SENSOR DE TEMPERATURA DO PAINEL

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Fhabyo Dias Neves
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 737
Registrado em: 05 Ago 2010, 23:00
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: SENSOR DE TEMPERATURA DO PAINEL

Mensagem não lida por Fhabyo Dias Neves »

LEo mandou bem na medição, mas vc não pode colocar aponta do sensor na saida do ar pois ele esfria e marca além, deixe a ponta do sensor mais para trás, ai terá um valor mais exato..
Painel Digital, freio a disco na quatro, MPFI VectraA com Pandoo...
Suspensão regularizada.
Um sonho sobre Rodas......


Imagem
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: SENSOR DE TEMPERATURA DO PAINEL

Mensagem não lida por vrsilva »

Esse multimetro mede a temperatura através de um termopar tipo J, eu sei disso porque eu trabalho com equipamentos para tratamento térmico, e tenho medidores de temperatura com precisão de 2°C utilzando termopar tipo S.

E para aferir o painel é só pegar o valor que seria equivalente ao meio da escala conforme os desenhos postados pelo waldir e "injetar" esse valor de tensão com alguma fonte de tensão variavel... no meu caso monza modelo EFI terei que injetar 4,35V e o ponteiro tem q ir no meio da escala... para fazer um gerador de tensão, basta comprar uma fonte 12V e colocar um potenciometro de 1k, e ir ajustano medindo com o multimetro até ter a leitura da tensão desejada e colocar no painel. pode puxar também um fio da bateria e colocar o potenciometro ali e regular ele pra ter na saida a tensão desejada e ligar no fio do painel que é o verde conectado no cebolão... lembrar de desconectar ele...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: SENSOR DE TEMPERATURA DO PAINEL

Mensagem não lida por vrsilva »

Waldir só uma pergunta eu fiquei em duvida, o cebolão ele tem o negativo na carcaça dele com contato com o motor e no meio é o retorno que vai para o painel, no caso o painel recebe o sinal de 12v direto da bateria?
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: SENSOR DE TEMPERATURA DO PAINEL

Mensagem não lida por waldir »

vrsilva escreveu:Waldir só uma pergunta eu fiquei em duvida, o cebolão ele tem o negativo na carcaça dele com contato com o motor e no meio é o retorno que vai para o painel, no caso o painel recebe o sinal de 12v direto da bateria?
Vrsilva,

conhece-se como cebolão o interruptor termico dos Monzas carburados.

O sensor de temperatura que aciona o painel é o que você mencionou. Negativo na carcaça e no meio sai um diferencial em voltagem que aciona o mostrador do painel e através do relé ...685 comuta a luz de alta temperatura à +/- 108°C e nos veículos à alcool comuta o aquecedor da mistura no Coletor de admissão através do UCE D12

O sensor de temperatura no cavalete da VT (injetados) fornece dados de temperatura para a UCE acionar a injeção de gasolina da partida a frio/etanol e dados para correção da mistura ee acionamento da ventoinha aos 100°C + tolerância.

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: SENSOR DE TEMPERATURA DO PAINEL

Mensagem não lida por rafamts »

Waldir, se puder postar novamente o diagrama com os valores de tensão do sensor ficaria agradecido. As fotos não tem como serem visualizadas.

Abraço
Rafael
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: SENSOR DE TEMPERATURA DO PAINEL

Mensagem não lida por waldir »

Rafael, como vai?

Deu sorte, consegui recuperar o arquivo no Tinipic que a exemplo do Photobucket que é dono do Tinipic está avisando que vai desligar as armazenagens gratuitas... e para complicar o meu HD de 500GB onde está armazenado as imagens também pifou a placa. Estou encomendando uma placa usada no ML para fazer uma tentativa e gravar num DVD é o Backup do Backup e depois atualizar os arquivos que foram canceladas as imagens.

Sem mais delongas rsrs:
Escala do multímetro em 20VDC, ponteira preta na massa (-) e a ponteira positiva no terminal fio verde que está encaixado no sensor.

Imagem
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: SENSOR DE TEMPERATURA DO PAINEL

Mensagem não lida por rafamts »

waldir escreveu: 23 Jul 2019, 12:24 Rafael, como vai?

Deu sorte, consegui recuperar o arquivo no Tinipic que a exemplo do Photobucket que é dono do Tinipic está avisando que vai desligar as armazenagens gratuitas... e para complicar o meu HD de 500GB onde está armazenado as imagens também pifou a placa. Estou encomendando uma placa usada no ML para fazer uma tentativa e gravar num DVD é o Backup do Backup e depois atualizar os arquivos que foram canceladas as imagens.

Sem mais delongas rsrs:
Escala do multímetro em 20VDC, ponteira preta na massa (-) e a ponteira positiva no terminal fio verde que está encaixado no sensor.

Imagem
Muito obrigado, Waldir! Será de grande valia para mim e demais amigos monzeiros! Forte abraço, amigo!
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4218
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: SENSOR DE TEMPERATURA DO PAINEL

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Copiei a imagem do Waldir só para mostrar os pontos no mostrador onde meus Monzas (o atual e o anterior) 94 e 95 acionam e interrompem o eletroventilador do radiador do motor:
ACIONAMENTO DO ELETROVENTILADOR.jpg
Não considerei as voltagens, só a posição do ponteiro.

Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder