Quando liga o AR Rele faz barulho

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Ricardo Corione
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Re: Quando liga o AR Rele faz barulho

Mensagem não lida por Ricardo Corione »

Carlos muito obrigado pela ajuda. Verifiquei agora pela manhã e está marcado sobre a carcaça do ventilador interno o gás é o r-134a, o mais moderno.
Vou verificar a pressão do gás, apesar de estar cismado com a chave , pois o liga e desliga da muito rápido as vezes, como se estivesse com algum mau contato.
É aconselhável colocar algum relé pós chave de comando do ar para aumentar sua durabilidade ou isso não é necessário?
Monza GLS 1995/1996
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Carlos A. Freire
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Re: Quando liga o AR Rele faz barulho

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Ricardo Corione escreveu: 18 Mar 2018, 12:18 Carlos muito obrigado pela ajuda. Verifiquei agora pela manhã e está marcado sobre a carcaça do ventilador interno o gás é o r-134a, o mais moderno.
Vou verificar a pressão do gás, apesar de estar cismado com a chave , pois o liga e desliga da muito rápido as vezes, como se estivesse com algum mau contato.
É aconselhável colocar algum relé pós chave de comando do ar para aumentar sua durabilidade ou isso não é necessário?
Ricardo, o sintoma é de pouco gás. Mande verificar a pressão de alta e de baixa do sistema de A/C.

Alguns aqui no fórum colocaram o relê na chave do A/C para prolongar a vida útil. Vai de cada um.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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Eder93
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Re: Quando liga o AR Rele faz barulho

Mensagem não lida por Eder93 »

Olá pessoal. Passei um tempo longe porque tive que parar o meu Monza para diversos reparos.

O motor teve que ser retificado pois uma biela estava batendo. Aí foi trocado tudo que tem direito, tudo novo, 4 pistões zeros, bielas, tuchos, comando de válvulas, bomba d'água e todo o resto que quem já passou por isso sabe. Precisei fazer o reparo complero da caixa de direção (inclusive troca das mangueiras) pois estava vazando óleo por tudo que era lado, depois de tudo pronto o compressor do ar travou e também tive que comprar outro novinho. Enfim, gastei uma baita nota neste carro do ano passado pra cá.

E agora voltei à saga do ar condicionado.

Antes de desmontar tudo lá na frente (motor) ele apresentava alguns defeitos de queima do fusível do compressor de 30A que era sintoma de algum curto circuito e a ventoinha ficava ligada direto, mesmo com o ar condicionado desligado. Depois de algumas dicas aqui recebidas, demontei a chave do comando do ar no painel e com a ajuda do tópico daqui do fórum e restaurei a mesma, fiz todos os testes e ficou perfeita.
Agora depois que montei o motor levei em uma oficina de ar condicionado e fiz diversos procedimentos para religá-lo. Troquei o filtro acumulador, troquei a válvula caneta de expansão, rerirei o evaporador (núcleo) do painel para limpeza, passei o gas de limpeza por todo o sistema, troquei os orings, fiz o vácuo e coloquei o gás ( quando o comprei, esse carro já rodava com o gás R134a, apesar do sitema ser R12, mas mesmo assim fiz a limpeza pois ele não gelava bem).

Logo que comecei a rodar o compressor original travou :( . Os mecânicos da minha cidade dizem que não fica bom fazendo a retífica, daí comprei um compressor novo.
Depois de pensar que tinha feito tudo pra ficar bom, percebi que os relés do lado esquerdo da caixa de fusiveis estão estalando rapidamente ( como se estivessem vibrando) fazem um barulho difícil de descrever aqui, mas é tipo um trii trii trrii, e esquentam bastante quando ligo o ar condicionado. O curioso ê que todos do lado esquerdo esquentam ( A, B, C e D de cima pra baixo repectivamente). Já troquei o do ventilador interno o B, pois equentou tanto que quebrou. E testei os outros trocando por novos e continua a mesma coisa.

O fusível não queima mais. Mas os relés esquentam tanto que não consigo sequer tocar de tão quente que ficam. Tô evitando ligar o ar por conta disso. O defeito permanece quando ligo só o ventilador também, sem o frio do compressor.

Não sei mais o que fazer. Peço ajuda a vocês, pois não acho alguém que saiba consertar. E aqui onde moro o calor é insuportável.
Monza, muito mais que um carro! :ok:
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Quando liga o AR Rele faz barulho

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Eder

Como em toda pesquisa de pane, você tem que isolar a possível causa.
Na caixa de fusíveis do Monza 93 existem 7 ou 8 reles. No seu caso, motor à etanol, são 8.
Caixaderelesefusiveismonza.jpg
Como você pode ver, todos os da esquerda tem relação com ar condicionado, ventilação e ventilação do radiador do motor.
Faça o seguinte:

1- Remova todos os relés do lado esquerdo, com exceção do primeiro (velocidade baixa do eletroventilador do radiador).
Acione o motor e veja se esse relé faz aquilo que você descreveu. Caso não aconteça nada de especial, parta para o passo 2.

2- instale o relé lá de baixo, o geral do ar condicionado. Se você instalar o segundo ou o terceiro com esse fora, nada acontecerá, pois eles dependem do relé geral do ar condicionado, que é o último lá em baixo do compressor.

3-instale o terceiro relé, que comanda o compressor. Ligue o ar condicionado e observe alguma anomalia.

4- instale o relé 2, o da 4ª velocidade do ventilador interno. Ele tem esse nome porque só atua na quarta velocidade. Nas outras velocidades ele não é energizado. Acione o ventilador interno nas 4 velocidades, principalmente na quarta, e observe algum sintoma anormal. Caso nada de anormal aconteça, parta para o passo 3.

Provavelmente você vai descobrir que um desses relés é que está ciclando e aquecendo. Acho muito difícil serem os 4 relés, já que eles atuam em componentes diferentes.

Depois de descobrir o relé problemático, volte aqui e conte pra gente, assim alguém poderá sugerir algo.

Nota: algum dos passos que eu sugeri pode não funcionar, pois o sistema elétrico é cheio de particularidades que nem sempre conhecemos. Um componente pode depender de outro para funcionar. É uma tentativa de isolar o problema, mas pode não dar certo.

Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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Eder93
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Re: Quando liga o AR Rele faz barulho

Mensagem não lida por Eder93 »

Vou fazer esses testes Luiz e volto aqui.
Muitíssimo brigado.
Monza, muito mais que um carro! :ok:
Eder93
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Re: Quando liga o AR Rele faz barulho

Mensagem não lida por Eder93 »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 14 Out 2019, 09:22 Eder

Como em toda pesquisa de pane, você tem que isolar a possível causa.
Na caixa de fusíveis do Monza 93 existem 7 ou 8 reles. No seu caso, motor à etanol, são 8.
Caixaderelesefusiveismonza.jpg

Como você pode ver, todos os da esquerda tem relação com ar condicionado, ventilação e ventilação do radiador do motor.
Faça o seguinte:

1- Remova todos os relés do lado esquerdo, com exceção do primeiro (velocidade baixa do eletroventilador do radiador).
Acione o motor e veja se esse relé faz aquilo que você descreveu. Caso não aconteça nada de especial, parta para o passo 2.

2- instale o relé lá de baixo, o geral do ar condicionado. Se você instalar o segundo ou o terceiro com esse fora, nada acontecerá, pois eles dependem do relé geral do ar condicionado, que é o último lá em baixo do compressor.

3-instale o terceiro relé, que comanda o compressor. Ligue o ar condicionado e observe alguma anomalia.

4- instale o relé 2, o da 4ª velocidade do ventilador interno. Ele tem esse nome porque só atua na quarta velocidade. Nas outras velocidades ele não é energizado. Acione o ventilador interno nas 4 velocidades, principalmente na quarta, e observe algum sintoma anormal. Caso nada de anormal aconteça, parta para o passo 3.

Provavelmente você vai descobrir que um desses relés é que está ciclando e aquecendo. Acho muito difícil serem os 4 relés, já que eles atuam em componentes diferentes.

Depois de descobrir o relé problemático, volte aqui e conte pra gente, assim alguém poderá sugerir algo.

Nota: algum dos passos que eu sugeri pode não funcionar, pois o sistema elétrico é cheio de particularidades que nem sempre conhecemos. Um componente pode depender de outro para funcionar. É uma tentativa de isolar o problema, mas pode não dar certo.

Abs

Caro Luz Carlos.

Fiz os testes que você orientou.

Removi os três últimos relés do lado esquerdo e fui rodar com o carro somente com o relé da 1ª velocidade do ventilador do radiador (o A da figura). Realmente nada ocorreu, pois o último é o comando geral. Recoloquei o último (o principal) , e rodei sem os dois do meio o da 4ª velocidade (B) e o da embreagem do compressor (C), e vi que é ele, o relé D o principal, que está aquecendo e fazendo barulho. Daí recoloquei todos e os outros passam a aquecer também. Não é por estarem próximos não, eles aquecem mesmo. Retirei somente o da 4ª velocidade do ventilador pra testar, só que o ventilador não funciona nenhuma das velocidades, mas o compressor arma. Daí recoloquei todos e retirei só o último, nada acontece, não esquentam, pois precisam de corrente que como você falou, vem do principal (D).
Percebi também que quando acelero o carro é que ele estala bastante. Teria alguma ligação com o sensor de borboleta?

Lembrei de outro fato curioso. Eu sempre acompanho quase todos os serviços que são feitos no carro, e vi que no dia da troca do compressor havia um componente eletrônico, tipo um diodo ou resistor (não deu pra ver direito) bem no plug do chicote de conexão do compressor (ficava na parte da instalação do próprio carro), e na hora da troca ele quebrou de tão velho que se encontrava. Não sei pra que servia, nem o "mexânico" que continuou a instalação sem ele. Alguém sabe dizer pra que serve esse componente e se isso pode ser a causa?
Monza, muito mais que um carro! :ok:
Eder93
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Re: Quando liga o AR Rele faz barulho

Mensagem não lida por Eder93 »

Pesquisei muito na internet pra ver se descubro pra que servia aquele diodo no conector do compressor e se pertencia ao sistema original, mas ainda nada.
Ah, peço desculpas caro Luiz, pois ao digitar seu nome terminei engolindo a letra 'i'.
Monza, muito mais que um carro! :ok:
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