teste lampejante da injeção eletronica

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
willian duarte
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teste lampejante da injeção eletronica

Mensagem não lida por willian duarte »

E AI GALERA ACHEI ISTO AQUI NA NET E QUERIA SABER SE ALGUEM JA FEZ ESSE TESTE,ELE É DE UM CURSO:"Linha GM - Rochester / Delphi Multec e Bosch Motronic
Todo processe se inicia por um jumper nos terminais do conector de diagnóstico. Logicamente para cada tipo de
conector há um processo diferente na ligação.
Após feito o jumper, ao se ligar a chave de ignição, a lâmpada indicadora de anomalias no sistema de injeção
localizada no painel de instrumentos começará a piscar. É justamente essas piscadas que iremos utilizar para
descobrir qual o defeito gravado na memória RAM.
As piscadas ocorrem numa sequência lógica que vale para todos os sistemas de injeção cuja unidade de comando
permite esta estratégia. Segue abaixo um exemplo:
PISCA PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PISCA PISCA PISCA PAUSA LONGA
Observe que ocorreram duas piscadas e uma pausa curta. Em seguida mais cinco piscadas e uma pausa longa. As
duas piscadas antes da pausa curta representa a dezena e as cinco piscadas após a pausa curta representa a
unidade. Sendo assim, obtivemos o código 25.
Vamos a um outro exemplo:
PISCA PISCA PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PAUSA LONGA
Creio que agora você já saiba qual o código de defeito. Se você pensou 32 está correto.
Cada código é repetido 3 vezes até passar para o próximo código. Sendo assim, se tivermos os códigos 25 e 32
gravados a sequência será:
PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PAUSA LONGA
PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PAUSA LONGA
PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PAUSA LONGA
PISCA PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PISCA PISCA PISCA PAUSA LONGA
PISCA PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PISCA PISCA PISCA PAUSA LONGA
PISCA PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PISCA PISCA PISCA PAUSA LONGA
PISCA PISCA PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PAUSA LONGA
PISCA PISCA PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PAUSA LONGA
PISCA PISCA PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PAUSA LONGA
Veja que a sequência de códigos foram: 12 - 12 - 12 - 25 - 25 -25 - 32 - 32 - 32
Na linha GM o código 12 significa sem sinal de rotação. Como o motor vai estar parado no momento da verificação,
esse código não é considerado defeito. Assim, caso o sistema não apresente nenhum defeito, somente o código 12
será apresentado.
O sistema faz um looping, ou seja, assim que os códigos terminarem, volta a se repetir novamente.
Na próxima aula iremos ver como executar o jumper para obter esses códigos.GM utiliza em boa parte dos seus automóveis o sistema Multec. Também pode ser encontrado sistemas de
injeção Bosch. Estaremos apresentando nessa aula como obter o código lampejante nestes sistemas e a sua tabela.
Observação: Embora os jumpers sejam diferentes, os códigos são os mesmos para os diferentes sistemas. Imagem
Segue abaixo a tabela com os códigos lampejantes.
COD DESCRIÇÃO DO CÓDIGO LAMPEJANTE
12 Sem sinal do sensor de rotação e PMS
13 Circuito aberto na sonda lambda - sensor de oxigênio
14 Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento - tensão baixa
15 Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento - tensão alta
16 Sem sinal do sensor de detonação
17 Falha no circuito do eletroinjetor
18 Sem sinal de regulagem do sensor de detonação
19 Sinal incorreto do sensor de rotação e PMS
21 Sensor de posição de borboleta de aceleração - tensão alta
22 Sensor de posição de borboleta de aceleração - tensão baixa
24 Sem sinal do sensor de velocidade
25 Tensão alta nos eletroinjetores (monoponto ou simultâneo) ou no eletroinjetor 1 (seqüencial)
26 Tensão alta no eletroinjetor 2
27 Tensão alta no eletroinjetor 3
28 Tensão alta no eletroinjetor 4 (todos exceto Corsa GSI)
Mal contato nos terminais do relé da bomba (Corsa GSI)
29 Tensão baixa no relé da bomba (motor 4 cilindros)
Tensão alta no eletroinjetor 5 (motor de 6 cilindros)
31 Nenhum sinal do sensor de rotação
Falha na eletroválvula de gerenciamento de vácuo da válvula EGR
32 Tensão alta no relé da bomba (motor 4 cilindros)
Tensão alta no eletroinjetor 6 (motor 6 cilindros)
33 Tensão alta no sensor de pressão absoluta
Tensão baixa na eletroválvula EGR (Vectra / S10 2.2 MPFI)
34 Tensão baixa no sensor de pressão absoluta
Tensão alta na eletroválvula EGR (Vectra / S10 2.2 MPFI)
35 Falha no atuador de marcha lenta (motores a gasolina)
Tensão baixa no relé de partida à frio (motores a álccol)
37 Tensão alta no relé de partida à frio (motores a álccol)
38 Tensão baixa na sonda lambda
39 Tensão alta na sonda lambda
41 Tensão alta no comando da bobina dos cilindros 2 e 3
42 Tensão alta no comando da bobina dos cilindros 1 e 4
Falha no controle do avanço da ignição (Multec 700)
43 Falha no circuito do sinal do sensor de detonação (Omega 2.2 MPFI e S10 EFI)
Sistema EGR linear (Corsa GSI)
Cód Descrição do código lampejante
44 Tensão baixa na sonda lambda - mistura pobre
45 Tensão alta na sonda lambda - mistura rica
47 Sistema EGR linear
48 Tensão baixa da bateria
49 Tensão alta da bateria
51 Defeito na unidade de comando (ECU ou EPROM)
52 Tensão alta na lâmpada de anomalia
Tensão baixa no relé de comando da bomba de ar secundário (Corsa GSI)
53 Tensão baixa no relé da bomba
Tensão alta no relé de comando da bomba de ar secundário (Corsa GSI)
54 Tensão alta no relé da bomba
Potenciômetro de ajuste de CO fora da faixa (Multec 700)
55 Defeito na unidade de comando
56 Tensão alta no atuador de marcha lenta
Tensão baixa na eletroválvula do sistema de injeção secundária de ar (Corsa GSI)
57 Tensão baixa no atuador de marcha lenta
Tensão alta na eletroválvula do sistema de injeção secundária de ar (Corsa GSI)
61 Tensão baixa na eletroválvula de purga do canister
62 Tensão alta na eletroválvula de purga do canister
63 Tensão baixa no comando da bobina dos cilindros 2 e 3
64 Tensão baixa no comando da bobina dos cilindros 1 e 4
66 Falha no transdutor de pressão do ar condicionado
69 Sensor de temperatura do ar - tensão baixa
71 Sensor de temperatura do ar - tensão alta
73 Medidor de massa de ar - tensão baixa
74 Medidor de massa de ar - tensão alta
75 Tensão baixa no controle de torque (transmissão automática)
76 Tempo de atuação muito longo na identificação do câmbio
Controle contínuo de torque
77 Relé do eletroventilador da primeira velocidade - tensão baixa
78 Relé do eletroventilador da primeira velocidade - tensão alta
81 Tensão baixa nos eletroinjetores (monoponto ou simultâneo) ou no eletroinjetor 1 (seqüencial)
82 Tensão baixa no eletroinjetor 2
83 Tensão baixa no eletroinjetor 3
84 Tensão baixa no eletroinjetor 4
85 Tensão baixa no eletroinjetor 5
86 Tensão baixa no eletroinjetor 6
87 Relé de acionamento do ar condicionado - tensão baixa
88 Relé de acionamento do ar condicionado - tensão alta
92 Falha no circuito do sensor de fase
93 Sensor de fase - tensão baixa
Falha no módulo Quad Driver U8 (Omega 2.2 ou S10)
94 Sensor de fase - tensão alta
Falha no módulo Quad Driver U9 (Omega 2.2 ou S10)
97 Tensão alta no sinal de injeção do controle de torque
119 Sensor de pressão absoluta - valor incorreto no momento da partida
125 Baixa pressão no coletor de admissão
126 Alta pressão no coletor de admissão
135 Tensão baixa na lâmpada de anomalia
136 Substituição da unidade de comando
138 Tensão baixa no sensor de pressão
139 Tensão alta no sensor de pressão
143 Imobilizador erroneamente inicializado
144 Imobilizador - código não recebido
145 Imobilizador - recebido código errado
171 Tensão baixa no relé do eletroventilador da segunda velocidade
172 Tensão alta no relé do eletroventilador da segunda velocidade
173 Tensão baixa no sensor de pressão do ar condicionado
174 Tensão alta no sensor de pressão do ar condicionado
Observação: Nesse sistema, nem todos os códigos podem ser utilizados. Isso vai depender o
veículo e a quantidade de acessórios que o mesmo possui."
monza e.f.i,1987,de 28/10/2007 à 6/04/2010
atual:monza 1993,classic se,efi,freio a disco nas 4 rodas,verde,etanol
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RicardoDS
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Re: teste lampejante da injeção eletronica

Mensagem não lida por RicardoDS »

willian duarte escreveu:E AI GALERA ACHEI ISTO AQUI NA NET E QUERIA SABER SE ALGUEM JA FEZ ESSE TESTE...
Com certeza muita gente já testou o Monzão desta forma.
Já foi muito discutido aqui no fórum.

Seu tópico ficou muito bom, está bem organizado o procedimento de teste. :smt023
Monza SL/E 1.8 1988/1989
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Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
willian duarte
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Re: teste lampejante da injeção eletronica

Mensagem não lida por willian duarte »

entao da certo mesmo,vou fazer no meu
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andre.nizer

Re: teste lampejante da injeção eletronica

Mensagem não lida por andre.nizer »

parabens pelo tópico...

entrou na minha planilha de coisas a fazer no monza...

o dia que fizer isso acho que ele vai entrar em loop infinito repetindo todos os código por 3 vezes hehehe :D
willian duarte
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Re: teste lampejante da injeção eletronica

Mensagem não lida por willian duarte »

dos tipos de conectores scima qual é do meu monza?
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Re: teste lampejante da injeção eletronica

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O conector A e B. Não me lembro de cabeça se o A e B estão na fileira de cima ou debaixo. Mas, onde ele vai o A e B está na sequência um ao lado do outro e na outra fileira, vai perceber que falta um terminal no conector.
No Monza, o terminal A e B, ficam para frente do carro, sentido do motor.

Abs,

Carlos Freire
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Re: teste lampejante da injeção eletronica

Mensagem não lida por Randor »

tenho um monza sl/e efi gasolina ano 91 e nao consigo achar os terminais A e B. Oque acontece se ligar o jumper nos terminais errados?
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Carlos A. Freire
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Re: teste lampejante da injeção eletronica

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Randor escreveu:tenho um monza sl/e efi gasolina ano 91 e nao consigo achar os terminais A e B. Oque acontece se ligar o jumper nos terminais errados?
Se fizer o jumper em local errado, corre o risco de danificar à central eletrônica de IE.

Abs,

Carlos Freire
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