Podre padrão em muitos monzas caixote (ERRO De Fabricação)

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Podre padrão em muitos monzas caixote (ERRO De Fabricaçã

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Hartz86, que pena. O meu carro ta com um podre na parede corta-fogo, muito maior que o seu. O podre do seu monza, na frente do meu, parece um BB. Porém, estranhamente, no meu carro nunca entrou água (acho que a manta externa absorvia toda a água e não deixava passar pro interior), graças a isso o assoalho é zero km.

No seu caso, a sugestão que eu dou é comprar no FV uma parede corta-fogo em bom estado, procurando acha ( eu achei) e um assoalho + travessa BONS. Recortar o que tiver ruim no seu carro, recortar as partes necessárias das peças que vc comprou e fazer o enxerto. Pra fazer a parede corta-fogo vc vai ter que tirar o motor, ou pelo menos a cx. de Marchas, mas como o podre do seu carro é pequeno, não vai mexer na parte estrutural do carro. É só cortar, soldar e dar acabamento. Recomendo fortemente fazer na MIG, fazer isso no ACETILENO é dor de cabeça, pois a chapa da parede corta-fogo é dobrada, se vc soldar no acetileno, não vai ter acesso interno para tratar a chapa, dai a corrosão volta rápido. Já o piso, com atingiu a travessa, vai mexer na parte estrutural do carro. Nesse caso é necessário um profissional qualificado, sob pena de deixar o carro torto pro resto da vida. Antes de desmontar, cortar o carro, tem que ser tudo muito bem medido, pra na hora de montar, deixar o carro com as mesmas medidas de antes....O assoalho também recomendo fazer na MIG! Pois como é estrutural, a solda MIG tem resistência infinitamente superior à solda com acetileno.

No mais, boa sorte na empreitada!

Abs.
eduardo_saura escreveu:Acredito que a GM não mudou o projeto por se tratar de um problema que levaria anos para ocorrer, ou seja, a garantia do carro acabaria e assim sendo não teria mais nada a ver com isso. O dificil de entender é que uma simples adaptação de um dreno comprido resolveria o problema.

Nada, a GM não mudou o projeto, simplesmente pq não tá nem ai pro consumidor, como as outras montadoras. Pode apostar que na época que o monza era fabricado, já existia carro com esse problema, lógico que em menor escala, mas existia. Um exemplo claro disso, é o opala... ficou ~24 anos em linha e NUNCA corrigiram o problema estrutural que o carro tem de trincar as longarinas. Muita gente diz que na época, aparecia carro semi-novo nas concessionárias, com a longarina trincada, e nunca fizeram nada pra corrigir isso, tempo pra sanar esse defeito, foi o que não faltou. Isso só foi corrigido no Omega, onde a chapa é 3x mais espessa e ainda tem um reforço!!!!

Abs.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
eduardo_saura
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1264
Registrado em: 01 Set 2012, 13:42
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Podre padrão em muitos monzas caixote (ERRO De Fabricaçã

Mensagem não lida por eduardo_saura »

Não pensei que o problema de corrosão do Hartz fosse tão grande assim, que tivesse até parte estrutural!
Vai ter que achar um cara bom mesmo para fazer isso hein!
Mas isso é no 86 ou no 88?
Hartz 86
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 25
Registrado em: 17 Jan 2013, 22:48
Cidade: Parobé
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Podre padrão em muitos monzas caixote (ERRO De Fabricaçã

Mensagem não lida por Hartz 86 »

É gente, tava tão animado com meu novo brinquedo, revisei freios, mecânica, fluidos, sistema de arrefecimento (troca dos selos e
limpeza do radiador) elétrica (deixei o toca-fitas, o Tojo, várias luzes queimadas, tudo funcionando).
O filhote inclusive deu um trato no espelhamento dele, com politriz, abriu o brilho, e aí quando desmonto
o interior pra limpeza, me deparo com esse cenário.
Tava louco pra botar o 86 na estrada. :roll:
É impressionante, o carro não tem nada de ferrugem por fora, nem no restante do assoalho. É somente na parede corta-fogo
e o assoalho com a travessa no lado do motorista.
Mas não tem problema, já arrumei hoje uma travessa com todo o assoalho do lado esquerdo impecável, de um doador ano 90.
A parede corta-fogo será feita artesanalmente, com chapa nova.
E já contatei um profissional que conheço há anos, só trabalha com MIG e TIG, nem tem oxi-acetileno na oficina.
Ele praticamente não faz funilaria de desamassar, ele recorta a peça e coloca outra lisa, não importa onde é o problema.
No momento ele está fazendo dois Gols e um C3. Um dos Gols inclusive está irreconhecível, ele cortou todo o teto e parte da traseira.
O outro Gol e o C3, que também foram trocadas peças estruturais, já estão pintados e sendo montados. Ele trabalha bem.
Estou tranquilo quanto a isso. Vai pegar o meu 86 na quarta-feira que vem.
E quanto aos drenos, vou adaptar uma ideia que vi nesse tópico, da mangueira de 1 1/4". Tudo pra evitar dor de cabeça posterior.

É isso! 1 abç! :smt023
eduardo_saura
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1264
Registrado em: 01 Set 2012, 13:42
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Podre padrão em muitos monzas caixote (ERRO De Fabricaçã

Mensagem não lida por eduardo_saura »

Se possivel posta alguma foto dele durante esse transplante e depois de concluido.
Abc.
gabri_hawk
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 886
Registrado em: 11 Mar 2008, 22:52
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Podre padrão em muitos monzas caixote (ERRO De Fabricaçã

Mensagem não lida por gabri_hawk »

Hartz 86 , não se abale. Pare , pense, reflita. E principalmente: nada de pressa. Eu passei EXATAMENTE por isso. Assim que adquiri esse meu monza verde que estava em excepcional estado de conservação,eu estava todo feliz quando de repente percebi estalos ao esterçar o volante e bingo !! Lá estava o podre no suporte da caixa-de-direção :( . Me disseram que nunca ia ficar bom , balela. Ficou ótimo. Faça exatamente como foi citado pelo amigo acima , NADA DE ACETILENO. Use solda MIG . Com calma procure gente qualificada mesmo que seja longe espere o tempo que for necessário. E corre desses i.d.i.o.t.a.s . metidos a gato-mestre . Força aí que tudo vai dar certo ! :smt023
Imagem De pelado à completíssimo , tudo feito em casa. Tudo funcionando maravilhosamente bem !
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Podre padrão em muitos monzas caixote (ERRO De Fabricaçã

Mensagem não lida por rafamts »

Aproveitando o feriado de carnaval para mexer no monza.

Surpresa......

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Tenho bastante trabalho para a semana. Agradeço aos amigos monzeiros Diego Paiva e Rafaelo pelas orientações dadas quanto ao reparo da peça.
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Podre padrão em muitos monzas caixote (ERRO De Fabricaçã

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Esse podre do teu carro ainda ta um embrião, rsrssrsrs... O do meu já tava um adolescente! Depois que tiramos o podre, passava umas duas mãos abertas, kkkkkkkkkk. Tanto é que depois decidimos logo por tirar o TODO o corta-fogo, e colocar tudo novo.

Acho que mês que vem já posto fotos do meu carro com o corta-fogo novo. Ta ficando FINO! :mrgreen:
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Podre padrão em muitos monzas caixote (ERRO De Fabricaçã

Mensagem não lida por rafamts »

Diego, ainda bem que resolvi mexer nisso agora. Se esperasse por mais tempo, o resultado com certeza seria bem pior. Lembro que em 2010 eu já havia inspecionado essa área de maneira superficial. Havia passado um conversor de ferrugem e colocado massa plástica Iberê para tampar o local :smt021 . Nessa época eu ainda era bem ´´bobinho`` com esse negócio de carro :lol: Nos últimos anos, com ajuda dos amigos monzeiros, tô ficando mais esperto :smt023
Responder