MAU CONTATO NO PAINEL

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vrsilva
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Re: MAU CONTATO NO PAINEL

Mensagem não lida por vrsilva »

Waldir, com um regulador de corrente como o LM317 garanto pra você que, NENHUM LED irá ficar piscando... Isso ocorre EXATAMENTE pela FALTA DE ESTABILIZAÇÃO da corrente...

Veja bem, os LEDs não são consumidores de tensão, e sim de corrente, com o uso de resistor toda e qualquer variação na linha de alimentação passa por este que é um componente passivo, e vai pro led... Se a tensão dar picos de 2v que seja, ou tiver ruídos na linha, o que é fácil de acontecer, vai torrar o led em pouco tempo...

Já usei tanto no palio que tive, e no monza antigo, LEDs alto brilho com resistor apenas, um resistor pra cada LED. Era uma placa com uns 20 LEDs, iluminava bem... Tinha colocado resistor de 470 Ohms, pois queria a "maior" performance dos LEDs, engano o meu... em questão de 2 meses começaram a queimar... quando tinha percebido já tinha queimado uns 10 LEDs...
Eu tinha trocado então os LEDs queimados e substituí os resistores por valor de 680 Ohms, pensei comigo, "pronto! agora não enche o saco".
Isso ja com a placa no meu ex-monza, durou bem até, acho que ficou uns 4 meses... Queimaram todos...

Daí irritado comprei um led de 1W e coloquei um resistor para uma corrente de quase 300mA... o LED de 1W aguenta 350mA contínuo.
Este durou uns 6 meses... eu apenas troquei ele, e estou usando assim, mas logo vou colocar um LM317 configurado pra 300mA, e assim o LED durará a vida toda dele...

Nas lanternas eu liguei assim com LM317... coloquei com 300mA mesmo...

Com relação ao dimmer eu nunca senti falta deles, pois como você mesmo disse, os faróis de carros que vem na mão oposta cansam muito mais que as luzes do painel...
E tem outro detalhe, se está muito forte, é só por um resistor de valor maior... até conseguir o resultado desejado..
No meu ex-monza eu tinha colocado nos botões dos vidros, e havia colocado resistor de 860 e mesmo assim tinha ficado forte, a luz do botão chegava a iluminar o forro do teto.. daí coloquei de 1k amenizou bem o brilho deles, porém continuava a iluminar o teto...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
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waldir
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Re: MAU CONTATO NO PAINEL

Mensagem não lida por waldir »

Vinicius,
pelo que fui ler na WEB com essa nossa conversa, verifiquei que o LM 317 é um estabilizador que tem um Zener internamente e com uma defasagem constante entre dois pinos de 1.25V e que em função do calculo dos 2 resistores do esquema ele entregará voltagem constante se usaar no primeiro resistor 200 ohms e no segundo 330 ohms teremos 3.31V e poderá ser dispensado o resistor por led

E há o 7812 com saida fixa para 3.3V que é o que interessa mas é importado e no mercado livre tem o de 5V 1A

Há 2 ou 3 anos eu iniciei usando 470 ohms(12V) e que reduziu a vida (piscou) depois passei para 560 ohms em função da tensão chegar em 14.5V e já estava mais de um ano e recentemente aproveitei os leds smd 5050 de uma fita que sobrou e usei um resistor de 220 ohms pq o led é de 60mA e 3.4V (o branco 5000K) e a brincadeira que farei com a montagem de uma lâmpada experimental de freio com smd 5050 vermelho para substituir a anterior de led comum usa-se os mesmos 220 ohms 2.2V x 60mA. Talvez nessa brincadeirinha eu considere o LM 317 ou o LM 7812 na voltagem que encontrar e calcule o resistor do led.

Dou credito que funciona melhor estando estabilizado, mas, há que se considerar o custo benefício, que não estou enxergando particularmente, por que estamos falando de merrecas que vão durar menos e dependente de mão de obra e gratis... 'entonces' será uma sofisticação de oportunidade e ou de entretenimento experimental a ser considerado.

Valeu!

waldir
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vrsilva
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Re: MAU CONTATO NO PAINEL

Mensagem não lida por vrsilva »

Waldir, primeiramente, o LM317 é sim um regulador de tensão que suporta até 1A em carga e tensões de entrada na ordem de 40 volts... Porém ele pode ser usado como regulador de corrente, como no circuito que eu postei logo acima, desta maneira a tensão pouco importa...

Pouco importa porque, porque o LM317 vai estar SEMPRE regulando a corrente e não tensão, esta por sua vez, será igual a tensão de consumo da carga, no nosso caso, o LED, o LED de 1W consome 3v mais ou menos, portanto terá só 3V no LED porque O LED SÓ PRECISA DE 3V e não porque o LM317 baixou a tensão, pois ele na verdade está retificando a corrente para um valor fixo. O resto da tensão vai ser dissipado no próprio LM317, este por sua vez também consome 3V da alimentação, portanto, 14,5 -3 -3 = 8,5V que o LM317 irá dissipar em forma de calor...
E esquenta viu... muito...

Com relação ao custo benefício, um LED de 1W custa na faixa de 6 reais no ML, o resistor é uma merreca, porém deve ser de 1W o resistor, o LM317 também custa poucos reais, e tem o dissipador para transistor também que custa barato, eu montei tudo usando os soquetes margarida.
Ligar 1 resistor num LM317 com 3 fios, requer pouca pratica assim como pouca habilidade.

Quando se usa essas lampadas comerciais, é óbvio que a reposição das mesmas é mais fácil, porém se a incidência de defeitos for grande, o custo já aumenta bem. Se for fazer no método DIY ou seja, "faça você mesmo" o trabalho de reposição nem sempre é fácil, e as vezes irritante. Como por exemplo, trocar os leds do botão de regulagem elétrica dos faróis, é MUITO chato trocar aquilo...
Portanto para que não tenha encheção de saco por longo período recomendo que, se for utilizar o LED com a corrente próxima do limite, utilizar um regulador de corrente como postei acima, se pretende usar somente resistor, ligar no máximo a 50% da corrente total... Ou seja, LED de alto brilho é 25mA portanto, ligar a 12,5mA, LED 5050 SMD 60mA, ligar a 30mA, LED 1 W 300mA ligar a 150mA. Garanto que a diferença de brilho será pouco notória, e o componente irá durar muito, especialmente no caso do LED de 1W que ele esquenta em corrente máxima.
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Re: MAU CONTATO NO PAINEL

Mensagem não lida por waldir »

Vinicius,

foi o que eu disse: qual o custo benefício?

Colocar leds no painel atualmente é via pingo do ML, no meu caso não uso pingo (me divirto com as montagens)
Colocar um estabilizador, uma nova caixinha com dissipador para 6 leds vale a diversão?
Colocar outra caixinha para as luzes dos botões vale a pena ?
Colocar outra caixinha para luz de freio dupla vale a pena?

É muita caixinha para meu gosto :smt021

É uma questão de escolha pagar o custo e ter 3 novos circuitos para se preocupar. O led se ele queimar troca-se aquele e ou aproveita e troca todos(ainda falamos de merrecas) e pode-se reduzir o brilho dele via um resistor maior ( que acho contrassenso) para uma maior durabilidade... isto pra mim é um 'des'benefício para poupar custo insignificante.

Respeito sua posição, mas, é meu conceito atual, posso até mudar se um resultado ruim me obrigar :D

Abs

waldir
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Re: MAU CONTATO NO PAINEL

Mensagem não lida por vrsilva »

Waldir apesar de ser um circuito, o que é 1 transistor e 1 resistor a mais, aliás a única coisa a mais em colocar o regulador é o LM317, vai ter o LED e o resistor igual, não tem NADA além do LM317 para se preocupar...
E te garanto, o LM317 aguenta MUITO, mas MUITO MESMO... E se ele aguenta, e regulando a corrente NUNCA que o LED irá queimar, mas NUNCA MESMO...
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Re: MAU CONTATO NO PAINEL

Mensagem não lida por luiz sle »

Coloquei LED's no painel do S/R, um resistor pra cada led, nos locais originais. Nunca senti falta do reostato, tanto com a halógenas quanto nos LED.

Quanto ao conector do painel, ele realmente dá mal-contato. Eu retirei fio por fio do soquete e abri as pernas que fazem conta na malha. Percebi o marcador da bateria agora marca um pouco a mais, e o de combustível oscila menos. Fica a dica.
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waldir
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Re: MAU CONTATO NO PAINEL

Mensagem não lida por waldir »

vrsilva escreveu:Waldir apesar de ser um circuito, o que é 1 transistor e 1 resistor a mais, aliás a única coisa a mais em colocar o regulador é o LM317, vai ter o LED e o resistor igual, não tem NADA além do LM317 para se preocupar...
E te garanto, o LM317 aguenta MUITO, mas MUITO MESMO... E se ele aguenta, e regulando a corrente NUNCA que o LED irá queimar, mas NUNCA MESMO...
Vinicius,

eu me refiro ao trambolho(s) do diagrama abaixo que teria que distribuir nas lanternas, no painel etc

os rabiscos do exercício mostra a desproporcionalidade dos componentes, mas, a medida 20x20x40mm é próxima ao real(distribuindo melhor chega-se em 12x20x30mm) e se deixar aberto devido o dissipador precisa isolar a solda embaixo da placa

Vc teria o código de um CI que suporte 3A com a mesma aplicação?

Imagem

E também concordo com o Luiz, o reostato não me faz falta (não tenho necessidade de trafegar em estradas à noite) e
o resistor bem dimensionado dispensa a estabilização de voltagem. E se a voltagem se elevar por defeito do regulador de tensão do alternador danificará outros componentes de maior valor que não recebem a estabilização.

Por enquanto sem caixinhas :D


waldir
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Re: MAU CONTATO NO PAINEL

Mensagem não lida por vrsilva »

luiz sle escreveu:Coloquei LED's no painel do S/R, um resistor pra cada led, nos locais originais. Nunca senti falta do reostato, tanto com a halógenas quanto nos LED.

Quanto ao conector do painel, ele realmente dá mal-contato. Eu retirei fio por fio do soquete e abri as pernas que fazem conta na malha. Percebi o marcador da bateria agora marca um pouco a mais, e o de combustível oscila menos. Fica a dica.
Luiz isso é pura verdade, no meu Bartok eu tinha tirado o painel também para fazer uma limpeza interna, nos instrumentos, acredita que limpei o hodometro parcial todinho..???

E quando montei tinha ficado louco, a bateria caia, a temperatura dava um pulo, e o combustível também caia lá pra baixo... Daí dava umas pancadas no painel e "voltava"... Daí desmontei e fiz isso nos conectores... Não deu mais problemas...

Waldir... com relação a montagem eu fiz o seguinte... O resistor dobrei os terminais para que ficassem em U mas com o resistor em pé e o outro terminal paralelo ao corpo dele, soldei o resistor nos terminais do LM317 conforme esquema. Soldei um fio no resistor que vai no positivo do led, e o outro no terminal que sobrou do LM317 que é a alimentação da bateria/alternador, o negativo do led soldei outro fio e liguei no negativo do carro. Não usei capacitor conforme o esquema que postei, não vi necessidade.
Pra dissipar o calor, não precisa disso tudo não..... :smt005 :smt005 :smt005
Nas lojas de componentes eles vendem um dissipador próprio para transistor TO220 que é esse formato de transistor comum...
Imagem

E uma correção de um erro meu... O LM317 não suporta só 1A é 1,5A...
Segue o endereço do datasheet dele...
http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm117.pdf

Uma vantagem de usar LM317, ele tem proteção interna contra curto-circuito... quer mais que isso num componente barato e simples de montar???

Para 3A tem o LM350, e como é da mesma família, a pinagem é a mesma...
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