Li o tópico em outro fórum que participo, e achei bem interessante.
Segue o link do tópico: http://www.celtaclube.com.br/forum/inde ... opic=85782
E o primeiro post:
:smt023Quem se sai melhor? CMplus ou Tech Race? Confiram meu relato:
Hoje, depois de cerca de 4 anos e muitos testes em dois carros diferentes, eu gostaria de fazer um comparativo destas duas ignições, pra deixar registrado caso alguem algum dia pretenda mexer nisso. Acredito ser algo inédito a ser relatado sobre o tema.
Bom, antes de tudo explicando quais configurações: nos dois casos foram sempre em carros de aspiração natural. No celta (1.4 gasolina, 2005, 85CV, 9,8:1 de taxa), houve no começo ignição cmplus + motor original, depois cmplus + motor taxado (11,5:1). Infelizmente nao houve tech race + motor original, somente Tech + motor taxado.
No corsa (1.8 flex, 2006, 114CV, 10,5:1 de taxa), o motor sempre foi original sem nenhuma alteração, primeiramente com a tech race e depois com a cm plus.
Desempenho e Consumo:
Celta:
No celta, depois de rodar 8mil km 100% original, foi instalada a polêmica e famigerada Cmplus. Foram testados varios tipos de velas com muitos gaps diferentes, desde 1,2 até 1,9mm. Com o motor 100% original e a cmplus, as velas e o gap q o carro se comportou melhor foram as velas BPR6EY e com gap de 1,6mm. Houveram várias leituras de consumo desde original, na casa dos 8,5 (antes da cmplus) indo pra cerca de 10km/l na cidade apos a cm. Cerca de um ano depois, a taxa de compressão do motor foi alterada e o desempenho melhorou de forma interessante em faixa intermediária, porem o consumo melhorou muito pouco, aquem das expectativas, ficando entre 10,3 e 10,5km/l e se mantendo nesse patamar com poucas variações, mesmo usando diferentes tipo de velas.
A cmplus deu problema e foi a hora de testar a tech race. Mas bem feita e bem acabada q a cm plus, ela causou boa impressão ao sair da caixa. Ao instalar no carro uma grata supresa: percebidas melhoras interessantes nas retomadas em rotações ultrabaixas com a tech race, tipicamente retomadas em 5ª marcha a partir de 1000rpm ficaram nitidamente melhores. Com a tech race também foram experimentadas todo o arsenal de velas que eu tinha desde a cmplus, com diferentes gaps e outra grata surpresa: eu acreditava q a tech race com seus 44kV nao daria conta de gaps grandes, tipicamente acima de 1,6mm mas nao foi isso q aconteceu. Cheguei a 1,9mm como tinha feito com a cmplus (63kV) e logo apos a regulagem o nao falhou em nenhum momento com a tech, fazendo qualquer tipo de retomada de pé embaixo. Porem, nem tudo são flores: ao acender meu kit xenon, a tech race desarmava e o motor apagava. Isso foi muito sério, tanto q depois de um tempo ela acabou indo pra fábrica para fazer corretiva. Voltou do conserto e o problema não mais se repetia, a não ser que eu experimentasse usar velas diretas, q a fabrica jurava de pé junto ser compatível.... compatível o quê, velas diretas definitivamente não era pro bico da tech race. Já a cmplus, pode colocar qualquer vela que ela não está nem aí... Depois de alguns meses rodando com gap muito aberto, começaram as falhas..... porém tinha um problema, eu tinha colocado alcool no carro pra testar várias vezes, e como o celta não era flex, era original gasolina, eu fiquei em duvida com relação as falhas, qualidade do combustível, etc..... Mesmo assim, decidi fechar o gap pra 1,6mm.
Rodamos muitos km com ambas as ignições no celta, procurando fazer as medições de consumo mantendo os regimes de velocidade, intinerários e horários os mais padronizados quanto possivel, pra nao perdermos a referencia de consumo urbano. Tivemos outra grata surpresa com a tech: conseguimos duas médias de consumo urbano que nâo tínhamos conseguido com a cmplus, cerca de 11,5km/l na cidade. É bem verdade que essas duas médias foram consequencia de um tráfego mais favorável, mas essa condição favorável também tinha acontecido usando a cmplus, mesmo assim o consumo com ela nao tinha melhorado assim nesses momentos.
Depois de cerca de 60mil km rodados, o celta foi vendido e comprado o corsa. Dos 60mil km, o celta rodou aproximadamente 52mil km com as ignições.
Corsa:
Pra termos referencia, começamos com o corsa original. O desempenho originalmente do corsa com esse motor 1.8 é interessante. É muito gostoso o torque em baixa, mas falta um certo brilho em alta. O carro foi bem sentido por mim antes de qualquer alteração, como foi feito com o celta, pra ver como seria depois com ignição instalada. Bom desempenho.
Mas o consumo originalmente assustou: cerca de 5,5km/l no alcool. foi verificada a termostatica, q tinha indicios de estar colada aberta e foi trocada. O sensor de temperatura da agua também foi substuído, o consumo melhorou um pouco, mas não ficou bom ao meu ver, ficando entre 5,5 e 6,0km/l tendo 2 leituras de 6,5km/l. Rodamos cerca de 2 meses e instalamos a tech race. Após a instalação veio a dúvida.... o consumo ficou naquela se melhorara ou não ou melhorou muito pouco, ficando entre 6,5 e 7,0km/l e isso me suscitou duvidas, deveria ter algo errado, pois o carro melhorou muito em termos de resposta principalmente em giros muito baixos e muito altos, em baixa o motor 1.8 associado a ignição parecia um motor diesel de tão torcudo, mas o consumo não vinha como esperado. Desconfiando do posto (carrefour da torre, recife) resolvi testar outra bandeira (esso, arruda) e as médias melhores apareceram, chegando a 7,5km/l na cidade e ficando mais perto de 7,0km/l (7,2...7,3).
Também no corsa, foram testadas muitas velas. Porem, o meu maior erro foi querer insistir em usar velas diretas (não resistivas) com a tech race, q não as aceita. O carro ficava melhor com elas, mas de vez em quando, a tech race travava mesmo depois de retrofitada pra 175mJ e melhorada a proteção contra interferencias. Mudei a alimentação do polo negativo do microcontrolador da tech e ela funcionou bem cerca de 2 meses coim velas BP6ES no corsa, q com essas velas e gap em 1,6mm com eletrodo lateral apontado, ficou simplesmente brilhante. Um velo dia, o carro apagou no meio da rua e não pegou mais. A tech race nao suportou as velas diretas mais uma vez e foi desinstalada do carro.
Decidimos mais uma vez gastar dinheiro: compramos outra cmplus! Pra vcs que terão a informação é até bom porque terão um comparativo inédito aqui divulgado, mas pra mim definitivamente não foi bom. Eu deveria ter consertado a tech race, ou até mesmo ter comprado outra nova.... com a tech race no corsa, as retomadas em baixos giros eram excepcionais, com a cmplus, mesmo sendo mais forte, é razoável.... com a tech race eu usava BPR6EY com gap de 1,6mm e obtinha médias proximas de 7,0km/l, com a cmplus eu estou com as mesmas velas e já abri até 1,9mm e essa média não se mantém. Com a tech race eu consegui 11,5km/l na estrada, com a cmplus é 10,5km/l, sempre no alcool e nos mesmos regimes. Já fiz tudo o que eu sei nesses 4 anos e cerca de 90mil km com ignições, e não consigo fazer o carro dar as mesmas medições. O carro não está ruim, o desempenho ficou proximo com gap de 1,9mm e uma mudança no desenho da ponta ignifera da vela q eu criei (diminuindo o cooling effect) pra melhorar o desempenho deixando parecido do q era com a tech race, em especial nas retomadas e rotações mais altas onde a asperza é mais percebida
Resumão:
A cm plus é a ignição mais forte, mais robusta, é compativel com velas diretas e mais dificil de dar defeitos por ser imune a interferencias, mas na minha aplicação aspirada buscando desempenho com enfase na economia.... sem dúvida a cmplus não foi a melhor. É mais cara, rendeu menos e é mais mal acabada (apesar q a 2ª cmplus melhorou em termos de dissipação de calor em relação a minha 1ª ignição).
Em baixos giros a tech race é nitidamente bem melhor, em faixa intermediária me deixa duvidas pois não sei qual é a melhor das duas, em alto giro também senti o carro ligeiramente melhor com a tech race, pois com a cm em alta carga e alta rotação o motor parece estar mais aspero, o q motiva diminuir o gap da vela ou atrasar o ponto de ignição, porem essas duas coisas, se for feita pelo menos uma delas ou as duas, pioram mais ainda a retomada em baixo giro. Uma outra solução seria fazer o q o cm tanto reclama pra nao se fazer num motor 100% original: um remapeamento, mas somente no ponto de ignição, tirando ponto desde faixa intermediária em alta carga do acelerador até a potencia máxima, mas pra fazer ignição e remapeamento, é mais dificil ainda obter um bom acerto, pq tem q se ter certeza q a ignição está 100% sem fugas e ter certeza tambem q o remapeamento tirou o ponto na quantidade certa, e isso só se tem certeza num dinamometro, ou seja, compre seu carro, ou vc compra a tech race, ou instala a cmracing e viaje até a montadora para acerta-lo no laboratorio da fabrica......
Meus conselhos:
Se vc quizer turbinar, precisa ter uma ignição forte e a cm plus é garantidamente a mais forte e com certeza o limite não será ela, e sim os cabos de vela q se abrir demais o gap terão fuga de corrente, pq com 63mil volts é realmente um absurdo de energia. Arrisco dizer que a tech race dê conta do recado, mas ela não é a mais forte e perto da cmplus ela tem "somente" 44kV....
Agora, se vc tem seu carro original ou quer aspirar, ou seja, quer uma coisa mais leve, como uma taxada, etc.... vá sem dúvida nenhuma de tech race. Outras ignições como msd mallory etc não posso opinar pois nao testei, apesar que pra mim seria um prazer poder testar todas as marcas e fazer os pros e os contras de cada uma. Porem, não ganhei na loteria nem sou filho do sarney..... mas se alguem quizer me fornecer as ignições pra testar, faço de forma bem criteriosa e com o maior prazer.
Os segredos dela hoje, com o retrofit que o felipe fez (o "pai" dela, dono da tech race) são:
1º))) ligar o fio preto grosso direto na bateria, e o fio preto fino em qualquer outro lugar menos na bateria, e nunca emendar o fio preto fino no preto grosso.... tecnicamente falando, isso significa: nunca ligue o negativo do microcontrolador (preto fino) junto com o negativo do estágio de potencia (fio preto grosso) da tech race. O carro tem centenas de pontos de aterramento, escolha um parafuso da carroceria q nao tenha nada ligado nele, faça uma ligação de vergonha pra não dar mau contatos e nesse ponto ligue o somente o fio preto fino ali e pronto, seus problemas acabaram.
2º))) nunca use velas diretas (sem o "R" ou seja, não resistivas, tais como BP6ES, B8ES, B9ES, etc....) use somente velas resistivas (BPR6ES, BPR6EY, BR6ES, BR8ES, BR9EGV.....)
Enfim, li e reli várias vezes e se tiver algo mais que não lembre agora, depois vou complementando, apesar do tamanho, tentei ser sucinto, afinal é um post pra resumir 4 anos e 90mil km....
Abraço à todos.