TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

A chapa de proteção traseira da correia dentada dos Monza e Kadett 96 é diferente dos modelos entre 89/95. Se são intercambiáveis, não tenho essa informação. É possível, mas tem que confirmar se onde fica o tensionador dos modelos 89/95 tem o local na capa.
A cobertura externa, nos modelos 96 não tem o local para a porca de 10mm que a fixa no tensionador.

Como correias e polias são diferentes, inclusive no tamanho da correia, não tenho informações se a troca de tensionadores daria curso para perfeito ajuste com correias diferentes.
Em manutenção na bomba d'água por exemplo, nos modelos 96 não é preciso soltar a polia dentada do virabrequim, pois a chapa tem abertura que passa pela polia.
No Monza 96 o tensionador fica na bomba de óleo e, na minha opinião é melhor, mais fácil de trabalhar e menos problemático que o tensionador dos modelos até 95, que apesar de "automático", tem que fazer o ajuste pela bomba d'água. Nos modelos tubarão com DH tem que soltar o suporte do alternador/DH para acesso da chave na bomba d'água, o que dificulta e leva mais tempo para manutenção.

Com relação ao bloco, creio não ter problemas. Como disse, no Monza 96 o tensionador é fixado na bomba de óleo. Já nos modelos entre 89/95 no bloco.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 572
Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por frfavoreto »

Descobri que tem que trocar a capa traseira da correia dentada, talvez a dianteira também.

A correia que está no meu Kadett é de 146 dentes, código da polia do comando 90.411.765. A correia estava muito frouxa e percebi um pequeno "deslize" dos dentes da correia nos dentes da polia, será que essa correia de 146 dentes é a correta para esta polia? Alguém pode me ajudar nesta informação? Estou sem o Chepchev aqui para consultar, estou mexendo no carro neste momento.

Agradeço toda ajuda!
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Em teoria o que pode colocar errado é a bomba d'água, usando com quantidade e tipo de dentes diferente, usando dos modelos até 95. Neste caso, estragaria a correia, podendo desgastar ou quebrar.
Não me lembro quantos dentes tem cada correia, mas a correia do 96 é igual ao Vectra, Astra, Zafira...
Lembro que a forma dos dentes, quantidade e tamanho da correia entre 88/95 e 96 são diferentes.
96 tem dentes quadrados e 95 tem dentes arredondados.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 572
Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por frfavoreto »

125 dentes - 1191 mm COMPRIMENTO - 20 mm LARGURA
146 dentes - 1168 mm COMPRIMENTO - 20 mm LARGURA

Se a correia do monza 96 é a mesma do Vectra, Astra, Zafira então ela é de 146 dentes, portanto menor. Isso faz sentido uma vez que os modelos que usam tensionador automático a correia dá uma volta maior em torno dele, sendo a de 125 dentes. :smt023
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4217
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Montadora : GM
Modelo : MONZA (TODOS)
Ano : 89/95
Aplicação : CVA
Ref. Gates : 30985 x 20
Nº Montadora : 52289664
Nome : Sincronizadoras
Dimensão : 125d/20 x 1191

--------------------------------------------------------------------------------

Montadora : GM
Modelo : MONZA (TODOS)
Ano : 82/88
Aplicação : CVA
Ref. Gates : 40305 x 20
Nº Montadora : 94635615/ 90
Nome : Sincronizadoras
Dimensão : 111d/20 x 1057

--------------------------------------------------------------------------------

Montadora : GM
Modelo : MONZA 1.8/ 2.0 L
Ano : 96/98
Aplicação : CVA
Ref. Gates : 40802 x 20 HNBR
Nº Montadora : 90530371
Nome : Sincronizadoras
Dimensão : 146d/20 x 1168

--------------------------------------------------------------------------------

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 572
Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por frfavoreto »

Depois de muito esforço consegui colocar o motor no ponto, estava uns 2 dentes fora. Agora o carro está muito mais esperto.

Eu só apanhei feio na hora de recolocar o esticador na posição correta, depois de muito quebrar a cabeça um vídeo que me ajudou bastante a colocá-lo na posição (ponta do esticador num "afundamento" que tem na bomba de óleo + posição do apertador do esticador em 7 horas). Fiz este esquema abaixo.
http://www.youtube.com/watch?v=zvpI90j5wUM

Imagem

E uma última dúvida que sanei é que os motores 2.0 F2 Gasolina Kadett/Monza não atropelam válvulas. Com o comando fixo no ponto girei tranquilamente o virabrequim, nada de choque com válvulas. :smt023
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2118
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Cidade: itaguai
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por coy »

A cabeça do pistao a gasolina tem uma "ovulaçao" para dentro e isso impossibilita que atropele as valvulas.
Veja o que aconteceu com migo:
A porca esmagou no canto do pistao (como esta ovulaçao e apenas no centro do pistao pegou no cabeçote)
Eu ja tive um problema de pular dentes da CD e nao pegou no pistao, mexanicos na epoca condenaram o motor dizendo que tinha atropelado as valvulas, nao acreditei troquei apenas a correia e pronto
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Avatar do usuário
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 572
Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por frfavoreto »

Já repararam que existem tipos diferentes de bomba de óleo para Monza F2? Essas duas bombas Shadek dizem no catálogo que tem aplicação em todos os Monzas 87/96 mas reparem que uma tem local de instalação do tensionador pequeno do monza 96 e a outra não. Quem for trocar bomba de óleo tem que prestar atenção nisso aí.
http://www.elletrocat.com.br/Schadek/index.php

Shadek cód 10.149
Imagem


Shadek cód 10.131
Imagem
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Responder