Freio a disco atrás

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4219
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Olá turma.

Eu comentei aqui que meu monza com freio a disco nas 4 rodas freava exatamente igual ao meu atual, com tambor na traseira.

Como estão comentando sobre a ineficiencia do freio de mão do monza, digo também o seguinte, baseado em comparações entre meus dois monzas:

1- o freio de mão do que tinha freio a disco era MUITO bom. se tentasse sair com o carro freado, o bicho levantava a traseira e não saía mesmo.

2- o freio de mão do atual está uma m..., desde que comprei, há 1 ano e meio, mas é simples questão de regulagem. Sobre o eixo traseiro existe um parafuso que regula a folga dos cabos.

Uma fábrica como a GM com certeza não fabricaria mais de 870.000 unidades de um carro que não custava barato, se uma coisa boba como um sistema de freio de estacionamento não funcionasse cem-por-cento.

Abraços 8)
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Olá turma.

Eu comentei aqui que meu monza com freio a disco nas 4 rodas freava exatamente igual ao meu atual, com tambor na traseira.

Como estão comentando sobre a ineficiencia do freio de mão do monza, digo também o seguinte, baseado em comparações entre meus dois monzas:

1- o freio de mão do que tinha freio a disco era MUITO bom. se tentasse sair com o carro freado, o bicho levantava a traseira e não saía mesmo.

2- o freio de mão do atual está uma m..., desde que comprei, há 1 ano e meio, mas é simples questão de regulagem. Sobre o eixo traseiro existe um parafuso que regula a folga dos cabos.

Uma fábrica como a GM com certeza não fabricaria mais de 870.000 unidades de um carro que não custava barato, se uma coisa boba como um sistema de freio de estacionamento não funcionasse cem-por-cento.

Abraços 8)
Como td tem sua exceção, o seu monza deveria ser uma. Meu vizinho teve 3 monzas com disco na traseira um club azul, um classic 93 vinho, um GLS 95 azul... ele sempre se queixou do freio de mão, trocou disco, pastilha, pinça...td mesmo e nada, não segurava bem. Hj ele ta com um monza classic preto 92 com freio a tambor mesmo.
Muitos donos de kadett GSI reclamam do freio não ser lá essas coisas...só entrar no forum dos kadetteiros.com. Isso ocorre pq quando o freio de mão é acionado, funciona apenas um lado da pinça....em cada pinça existe duas pastilhas, sendo que quando freio de mão é acionado, apenas um lado da pinça funciona, ou seja, apenas uma pastilha segura o carro...uma pastilha em cada roda traseira.

O freio a disco traseiro, tem a mesma frenagem do freio a tambor...mas quando se exige mais do freio....o freio a disco é melhor...pois tem maior resistência à fadiga térmica... se não houvesse diferença, não haveria necessidade desses carros esportivos, mais potentes, terem disco na traseira.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4219
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Oi Diego.
Sem querer polemizar, apenas alimentando o debate:

1- Acho dificil que num produto fabricado em série, como um automóvel, possa haver unidades com freio de mão bom e outras com freio de mão ruim, e não seja somente questão de regulagem.

2- Qdo eu disse que não noto diferença entre a capacidade de frenagem do meu antigo monza 94/95 e meu atual 94, claro que me referi ao uso normal que faço do carro, isto é, frenagem total só em caso de emergência. Em se tratando de direção esportiva, a diferença entre os dois tipos de freio (disco e tambor) deve ser considerável.

3- Qto a maior resistência ao 'fading', concordo com vc, e digo ainda mais: o freio a tambor tem uma deficiência grave no que tange a água. Quem já teve carros com freio a tambor nas 4 rodas sabe o que é sair de um posto de gasolina, após lavagem geral no carro, ou mesmo depois de uma 'navegação' numa poça d'água de meio palmo. O freio simplesmente não existe até que se consiga secar o conjunto, mantendo o pé no pedal até que o calor faça o serviço.

Qto ao freio de mão funcionar somente com uma das pastilhas, não tenho certeza, mas acho que no caso do freio a tambor de alguns carros também só funciona uma das duas sapatas. No Monza confesso que não sei :?

VC tem certeza de que é isso mesmo que acontece? no acionamento hidráulico somente a pastilha de um lado é acionada também, não é assim? A outra é trazida para junto do disco mecânicamente; ou não? Não estou muito por dentro, pois o máximo que fiz nos meus Monzas foi trocar pastilhas. Esses carros não dão problemas :)
No Chevette sei que cada pastilha tem seu próprio acionamento hidráulico.

Como manter um carro parado não exige tanto esforço como fazer ele parar em pouco espaço qdo está em alta velocidade, acredito também que a GM considerou o sistema adequado ao Monza.
Pastilhas vidradas ou disco muito liso podem ser a causa do problema nos carros que foram citados.

Volto a dizer: isto tudo que eu escrevi aí em cima nao tem por finalidade mostrar conhecimento ou menosprezar o conhecimento de ninguém, apenas alimentar uma discussão sadia, após a qual com certeza todos nós aqui saberemos um pouco mais sobre nossos monzões :D

Abraços 8)
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Isso mesmo Luiz, estamos aqui pra aprender....ngm sabe de td, a vida é um eterno aprendizado....
O freio de mão do monza com disco na traseira, não funciona com o sistema hidraulico, tem um ganxinho na pinça, no qual o cabo do freio de mão é conectado....o monza e o kadett, são os unicos carros nacionais que possuem freio de mão na propria pinça. Já no freio do pedal, cada pasatilha tem o seu acionamento hidraulico...num sei se vc ta me entendendo bem.
O freio de mão a tambor do monza, usa so uma sapata mesmo. Já o freio à disco do vectra A, possui um mini-tambor exclusivo para o freio de mão...usa duas lonas pra freiar..esse segura que é uma beleza, segura que trava o carro no chão!
Abração.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
ACLAYTONROSA
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 17 Dez 2006, 11:40
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por ACLAYTONROSA »

AI DEI SORTE O MEU JA VEIO COM FREIO A DISCO NAS QUATRO, E OLHA QUE NUNCA TIVE MONZA COMPREI ELE MAIS PELA CONSERVAÇAO NEM REPAREI OS FREIOS TRAZEIROS, MEU MECANICO QUE ME MOSTROU.... KKKKK....FUI..
ANDERSON - BHTE - MG - TUBARÃO MINEIRO.
MONZA GLS 1994, AZUL GRUNDI, MOTOR 2.0 EFI A GASOLINA.
SOM MP3, TAPETE DE ALUMÍNIO, 2 ALARMES, ORIGINAL DE FABRICA E POSITRON.
paulinho_street13

Mensagem não lida por paulinho_street13 »

MUITO APROVEITOSO ESSE TÓPICO PRA MIM..POIS VOU TER QUE REFAZER O FREIO DO MEU .E A IDEIA DE DISCO NAS QUATRO RODAS AGRADA MUITO.

E COMO SOU PRESTATIVO VOU TROCAR .. FEXIVEIS. OLEO,PASTILHASDISCOS,TAMBOR E AS SAPATAS TRASEIRAS..VENDO O TÓPICO JA ESTOU REVENDO ISSO TUDO...


AGRADEÇO A LUZ..RS.
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Sem falar que é chique um carro com freio a disco nas 4 rodas :D
Ontem fui com nosso amigo Fastback ao ferro velho, comprar os discos traseiros....pontas de eixo, com rolamentos, discos, pastilhas(talvez precise de umas novas), pinças..td completinho ... saiu por 100 conto! ficaram faltando duas molinhas são elas que fazem o cabo do freio de mão voltar....cada uma custa 6 reais, baratinho....em breve o monza do Fast, estará com freio a disco nas 4 rodas :D
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
paulinho_street13

Mensagem não lida por paulinho_street13 »

MEUS OLHOS ATÉ BRILHAM COM A IDEIA DO FREIO A DISCO ATRAS. :smt038
O MELHOR..BARATINHO OS QUE VC CONSEGUIL...

SÓ ME PERCO NESSAS DE TROCAR A PONTA DE EIXO.. :shock: ?
OS FEXIVEIS SÃO DO VECTRA TMB NEH?


TUDO CASA CERTINHO MESMO?

TO CORRENDO ATRAZ D INFORMAÇÕES SOBRE A ADAPTAÇÃO X CUSTO BENEFICIO.

ME ACONSELHA ALGO?
Responder