Ignições: CMplus X Tech Race, 90mil km e 4 anos...

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
RicardoDS
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Ignições: CMplus X Tech Race, 90mil km e 4 anos...

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Fala pessoal!

Li o tópico em outro fórum que participo, e achei bem interessante.

Segue o link do tópico: http://www.celtaclube.com.br/forum/inde ... opic=85782

E o primeiro post:
Quem se sai melhor? CMplus ou Tech Race? Confiram meu relato:


Hoje, depois de cerca de 4 anos e muitos testes em dois carros diferentes, eu gostaria de fazer um comparativo destas duas ignições, pra deixar registrado caso alguem algum dia pretenda mexer nisso. Acredito ser algo inédito a ser relatado sobre o tema.



Bom, antes de tudo explicando quais configurações: nos dois casos foram sempre em carros de aspiração natural. No celta (1.4 gasolina, 2005, 85CV, 9,8:1 de taxa), houve no começo ignição cmplus + motor original, depois cmplus + motor taxado (11,5:1). Infelizmente nao houve tech race + motor original, somente Tech + motor taxado.

No corsa (1.8 flex, 2006, 114CV, 10,5:1 de taxa), o motor sempre foi original sem nenhuma alteração, primeiramente com a tech race e depois com a cm plus.

Desempenho e Consumo:

Celta:

No celta, depois de rodar 8mil km 100% original, foi instalada a polêmica e famigerada Cmplus. Foram testados varios tipos de velas com muitos gaps diferentes, desde 1,2 até 1,9mm. Com o motor 100% original e a cmplus, as velas e o gap q o carro se comportou melhor foram as velas BPR6EY e com gap de 1,6mm. Houveram várias leituras de consumo desde original, na casa dos 8,5 (antes da cmplus) indo pra cerca de 10km/l na cidade apos a cm. Cerca de um ano depois, a taxa de compressão do motor foi alterada e o desempenho melhorou de forma interessante em faixa intermediária, porem o consumo melhorou muito pouco, aquem das expectativas, ficando entre 10,3 e 10,5km/l e se mantendo nesse patamar com poucas variações, mesmo usando diferentes tipo de velas.

A cmplus deu problema e foi a hora de testar a tech race. Mas bem feita e bem acabada q a cm plus, ela causou boa impressão ao sair da caixa. Ao instalar no carro uma grata supresa: percebidas melhoras interessantes nas retomadas em rotações ultrabaixas com a tech race, tipicamente retomadas em 5ª marcha a partir de 1000rpm ficaram nitidamente melhores. Com a tech race também foram experimentadas todo o arsenal de velas que eu tinha desde a cmplus, com diferentes gaps e outra grata surpresa: eu acreditava q a tech race com seus 44kV nao daria conta de gaps grandes, tipicamente acima de 1,6mm mas nao foi isso q aconteceu. Cheguei a 1,9mm como tinha feito com a cmplus (63kV) e logo apos a regulagem o nao falhou em nenhum momento com a tech, fazendo qualquer tipo de retomada de pé embaixo. Porem, nem tudo são flores: ao acender meu kit xenon, a tech race desarmava e o motor apagava. Isso foi muito sério, tanto q depois de um tempo ela acabou indo pra fábrica para fazer corretiva. Voltou do conserto e o problema não mais se repetia, a não ser que eu experimentasse usar velas diretas, q a fabrica jurava de pé junto ser compatível.... compatível o quê, velas diretas definitivamente não era pro bico da tech race. Já a cmplus, pode colocar qualquer vela que ela não está nem aí... Depois de alguns meses rodando com gap muito aberto, começaram as falhas..... porém tinha um problema, eu tinha colocado alcool no carro pra testar várias vezes, e como o celta não era flex, era original gasolina, eu fiquei em duvida com relação as falhas, qualidade do combustível, etc..... Mesmo assim, decidi fechar o gap pra 1,6mm.

Rodamos muitos km com ambas as ignições no celta, procurando fazer as medições de consumo mantendo os regimes de velocidade, intinerários e horários os mais padronizados quanto possivel, pra nao perdermos a referencia de consumo urbano. Tivemos outra grata surpresa com a tech: conseguimos duas médias de consumo urbano que nâo tínhamos conseguido com a cmplus, cerca de 11,5km/l na cidade. É bem verdade que essas duas médias foram consequencia de um tráfego mais favorável, mas essa condição favorável também tinha acontecido usando a cmplus, mesmo assim o consumo com ela nao tinha melhorado assim nesses momentos.

Depois de cerca de 60mil km rodados, o celta foi vendido e comprado o corsa. Dos 60mil km, o celta rodou aproximadamente 52mil km com as ignições.

Corsa:

Pra termos referencia, começamos com o corsa original. O desempenho originalmente do corsa com esse motor 1.8 é interessante. É muito gostoso o torque em baixa, mas falta um certo brilho em alta. O carro foi bem sentido por mim antes de qualquer alteração, como foi feito com o celta, pra ver como seria depois com ignição instalada. Bom desempenho.

Mas o consumo originalmente assustou: cerca de 5,5km/l no alcool. foi verificada a termostatica, q tinha indicios de estar colada aberta e foi trocada. O sensor de temperatura da agua também foi substuído, o consumo melhorou um pouco, mas não ficou bom ao meu ver, ficando entre 5,5 e 6,0km/l tendo 2 leituras de 6,5km/l. Rodamos cerca de 2 meses e instalamos a tech race. Após a instalação veio a dúvida.... o consumo ficou naquela se melhorara ou não ou melhorou muito pouco, ficando entre 6,5 e 7,0km/l e isso me suscitou duvidas, deveria ter algo errado, pois o carro melhorou muito em termos de resposta principalmente em giros muito baixos e muito altos, em baixa o motor 1.8 associado a ignição parecia um motor diesel de tão torcudo, mas o consumo não vinha como esperado. Desconfiando do posto (carrefour da torre, recife) resolvi testar outra bandeira (esso, arruda) e as médias melhores apareceram, chegando a 7,5km/l na cidade e ficando mais perto de 7,0km/l (7,2...7,3).

Também no corsa, foram testadas muitas velas. Porem, o meu maior erro foi querer insistir em usar velas diretas (não resistivas) com a tech race, q não as aceita. O carro ficava melhor com elas, mas de vez em quando, a tech race travava mesmo depois de retrofitada pra 175mJ e melhorada a proteção contra interferencias. Mudei a alimentação do polo negativo do microcontrolador da tech e ela funcionou bem cerca de 2 meses coim velas BP6ES no corsa, q com essas velas e gap em 1,6mm com eletrodo lateral apontado, ficou simplesmente brilhante. Um velo dia, o carro apagou no meio da rua e não pegou mais. A tech race nao suportou as velas diretas mais uma vez e foi desinstalada do carro.

Decidimos mais uma vez gastar dinheiro: compramos outra cmplus! Pra vcs que terão a informação é até bom porque terão um comparativo inédito aqui divulgado, mas pra mim definitivamente não foi bom. Eu deveria ter consertado a tech race, ou até mesmo ter comprado outra nova.... com a tech race no corsa, as retomadas em baixos giros eram excepcionais, com a cmplus, mesmo sendo mais forte, é razoável.... com a tech race eu usava BPR6EY com gap de 1,6mm e obtinha médias proximas de 7,0km/l, com a cmplus eu estou com as mesmas velas e já abri até 1,9mm e essa média não se mantém. Com a tech race eu consegui 11,5km/l na estrada, com a cmplus é 10,5km/l, sempre no alcool e nos mesmos regimes. Já fiz tudo o que eu sei nesses 4 anos e cerca de 90mil km com ignições, e não consigo fazer o carro dar as mesmas medições. O carro não está ruim, o desempenho ficou proximo com gap de 1,9mm e uma mudança no desenho da ponta ignifera da vela q eu criei (diminuindo o cooling effect) pra melhorar o desempenho deixando parecido do q era com a tech race, em especial nas retomadas e rotações mais altas onde a asperza é mais percebida



Resumão:

A cm plus é a ignição mais forte, mais robusta, é compativel com velas diretas e mais dificil de dar defeitos por ser imune a interferencias, mas na minha aplicação aspirada buscando desempenho com enfase na economia.... sem dúvida a cmplus não foi a melhor. É mais cara, rendeu menos e é mais mal acabada (apesar q a 2ª cmplus melhorou em termos de dissipação de calor em relação a minha 1ª ignição).

Em baixos giros a tech race é nitidamente bem melhor, em faixa intermediária me deixa duvidas pois não sei qual é a melhor das duas, em alto giro também senti o carro ligeiramente melhor com a tech race, pois com a cm em alta carga e alta rotação o motor parece estar mais aspero, o q motiva diminuir o gap da vela ou atrasar o ponto de ignição, porem essas duas coisas, se for feita pelo menos uma delas ou as duas, pioram mais ainda a retomada em baixo giro. Uma outra solução seria fazer o q o cm tanto reclama pra nao se fazer num motor 100% original: um remapeamento, mas somente no ponto de ignição, tirando ponto desde faixa intermediária em alta carga do acelerador até a potencia máxima, mas pra fazer ignição e remapeamento, é mais dificil ainda obter um bom acerto, pq tem q se ter certeza q a ignição está 100% sem fugas e ter certeza tambem q o remapeamento tirou o ponto na quantidade certa, e isso só se tem certeza num dinamometro, ou seja, compre seu carro, ou vc compra a tech race, ou instala a cmracing e viaje até a montadora para acerta-lo no laboratorio da fabrica......

Meus conselhos:

Se vc quizer turbinar, precisa ter uma ignição forte e a cm plus é garantidamente a mais forte e com certeza o limite não será ela, e sim os cabos de vela q se abrir demais o gap terão fuga de corrente, pq com 63mil volts é realmente um absurdo de energia. Arrisco dizer que a tech race dê conta do recado, mas ela não é a mais forte e perto da cmplus ela tem "somente" 44kV....

Agora, se vc tem seu carro original ou quer aspirar, ou seja, quer uma coisa mais leve, como uma taxada, etc.... vá sem dúvida nenhuma de tech race. Outras ignições como msd mallory etc não posso opinar pois nao testei, apesar que pra mim seria um prazer poder testar todas as marcas e fazer os pros e os contras de cada uma. Porem, não ganhei na loteria nem sou filho do sarney..... mas se alguem quizer me fornecer as ignições pra testar, faço de forma bem criteriosa e com o maior prazer.


Os segredos dela hoje, com o retrofit que o felipe fez (o "pai" dela, dono da tech race) são:

1º))) ligar o fio preto grosso direto na bateria, e o fio preto fino em qualquer outro lugar menos na bateria, e nunca emendar o fio preto fino no preto grosso.... tecnicamente falando, isso significa: nunca ligue o negativo do microcontrolador (preto fino) junto com o negativo do estágio de potencia (fio preto grosso) da tech race. O carro tem centenas de pontos de aterramento, escolha um parafuso da carroceria q nao tenha nada ligado nele, faça uma ligação de vergonha pra não dar mau contatos e nesse ponto ligue o somente o fio preto fino ali e pronto, seus problemas acabaram.

2º))) nunca use velas diretas (sem o "R" ou seja, não resistivas, tais como BP6ES, B8ES, B9ES, etc....) use somente velas resistivas (BPR6ES, BPR6EY, BR6ES, BR8ES, BR9EGV.....)

Enfim, li e reli várias vezes e se tiver algo mais que não lembre agora, depois vou complementando, apesar do tamanho, tentei ser sucinto, afinal é um post pra resumir 4 anos e 90mil km....

Abraço à todos.
:smt023
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Re: Ignições: CMplus X Tech Race, 90mil km e 4 anos...

Mensagem não lida por 500EF »

O texto dele é bem longo então vou pegar só um trecho para comentar.
Decidimos mais uma vez gastar dinheiro: compramos outra cmplus! Pra vcs que terão a informação é até bom porque terão um comparativo inédito aqui divulgado, mas pra mim definitivamente não foi bom. Eu deveria ter consertado a tech race, ou até mesmo ter comprado outra nova.... com a tech race no corsa, as retomadas em baixos giros eram excepcionais, com a cmplus, mesmo sendo mais forte, é razoável....
Como a CMPlus tem mais energia disponível para a centelha e mais tempo de queima que a TechRace (dados dos próprios fabricantes), se a situação ficou pior, com certeza ele tinha falha no isolamento e o motor estava falhando (falhas provocam perda de potência, mesmo que você não as sinta... quando chega a sentir como "falha" é porque está em níveis críticos).
com a tech race eu usava BPR6EY com gap de 1,6mm e obtinha médias proximas de 7,0km/l, com a cmplus eu estou com as mesmas velas
Com a CMPlus, que aceita estas velas, ele poderia estar usando velas não-resistivas e teria 15 vezes mais corrente disponível para a centelha.
e já abri até 1,9mm e essa média não se mantém. Com a tech race eu consegui 11,5km/l na estrada, com a cmplus é 10,5km/l, sempre no alcool e nos mesmos regimes.
Ele precisaria ter um mega-hiper-super isolamento para rodar com 1,9mm de gap e como eu disse lá no começo, se com mais energia disponível para a centelha piorou, é certeza que estava com fuga de corrente em algum lugar...
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Re: Ignições: CMplus X Tech Race, 90mil km e 4 anos...

Mensagem não lida por RicardoDS »

Eu não tenho uma opinião formada sobre esse assunto. Fica apenas a vontade de testar uma ignição dessas.

Postei só porque achei interessante o comparativo, onde, no caso do autor do tópico, a TechRace combinou melhor nos carros e situações testadas.
500EF escreveu: Como a CMPlus tem mais energia disponível para a centelha e mais tempo de queima que a TechRace (dados dos próprios fabricantes), se a situação ficou pior, com certeza ele tinha falha no isolamento e o motor estava falhando (falhas provocam perda de potência, mesmo que você não as sinta... quando chega a sentir como "falha" é porque está em níveis críticos).

...

Ele precisaria ter um mega-hiper-super isolamento para rodar com 1,9mm de gap e como eu disse lá no começo, se com mais energia disponível para a centelha piorou, é certeza que estava com fuga de corrente em algum lugar...
Ele escreveu isto sobre o isolamento:
Com relação as falhas, seria verdade se meu carro tivesse falhas.... não tem. isso afirmo com toda tranquilidade.... se falhasse no meu carro com 5 camadas de autofusao I-10 pirelli o cabo fica homologado para 69kV e a fita suporta essa tensão em regime e a 90ºC indefinidamente, com picos de 130ºC, é imune a imersão em agua, oleo, poeira..... imune a ozonio (gerado quando existe efeito corona)... se falhar no meu carro, não presta no de ninguem.

A maior tensão possivel na pior condição possivel de operação da cmplus é de 63kV. Não mencionei , mas depois da tech race no corsa, as chupetas das velas estão isoladas com absurdas 30 camadas de fita teflon, o q dá um rolo de 50m de teflon tigre em cada chupeta. Como segundo diz o proprio cm, a teflon isola 24kV por mm e como minhas chupetas dobraram de diametro, indo de cerca de 15mm pra cerca de 30mm, tem aproximadamente 7,5mm de teflon em volta de cada chupeta, olhando cada lado. Isso significa teóricos 7,5 x 24kV de isolação, claro q não afirmo q meu cabo suporta 140kV, mas mesmo com todas as duvidas q podem surgir de isolação não existe nenhum indicio visual nem funcional de fuga.... somado a isso, todos os regimes de testes de isolação possiveis em casa conforme o proprio cm recomenda foram feitos, acelerando o motor frio recem ligado, saindo com esse mesmo motor frio e fazendo retomada desde 500rpm ou desde 1000rpm wot até pelo menos o torque máximo e se não tivesse muito transito até não dar mais pra não me matar ou bater em alguem, etc, etc... nenhum buraco no torque, nenhuma anormalidade, nada. Dirigindo economicamente e sossegadamente em baixo giro e sem elevadas cargas no acelerador, a ignição não é tão exigida, e se nao aparecem indicios de falhas em wot e altas exigencias, o que explica os resultados de consumo? fugas? seria a unica explicação? Eu suponho qual seria, mas definitivamente não é fuga.... se falhasse no meu carro não prestaria no carro de ninguem.

outras pessoas tentaram usar cabos coloridos com a tech race e também nao deu certo. tiveram indicios de fuga de corrente, com buracos no torque em acelerações em wot e o consumo teve uma discreta piora. pessoas tb com a tech race viram as fugas, então não é somente mérito da cmplus furar isolações dos cabos como tanto se fala.

todas as minhas recomendações em uso da tech race sempre frisei: isolar com autofusão conforme meu tutorial e usar a ignição sempre no maximo. quem realmente lê o que escrevo sabe que nunca existiu isso de usar cabo colorido e regular ignição no minimo não.

Existe essa coisa de induzir os outros a pensarem q o problema é fuga, q o cara instalou errado, etc.... mas comigo isso definitivamente não cola, pq não existem os sintomas de fuga... se eu uso 1,9mm com tech race em wot e o carro nao falha, é pq ela está conseguindo centelhar com 44kV e não está havendo fuga, pq se a tensão nao fosse suficiente ou houvesse fuga, o carro falharia, entenderam???[/b] isso significa dizer q (****prestem atenção!!!!!***) : se eu uso a mesma vela BPR6ES com 1,9mm igual (a mesma vela com 1,9mm) usando esta vela nas duas ignições, (q o cm preconiza q dura 200mil km) e com mesmo gap, como explicar q nao falha com a tech race e falha com a cm plus, se a tensão maxima q a tech race produz é de 44kV e a centelha salta??? Isso significa dizer q com 44kV meu carro em wot consegue centelhar, não é mesmo???? Então pra que 63kV se a rigidez será quebrada com 44kV ou menos, não é mesmo? Se ocorresse buraco com a tech race e não com a cmplus seria: falta de tensão. Se ocorresse buraco com a cm plus mas nao com a tech race, poderiamos afirmar q seria fuga..... mas se nao ocorre nada com nenhuma das duas é o quêê??? Leiam e releiam até entender, ok????
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Re: Ignições: CMplus X Tech Race, 90mil km e 4 anos...

Mensagem não lida por TheRipper »

A grande falha de todos esses testes, é o mesmo cometido pelo sujeito que fez o TCC em cima da ignição CM Plus: não ajustar o ponto de ignição.
Para cada ignição instalada, deveria ser feito um ajuste do ponto de ignição em dinamômetro para cada faixa de rotação e cada posição do acelerador, só assim poderia se aferir REALMENTE a utilidade dessas caixinhas, já que um GAP maior na vela tende a acelerar o início da propagação da frente de chama. Pegar um carro original de fábrica e adiantar o ponto de ignição também deixa o carro mais forte e econômico, ou seja, esses testes, da maneira que são feitos, não provam nada!

Sobre a diferença comentada entre a TechRace e a CMRacing, minha teoria é de que a CM seja um pouco mais "lenta" para entregar a centelha, ou seja, efetivamente atrasa o ponto de ignição em relação à TechRace, algo que inclusive pode ser testado com uma pistola de ponto.
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Re: Ignições: CMplus X Tech Race, 90mil km e 4 anos...

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TheRipper escreveu:A grande falha de todos esses testes, é o mesmo cometido pelo sujeito que fez o TCC em cima da ignição CM Plus: não ajustar o ponto de ignição.
Para cada ignição instalada, deveria ser feito um ajuste do ponto de ignição em dinamômetro para cada faixa de rotação e cada posição do acelerador, só assim poderia se aferir REALMENTE a utilidade dessas caixinhas, já que um GAP maior na vela tende a acelerar o início da propagação da frente de chama. Pegar um carro original de fábrica e adiantar o ponto de ignição também deixa o carro mais forte e econômico, ou seja, esses testes, da maneira que são feitos, não provam nada!
Faz todo o sentido.
Quando converti meu Celta para álcool, converti inicialmente apenas alterando a vazão dos bicos.
Ficou legal, andando bem, econômico (taxa do VHC é boa pra rodar no álcool... 12,6:1).
Algumas semanas depois adiantei o ponto inicial (na maior gambiarra, arranquei um pedaço da roda fônica e torci ela :mrgreen: ). O consumo de combustível melhorou praticamente na mesma proporção dos testes dessas caixinhas mágicas. O carro ficou mais forte também (pouca coisa, mas ficou).
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Re: Ignições: CMplus X Tech Race, 90mil km e 4 anos...

Mensagem não lida por feaaar »

Com a CMPlus, que aceita estas velas, ele poderia estar usando velas não-resistivas e teria 15 vezes mais corrente disponível para a centelha.
500EF blz?

Qual a diferença dessas velas para as resistivas? posso usar cabos resistivos e velas nao resistivas juntos? ajudaria em algo?

Vi em outro tópico sobre velas de iridium, já que o cara fez tantos testes pq ele não usou velas de iridium?? seria uma boa não?


Abs :D
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Re: Ignições: CMplus X Tech Race, 90mil km e 4 anos...

Mensagem não lida por 500EF »

feaaar escreveu: Qual a diferença dessas velas para as resistivas?
As não-resistivas, como o nome diz, não apresentam resistência à passagem da corrente elétrica. Com isso, segundo a NGK, passa uma corrente 15 vezes maior por elas.

Com alguns módulos, ou com o sistema original, as não-resistivas podem gerar interferência (ruído) nos sensores da injeção (os carburados usam estas velas). Mas com os módulos da CMRacing, conforme o próprio jmvieira constatou no relato postado aí em cima, podemos usá-las.
posso usar cabos resistivos e velas nao resistivas juntos? ajudaria em algo?
Com o módulo original ou de outros fabricantes, pode ter problema com ruído.

No meu monza, MPFI, eu uso não-resistivas sem problema, com um módulo CMRacing (não testei quando era original).
Vi em outro tópico sobre velas de iridium, já que o cara fez tantos testes pq ele não usou velas de iridium?? seria uma boa não?
São resistivas.

E são muuuito caras.

Nos nossos carros, prefiro as NGK BPxES ( onde x é o grau térmico adequado ao seu motor). Chegam a custar menos de R$ 10,00 cada.

Como curiosidade, postei 2 vídeos do meu Vectra 2.2 16v original + ignição CMRacing (modelo mais fraco que a CMPlus, mas mais forte que a MSD) + Velas resistivas com 1,4mm, neste tópico:

viewtopic.php?f=23&t=10321

:smt023
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Re: Ignições: CMplus X Tech Race, 90mil km e 4 anos...

Mensagem não lida por feaaar »

Então no caso do meu carro que é carburador á alcool posso usar cabos e velas não resistivos de boa?

Mas se pensar bem as velas de iridium é um bom custo beneficio, elas rendem de 5 a 6 vezes mais, no final gastaria menos com elas, e pelo o que li ela produz a centelha bem mais facilmente que as outras, forçando menos os outros componentes.
Fora que dizem que o consumo diminui :smt020
(Me corrija se estiver falando bobeira).

Fiquei interessado no CMracing, más vou testar primeiro as velas de iridium :D

Vi seu video, aquele 24 k/l é o consumo por litro? se for fiquei com inveja :smt010 rsrsrs
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