Gosto muito de ir no Fórum dos Kadetteiros e lá encontrei esse tutorial feito pelo Roberto GSI! :smt023
"Pessoal, fiz um tutorialzinho para usar filtro de ar esportivo no GSi.
Lembrando que eu não me responsabilizo por qualquer problema que ocorra com o carro.
Eu só estou descrevendo o que eu fiz quando fiz essa adaptação no meu carro.
O bom é que essa adaptação é totalmente reversível, quando vc quiser voltar p/ o filtro oirginal do carro basta fazer o processo inverso do tutorial.
O link p/ fazer o download é esse aqui: http://www.4shared.com/file/139881817/3 ... rtivo.html
Se alguém tiver alguma dúvida em algum passo do tutorial pode perguntar a vontade.
Abraço"
Aproveito para perguntar qual seria o Filtro de Ar mais indicado? Tem Mofluxo, duplofluxo....fiquei meio perdido!!!
Filtro de Ar Esportivo no Monza com VAF
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Filtro de Ar Esportivo no Monza com VAF
Mauro Bastos
Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 (4 portas) viewtopic.php?f=5&t=6028
Painel Digital,CB, Trava, vidros e mala elétrica, DH, AC, rodas Originais diamantizadas, volante regulável, console com leds de alto brilho, bancos de couro, Oléo GTX alta quilometragem, MILITEC, Gasolina e GNV (18m³), Som (caixa selada).
Monza é Monza...hehehehehe
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Re: Filtro de Ar Esportivo no Monza com VAF
eu contra o uso desse tipo de coisa no monza ai mais pq monza é monza nao é carro pra esses tipos de coisa SOU 1000 VEZES O MEU ORIGINAL...
um tempo atras eu retirei o filtro de ar do meu monza pra ver como é q fica, mas pela minha surpresa nao mudou em nada, tudo isso ai q ficam dizendo q aumenta potencia é tudo mentira nao aumenta porr@ nehuma!!!
ENTAO ORIGINAL ATE A MORTE.
abs.
um tempo atras eu retirei o filtro de ar do meu monza pra ver como é q fica, mas pela minha surpresa nao mudou em nada, tudo isso ai q ficam dizendo q aumenta potencia é tudo mentira nao aumenta porr@ nehuma!!!
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veja fotos da minha Titan>>>CLIQUE AQUI<<<
*VENDIDO*
CG TITAN 150ES cinza metalica 2º dono com 37.mil K original
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Re: Filtro de Ar Esportivo no Monza com VAF
eu até pensei em colocar
mais só não coloquei ele por causa dos sensores que ficam no panelão.
mais só não coloquei ele por causa dos sensores que ficam no panelão.
"Me perguntaram: Pq não compra um carro mais novo?
Respondi: 96 foi o último ano do Monza, não tem mais novo "
Fotos Do "Possante" : http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=5&t=8409
Respondi: 96 foi o último ano do Monza, não tem mais novo "
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Re: Filtro de Ar Esportivo no Monza com VAF
Amigos, o ideal é colocar esse filtro com sistemas de IE com SL. Assim, os parâmetros são ajustados automaticamente.
Mas pode sim ter um ganho nos sistemas EFI e MPFI do Monza.
Sistema EFI: regular o potenciômetro usando um analisador de gases, pois a voltagem dele vai ficar fora daquele range que já foi descrito;
Sistema MPFI: parece que tem um parafuso que regula a entrada de ar na marcha-lenta. Tem que regular esse parafuso para que o sistema não se perca ao regular a marcha-lenta. Tive um Uno 1.6R mpi (LE Jetronic) que estava com a cx de ar original e não pegava regulagem de marcha-lenta. Foi só colocar o filtro esportivo, que o motor ficou uma seda. Depois é que fiquei sabendo dessa regulagem no parafuso.
E SIM, acredito que o carro ande mais com filtro esportivo. A fórmula é simples: +ar +combustível = +potência.
Mauro, como seu motor é grande, recomendo o duplo fluxo. O nacional Race Chrome é muito bom.
Mas pode sim ter um ganho nos sistemas EFI e MPFI do Monza.
Sistema EFI: regular o potenciômetro usando um analisador de gases, pois a voltagem dele vai ficar fora daquele range que já foi descrito;
Sistema MPFI: parece que tem um parafuso que regula a entrada de ar na marcha-lenta. Tem que regular esse parafuso para que o sistema não se perca ao regular a marcha-lenta. Tive um Uno 1.6R mpi (LE Jetronic) que estava com a cx de ar original e não pegava regulagem de marcha-lenta. Foi só colocar o filtro esportivo, que o motor ficou uma seda. Depois é que fiquei sabendo dessa regulagem no parafuso.
E SIM, acredito que o carro ande mais com filtro esportivo. A fórmula é simples: +ar +combustível = +potência.
Mauro, como seu motor é grande, recomendo o duplo fluxo. O nacional Race Chrome é muito bom.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
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Re: Filtro de Ar Esportivo no Monza com VAF
Eu só colocaria um filtro esportivo em um motor bem preparado, e somente filtro de marcas confiáveis, como os K&N e marcas de mesmo nível.
Esses mais baratos deixam passar muita sujeira pra dentro do motor.
E outro ponto importante é colocar o filtro em algum local que pegue ar frio. Bem isolado do motor. Só puxar um cano ao lado do motor e arrancar fora a caixa original do filtro de ar não ajuda em nada. Em velocidades baixas e médias o motor vai admitir muito ar quente, acaba dando perda de desempenho se comparado ao filtro original, escondido lá na caixinha dele.
Esses mais baratos deixam passar muita sujeira pra dentro do motor.
E outro ponto importante é colocar o filtro em algum local que pegue ar frio. Bem isolado do motor. Só puxar um cano ao lado do motor e arrancar fora a caixa original do filtro de ar não ajuda em nada. Em velocidades baixas e médias o motor vai admitir muito ar quente, acaba dando perda de desempenho se comparado ao filtro original, escondido lá na caixinha dele.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
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Uno Mille Economy 2009/2009
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Re: Filtro de Ar Esportivo no Monza com VAF
José Leal escreveu: ↑08 Mar 2010, 21:40 Amigos, o ideal é colocar esse filtro com sistemas de IE com SL. Assim, os parâmetros são ajustados automaticamente.
Mas pode sim ter um ganho nos sistemas EFI e MPFI do Monza.
Sistema EFI: regular o potenciômetro usando um analisador de gases, pois a voltagem dele vai ficar fora daquele range que já foi descrito;
Sistema MPFI: parece que tem um parafuso que regula a entrada de ar na marcha-lenta. Tem que regular esse parafuso para que o sistema não se perca ao regular a marcha-lenta. Tive um Uno 1.6R mpi (LE Jetronic) que estava com a cx de ar original e não pegava regulagem de marcha-lenta. Foi só colocar o filtro esportivo, que o motor ficou uma seda. Depois é que fiquei sabendo dessa regulagem no parafuso.
E SIM, acredito que o carro ande mais com filtro esportivo. A fórmula é simples: +ar +combustível = +potência.
Mauro, como seu motor é grande, recomendo o duplo fluxo. O nacional Race Chrome é muito bom.
Eu coloco a mufla e filtro esportivo, quando acelero dá uns 3 ou 4 mil rpm falha aceleração. Estou muito chateado, pq gosto de acelerar, não sei se é realmente o potenciômetro.