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Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Enviado: 09 Set 2019, 17:33
por thiagotpf
Boa tarde turma,
Preciso de ajuda
Minha chave parou de funcionar, não liga o compressor e não faz o direcionamento do ar, tá saindo em todos os lugares....
Tentei desmontar agora mas não consegui nem desmontar o painel, não achei nenhum ilustrativo de onde estão os parafusos para remoção, os tópicos são antigos e as fotos não aparecem mais....
Estou vendendo o carro, 3 mecânicos de ar de minha confiança não sabem tirar também, estou desesperado.
Alguém pode me ajudar indicando como retiro as partes do painel para eu fazer a manutenção na chave ou indicando quem faça o serviço completo aqui no Rio de Janeiro?
Tirei fotos do meu painel e como não sei subi-las aqui no forum, coloquei nesse link
https://photos.app.goo.gl/UsFKg8oE9jC6yLv68

Não consegui nem soltar o console do freio de mão/marcha

Obrigado antecipadamente a todos os amigos

Thiago

Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Enviado: 09 Set 2019, 18:16
por Diplo90
Olá Thiago... Calma, antes de tudo. Você está no caminho certo. Mas pra retirar esse painel frontal você tem que retirar o console. Tem dois parafusos laterais que removem a armação... Esses são fáceis. Mas voce tem que retirar o controle do vidro elétrico que tem mais 4 parafusos embaixo do painel dos botões, remova esses parafusos. Há um parafuso próximo da alavanca de freio de mão e um dentro do console. Tem que ir com calma. E depois retirar os parafusos que ficam embaixo no painel que são escondidos pelo console aí sai. Também apanhei muito pela falta de material, mas com calma dá pra chegar lá sem quebrar nada.Aproveite pra tocar as lampadas. Espero ter ajudado um pouco, não me lembro ao todo.

Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Enviado: 09 Set 2019, 20:52
por thiagotpf
Diplo90 escreveu: 09 Set 2019, 18:16 Olá Thiago... Calma, antes de tudo. Você está no caminho certo. Mas pra retirar esse painel frontal você tem que retirar o console. Tem dois parafusos laterais que removem a armação... Esses são fáceis. Mas voce tem que retirar o controle do vidro elétrico que tem mais 4 parafusos embaixo do painel dos botões, remova esses parafusos. Há um parafuso próximo da alavanca de freio de mão e um dentro do console. Tem que ir com calma. E depois retirar os parafusos que ficam embaixo no painel que são escondidos pelo console aí sai. Também apanhei muito pela falta de material, mas com calma dá pra chegar lá sem quebrar nada.Aproveite pra tocar as lampadas. Espero ter ajudado um pouco, não me lembro ao todo.
Obrigado pela resposta.
Não consegui localizar esses parafusos do console central, removi os botões do vidro mas não encontrei nenhum parafuso. Ali próximo do freio de mão também não localizei parafuso.
Não sei como fazer, estou com medo de forçar algo e quebrar... Aí já era.

Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Enviado: 10 Set 2019, 06:13
por Carlos A. Freire
thiagotpf escreveu: 09 Set 2019, 20:52
Obrigado pela resposta.
Não consegui localizar esses parafusos do console central, removi os botões do vidro mas não encontrei nenhum parafuso. Ali próximo do freio de mão também não localizei parafuso.
Não sei como fazer, estou com medo de forçar algo e quebrar... Aí já era.
Thiago, bom dia.

O Monza tem 2 tipos de console, um que foi utilizado de 85 fase II até os modelos 92 e outro de 93 a 96.
Eu mesmo já postei aqui no fórum algumas vezes como desmontar cada um desses consoles. Já no painel são iguais a todos Monza desde 82 até 96.

Os procedimentos que o Diplo passou é para os modelos até 92, sendo o seu Monza GLS 95 é outro procedimento, pois o console é diferente do modelo dele que é um Monza Classic 89.

Para remover a parte de cima do console dos modelos de 93 em diante, tem que puxar uma espécie de acabamento carpete fino para ter acesso a dois parafusos de cabeça 8 mm. Puxe apenas aos pontas de cima a fim de acessar os parafusos. Não é preciso remover o tecido que é colado.
Desencaixe a coifa do câmbio do console e desencaixe o painel dos botões dos vidros do console.
Agora puxe para trás a parte de cima do console elevante para cima, fazendo passar pelos respectivos buracos o painel dos botões (não é preciso soltar os chicotes) e a coifa da alavanca de câmbio, desta forma removendo a parte de cima do console.
A parte de baixo não precisa ser removida para essa manutenção. Mas se quiser remover, no porta trecos ao lado da alavanca de freio de mão, tem que remover também um carpete fino para ter acesso ao uma tampa com furo, que cobre um parafuso de cabeça Philips. Essa tampa é só encaixada, basta colocar algo no furo e e puxar. Soltou esse parafuso, a parte da frente tem dois pinos que são encaixados em um suporte, que é só levantar o console que desencaixa.

No painel todos os parafusos são de cabeça Philips e estão nas seguintes posições:

- 2 parafusos na parte de baixo que estavam cobertos pelo console.
- 1 parafuso em cima do local do botão do desembaçador
- 1 parafuso em cima do local do botão do farol de longo alcance (milha). Se seu Monza não tiver o milha (item opcional para o GLS) tem uma tampa que é apenas encaixada. Com uma chave de fenda fina, se soltar essa tampa que fica ao lado do botão do alerta.
- 1 parafuso coberto por uma tampa no lado esquerdo.

Eu costumo remover o cinzeiro quedo vou desmontar essa parte do painel.

Já no suporte das alavancas há um parafuso de cabeça Philips na parte de cima e embaixo é encaixado.
Feito isso tem livre acesso ao conjunto de alavancas.

Escrevendo os passos parece ser complicado, mas não é. É fácil e rápido, principalmente quando se conhece já tem experiência nesse painel, rs!

Já a manutenção nas alavancas e na chave do A/C está descrito no início do tópico.

Espero ter ajudado e se tiver dúvidas é só perguntar.

Abs,

Carlos Freire

Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Enviado: 10 Set 2019, 07:44
por thiagotpf
Carlos A. Freire escreveu: 10 Set 2019, 06:13
thiagotpf escreveu: 09 Set 2019, 20:52
Obrigado pela resposta.
Não consegui localizar esses parafusos do console central, removi os botões do vidro mas não encontrei nenhum parafuso. Ali próximo do freio de mão também não localizei parafuso.
Não sei como fazer, estou com medo de forçar algo e quebrar... Aí já era.
Thiago, bom dia.

O Monza tem 2 tipos de console, um que foi utilizado de 85 fase II até os modelos 92 e outro de 93 a 96.
Eu mesmo já postei aqui no fórum algumas vezes como desmontar cada um desses consoles. Já no painel são iguais a todos Monza desde 82 até 96.

Os procedimentos que o Diplo passou é para os modelos até 92, sendo o seu Monza GLS 95 é outro procedimento, pois o console é diferente do modelo dele que é um Monza Classic 89.

Para remover a parte de cima do console dos modelos de 93 em diante, tem que puxar uma espécie de acabamento carpete fino para ter acesso a dois parafusos de cabeça 8 mm. Puxe apenas aos pontas de cima a fim de acessar os parafusos. Não é preciso remover o tecido que é colado.
Desencaixe a coifa do câmbio do console e desencaixe o painel dos botões dos vidros do console.
Agora puxe para trás a parte de cima do console elevante para cima, fazendo passar pelos respectivos buracos o painel dos botões (não é preciso soltar os chicotes) e a coifa da alavanca de câmbio, desta forma removendo a parte de cima do console.
A parte de baixo não precisa ser removida para essa manutenção. Mas se quiser remover, no porta trecos ao lado da alavanca de freio de mão, tem que remover também um carpete fino para ter acesso ao uma tampa com furo, que cobre um parafuso de cabeça Philips. Essa tampa é só encaixada, basta colocar algo no furo e e puxar. Soltou esse parafuso, a parte da frente tem dois pinos que são encaixados em um suporte, que é só levantar o console que desencaixa.

No painel todos os parafusos são de cabeça Philips e estão nas seguintes posições:

- 2 parafusos na parte de baixo que estavam cobertos pelo console.
- 1 parafuso em cima do local do botão do desembaçador
- 1 parafuso em cima do local do botão do farol de longo alcance (milha). Se seu Monza não tiver o milha (item opcional para o GLS) tem uma tampa que é apenas encaixada. Com uma chave de fenda fina, se soltar essa tampa que fica ao lado do botão do alerta.
- 1 parafuso coberto por uma tampa no lado esquerdo.

Eu costumo remover o cinzeiro quedo vou desmontar essa parte do painel.

Já no suporte das alavancas há um parafuso de cabeça Philips na parte de cima e embaixo é encaixado.
Feito isso tem livre acesso ao conjunto de alavancas.

Escrevendo os passos parece ser complicado, mas não é. É fácil e rápido, principalmente quando se conhece já tem experiência nesse painel, rs!

Já a manutenção nas alavancas e na chave do A/C está descrito no início do tópico.

Espero ter ajudado e se tiver dúvidas é só perguntar.

Abs,

Carlos Freire
Bom dia Carlos

Muito obrigado pela dica, o pulo do gato então é o carpete... Vou lá fazer.

Só não compreendi o local desses 2,
" 1 parafuso em cima do local do botão do desembaçador
- 1 parafuso em cima do local do botão do farol de longo alcance (milha)."
Tenho esses 2 botões no painel, procurei acesso a esses parafusos mas não localizei.

Abraços e mais uma vez obrigado

Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Enviado: 10 Set 2019, 08:04
por Carlos A. Freire
thiagotpf escreveu: 10 Set 2019, 07:44

Bom dia Carlos

Muito obrigado pela dica, o pulo do gato então é o carpete... Vou lá fazer.

Só não compreendi o local desses 2,
" 1 parafuso em cima do local do botão do desembaçador
- 1 parafuso em cima do local do botão do farol de longo alcance (milha)."
Tenho esses 2 botões no painel, procurei acesso a esses parafusos mas não localizei.

Abraços e mais uma vez obrigado
Thiago, esses parafusos ficam bem acima das alavancas desses botões. Se abaixar e olhar de baixo para cima dentro de cada botão, vai ver a cabeça dos parafusos.

Abs,

Carlos Freire

Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Enviado: 10 Set 2019, 08:23
por thiagotpf
Mestre Carlos, tu é o cara!
Achei os parafusos

Muito obrigado
Grande abraço

Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Enviado: 10 Set 2019, 11:01
por Luiz Carlos (Rio)
Aqui uma figura do console, para quem não entender o texto das msgs:
console monza.jpg
Figura do painel central, onde ficam as alavancas do ar cond e ventilação:
painel central monza.jpg
Abs