TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA
- Carlos A. Freire
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Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA
A chapa de proteção traseira da correia dentada dos Monza e Kadett 96 é diferente dos modelos entre 89/95. Se são intercambiáveis, não tenho essa informação. É possível, mas tem que confirmar se onde fica o tensionador dos modelos 89/95 tem o local na capa.
A cobertura externa, nos modelos 96 não tem o local para a porca de 10mm que a fixa no tensionador.
Como correias e polias são diferentes, inclusive no tamanho da correia, não tenho informações se a troca de tensionadores daria curso para perfeito ajuste com correias diferentes.
Em manutenção na bomba d'água por exemplo, nos modelos 96 não é preciso soltar a polia dentada do virabrequim, pois a chapa tem abertura que passa pela polia.
No Monza 96 o tensionador fica na bomba de óleo e, na minha opinião é melhor, mais fácil de trabalhar e menos problemático que o tensionador dos modelos até 95, que apesar de "automático", tem que fazer o ajuste pela bomba d'água. Nos modelos tubarão com DH tem que soltar o suporte do alternador/DH para acesso da chave na bomba d'água, o que dificulta e leva mais tempo para manutenção.
Com relação ao bloco, creio não ter problemas. Como disse, no Monza 96 o tensionador é fixado na bomba de óleo. Já nos modelos entre 89/95 no bloco.
Abs,
Carlos Freire
A cobertura externa, nos modelos 96 não tem o local para a porca de 10mm que a fixa no tensionador.
Como correias e polias são diferentes, inclusive no tamanho da correia, não tenho informações se a troca de tensionadores daria curso para perfeito ajuste com correias diferentes.
Em manutenção na bomba d'água por exemplo, nos modelos 96 não é preciso soltar a polia dentada do virabrequim, pois a chapa tem abertura que passa pela polia.
No Monza 96 o tensionador fica na bomba de óleo e, na minha opinião é melhor, mais fácil de trabalhar e menos problemático que o tensionador dos modelos até 95, que apesar de "automático", tem que fazer o ajuste pela bomba d'água. Nos modelos tubarão com DH tem que soltar o suporte do alternador/DH para acesso da chave na bomba d'água, o que dificulta e leva mais tempo para manutenção.
Com relação ao bloco, creio não ter problemas. Como disse, no Monza 96 o tensionador é fixado na bomba de óleo. Já nos modelos entre 89/95 no bloco.
Abs,
Carlos Freire
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Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA
Descobri que tem que trocar a capa traseira da correia dentada, talvez a dianteira também.
A correia que está no meu Kadett é de 146 dentes, código da polia do comando 90.411.765. A correia estava muito frouxa e percebi um pequeno "deslize" dos dentes da correia nos dentes da polia, será que essa correia de 146 dentes é a correta para esta polia? Alguém pode me ajudar nesta informação? Estou sem o Chepchev aqui para consultar, estou mexendo no carro neste momento.
Agradeço toda ajuda!
A correia que está no meu Kadett é de 146 dentes, código da polia do comando 90.411.765. A correia estava muito frouxa e percebi um pequeno "deslize" dos dentes da correia nos dentes da polia, será que essa correia de 146 dentes é a correta para esta polia? Alguém pode me ajudar nesta informação? Estou sem o Chepchev aqui para consultar, estou mexendo no carro neste momento.
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Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA
Em teoria o que pode colocar errado é a bomba d'água, usando com quantidade e tipo de dentes diferente, usando dos modelos até 95. Neste caso, estragaria a correia, podendo desgastar ou quebrar.
Não me lembro quantos dentes tem cada correia, mas a correia do 96 é igual ao Vectra, Astra, Zafira...
Lembro que a forma dos dentes, quantidade e tamanho da correia entre 88/95 e 96 são diferentes.
96 tem dentes quadrados e 95 tem dentes arredondados.
Abs,
Carlos Freire
Não me lembro quantos dentes tem cada correia, mas a correia do 96 é igual ao Vectra, Astra, Zafira...
Lembro que a forma dos dentes, quantidade e tamanho da correia entre 88/95 e 96 são diferentes.
96 tem dentes quadrados e 95 tem dentes arredondados.
Abs,
Carlos Freire
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Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA
125 dentes - 1191 mm COMPRIMENTO - 20 mm LARGURA
146 dentes - 1168 mm COMPRIMENTO - 20 mm LARGURA
Se a correia do monza 96 é a mesma do Vectra, Astra, Zafira então ela é de 146 dentes, portanto menor. Isso faz sentido uma vez que os modelos que usam tensionador automático a correia dá uma volta maior em torno dele, sendo a de 125 dentes. :smt023
146 dentes - 1168 mm COMPRIMENTO - 20 mm LARGURA
Se a correia do monza 96 é a mesma do Vectra, Astra, Zafira então ela é de 146 dentes, portanto menor. Isso faz sentido uma vez que os modelos que usam tensionador automático a correia dá uma volta maior em torno dele, sendo a de 125 dentes. :smt023
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Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA
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Modelo : MONZA (TODOS)
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Aplicação : CVA
Ref. Gates : 30985 x 20
Nº Montadora : 52289664
Nome : Sincronizadoras
Dimensão : 125d/20 x 1191
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Montadora : GM
Modelo : MONZA (TODOS)
Ano : 82/88
Aplicação : CVA
Ref. Gates : 40305 x 20
Nº Montadora : 94635615/ 90
Nome : Sincronizadoras
Dimensão : 111d/20 x 1057
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Montadora : GM
Modelo : MONZA 1.8/ 2.0 L
Ano : 96/98
Aplicação : CVA
Ref. Gates : 40802 x 20 HNBR
Nº Montadora : 90530371
Nome : Sincronizadoras
Dimensão : 146d/20 x 1168
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Abs
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Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA
Depois de muito esforço consegui colocar o motor no ponto, estava uns 2 dentes fora. Agora o carro está muito mais esperto.
Eu só apanhei feio na hora de recolocar o esticador na posição correta, depois de muito quebrar a cabeça um vídeo que me ajudou bastante a colocá-lo na posição (ponta do esticador num "afundamento" que tem na bomba de óleo + posição do apertador do esticador em 7 horas). Fiz este esquema abaixo.
http://www.youtube.com/watch?v=zvpI90j5wUM
E uma última dúvida que sanei é que os motores 2.0 F2 Gasolina Kadett/Monza não atropelam válvulas. Com o comando fixo no ponto girei tranquilamente o virabrequim, nada de choque com válvulas. :smt023
Eu só apanhei feio na hora de recolocar o esticador na posição correta, depois de muito quebrar a cabeça um vídeo que me ajudou bastante a colocá-lo na posição (ponta do esticador num "afundamento" que tem na bomba de óleo + posição do apertador do esticador em 7 horas). Fiz este esquema abaixo.
http://www.youtube.com/watch?v=zvpI90j5wUM
E uma última dúvida que sanei é que os motores 2.0 F2 Gasolina Kadett/Monza não atropelam válvulas. Com o comando fixo no ponto girei tranquilamente o virabrequim, nada de choque com válvulas. :smt023
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Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA
A cabeça do pistao a gasolina tem uma "ovulaçao" para dentro e isso impossibilita que atropele as valvulas.
Veja o que aconteceu com migo:
A porca esmagou no canto do pistao (como esta ovulaçao e apenas no centro do pistao pegou no cabeçote)
Eu ja tive um problema de pular dentes da CD e nao pegou no pistao, mexanicos na epoca condenaram o motor dizendo que tinha atropelado as valvulas, nao acreditei troquei apenas a correia e pronto
Veja o que aconteceu com migo:
A porca esmagou no canto do pistao (como esta ovulaçao e apenas no centro do pistao pegou no cabeçote)
Eu ja tive um problema de pular dentes da CD e nao pegou no pistao, mexanicos na epoca condenaram o motor dizendo que tinha atropelado as valvulas, nao acreditei troquei apenas a correia e pronto
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
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Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA
Já repararam que existem tipos diferentes de bomba de óleo para Monza F2? Essas duas bombas Shadek dizem no catálogo que tem aplicação em todos os Monzas 87/96 mas reparem que uma tem local de instalação do tensionador pequeno do monza 96 e a outra não. Quem for trocar bomba de óleo tem que prestar atenção nisso aí.
http://www.elletrocat.com.br/Schadek/index.php
Shadek cód 10.149
Shadek cód 10.131
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Shadek cód 10.149
Shadek cód 10.131
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