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Água destilada

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.

Água destilada

Mensagempor luizh » 20 Set 2007, 14:44

Bom, eu na minha fissura de deixar meu carro 100% pretendo esvaziar o sistema de arrefecimento e encher de novo com uma nova mistura. Só que agora eu quero colocar água destilada, me assustei com o tanto de partículas que eu vi na água que sai da torneira do meu prédio além do cloro. Rapidinho a água no motor ficava turva...

Entao queria saber alguma sugestão de qual tipo de loja venderia água destilada em galões ou pelo menos embalagens de mais de 1 litro. Pois onde pergunto, o povo só sabe indicar aquelas bisnaguinhas que vendem em posto pra completar a bateria...

Como calculo uns 10 litros pra usar na limpeza e preenchimento do sistema, não daria muito certo eu comprar uma caixa daquelas coisas né? Alguém tem sugestões?

Valeu !
luizh
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Mensagempor Diego Paiva » 20 Set 2007, 21:59

Cara, eu fiz esta limpeza no sistema de arrefecimento do meu monza, no fim de semana passado.
Comprei 8 litros de agua destilada(R$1,50 o litro) e comprei 2 litros de aditivo ACDelco(R$ 30,00 cada litro). O AcDelco é o original, recomendado pela GM.

Tirei o mangote do radiador, e deixei td a água que estava no sistema cair... tirei td a água, o sistema "secou" mesmo....
Proximo passo,foi fazer uma lavagem com água destilada mesmo, coloquei uns três litros, funcionei o carro por poucos minutos... depois arriei a água novamente... fechei o sistema(coloquei o mangote que foi tirado), tirei o sensor de temperatura(deve-se fazer isso p/ n ficar ar no sistema) coloquei os dois litros de aditivo da ACDelco e fui completando com água destilada até começar a sair água pelo local do sensor de temperatura(que foi tirado), depois coloquei o sensor no lugar novamente, completei com água destilada até o nível indicado e pronto..
Agora é so curtir o monzão :D

O meu carro não deu trabalho pra fazer a limpeza, pois eu sempre usei aditivo nele, daí a água é sempre limpinha.. mas mesmo assim, td ano eu troco a água e o aditivo.

Mas em uma Hilux que tivemos aqui em casa, passei uns 20 dias limpando o sistema de arrefecimento dela(será que tava sujo??), fiquei trocando a água do sistema até sai beeeem cristalina!!
Só coloque o aditivo no sistema, qd tiver certeza que a água ta limpinha.

Dica: Se seu carro tiver AR-quente, deixe-o ligado para que a limpeza seja feita nele tbm.

Esperp ter ajudado :)

Abraço.
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Mensagempor luizh » 20 Set 2007, 22:19

Hehehe ! ! Ajudou pela tangente ! ! O procedimento de limpeza eu sei ! heheh! Eu não sei ONDE ACHAR a água destilada em quantidades "industriais"! O aditivo eu já tenho o Delco mesmo... não gosto de gambiarras... e mesmo assim tomei o cuidado de pegar o Delco VERDE, pois o irresponsável de uma concessionária que eu fui aqui queria me empurrar o ROSA ! Ia ser colocar e ficar que nem sal de fruta na água.. heheheh! ! Ia furar meu motor todo !

Em que tipo de loja voce comprou os 8 litros?? Foram Galoes, garrafas de 1 litro ou o que?? Não me diga que foi naquelas bisnaguinhas que vende em posto...

Valeu !
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Mensagempor Diego Paiva » 20 Set 2007, 22:48

Cara, compreri garrafinhas de 1L... cada uma saiu a 1,50. Comprei o aditivo verde tbm.

Da uma olhada em lojas que trabalhem com bateria, eles com ctz tem. Cuidado p n comprar solução de bateria. Eu comprei onde mando trocar o óleo do carro.. o cara tem pra vender lá. Da uma olhada em casa de peças, deve ter.

Abraço.
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Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 21 Set 2007, 10:22

Já que vcs gostam de fazer a coisa bem feita, o ideal é colocar água desmineralizada no sistema, ao invés de água da torneira.
Eu, de minha parte, acho que água filtrada já seria uma boa pedida.

Abraços 8)
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Mensagempor luizh » 21 Set 2007, 10:52

Agua DESTILADA=purissima=DESMINERALIZADA, sacou?? heheh! !! :lol:


A filtrada é teoricamente com menor teor de particulas sólidas e supostamente com menos microorganismos... mas ainda contem Fluor(adicionado obrigatoriamente pelas empresas de saneamento), Cloro(idem) e ainda os sais minerais dos encanamentos por onde passam, além dos que ficam na cuba do filtro(se for de barro) e os sais minerais naturais que vem com ela... água filtrada é boa pra beber e pra lavar as coisas... mas nao pra meter dentro do sistema de refrigeração do carro...


Já vi relatos, mas NÃO comprovei, que o sujeito colocou agua destilada pura sem aditivo sem nada no carro dele... e rodou mais de um ano sem sequer mudar a cor do líquido... É verdade que o motor estava novo e limpinho por dentro... mas mesmo assim...
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Mensagempor Marcel Murai » 21 Set 2007, 12:14

isso é facil fazer em casa.
Poe pra ferver numa panela cheia de agua e fica segurando uma calha em cima da panela.. aquele vapor que escorre é a agua destilada. :D
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Mensagempor Fastback » 21 Set 2007, 12:26

luizh escreveu:Agua DESTILADA=purissima=DESMINERALIZADA, sacou?? heheh! !! :lol:


A filtrada é teoricamente com menor teor de particulas sólidas e supostamente com menos microorganismos... mas ainda contem Fluor(adicionado obrigatoriamente pelas empresas de saneamento), Cloro(idem) e ainda os sais minerais dos encanamentos por onde passam, além dos que ficam na cuba do filtro(se for de barro) e os sais minerais naturais que vem com ela... água filtrada é boa pra beber e pra lavar as coisas... mas nao pra meter dentro do sistema de refrigeração do carro...


Já vi relatos, mas NÃO comprovei, que o sujeito colocou agua destilada pura sem aditivo sem nada no carro dele... e rodou mais de um ano sem sequer mudar a cor do líquido... É verdade que o motor estava novo e limpinho por dentro... mas mesmo assim...



Sim.. O caso é que o que causa a corrosão e acumulo de detritos no sistema, não é a agua em si mas sim os minerais que ela contem. Não éa toa que rapidinho formam-se borras ou cascas brancas de sujeira em tudo o que envolve agua, principalmente de torneira. Um bom exemplo são aqueles umidificadores de ar. Se não tiverem filtro embutido, experimentem usar agua comum neles... Rapidinho forma aquela casca branca, dos minerais da agua que ficam presos na estrutura do mesmo...
O mesmo acontece com o motor. A agua evapora, condensa, evapora, condensa, esquenta, esfria e os minerais estão lá... Colando no bloco, nas paredes do radiador... E por aí vai!
No meu caso, usei agua desmineralizada, que meu pai obtem num filtro que ele tem na firma dele... Ou seja, pelo menos pra mim a agua "sem dureza", como ele diz, é na faixa. hehehe
AGora, acredito que em lojas de produtos quimicos deva ter algo semelhante... Se não tiver, o lance da agua destilada na panela também ajuda mas, haja paciência! hhehehe
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Mensagempor luizh » 21 Set 2007, 12:55

mmurai escreveu:isso é facil fazer em casa.
Poe pra ferver numa panela cheia de agua e fica segurando uma calha em cima da panela.. aquele vapor que escorre é a agua destilada. :D



Hahaha! ! Eu até pensei nisso... mas HAJA gás e paciencia pra fazer isso até extrair os 10 litros de água.... fora a possibilidade de 99,945566799% de fazer lambança na cozinha...Aí eu prefiro até comprar as 500 bisnaguinhas pra usar assim mesmo.. hehehe!
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Mensagempor Marcel Murai » 21 Set 2007, 20:39

Gás??! Tá louco? Gás tá beirando os 40,00.....É Fogão à lenha pra fazer isso. :lol:
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Mensagempor luizh » 21 Set 2007, 23:37

auhauhau! ! aí fica anti ecológico ! ! ahahah ! Vai aumentar o efeito estufa...
To pensando em colocar um vinil preto em cima de alguma piscina aqui perto e coletar a água.. hahah! O calor tá de lascar mesmo..
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Mensagempor Henrique » 22 Set 2007, 22:20

luizh escreveu:Hehehe ! ! Ajudou pela tangente ! ! O procedimento de limpeza eu sei ! heheh! Eu não sei ONDE ACHAR a água destilada em quantidades "industriais"! O aditivo eu já tenho o Delco mesmo... não gosto de gambiarras... e mesmo assim tomei o cuidado de pegar o Delco VERDE, pois o irresponsável de uma concessionária que eu fui aqui queria me empurrar o ROSA ! Ia ser colocar e ficar que nem sal de fruta na água.. heheheh! ! Ia furar meu motor todo !

Em que tipo de loja voce comprou os 8 litros?? Foram Galoes, garrafas de 1 litro ou o que?? Não me diga que foi naquelas bisnaguinhas que vende em posto...

Valeu !


Luizh, não entendi qual o problema do ACDelco vermelho/Rosa....
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Mensagempor luizh » 23 Set 2007, 01:20

Ok, pelo que já me informaram, o aditivo AC Delco ROSA tem uma composição que não é recomendável para os motores mais antigos, parece que ele ataca a liga metálica, ou entao reage com os restos dos aditivos que já passaram pelo motor e acaba tendo um efeito corrosivo.
Os carros novos da GM já vem com esse rosa, mas por estarem com ele desde o inicio ou entao por ter uma liga metálica diferenciada ele é adequado.

O verde é o antigo, e sem problemas para o nosso caso. Parece que o rosa tem base química organica e o verde não, e isso reagiria lá dentro.

Eu acredito que seja mais ou menos um efeito semelhante ao de voce colocar óleo sintético misturado com o oleo mineral dentro do motor.. ocorre a sinterização da mistura e ele acaba virando uma pasta e ferra tudo lá dentro.

Só que essa opinião sobre os aditivos é coisa que me falaram, eu ainda nao achei nada concreto que dê fundamento.

Só que VÁRIOS mecanicos e vendedores de peças já falaram que não se deve usar esse fluido rosa nos motores antigos, tirando esse jacu da concessionária... não acho que os outros vendedores iriam falar isso a toa, já que o Rosa era mais caro que o Verde...


De qualquer maneira eu é que não vou testar isso aqui ..eheheheh! ! Podemos até fazer uma busca pela internet ou entao se alguem souber de informaçoes confirmadas a respeito desse problema, passar pro pessoal.
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Mensagempor Marcel Murai » 23 Set 2007, 06:39

Realmente se seu carro nunca viu um aditivo, nem coloque que vai começar a estourar selos...etc.. Dependendo a propria sujeira está "tapando" os buracos.
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Mensagempor Henrique » 23 Set 2007, 09:55

Entendi, obrigado.

Só uma outra observação: alguém ai em cima disse que conhece alguém que utilizou só água destilada certo? Eu acho, to chutando, que a destilada tem um ponto de ebulição mais baixo que a água mineral o que, em tese, prejudicaria o arrefecimento.. Certo ou errado as duas afirmativas?
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Mensagempor luizh » 23 Set 2007, 12:45

Bem, como já disse pro MMurai em outro tópico, eu já não lembro mais das minhas aulas de física, e muito menos das de química pra saber esses detalhes com precisão, mas acredito que estamos tendo um erro de conceitos...

Vamos lá: A "água" que ferve a 100 graus é a agua DESTILADA, PURA ! ! Somente H2O e mais nada.. um procedimento laboratorial com tudo controlado... a água comum que temos, seja ela "torneiral", mineral ou mesmo filtrada para beber, DEVE TALVEZ ter um ponto de fervura maior que 100 graus por conta dos componentes extras, como sais minerais e cloro, fluor e etc...ou de repente pode ter até um ponto menor, pelos mesmos motivos...

Só que o problema da água dentro de um motor, vai além do ponto de fervura e arrefecimento. Claro que quanto mais alto ele for melhor pra gente, mas é o que o Fastback falou anteriormente, a água ferve esfria, ferve esfria, evapora, escapa do sistema e vai deixando os minerais dentro dele que acelerama reação de oxidação do metal e vão deteriorando o motor por dentro.

Uma boa comparação seria com a água do mar, a gente nem cogita em colocar água do mar num motor, certo? Mas é porque a concentração de sal dentro dela é tão maior que já percebemos de cara a diferença no gosto e quando ela evapora na pele fica o salzinho em cima e etc... a água mineral ou a de torneira tem uma concentração bem menor o que nos ilude por nao ter gosto acentuado, fazendo achar que ela seria inofensiva para o motor, acontece que ela fica lá dentro por meses, anos e aí sim aparecem os efeitos.

É como se dois irmãos gemeos fossem separados por 40 anos, e um virasse pescador desses que usam barquinhos no mar e o outro fosse ser pescador de agua doce no canadá por exemplo... se juntassemos os dois depois desse tempo veriamos a diferença causada pelo sol e pela água do mar na pele do que ficou pescando aqui...

Dá pra ver isso claramente quando se pega uma canequinha de aluminio vagabundinha, sem teflon nem nada e bota água pra ferver nela até evaporar tudo, voce vai notar umas manchas esbranquiçadas nas paredes da caneca, que são os restos de minerais que estavam nessa água. Se voce repetir isso várias vezes, vai ver que a caneca vai criar depositos cada vez maiores desses resíduos. Dentro do motor, ocorre o mesmo, com o agravante da pressão interna ser maior...

Por isso é que nao se deve colocar água mineral no motor... e nem mesmo água do mar.. heheh! Daí a necessidade dos aditivos, eles não servem só pra aumentar o ponto de fervura da água(na verdade eles servem mais pra diminuir o ponto de CONGELAMENTO da água, nos países do Norte! Motivo pelo qual tambem existem aqueles selos do motor) mas tambem contém agentes lubrificantes e antiespumantes, para evitar a espuma e o efeito de cavitação das pás da bomba de água.

Cavitação é quando o fluido, por motivos diversos, não acompanha o movimento da pá, criando-se uma espécie de vácuo que faz aquela pá girar mais rápido que o previsto desbalanceando o sistema, e criando espuma que cria mais cavitação até que uma hora o sistema entra em colapso... Isso tambem pode acontecer se ficarem as bolhas de ar no sistema, daí o povo fazer a tal sangria quando se troca a água do motor.

Mas, isso é uma outra história... eu fico viajando e saio do meu motivo do tópico que é ONDE ACHAR A TAL AGUA DESTILADA EM QUANTIDADES MAIORES ?? HEHEHEH! !
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Mensagempor luizh » 23 Set 2007, 12:49

mmurai escreveu:Realmente se seu carro nunca viu um aditivo, nem coloque que vai começar a estourar selos...etc.. Dependendo a propria sujeira está "tapando" os buracos.



É verdade... e essa história já se distorceu na cabecinha dos queridos mecanicos "achistas" que agora declaram que o aditivo de radiador na verdade é prejudicial para o motor...

Já vi um falando com outro que os aditivos são pra ganhar dinheiro do consumidor com os outros produtos... pois o cara coloca e depois tem que sair trocando mangueira, bomba, selos...
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Mensagempor Diego Paiva » 23 Set 2007, 14:50

Que aula heim Luizh?
Desde que comprei meu monza, sempre usei água destilada, com aditivo AcDelco(verde).... nunca tive problemas :D
Td ano faço a troca do aditivo e da água... dizem que este aditivo dura 30.000km ou 2 anos... mas sempre troco de ano em ano. E o óleo do motor troco de 3 em 3 mil, junto com o filtro.

Óleo é água são coisas importantíssimas em um carro.
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Mensagempor luizh » 23 Set 2007, 15:19

Entao Diego, como chama a loja onde voce comprou essa água?? O que ela vende?? Qual o ramo de atuação ?? Valeu !
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Mensagempor Diego Paiva » 23 Set 2007, 16:45

É uma lojinha onde eu troco o óleo do carro, como falei anteriormente....
Lá o cara vende óleo em geral e tbm baterias.
Se vc n encontrar na sua cidade, procure em lojas que trabalhem com bateria.. tipo a autorizada da MOURA, é ctz la ter água destilada..... pois eles precisam desta água pra dar manuteção nas baterias...
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Mensagempor Marcel Murai » 24 Set 2007, 07:25

luizh escreveu:
mmurai escreveu:Realmente se seu carro nunca viu um aditivo, nem coloque que vai começar a estourar selos...etc.. Dependendo a propria sujeira está "tapando" os buracos.



É verdade... e essa história já se distorceu na cabecinha dos queridos mecanicos "achistas" que agora declaram que o aditivo de radiador na verdade é prejudicial para o motor...

Já vi um falando com outro que os aditivos são pra ganhar dinheiro do consumidor com os outros produtos... pois o cara coloca e depois tem que sair trocando mangueira, bomba, selos...


Então, por isso que digo se o carro NUNCA usou aditivo e depois de 10 anos vc vai lá e coloca aditivo é certo que vai dar pepino. Se vc por o bardahl radclean então....... Prepare-se p/ ficar na estrada.
Isso é fato verídico, pois aconteceu comigo.
Meu estava em estado bastante avançado a corrosão, acho que o cara colocava agua do mar. :shock: A carcaça do termostato nem deu aproveitamento.


Melhor solução neste caso é continuar com agua destilada.

Já agora que fiz o motor, posso começar do zero, é claro que vai ter aditivo e agua destilada. Pois tudo é novo, inclusive radiador, cabeçote e bloco foi feita lavagem química.....
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Mensagempor luizh » 24 Set 2007, 11:02

hahaha claro ! ! Só que eu usava aditivo, parei por um tempo, sei lá porque, e aí começou a vazação com efeito carrossel do monza... estourou a mangueira que sai da valvula pro radiador, troquei, um tempo depois estourou aquela grandona que sai embaixo do radiador... depois foi o núcleo de ar quente.. e por fim a bomba de água começou a vazar... hehheh ! !!Aí apelei e aproveitei que tava com grana e troquei TUDO, inclusive os encaixes que ficam embaixo do coletor de admissão..

Aí o que aconteceu?? Descobri que a junta do cabeçote estava vazando PRA FORA ! ! ! Todo dia pela manha eu achava um filete de água escorrido pelos lados da caixa de marchas... aí arrancamos tudo e refiz a tranqueirada toda... e coloquei água com aditivo, tudo bonitinho..

Aï a bagaça CONTINUOU A VAZAAAAR ! ! !!hahahah! ! Fui descobrir que era por um lugar insólito... o fundo do reservatório de expansão estava trincado... e devido ao local inconveniente e à sujeira dos anos, nao dava pra ver de imediato. Comprei um novo, repeti o processo... e NOVAMENTE continuou o vazamento ! ! !! Quando estava quase tendo uma parada cardiaca, o cara da oficina sugeriu trocar a tampa( que nem era tão velha assim...) e aí pronto! ! Só que dessa vez eu meti água normal lá dentro, pra testar se vai continar vazando...heheheh! ! Agora parece que ficou quieta....
luizh
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Mensagempor Diego Paiva » 24 Set 2007, 11:56

luizh escreveu:hahaha claro ! ! Só que eu usava aditivo, parei por um tempo, sei lá porque, e aí começou a vazação com efeito carrossel do monza... estourou a mangueira que sai da valvula pro radiador, troquei, um tempo depois estourou aquela grandona que sai embaixo do radiador... depois foi o núcleo de ar quente.. e por fim a bomba de água começou a vazar... hehheh ! !!Aí apelei e aproveitei que tava com grana e troquei TUDO, inclusive os encaixes que ficam embaixo do coletor de admissão..

Aí o que aconteceu?? Descobri que a junta do cabeçote estava vazando PRA FORA ! ! ! Todo dia pela manha eu achava um filete de água escorrido pelos lados da caixa de marchas... aí arrancamos tudo e refiz a tranqueirada toda... e coloquei água com aditivo, tudo bonitinho..

Aï a bagaça CONTINUOU A VAZAAAAR ! ! !!hahahah! ! Fui descobrir que era por um lugar insólito... o fundo do reservatório de expansão estava trincado... e devido ao local inconveniente e à sujeira dos anos, nao dava pra ver de imediato. Comprei um novo, repeti o processo... e NOVAMENTE continuou o vazamento ! ! !! Quando estava quase tendo uma parada cardiaca, o cara da oficina sugeriu trocar a tampa( que nem era tão velha assim...) e aí pronto! ! Só que dessa vez eu meti água normal lá dentro, pra testar se vai continar vazando...heheheh! ! Agora parece que ficou quieta....


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Tópico de Restauração: Restauração Monza GLS 96 + Teto Solar - A SAGA!
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Diego Paiva
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Mensagempor luizh » 24 Set 2007, 13:01

Diego Paiva escreveu: :shock: :shock: que novela, heim?


Nooossa ! ! voce nem faz idéia ! !hahahaah!! Esse meu carro me fez passar por poucas e boas de 2002 até o ano passado...

Eu falava que era meu filho drogado ! Tipo aquele guri que voce cria no maior carinho, atenção, dando tudo de bom pra ele, achando que ele vai ser uma pessoa boa quando crescer, e quando chega na adolescencia, ele vira um rebelde, drogado, só te dá trabalho e prejuízo! ! E mesmo assim voce ainda ama o desgraçado e acredita que ele vai tomar jeito ! eheheheh
luizh
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Mensagempor Felippe Delgado » 29 Set 2007, 23:39

Aff!!!

Pelo menos por hora parece que ele vai ficar quietinho, e vai mudar p ver a felicidade do pai querido! eaiheuiaheiuhaiehia


abraços
Felippe Delgado
Monza 96/96 GLS 2.0 EFI Vermelho Goya
Iniciado reforma! Susp Dianteira instalada, tudo original!!!
Comprado o cj de freio traseiro do Vectra A, faltando instalar :D
Comprado Painel Digital, faltando instalar :D
Comprado CB, faltando e peças de acabamento interno, quem tiver é só avisar...
Torque, Dinheiro e Mulher, Nunca é demais! ;)
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Felippe Delgado
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