos do meu EX-MONZA atualizados>>>CLIQUE AQUI<<<
veja fotos da minha Titan>>>CLIQUE AQUI<<<
*VENDIDO*
CG TITAN 150ES cinza metalica 2º dono com 37.mil K original
Flavio-Aurelio
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 922
Registrado em: 05 Jun 2009, 18:30
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: MACACO JACAREZINHO VS MACACO SANFONA UNIVERSAL

Mensagem não lida por Flavio-Aurelio »

waldir escreveu:
Flavio-Aurelio escreveu:Ola amigo tenho um jacarezinho realmente ele ergue pouco, eu uasava esse que ven de fabrica nos carros mas depois de estourar 3 deles desisti, como meu carro e rebaixado uso um pedaço de madeira para colocar a roda a ser trocada em cima pois senao nao consigo altura suficiente para encaixar o macaco embaixo do carro.Este sanfona nunca usei ate agora o jacarezinho ta segurando bem.
Flávio,

há quantos cms do chão fica o seu Monza?

O meu que não houve alteração está há 20 cms.

Se eu entendi bem, vc sobe com a roda sobre um calço para depois encaixar o jacarezinho?
Isso ai Waldir se nao colocar ele sobre o calço o macaco nao entra embaixo dele, 12/13 cms do chao, pra mim esse macaco jacarezinho esta se saindo bem com os outros tenho mais dificuldade de levantar o carro, monzae muito pesado. :smt023
Monza shark classic SE em fase final de restauração; agora falta pouco!!
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: MACACO JACAREZINHO VS MACACO SANFONA UNIVERSAL

Mensagem não lida por waldir »

Amigos,

vejam a atualização desta matéria em: viewtopic.php?f=15&t=30822
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Responder