Manutenção do Computador de Bordo
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Manutenção do Computador de Bordo
Fonte: http://www.kadetteiros.com
Pessoal,
CB com botões ruins precisando apertar muito, segmentos do display fracos....
Como eu e muitos tem esse problema (eu acho), resolvi fazer uma manutenção nele, limpeza e restauração dos contatos dos botões.
Daí tirei fotos e fiz um tutorial pra galera. Não é muito difícil de fazer a manutenção.
Hospedei no megaupload, se alguém tiver um lugar melhor pra colocar me avise.
A única coisa que peço é que quem baixar poste aqui se deu certo, se não deu, dúvidas, etc...
Link: http://www.megaupload.com/?d=64MBBIJX
http://rapidshare.com/files/21100364/tu ... t.zip.html
Ah! baixem a vontade, disponibilizem no site, sei lá.... afinal forum e tutoriais são pra ajudar à todos e não ficar restritos como um caça-níquel de associados como vemos em outros lugares!
Pessoal,
CB com botões ruins precisando apertar muito, segmentos do display fracos....
Como eu e muitos tem esse problema (eu acho), resolvi fazer uma manutenção nele, limpeza e restauração dos contatos dos botões.
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Editado pela última vez por dedehulck em 25 Set 2007, 17:47, em um total de 1 vez.
™Dedé Hulck ™
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Manutenção do Computador de Bordo do Kadett
Nesse tutorial vou explicar como limpar os contatos do LCD eliminando a falha dos segmentos dos caracteres e também a recuperação dos botões.
No meu caso, os botões estavam muito ruins, era necessário apertar com muita força para acionar a tecla. Alguns segmentos do LDC estavam fracos, o que muitos “especialistas” informam que é necessário trocar o display ou o CB inteiro, mas isso não fabrica mais, além do mais, no meu caso somente a devida limpeza dos contatos já deixou ele zerado!
Material necessário:
Limpa-contatos elétricos spray*;
Tinta-condutiva à base de metal**;
Chave de fenda fina, Chave Philips fina, Alicate pequeno;
Fita isolante (caso o CB não feche corretamente);
Álcool e algodão.
*O limpa-contatos é encontrado em lojas de componentes eletrônicos a partir de R$7,00.
**A tinta-condutiva também é encontrada nessas mesmas lojas, a partir de R$16,00.
(essa tinta é a base de metal, existem outra tintas à base de ouro e prata, essas são de alta performance e o preço também, mais de R$50,00 por 05ml, mas só é usada em casos em que o contato tem que ser preciso e perfeito, ou seja, longe do nosso caso).
Informações importantes:
NUNCA limpe os contatos como o do CB com álcool, o álcool agride o material condutivo e o retira, como por exemplo, os contatos dos botões (aquela borracha) e os contatos do display que também tem uma borracha com traços bem fininhos.
A tinta-condutiva será usada para recuperar os contatos dos botões, pintando o verso da borracha, as peças redondas, o contato ficará 100%, essa é a finalidade dessa tinta, que além de recuperar contatos dessas borrachas parecidas com as de controle remoto de TV, pode ser usada também para recuperar as trilhas do desembaçador traseiro.
Passo a Passo:
Retire seu CD Player, DVD, Rádio, e pelo buraco do painel pressione o Computador de Bordo para fora cuidadosamente e desconecte o cabo dele.
O meu está fechado com fita-isolante (se não estiver, que bom, passe para o próximo):
Com uma chave de fenda fina, desencaixe a moldura:
Com uma chave de fenda fina, desencaixe a moldura:
Com uma chave philips fina, solte os parafusos:
Desencaixe a frente:
Desencaixe as laterais brancas:
Com um alicate pequeno (cuidadosamente) você precisará desentortar as hastes para soltar o display. É importante na hora de montar que o display fique bem firme para garantir um perfeito contato com o circuito (placa verde) e também que os contatos entre a placa e o display estejam alinhados uns aos outros.
Pulverize os três contatos do circuito com o spray limpa-contatos e passe um algodão, você pode ser generoso na espirrada, sem problemas. Aproveite para tirar o soquete da lâmpada e limpar os contatos dele também ou até trocar a lâmpada.
Muitos acham que o CB não acende, já vi tópicos em que nem as concessionárias sabem responder, mas ele acende sim junto com a ignição, se não acender, troque a lâmpada, soquete ou ajuste os contatos do mesmo que podem estar folgados.
Infelizmente a foto da parte dos contatos do display corrompeu, mas o desenho ajudará.
Pulverize o limpa-contatos e passe um algodão.
NÃO USE ÁLCOOL NESSES CONTATOS!
Limpe os contatos da borracha (verso dos botões) com álcool, como esses contatos serão pintados com tinta-condutiva, não há problema em passar álcool neles, é até melhor retirar o material condutivo original, assim a nova tinta irá fixar melhor.
Depois de limpo é hora de pintar os contatos com a tinta-condutiva.
Pincele a cola sobre os contatos e aguarde 05 minutos até secar, faça uma camada média, nem muito fina, nem muito grossa. Enquanto a cola seca, limpe muito bem o pincel com álcool para não contaminar a tinta-condutiva.
Depois que a cola secar, pincele a tinta-condutiva sobre os contatos, faça uma cama generosa, mas não muito grossa, a cama tem que ficar bem uniforme.
Aguarde o tempo de secagem definido na embalagem da tinta para montar o CB.
Agora é só montar tudo na famosa ordem inversa e PRONTO!
Está aí o CB aceso!
Provavelmente o CB irá piscar na primeira vez que a ignição for ligada, aguarde um minuto antes de fazer qualquer ajuste. Caso ele fique piscando, zere todas as contagens pressionando a tecla “0”.
Uma dúvida de muitos é quanto ao ajuste das horas do CB, isso porque o manual tanto do Kadett, quanto do CB, não são claros.
Como quase sempre, para entender o manual, é preciso um outro manual, então aí vai:
1 - Ligue a ignição;
2 - Pressione a tecla "Relógio" para aparecer o mesmo;
3 - Pressione a tecla "0" até que os caracteres de hora pisquem;
4 - Pressione a tecla "Relógio" até acertar a hora;
5 - Pressione a tecla "0" para mudar para minutos;
6 - Pressione a tecla "Relógio" até ajustar os minutos;
7 - Por fim, pressione a tecla "0" para finalizar - parar de piscar.
É isso aí, agora é só curtir o Computador de Bordo do Kadettão
funcionando certinho!
A única coisa que peço é que postem no tópico se tudo deu certo
e também, é claro, qualquer dúvida!
Espero ter ajudado!!! Abraços...
DJCRD - GSI 94/95 BRANCO
V1.0
09/03/2007
21:38
SP - SP - Brasil
Visitem:
http://www.kadettclube.com
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Nesse tutorial vou explicar como limpar os contatos do LCD eliminando a falha dos segmentos dos caracteres e também a recuperação dos botões.
No meu caso, os botões estavam muito ruins, era necessário apertar com muita força para acionar a tecla. Alguns segmentos do LDC estavam fracos, o que muitos “especialistas” informam que é necessário trocar o display ou o CB inteiro, mas isso não fabrica mais, além do mais, no meu caso somente a devida limpeza dos contatos já deixou ele zerado!
Material necessário:
Limpa-contatos elétricos spray*;
Tinta-condutiva à base de metal**;
Chave de fenda fina, Chave Philips fina, Alicate pequeno;
Fita isolante (caso o CB não feche corretamente);
Álcool e algodão.
*O limpa-contatos é encontrado em lojas de componentes eletrônicos a partir de R$7,00.
**A tinta-condutiva também é encontrada nessas mesmas lojas, a partir de R$16,00.
(essa tinta é a base de metal, existem outra tintas à base de ouro e prata, essas são de alta performance e o preço também, mais de R$50,00 por 05ml, mas só é usada em casos em que o contato tem que ser preciso e perfeito, ou seja, longe do nosso caso).
Informações importantes:
NUNCA limpe os contatos como o do CB com álcool, o álcool agride o material condutivo e o retira, como por exemplo, os contatos dos botões (aquela borracha) e os contatos do display que também tem uma borracha com traços bem fininhos.
A tinta-condutiva será usada para recuperar os contatos dos botões, pintando o verso da borracha, as peças redondas, o contato ficará 100%, essa é a finalidade dessa tinta, que além de recuperar contatos dessas borrachas parecidas com as de controle remoto de TV, pode ser usada também para recuperar as trilhas do desembaçador traseiro.
Passo a Passo:
Retire seu CD Player, DVD, Rádio, e pelo buraco do painel pressione o Computador de Bordo para fora cuidadosamente e desconecte o cabo dele.
O meu está fechado com fita-isolante (se não estiver, que bom, passe para o próximo):
Com uma chave de fenda fina, desencaixe a moldura:
Com uma chave de fenda fina, desencaixe a moldura:
Com uma chave philips fina, solte os parafusos:
Desencaixe a frente:
Desencaixe as laterais brancas:
Com um alicate pequeno (cuidadosamente) você precisará desentortar as hastes para soltar o display. É importante na hora de montar que o display fique bem firme para garantir um perfeito contato com o circuito (placa verde) e também que os contatos entre a placa e o display estejam alinhados uns aos outros.
Pulverize os três contatos do circuito com o spray limpa-contatos e passe um algodão, você pode ser generoso na espirrada, sem problemas. Aproveite para tirar o soquete da lâmpada e limpar os contatos dele também ou até trocar a lâmpada.
Muitos acham que o CB não acende, já vi tópicos em que nem as concessionárias sabem responder, mas ele acende sim junto com a ignição, se não acender, troque a lâmpada, soquete ou ajuste os contatos do mesmo que podem estar folgados.
Infelizmente a foto da parte dos contatos do display corrompeu, mas o desenho ajudará.
Pulverize o limpa-contatos e passe um algodão.
NÃO USE ÁLCOOL NESSES CONTATOS!
Limpe os contatos da borracha (verso dos botões) com álcool, como esses contatos serão pintados com tinta-condutiva, não há problema em passar álcool neles, é até melhor retirar o material condutivo original, assim a nova tinta irá fixar melhor.
Depois de limpo é hora de pintar os contatos com a tinta-condutiva.
Pincele a cola sobre os contatos e aguarde 05 minutos até secar, faça uma camada média, nem muito fina, nem muito grossa. Enquanto a cola seca, limpe muito bem o pincel com álcool para não contaminar a tinta-condutiva.
Depois que a cola secar, pincele a tinta-condutiva sobre os contatos, faça uma cama generosa, mas não muito grossa, a cama tem que ficar bem uniforme.
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Provavelmente o CB irá piscar na primeira vez que a ignição for ligada, aguarde um minuto antes de fazer qualquer ajuste. Caso ele fique piscando, zere todas as contagens pressionando a tecla “0”.
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4 - Pressione a tecla "Relógio" até acertar a hora;
5 - Pressione a tecla "0" para mudar para minutos;
6 - Pressione a tecla "Relógio" até ajustar os minutos;
7 - Por fim, pressione a tecla "0" para finalizar - parar de piscar.
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DJCRD - GSI 94/95 BRANCO
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Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
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- MODERADOR
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- Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
- Cidade: CERQUILHO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
excelente tutorial.
Meus CBs parece que tem mais peças.....esse aí é mó simples.
Meus CBs parece que tem mais peças.....esse aí é mó simples.
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
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- Cidade: Fortaleza
- Estado: Ceará-CE
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- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
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hehehe o meu tbm... parece que tem o dobro de componetes...Marcel Murai escreveu:excelente tutorial.
Meus CBs parece que tem mais peças.....esse aí é mó simples.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
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- Raphael Ventura
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Re: Manutenção do Computador de Bordo
pessoal acho que é impressão ein hehehe
po cara aqui ficou fantastico, eu abri e limpei tudo com álcool isopropílico, menos os botões de plastico... mas ficou 100% os botões não estão mais duros eu tirei fotos de todo o processo em breve mostro como ficou mas só tem um problema, assim que tirei o cb vi que a luz que ilumina ele com a ignição ligada tava funcionando mas tava froxinha, agora não consigo fazer ela funcionar denovo de jeito nenhum... como fazer???? o que será? como colocar aquela lampinha presa naquele circuito ali
um abraço cara e obrigado pelo tutorial
po cara aqui ficou fantastico, eu abri e limpei tudo com álcool isopropílico, menos os botões de plastico... mas ficou 100% os botões não estão mais duros eu tirei fotos de todo o processo em breve mostro como ficou mas só tem um problema, assim que tirei o cb vi que a luz que ilumina ele com a ignição ligada tava funcionando mas tava froxinha, agora não consigo fazer ela funcionar denovo de jeito nenhum... como fazer???? o que será? como colocar aquela lampinha presa naquele circuito ali
um abraço cara e obrigado pelo tutorial
Raphael Ventura
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Fotos do classic => http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=19428
http://www.youtube.com/watch?v=mrEXc_cDBW8
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