Manutenção na chave seletora do ar condiconado
Enviado: 12 Fev 2011, 20:58
Hoje vamos fazer uma manutenção na chave seletora do ar condicionado. Vejo que muitos aqui tem tido problemas no acionamento dele.
Vamos lá:
Step 1
Comece removendo o cinzeiro, painel dos botões, etc.
A imagem que voce irá ver será essa:
Desconecte elas.
agora desconecte os fios do comutador. No próximo tutorial vamos bolar um relê para isso, pois devido a alta amperagem acaba deteriorando ela. E não está nada fácil encontrar isso novo. O rele sempre vamos achar um novo, a chave nova nao.
Observe que só encaixa de uma posiçao
Remova os parafusos, um em cima e outro embaixo.
o proximo passo é remover o cabo de aço.
Solte a trava plastica do cabo de aço e gire o conjunto da chave até a abertura onde se pode remover o cabo.
Olha ele aí solto
Aí tá o sujeito mau.
Agora teste a continuidade da chave com um multimetro, pode ser lampada tambem.
Veja se acontece interrupçoes durante o movimentação da chave.
Lembre-se: um dos contatos é do compressor, e um do motor do ventilador. Geralmente o ventilador só corta corrente quando está na posição 0.
Encontrou algo estranho? Siga em frente, vamos abrir isso:
Solte os 2 grampos, antes deixe na posição 0 senão na hora de montar vai ser trabalhoso.
Solte os 2 parafusos do seletor de vacuo, veja que tem um alinhamento de posicao esta peça, quando for montar deixe na mesma posiçao
com extremo cuidado, destrave as travas q estão ao redor do comando seletor, aí vc poderá tirar a peça.
Novamente, atente á posição dessa engrenagem, o segundo dente de trás pra frente quase se alinha á saliencia da carcaça da peça.
remova essa engrenagem
remova os 2 parafusos e verá isso
remova a arruela travante.
coloque nesta posiçao que permite descer o pino
Cuidado! tem 3 molas desca o pino com maximo de cuidado
Verifique estas pistas se estão deformados, derretido, empenado etc e verifique o anel de comando tambem se está empenado.
Basta colocar este anel de comando (o de 3 saliencias) numa superficie plana e veja se os 3 contatos tocam na superficie.
Aproveite que está desmontado tudo e de uma limpada nas peças.
Vamos agora mexer no comando do vácuo:
Com alicate, pressione a trava.
Aqui está o garoto aberto:
Limpe ele com detergente e inspecione a peça quanto a ressecamento, danificação dos lábios etc.
Inspecione contra a luz a carcaça do comando, verifique possiveis entupimentos.
Tudo ok, lubrificamos a peça. Não exagere na vaselina
OBS: A foto é meramente ilustrativa, usa-se vaselina líquida não a sólida sob a pena de a chave ficar dura.
Assim poderemos fazer essa pequena manutençao na chave. Poeira e outros agentes estragam ela, fique atento também se o comando esquenta muito. Pode ser que uma hora possa derreter. Aguarde o próximo tutorial que vamos bolar um sistema de rele.
Espero que ajudem este tutorial.
Abraços!
Vamos lá:
Step 1
Comece removendo o cinzeiro, painel dos botões, etc.
A imagem que voce irá ver será essa:
Desconecte elas.
agora desconecte os fios do comutador. No próximo tutorial vamos bolar um relê para isso, pois devido a alta amperagem acaba deteriorando ela. E não está nada fácil encontrar isso novo. O rele sempre vamos achar um novo, a chave nova nao.
Observe que só encaixa de uma posiçao
Remova os parafusos, um em cima e outro embaixo.
o proximo passo é remover o cabo de aço.
Solte a trava plastica do cabo de aço e gire o conjunto da chave até a abertura onde se pode remover o cabo.
Olha ele aí solto
Aí tá o sujeito mau.
Agora teste a continuidade da chave com um multimetro, pode ser lampada tambem.
Veja se acontece interrupçoes durante o movimentação da chave.
Lembre-se: um dos contatos é do compressor, e um do motor do ventilador. Geralmente o ventilador só corta corrente quando está na posição 0.
Encontrou algo estranho? Siga em frente, vamos abrir isso:
Solte os 2 grampos, antes deixe na posição 0 senão na hora de montar vai ser trabalhoso.
Solte os 2 parafusos do seletor de vacuo, veja que tem um alinhamento de posicao esta peça, quando for montar deixe na mesma posiçao
com extremo cuidado, destrave as travas q estão ao redor do comando seletor, aí vc poderá tirar a peça.
Novamente, atente á posição dessa engrenagem, o segundo dente de trás pra frente quase se alinha á saliencia da carcaça da peça.
remova essa engrenagem
remova os 2 parafusos e verá isso
remova a arruela travante.
coloque nesta posiçao que permite descer o pino
Cuidado! tem 3 molas desca o pino com maximo de cuidado
Verifique estas pistas se estão deformados, derretido, empenado etc e verifique o anel de comando tambem se está empenado.
Basta colocar este anel de comando (o de 3 saliencias) numa superficie plana e veja se os 3 contatos tocam na superficie.
Aproveite que está desmontado tudo e de uma limpada nas peças.
Vamos agora mexer no comando do vácuo:
Com alicate, pressione a trava.
Aqui está o garoto aberto:
Limpe ele com detergente e inspecione a peça quanto a ressecamento, danificação dos lábios etc.
Inspecione contra a luz a carcaça do comando, verifique possiveis entupimentos.
Tudo ok, lubrificamos a peça. Não exagere na vaselina
OBS: A foto é meramente ilustrativa, usa-se vaselina líquida não a sólida sob a pena de a chave ficar dura.
Assim poderemos fazer essa pequena manutençao na chave. Poeira e outros agentes estragam ela, fique atento também se o comando esquenta muito. Pode ser que uma hora possa derreter. Aguarde o próximo tutorial que vamos bolar um sistema de rele.
Espero que ajudem este tutorial.
Abraços!