troca da junta do cabeçote
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troca da junta do cabeçote
bom pessoal , depois de muitas pessoas pedirem , hoje deu certo e tive tempo e coragem pra fazer esse tutorial de como trocar a junta de cabeçote do monzao..
nao sou expert do assunto , mas tenho tentado fazer o melhor possivel e contribuir com o nosso forum , quem participar de outros foruns de carros e quiser mandar esse tutorial , fiquem a vontade , da minha parte esta autorizado!!!
bem vamos la!!!
vamos precisar de junta de cabeçote , preferencia da marca SABÓ , e junta da tampa de valvulas , cola pra fechar motor , comprei da marca loctite , mas isso vai de cada um , e cola juntas , oleo , filtro de oleo , aditivo de radiador e mais o que precisar pra fazer a troca , isso foi o que eu usei!!kkk
antes de tudo , esgote o oleo do motor e retire o filtro de oleo..
desconecte as mangueiras de arrefecimento para poder sair a agua do motor ....
retire o filtro de ar do carburador , cabos de velas , distribuidor , bomba de combustivel , solte a correia do alternador e os fios da bateria , deixando um espaço livre pra poder trabalhar , mas preste muita atençao pra nao ter erros na hora de montar e nao esquecer nada..
depois de tirar a correia do alternador , vamos soltar a correia dentada
solte esses 4 parafusos alien para soltar a polia , solte tambem a correia da direçao hidraulica!!
retire o alternador , coisa simples tambem de fazer
depois retirar a capa da correia dentada , no meu caso sao 3 parafusos nº10
depois da capa , chegamos da correia dentada
pra quem nao vai trocar bomba d´agua como eu fiz , é so soltar esse parafuso da polia da correia dentada e bater na polia que ela sai.
solte a tubagem do escapamento
depois retirem a tampa de valvulas e o coletor de admissao
retire os parafusos do cabeçote
retire a gaiola de valvulas , bata com cuidado pra ela se soltar..
depois de tudo livre so arrancar o cabeçote , retirar os tuchos balancins e escoras , se nao forem trocar os tuchos e balancins , marque onde cada um estava e o recoloque no mesmo lugar!!
essa é a peça que vai pra retifica
aproveite e troque os selos do bloco , bate com uma chave de fenda no canto do selo ate ele entortar como esta na foto , depois puxe com um alicate , na de colocar um novo bata de leve com auxilio de uma tabua , cuidado pra nao danificar o bloco do motor com batidas elevadas..
limpe bem a base do bloco com um pano e uma lixadinha bem de leve com uma lixa bem fininha
peças retiradas , que bagunça kkkkkkk
como eu tinha mandado o cabeçote pra retifica aproveitei pinatr algumas peças com tinta pra alta temperatura
meu 4 X 1 kkk
pintadas
pra quem nunca viu ou nao sabe como se faz retifica em cabeçote , resolvi tirar umas fotos do trabalho...
o cabeçote é plainado ou seja , rebaixado...
cabeçote retificado e pintado!!
começando a montagem
monte todo sistema de mangueiras que fica embaixo do coletor de admissao.
colcocar a junta na base do motor
coloque o cabeçote com cuidado pra nao entortar a junta
recoloque os tuchos , balancins e escoras no cabeçote
faço um cordao com a cola de fechamento de motor , para poder colocar a gaiola de valvulas ..
faço o aperto dos parafusos com um torquimetro e apertos em graus tambem ..
veja como apertar aki
viewtopic.php?f=3&t=15607&hilit=+aperto+torquimetro
esse daki tambem
viewtopic.php?f=49&t=13572&p=152254&hil ... ro#p152254
aperte conforme indicaçao dos topicos acima
coloque a tampa de valvulas , colocando a junta , eu particulamente prefiro colocar essa juta com cola , mas nao é necessario , isso é gosto ...
esses sao aneis que vem junto com as juntas da SABÓ , facilita muito o trabalho , torque na medida certa kkk
depois de dado o torque nos parafusos do cabeçote é so montar como antes , prestando muita atençao..
depois de montar as partes de cima , é hora de colocar o motor em sincronia antes de terminar a montagem
na parte de baixo é so colocar uma marca em direçao da outra
sincronizando a parte de cima
segue as marcas
pra facilitar antes de apertar o parfuso da polia do comando coloque a correia dentada no lugar e encaixe a polia sem deixar sair das marcas de baixo e nem de cima , depois so apertar o parafuso e terminar de montar as outras partes que faltam , .
nao esquecer de colocar o oleo , o filtro de oleo , religar as mangueiras de arrefecimento ,mangueiras de combustivel , esticar correia do alternador , colocar o distribuidor no ponto que estava , colocar agua no radiador com aditivo , recolocar cabos de velas , ligar cada conector em seu lugar , colocar a capa da correia dentada , regular a polia da DH , coletor de escape , bomba de combustivel , e bateria no final , verifique senao tem nada faltando , se estao todas apertadas as mangueiras etc.....
é isso ae , o objetivo foi passado , trocar a junta de cabeçote , esse nao é o primeiro topico desse tipo , pois existe o do david crozeta tambem..
esse daki
viewtopic.php?f=49&t=12850&hilit=trocando+a+junta
abraçao a todos e o proximo topico vai ser um video como regular um carburador 2E..
aguardem...kkkkk
michael firmino
nao sou expert do assunto , mas tenho tentado fazer o melhor possivel e contribuir com o nosso forum , quem participar de outros foruns de carros e quiser mandar esse tutorial , fiquem a vontade , da minha parte esta autorizado!!!
bem vamos la!!!
vamos precisar de junta de cabeçote , preferencia da marca SABÓ , e junta da tampa de valvulas , cola pra fechar motor , comprei da marca loctite , mas isso vai de cada um , e cola juntas , oleo , filtro de oleo , aditivo de radiador e mais o que precisar pra fazer a troca , isso foi o que eu usei!!kkk
antes de tudo , esgote o oleo do motor e retire o filtro de oleo..
desconecte as mangueiras de arrefecimento para poder sair a agua do motor ....
retire o filtro de ar do carburador , cabos de velas , distribuidor , bomba de combustivel , solte a correia do alternador e os fios da bateria , deixando um espaço livre pra poder trabalhar , mas preste muita atençao pra nao ter erros na hora de montar e nao esquecer nada..
depois de tirar a correia do alternador , vamos soltar a correia dentada
solte esses 4 parafusos alien para soltar a polia , solte tambem a correia da direçao hidraulica!!
retire o alternador , coisa simples tambem de fazer
depois retirar a capa da correia dentada , no meu caso sao 3 parafusos nº10
depois da capa , chegamos da correia dentada
pra quem nao vai trocar bomba d´agua como eu fiz , é so soltar esse parafuso da polia da correia dentada e bater na polia que ela sai.
solte a tubagem do escapamento
depois retirem a tampa de valvulas e o coletor de admissao
retire os parafusos do cabeçote
retire a gaiola de valvulas , bata com cuidado pra ela se soltar..
depois de tudo livre so arrancar o cabeçote , retirar os tuchos balancins e escoras , se nao forem trocar os tuchos e balancins , marque onde cada um estava e o recoloque no mesmo lugar!!
essa é a peça que vai pra retifica
aproveite e troque os selos do bloco , bate com uma chave de fenda no canto do selo ate ele entortar como esta na foto , depois puxe com um alicate , na de colocar um novo bata de leve com auxilio de uma tabua , cuidado pra nao danificar o bloco do motor com batidas elevadas..
limpe bem a base do bloco com um pano e uma lixadinha bem de leve com uma lixa bem fininha
peças retiradas , que bagunça kkkkkkk
como eu tinha mandado o cabeçote pra retifica aproveitei pinatr algumas peças com tinta pra alta temperatura
meu 4 X 1 kkk
pintadas
pra quem nunca viu ou nao sabe como se faz retifica em cabeçote , resolvi tirar umas fotos do trabalho...
o cabeçote é plainado ou seja , rebaixado...
cabeçote retificado e pintado!!
começando a montagem
monte todo sistema de mangueiras que fica embaixo do coletor de admissao.
colcocar a junta na base do motor
coloque o cabeçote com cuidado pra nao entortar a junta
recoloque os tuchos , balancins e escoras no cabeçote
faço um cordao com a cola de fechamento de motor , para poder colocar a gaiola de valvulas ..
faço o aperto dos parafusos com um torquimetro e apertos em graus tambem ..
veja como apertar aki
viewtopic.php?f=3&t=15607&hilit=+aperto+torquimetro
esse daki tambem
viewtopic.php?f=49&t=13572&p=152254&hil ... ro#p152254
aperte conforme indicaçao dos topicos acima
coloque a tampa de valvulas , colocando a junta , eu particulamente prefiro colocar essa juta com cola , mas nao é necessario , isso é gosto ...
esses sao aneis que vem junto com as juntas da SABÓ , facilita muito o trabalho , torque na medida certa kkk
depois de dado o torque nos parafusos do cabeçote é so montar como antes , prestando muita atençao..
depois de montar as partes de cima , é hora de colocar o motor em sincronia antes de terminar a montagem
na parte de baixo é so colocar uma marca em direçao da outra
sincronizando a parte de cima
segue as marcas
pra facilitar antes de apertar o parfuso da polia do comando coloque a correia dentada no lugar e encaixe a polia sem deixar sair das marcas de baixo e nem de cima , depois so apertar o parafuso e terminar de montar as outras partes que faltam , .
nao esquecer de colocar o oleo , o filtro de oleo , religar as mangueiras de arrefecimento ,mangueiras de combustivel , esticar correia do alternador , colocar o distribuidor no ponto que estava , colocar agua no radiador com aditivo , recolocar cabos de velas , ligar cada conector em seu lugar , colocar a capa da correia dentada , regular a polia da DH , coletor de escape , bomba de combustivel , e bateria no final , verifique senao tem nada faltando , se estao todas apertadas as mangueiras etc.....
é isso ae , o objetivo foi passado , trocar a junta de cabeçote , esse nao é o primeiro topico desse tipo , pois existe o do david crozeta tambem..
esse daki
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abraçao a todos e o proximo topico vai ser um video como regular um carburador 2E..
aguardem...kkkkk
michael firmino
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Re: troca da junta do cabeçote
muito bom o tuto eu pensava que era mais facil de trocar
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- Ano: 1995
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: troca da junta do cabeçote
pense num bicho desenrolado
mes que vem é o meu que vai fazer esse serviço
muito bom parabéns.
abs.
mes que vem é o meu que vai fazer esse serviço
muito bom parabéns.
abs.
"Me perguntaram: Pq não compra um carro mais novo?
Respondi: 96 foi o último ano do Monza, não tem mais novo "
Fotos Do "Possante" : http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=5&t=8409
Respondi: 96 foi o último ano do Monza, não tem mais novo "
Fotos Do "Possante" : http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=5&t=8409
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Re: troca da junta do cabeçote
Parabéns... muito bom.... é sempre bom esses topicos, quando precisarmos em uma manutenção.. já temos idéia....
Monza SL/E II Preto 89/89 - Gasolina
viewtopic.php?t=17918
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=18468
viewtopic.php?t=17918
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=18468
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- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 36
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Re: troca da junta do cabeçote
Parabéns irmão , otimo topico!!!tudo explicadinho !!um abraço a todos!!!! :smt023 :smt023 :smt023
monza sle 89 ,completo ,cinza ninbus, gasolina e gnv( rio de janeiro)FOTOS:http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 61&start=0
Agora com GL 2.0 gas/gnv (em breve fotos)
Agora com GL 2.0 gas/gnv (em breve fotos)
- rafamts
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 1537
- Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
- Cidade: São Gonçalo
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GL
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: troca da junta do cabeçote
É isso aí, muito bom o tópico. Nos monzas sem direção hidráulica fica mais fácil pois não mexe em correia de direção... No monza 86 básico que tive com certeza seria mais fácil que no meu tubarão 94 completo! Esse fórum está formando profissionais de mecânica!!
Editado pela última vez por rafamts em 17 Mai 2011, 14:50, em um total de 1 vez.
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- MODERADOR
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- Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
- Cidade: Fortaleza
- Estado: Ceará-CE
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: troca da junta do cabeçote
Mais uma do mestre MONZAMON... Show de bola, parabéns!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
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Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
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Re: troca da junta do cabeçote
Muito bom mesmo, me esclareceu por definitivo que o meu tá precisando de uma dessas. Valeu e parabéns. :smt023