Monza S/R 88 - restauro

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
brunosf
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 104
Registrado em: 30 Mai 2012, 17:26
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza S/R 88 - restauro

Mensagem não lida por brunosf »

Evandro Monza SR escreveu:De volta da ressaca do Natal, vou mostrar um pouco aqui do Monzão na fase da tapeçaria.

Na tapeçaria, foram feitas algumas coisas a mais que a recuperação dos bancos e montagem interna do carro. Também adesivagem e alguns outros detalhes eles providenciaram.

Quando comprei o carro em Floripa, eu examinei o Monzão completamente, com meus poucos conhecimentos, claro, mas acho que fiz um diagnóstico até que bom, pois o carro está legal. Mas uma coisa me passou despercebida: um dos bancos tinha um rasgo na faixa central do tecido. Esse tecido é uma m... pra achar. Pra falar a verdade, ainda não achei. Durante muitas noites perdi o sono por causa disso. Daí, pensei em fazer algo radical, que inclusive vi aqui no forum em alguns casos: tirar todo tecido e colocar couro, principalmente porque acho o acabamento interno do S/R 88 fica bem a desejar quando comparado com Classic e SL/E. A qualidade dos tecidos, a textura, ficam bem aquém. Mas a proposta era que o carro tivesse tecidos mais "grosseiros" pois remetiam a esportividade.

Optar pelo couro tinha, pra mim, duas grandes desvantagens: tiraria a originalidade do carro e ficaria muito caro. Passou pela minha cabeça comprar um S/R para tirar o tecido e repassar o carro prá frente. Essa opção daria muita mão de obra. Contatei amigos monzeiros e diversas tapeçarias, sem sucesso. Daí, o meu tapeceiro fez um remanejamento de tecido que vocês verão ao longo da série de fotos que seguirão.

Primeira fase: limpeza geral interna, colagem de mantas asfálticas faltantes, recolocação de vedadores de drenos, troca de pestanas, troca de borrachas danificadas, troca do parabrisa (putz... aqui deu vontade de chorar. Saiu o GM original, entrou um Qualidrex,de boa qualidade, porém, sem o logo GM).

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Segunda fase: Demontagem e descarte da forração de teto e colunas internas, e colocação de nova forração.
O tecido do teto e colunas internas, que é uma espécie de veludo, já estava totalmente gasto, em alguns pontos, com marcas de ferrugem, em outros, descorado pelo sol, em outros pontos, manchado por infiltração de água, além de muito sujo. A troca seria o único caminho.

Colunas traseiras, com marcas de ferrugem e infiltração

Imagem

Imagem

Teto e colunas centrais, bem sujos ou marcados pelo tempo.

Imagem

Aqui, novo teto colocado, com tecido no mesmo padrão original. Colunas seguiram o mesmo padrão. Isso deu um outro ar para o interior do carro.

Imagem

Imagem

Imagem

Os ... que o pariu (todos 3) foram trocados por outros, pois estavam quebrados ou se quebraram na retirada. A luz na parte central do teto também foi trocada, pois a que estava no carro estava com o acrílico e a base quebradas.

Terceira Fase: montagem final geral - recolocação dos carpetes que eu tinha pacientemente lavado, montagem dos bancos, que foram recuperados em paralelo à funilaria e pintura do carro, recolocação do tampão, que também foi recuperado em paralelo, junto com os bancos.

Se vcs compararem com as fotos do início do tópico... o tampão era lastimável...
Imagem

Todas as partes que não eram a faixa central eram formadas por um tecido muito ruim quando eu comprei o carro. Pelas fotos não ficava claro que se tratava de um tecido ruim, moderno e totalmente fora do padrão. Mas o da foto é totalmente igual ao tecido original.
Imagem

Essas laterais são feitas em fibra. Estavam com trincas, que o tapeceiro recuperou. O tecido que estava nelas estava totalmente destruído pelo sol. Rasgava sozinho. Tecido similar ao original foi usado para o revestimento das peças. Até o cinzeiro tá pretinho (Nuget faz milagres!!! depois passei na moldura do cinto e em outras peças pretas do interior do carro. Ficou show!)
Imagem

É isso aí galera. Por enquanto é só. Espero que gostem.

Abraços a todos.

Evandro qual a função dessa peça preta perto da grade do alto falante ali na parte de trás ? uma peça preta que pareça com o ajuste dos bancos dianteiros ?
Celta Spirit Preto Liszt 08/09 VHC
viewtopic.php?f=23&t=26183

Ex-Monza GLS 2.0 95/96
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3775
Registrado em: 18 Fev 2010, 23:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza S/R 88 - restauro

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

brunosf escreveu: Evandro qual a função dessa peça preta perto da grade do alto falante ali na parte de trás ? uma peça preta que pareça com o ajuste dos bancos dianteiros ?
Fala Brunosf

Cara, essas rodelas pretas servem para abrir e fechar os vidros traseiros do Monza hatch. Os vidros traseiros são basculantes nos hatches S/R e SL/E. Apenas os Monzas Hatches SL não possuem vidros basculantes (e nem as rodelas). Aliás, nunca vi um Monza Hatch SL na minha vida, e olha que sou do tempo dos Monzas em linha, inclusive hatch... :lol:
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
bugnet
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 226
Registrado em: 07 Mai 2013, 23:09
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza S/R 88 - restauro

Mensagem não lida por bugnet »

Que tópico, que trabalho, que referencia, impressionante, tenho pretensões com o meu, mas não chegam a 10% disso tudo, claro que cada um tem seus planos e seus objetivos, eu já aprontei e muito com o meu, abusei e aproveitei, fiz ele gritar suficiente pra detonar o motor duas vezes em menos de 5mil km, mas muita coisa aqui fica como referencia e fonte de pesquisa futura, acho que um dos itens que mais me impressionei foram faróis e escapamento, e admito que sua história com a tampa traseira foi surpreendente, penso em restaurar meu carro, mas não a como ele era quando novo, como foi seu caso, e sim ao meu gosto e planos pessoais, mas parabens pelo seu trabalho, e, que desfecho !
Monza S/R 1988/88 Black Onix em fase de personalizaçào e recuperação - Fotos
Renault Logan Privilége 2009/09 1.6 8v High Torque Prata
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3775
Registrado em: 18 Fev 2010, 23:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza S/R 88 - restauro

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

bugnet escreveu:Que tópico, que trabalho, que referencia, impressionante, tenho pretensões com o meu, mas não chegam a 10% disso tudo, claro que cada um tem seus planos e seus objetivos, eu já aprontei e muito com o meu, abusei e aproveitei, fiz ele gritar suficiente pra detonar o motor duas vezes em menos de 5mil km, mas muita coisa aqui fica como referencia e fonte de pesquisa futura, acho que um dos itens que mais me impressionei foram faróis e escapamento, e admito que sua história com a tampa traseira foi surpreendente, penso em restaurar meu carro, mas não a como ele era quando novo, como foi seu caso, e sim ao meu gosto e planos pessoais, mas parabens pelo seu trabalho, e, que desfecho !
Valeu bugnet! Cara, é o que vc disso, tudo depende dos planos pessoais.

Meu gosto pelo Monza está muito associado a vê-lo quando eram zeros (o que corresponde a quando eu era adolescente...kkkk), por isso tenho essa tara pela originalidade. Para mim é uma máquina do tempo.

Posta fotos de seu S/R. Vi em seu perfil que vc tem um S/R 88. Esse carro personalizado é ultra show, por sua vocação esportiva! Manda fotos!
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Avatar do usuário
frankSR
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 17
Registrado em: 02 Out 2016, 23:55
Cidade: vitória
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza S/R 88 - restauro

Mensagem não lida por frankSR »

Boa Tarde Evandro estou com uma dificuldade de achar o filete vermelho que vai dentro do friso das porta sabe aonde encontro.


Queria aproveitar e te agradecer que o Marcio china pegou com voce o contato aonde vendia a plaqueta do friso que tem uma medida maior.


Desde já agradeço
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3775
Registrado em: 18 Fev 2010, 23:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza S/R 88 - restauro

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

frankSR escreveu:Boa Tarde Evandro estou com uma dificuldade de achar o filete vermelho que vai dentro do friso das porta sabe aonde encontro.


Queria aproveitar e te agradecer que o Marcio china pegou com voce o contato aonde vendia a plaqueta do friso que tem uma medida maior.


Desde já agradeço
Grande frankSR, legal que vc tá na empreitada de cuidar de um SR.

Veja, o lance dos frisos vermelhos laterais, use os do Escort. São um pouco maiores (creio que 15mm, contra 13mm dos do Monza), mas no final, em termos de acabamento, ficam a mesma coisa. Frisos adesivos vermelhos de 13mm já não se acham mais...
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Avatar do usuário
PedroCTR
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 164
Registrado em: 09 Jan 2011, 15:16
Cidade: Rio Grande
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza S/R 88 - restauro

Mensagem não lida por PedroCTR »

A mais bela máquina que a GMB já nos ofereceu, ficando abaixo apenas dos Opalas SS 1971.
Não me animaria em empreitar um restauro num desses por conta das inúmeras peças exclusivas do modelo. Penso mesmo em, um dia com mais $TEMPO$ montar um "tribute S/R" usando um sedã caixote 2p.
Parabéns pela "máquina do tempo" e toda dedicação empregada!
MONZA - Só quem o possui, o entende.
MONZA SL 1993 2,0 EFI BRANCO MAHLE
AGORA TAMBÉM MONZA GL 1,8 EFI 1994 AZUL STRAUSS
A FAMÍLIA CRESCEU!
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3775
Registrado em: 18 Fev 2010, 23:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza S/R 88 - restauro

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

PedroCTR escreveu:A mais bela máquina que a GMB já nos ofereceu, ficando abaixo apenas dos Opalas SS 1971.
Não me animaria em empreitar um restauro num desses por conta das inúmeras peças exclusivas do modelo. Penso mesmo em, um dia com mais $TEMPO$ montar um "tribute S/R" usando um sedã caixote 2p.
Parabéns pela "máquina do tempo" e toda dedicação empregada!
Pedro, confesso que atualmente não compraria nenhum Monza para restaurar. É inviável devido as peças, que estão, em sua maioria, na mão de oportunistas, ou não existem simplesmente.

Obrigado por suas palavras meu amigo!

Abs
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Responder