MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!
Home   |    Ver minhas mensagens   |   Painel de Controle do Usuário   |   Entrar



Água destilada

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.

Água destilada

Mensagempor luizh » 20 Set 2007, 14:44

Bom, eu na minha fissura de deixar meu carro 100% pretendo esvaziar o sistema de arrefecimento e encher de novo com uma nova mistura. Só que agora eu quero colocar água destilada, me assustei com o tanto de partículas que eu vi na água que sai da torneira do meu prédio além do cloro. Rapidinho a água no motor ficava turva...

Entao queria saber alguma sugestão de qual tipo de loja venderia água destilada em galões ou pelo menos embalagens de mais de 1 litro. Pois onde pergunto, o povo só sabe indicar aquelas bisnaguinhas que vendem em posto pra completar a bateria...

Como calculo uns 10 litros pra usar na limpeza e preenchimento do sistema, não daria muito certo eu comprar uma caixa daquelas coisas né? Alguém tem sugestões?

Valeu !
luizh
Membro GL (Ní­vel 2)
 
Mensagens: 97
Registrado em: 18 Set 2007, 13:12

Mensagempor Diego Paiva » 20 Set 2007, 21:59

Cara, eu fiz esta limpeza no sistema de arrefecimento do meu monza, no fim de semana passado.
Comprei 8 litros de agua destilada(R$1,50 o litro) e comprei 2 litros de aditivo ACDelco(R$ 30,00 cada litro). O AcDelco é o original, recomendado pela GM.

Tirei o mangote do radiador, e deixei td a água que estava no sistema cair... tirei td a água, o sistema "secou" mesmo....
Proximo passo,foi fazer uma lavagem com água destilada mesmo, coloquei uns três litros, funcionei o carro por poucos minutos... depois arriei a água novamente... fechei o sistema(coloquei o mangote que foi tirado), tirei o sensor de temperatura(deve-se fazer isso p/ n ficar ar no sistema) coloquei os dois litros de aditivo da ACDelco e fui completando com água destilada até começar a sair água pelo local do sensor de temperatura(que foi tirado), depois coloquei o sensor no lugar novamente, completei com água destilada até o nível indicado e pronto..
Agora é so curtir o monzão :D

O meu carro não deu trabalho pra fazer a limpeza, pois eu sempre usei aditivo nele, daí a água é sempre limpinha.. mas mesmo assim, td ano eu troco a água e o aditivo.

Mas em uma Hilux que tivemos aqui em casa, passei uns 20 dias limpando o sistema de arrefecimento dela(será que tava sujo??), fiquei trocando a água do sistema até sai beeeem cristalina!!
Só coloque o aditivo no sistema, qd tiver certeza que a água ta limpinha.

Dica: Se seu carro tiver AR-quente, deixe-o ligado para que a limpeza seja feita nele tbm.

Esperp ter ajudado :)

Abraço.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO

Tópico de Restauração: Restauração Monza GLS 96 + Teto Solar - A SAGA!
Avatar do usuário
Diego Paiva
MODERADOR
 
Mensagens: 11051
Registrado em: 14 Dez 2006, 13:48
Estado: CE - Ceará
Cidade: Fortaleza
Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1996/1996
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Gasolina

Mensagempor luizh » 20 Set 2007, 22:19

Hehehe ! ! Ajudou pela tangente ! ! O procedimento de limpeza eu sei ! heheh! Eu não sei ONDE ACHAR a água destilada em quantidades "industriais"! O aditivo eu já tenho o Delco mesmo... não gosto de gambiarras... e mesmo assim tomei o cuidado de pegar o Delco VERDE, pois o irresponsável de uma concessionária que eu fui aqui queria me empurrar o ROSA ! Ia ser colocar e ficar que nem sal de fruta na água.. heheheh! ! Ia furar meu motor todo !

Em que tipo de loja voce comprou os 8 litros?? Foram Galoes, garrafas de 1 litro ou o que?? Não me diga que foi naquelas bisnaguinhas que vende em posto...

Valeu !
luizh
Membro GL (Ní­vel 2)
 
Mensagens: 97
Registrado em: 18 Set 2007, 13:12

Mensagempor Diego Paiva » 20 Set 2007, 22:48

Cara, compreri garrafinhas de 1L... cada uma saiu a 1,50. Comprei o aditivo verde tbm.

Da uma olhada em lojas que trabalhem com bateria, eles com ctz tem. Cuidado p n comprar solução de bateria. Eu comprei onde mando trocar o óleo do carro.. o cara tem pra vender lá. Da uma olhada em casa de peças, deve ter.

Abraço.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO

Tópico de Restauração: Restauração Monza GLS 96 + Teto Solar - A SAGA!
Avatar do usuário
Diego Paiva
MODERADOR
 
Mensagens: 11051
Registrado em: 14 Dez 2006, 13:48
Estado: CE - Ceará
Cidade: Fortaleza
Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1996/1996
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Gasolina

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 21 Set 2007, 10:22

Já que vcs gostam de fazer a coisa bem feita, o ideal é colocar água desmineralizada no sistema, ao invés de água da torneira.
Eu, de minha parte, acho que água filtrada já seria uma boa pedida.

Abraços 8)
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
 
Mensagens: 2448
Registrado em: 15 Dez 2006, 10:22
Estado: RJ - Rio de Janeiro
Cidade: Rio de Janeiro
Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1994/1994
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Gasolina

Mensagempor luizh » 21 Set 2007, 10:52

Agua DESTILADA=purissima=DESMINERALIZADA, sacou?? heheh! !! :lol:


A filtrada é teoricamente com menor teor de particulas sólidas e supostamente com menos microorganismos... mas ainda contem Fluor(adicionado obrigatoriamente pelas empresas de saneamento), Cloro(idem) e ainda os sais minerais dos encanamentos por onde passam, além dos que ficam na cuba do filtro(se for de barro) e os sais minerais naturais que vem com ela... água filtrada é boa pra beber e pra lavar as coisas... mas nao pra meter dentro do sistema de refrigeração do carro...


Já vi relatos, mas NÃO comprovei, que o sujeito colocou agua destilada pura sem aditivo sem nada no carro dele... e rodou mais de um ano sem sequer mudar a cor do líquido... É verdade que o motor estava novo e limpinho por dentro... mas mesmo assim...
luizh
Membro GL (Ní­vel 2)
 
Mensagens: 97
Registrado em: 18 Set 2007, 13:12

Mensagempor Marcel Murai » 21 Set 2007, 12:14

isso é facil fazer em casa.
Poe pra ferver numa panela cheia de agua e fica segurando uma calha em cima da panela.. aquele vapor que escorre é a agua destilada. :D
2010-2014 - Monza SL/E 2.0 EFI 1992 Completo
03/2005-06/2009 Ex-Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS
Familia: 1992-1998 Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool + Commpl. + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet. + Lant. Fume (Rara configuraçao)
Marcel Murai
MODERADOR
 
Mensagens: 2358
Registrado em: 01 Fev 2007, 19:44
Estado: SP - São Paulo
Cidade: Interior
Monza: Não tenho Monza! :(
Ano/Modelo: Não tenho Monza! :(
Sist. Alimentação: Não tenho Monza! :(
Combustível: Não tenho Monza! :(

Mensagempor Fastback » 21 Set 2007, 12:26

luizh escreveu:Agua DESTILADA=purissima=DESMINERALIZADA, sacou?? heheh! !! :lol:


A filtrada é teoricamente com menor teor de particulas sólidas e supostamente com menos microorganismos... mas ainda contem Fluor(adicionado obrigatoriamente pelas empresas de saneamento), Cloro(idem) e ainda os sais minerais dos encanamentos por onde passam, além dos que ficam na cuba do filtro(se for de barro) e os sais minerais naturais que vem com ela... água filtrada é boa pra beber e pra lavar as coisas... mas nao pra meter dentro do sistema de refrigeração do carro...


Já vi relatos, mas NÃO comprovei, que o sujeito colocou agua destilada pura sem aditivo sem nada no carro dele... e rodou mais de um ano sem sequer mudar a cor do líquido... É verdade que o motor estava novo e limpinho por dentro... mas mesmo assim...



Sim.. O caso é que o que causa a corrosão e acumulo de detritos no sistema, não é a agua em si mas sim os minerais que ela contem. Não éa toa que rapidinho formam-se borras ou cascas brancas de sujeira em tudo o que envolve agua, principalmente de torneira. Um bom exemplo são aqueles umidificadores de ar. Se não tiverem filtro embutido, experimentem usar agua comum neles... Rapidinho forma aquela casca branca, dos minerais da agua que ficam presos na estrutura do mesmo...
O mesmo acontece com o motor. A agua evapora, condensa, evapora, condensa, esquenta, esfria e os minerais estão lá... Colando no bloco, nas paredes do radiador... E por aí vai!
No meu caso, usei agua desmineralizada, que meu pai obtem num filtro que ele tem na firma dele... Ou seja, pelo menos pra mim a agua "sem dureza", como ele diz, é na faixa. hehehe
AGora, acredito que em lojas de produtos quimicos deva ter algo semelhante... Se não tiver, o lance da agua destilada na panela também ajuda mas, haja paciência! hhehehe
Isaque&Rebeca:
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina


EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
Avatar do usuário
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
 
Mensagens: 854
Registrado em: 12 Dez 2006, 15:20

Mensagempor luizh » 21 Set 2007, 12:55

mmurai escreveu:isso é facil fazer em casa.
Poe pra ferver numa panela cheia de agua e fica segurando uma calha em cima da panela.. aquele vapor que escorre é a agua destilada. :D



Hahaha! ! Eu até pensei nisso... mas HAJA gás e paciencia pra fazer isso até extrair os 10 litros de água.... fora a possibilidade de 99,945566799% de fazer lambança na cozinha...Aí eu prefiro até comprar as 500 bisnaguinhas pra usar assim mesmo.. hehehe!
luizh
Membro GL (Ní­vel 2)
 
Mensagens: 97
Registrado em: 18 Set 2007, 13:12

Mensagempor Marcel Murai » 21 Set 2007, 20:39

Gás??! Tá louco? Gás tá beirando os 40,00.....É Fogão à lenha pra fazer isso. :lol:
2010-2014 - Monza SL/E 2.0 EFI 1992 Completo
03/2005-06/2009 Ex-Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS
Familia: 1992-1998 Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool + Commpl. + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet. + Lant. Fume (Rara configuraçao)
Marcel Murai
MODERADOR
 
Mensagens: 2358
Registrado em: 01 Fev 2007, 19:44
Estado: SP - São Paulo
Cidade: Interior
Monza: Não tenho Monza! :(
Ano/Modelo: Não tenho Monza! :(
Sist. Alimentação: Não tenho Monza! :(
Combustível: Não tenho Monza! :(

Mensagempor luizh » 21 Set 2007, 23:37

auhauhau! ! aí fica anti ecológico ! ! ahahah ! Vai aumentar o efeito estufa...
To pensando em colocar um vinil preto em cima de alguma piscina aqui perto e coletar a água.. hahah! O calor tá de lascar mesmo..
luizh
Membro GL (Ní­vel 2)
 
Mensagens: 97
Registrado em: 18 Set 2007, 13:12

Mensagempor Henrique » 22 Set 2007, 22:20

luizh escreveu:Hehehe ! ! Ajudou pela tangente ! ! O procedimento de limpeza eu sei ! heheh! Eu não sei ONDE ACHAR a água destilada em quantidades "industriais"! O aditivo eu já tenho o Delco mesmo... não gosto de gambiarras... e mesmo assim tomei o cuidado de pegar o Delco VERDE, pois o irresponsável de uma concessionária que eu fui aqui queria me empurrar o ROSA ! Ia ser colocar e ficar que nem sal de fruta na água.. heheheh! ! Ia furar meu motor todo !

Em que tipo de loja voce comprou os 8 litros?? Foram Galoes, garrafas de 1 litro ou o que?? Não me diga que foi naquelas bisnaguinhas que vende em posto...

Valeu !


Luizh, não entendi qual o problema do ACDelco vermelho/Rosa....
Avatar do usuário
Henrique
Membro Classic (Ní­vel 7)
 
Mensagens: 782
Registrado em: 27 Jan 2007, 17:29
Estado: SP - São Paulo
Cidade: SP City

Mensagempor luizh » 23 Set 2007, 01:20

Ok, pelo que já me informaram, o aditivo AC Delco ROSA tem uma composição que não é recomendável para os motores mais antigos, parece que ele ataca a liga metálica, ou entao reage com os restos dos aditivos que já passaram pelo motor e acaba tendo um efeito corrosivo.
Os carros novos da GM já vem com esse rosa, mas por estarem com ele desde o inicio ou entao por ter uma liga metálica diferenciada ele é adequado.

O verde é o antigo, e sem problemas para o nosso caso. Parece que o rosa tem base química organica e o verde não, e isso reagiria lá dentro.

Eu acredito que seja mais ou menos um efeito semelhante ao de voce colocar óleo sintético misturado com o oleo mineral dentro do motor.. ocorre a sinterização da mistura e ele acaba virando uma pasta e ferra tudo lá dentro.

Só que essa opinião sobre os aditivos é coisa que me falaram, eu ainda nao achei nada concreto que dê fundamento.

Só que VÁRIOS mecanicos e vendedores de peças já falaram que não se deve usar esse fluido rosa nos motores antigos, tirando esse jacu da concessionária... não acho que os outros vendedores iriam falar isso a toa, já que o Rosa era mais caro que o Verde...


De qualquer maneira eu é que não vou testar isso aqui ..eheheheh! ! Podemos até fazer uma busca pela internet ou entao se alguem souber de informaçoes confirmadas a respeito desse problema, passar pro pessoal.
luizh
Membro GL (Ní­vel 2)
 
Mensagens: 97
Registrado em: 18 Set 2007, 13:12

Mensagempor Marcel Murai » 23 Set 2007, 06:39

Realmente se seu carro nunca viu um aditivo, nem coloque que vai começar a estourar selos...etc.. Dependendo a propria sujeira está "tapando" os buracos.
2010-2014 - Monza SL/E 2.0 EFI 1992 Completo
03/2005-06/2009 Ex-Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS
Familia: 1992-1998 Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool + Commpl. + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet. + Lant. Fume (Rara configuraçao)
Marcel Murai
MODERADOR
 
Mensagens: 2358
Registrado em: 01 Fev 2007, 19:44
Estado: SP - São Paulo
Cidade: Interior
Monza: Não tenho Monza! :(
Ano/Modelo: Não tenho Monza! :(
Sist. Alimentação: Não tenho Monza! :(
Combustível: Não tenho Monza! :(

Mensagempor Henrique » 23 Set 2007, 09:55

Entendi, obrigado.

Só uma outra observação: alguém ai em cima disse que conhece alguém que utilizou só água destilada certo? Eu acho, to chutando, que a destilada tem um ponto de ebulição mais baixo que a água mineral o que, em tese, prejudicaria o arrefecimento.. Certo ou errado as duas afirmativas?
Abs
henrique
Avatar do usuário
Henrique
Membro Classic (Ní­vel 7)
 
Mensagens: 782
Registrado em: 27 Jan 2007, 17:29
Estado: SP - São Paulo
Cidade: SP City

Próximo

Voltar para Ar condicionado/Ventilação e Arrefecimento

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes