Reforma Monza Classic Se 1992 - De volta ao martírio!
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Reforma Monza Classic Se 1992 - De volta ao martírio!
Carlos querido muito obrigado pelas dicas. Eu vou fazer dessa maneira. A capa preta do meu motor é facilmente removível, pois acredito que alguém já removeu uma vez. Como havia dito acima não consegui remover a capa metálica, pois os dois parafusos giram em falso, mas vou reabrir e tentar novamente. Conforme tudo for andando eu posto mais updates.
Monza Classic Se - Chevrolet andando na frente.
- luiz sle
- Monza-Man (Nível 11)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza S/R
- Motor: 2.0
- Ano: 1988
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
São rebites que ficam na tampa redonda, onde a engrenagem fica. Ela tem um ressalto redondo no meio, onde o eixo da engrenagem é fixado. Aqui nesta foto, mostra perfeitamente os rebites, e ao lado deles, um furo do lado de cada um:Sheldonn escreveu:Luiz por demais interessante o que você está falando. Eu acredito que o meu motor já foi aberto alguma vez por que a capinha plástica preta que envolve o motor está levemente quebrada nas bordas e com o aspecto de derretida também. Eu não vi os rebites aos quais você se refere, mas postarei algumas fotos do motor fora do mecanismo para você me indicar aonde ficam. Suponho que abrindo e fazendo a manutenção nele tudo fica mais leve e a velocidade do motor aumenta, mas vamos ver o que acontece..luiz sle escreveu:Sheldonn, já fiz manutenção da engrenagem desse motor M. Carto. Pode e deve abri-lo. Com o passar dos anos a graxa seca, e a engrenagem fica sem lubrificação, o que diminui drásticamente sua vida útil. Terá que estourar os rebites originais, e colocar parafusos depois, nos furinhos que existem ao lado dos rebites, que acredito serem próprios para isso. Terá que usar um jogo de machos ou ir forçando a rosca com o parafuso novo, eu usei um jogo de machos + vira machos e só depois coloquei os parafusinhos. Quando a parte elétrica desses motores, não mexi, mas terá que tirar toda a massa de calafetar existente original.
Abraço.

Terá que quebrá-los com uma talhadeira pequena, ou algo que corte os mesmo. Eu usei uma pequena talhadeira, ficou bem feito. Feito isso a tampa já tem que sair, e já verá o estado da graxa e seus componentes.
Forte abraço.
Monza, a relação do homem e a máquina.
Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Sheldonn escreveu:Carlos querido muito obrigado pelas dicas. Eu vou fazer dessa maneira. A capa preta do meu motor é facilmente removível, pois acredito que alguém já removeu uma vez. Como havia dito acima não consegui remover a capa metálica, pois os dois parafusos giram em falso, mas vou reabrir e tentar novamente. Conforme tudo for andando eu posto mais updates.
Sheldonn, é só colocar uma chave de fenda ao lado da porca para segurar. Ela solta fácil.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
Senhores muito bom dia a todos vocês. Continuamos com a batalha do motor do vidro elétrico traseiro. Primeiramente vamos às fotos do motor ainda fechado e do material ridículo que é posto para evitar a entrada da umidade, vejam:

Essa borra preta próxima aos parafusos que você estão vendo tem a mesma textura de plástico derretido e sinceramente falando eu não sei como removê-la do motor, já tentei até solvente (Thinner), mas não obtive êxito. Aguardo opinião dos amigos mais experientes.
A seguir vamos com as fotos do motor desmontado. Depois de bater cabeça e escutar as dicas do amigo Carlos Freire, consegui abrir o dano e aí está por dentro:

Agora é quem vem as dúvidas. O que fazer com esse motor. Como limpá-lo? Como lubrificá-lo? Como efetuar a correta manutenção nele?
Aguardo o comentários dos que entendem, por que em se tratando de elétrica o meu conhecimento é parco, por isso meus amigos peço a ajuda de vocês e aguardo comentários, sugestões e críticas como sempre.

Essa borra preta próxima aos parafusos que você estão vendo tem a mesma textura de plástico derretido e sinceramente falando eu não sei como removê-la do motor, já tentei até solvente (Thinner), mas não obtive êxito. Aguardo opinião dos amigos mais experientes.
A seguir vamos com as fotos do motor desmontado. Depois de bater cabeça e escutar as dicas do amigo Carlos Freire, consegui abrir o dano e aí está por dentro:

Agora é quem vem as dúvidas. O que fazer com esse motor. Como limpá-lo? Como lubrificá-lo? Como efetuar a correta manutenção nele?
Aguardo o comentários dos que entendem, por que em se tratando de elétrica o meu conhecimento é parco, por isso meus amigos peço a ajuda de vocês e aguardo comentários, sugestões e críticas como sempre.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
Sheldonn,
remova o rolamento, remova o porta escovas e, faça a limpeza desse induzido.
No coletor do induzido, onde as escovas fazem contato, limpe com uma agulha a sujeira entre os "quadrados" dos coletores.
Se possível, meça a continuidade de cada quadrado do coletor.
Recoloque o porta escovas, caso as escovas estejam gastas faça a troca.
Passe uma graxa fina nas extremidades do eixo, o lado de baixo que vai na bucha e o sem fim que vai na engrenagem.
Depois é só remontar.
Se tiver problemas com engrenagem gasta ou quebrada, vai ter que quebrar os rebites para verificar e fazer a manutenção. Depois é só fazer um furo pequeno em cada rebite e colocar parafuso.
Abs,
Carlos Freire
remova o rolamento, remova o porta escovas e, faça a limpeza desse induzido.
No coletor do induzido, onde as escovas fazem contato, limpe com uma agulha a sujeira entre os "quadrados" dos coletores.
Se possível, meça a continuidade de cada quadrado do coletor.
Recoloque o porta escovas, caso as escovas estejam gastas faça a troca.
Passe uma graxa fina nas extremidades do eixo, o lado de baixo que vai na bucha e o sem fim que vai na engrenagem.
Depois é só remontar.
Se tiver problemas com engrenagem gasta ou quebrada, vai ter que quebrar os rebites para verificar e fazer a manutenção. Depois é só fazer um furo pequeno em cada rebite e colocar parafuso.
Abs,
Carlos Freire
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
carlos mais uma vez muito obrigado pela sua ajuda. A sua disponibilidade faz com que as coisas andem com mais rapidez. Agora ainda continuo com dúvidas a respeito da limpeza do motor e vamos a elas:
1- É necessário remover o rolamento, mas o problema é que eu não sei como removê-lo. Ele tem uma travinha na parte superior e na parte inferior que faz com que ele não se movimente de cima para baixo. Essas travinhas eu não sei como remover então fica muito complicado para remover o rolamento. Como faço isso?
2- Você se refere às escovas e porta escovas mas eu ainda não sei do que se tratam. O porta escovas é essa peça de nylon que fica ao entorno de um rotor? E as escovas o que são?
3- Você se refere a um coletor que deve ser limpo com uma agulha. Aonde fica esse coletor? Como medir a continuidade dos "quadrados" do coletor?
4- Qual a melhor graxa para utilizar na lubrificação do motor? Pode ser graxa normal?
Ps 1.: adianto que a engrenagem que fica na parte blindada está perfeita não está quebrada nem com os dentes gastos o movimento está perfeito.
Ps 2.: como faço para remover essa massa preta que fica no motor? Está ressecada o que utilizo?
1- É necessário remover o rolamento, mas o problema é que eu não sei como removê-lo. Ele tem uma travinha na parte superior e na parte inferior que faz com que ele não se movimente de cima para baixo. Essas travinhas eu não sei como remover então fica muito complicado para remover o rolamento. Como faço isso?
2- Você se refere às escovas e porta escovas mas eu ainda não sei do que se tratam. O porta escovas é essa peça de nylon que fica ao entorno de um rotor? E as escovas o que são?
3- Você se refere a um coletor que deve ser limpo com uma agulha. Aonde fica esse coletor? Como medir a continuidade dos "quadrados" do coletor?
4- Qual a melhor graxa para utilizar na lubrificação do motor? Pode ser graxa normal?
Ps 1.: adianto que a engrenagem que fica na parte blindada está perfeita não está quebrada nem com os dentes gastos o movimento está perfeito.
Ps 2.: como faço para remover essa massa preta que fica no motor? Está ressecada o que utilizo?
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
Sheldonn escreveu:carlos mais uma vez muito obrigado pela sua ajuda. A sua disponibilidade faz com que as coisas andem com mais rapidez. Agora ainda continuo com dúvidas a respeito da limpeza do motor e vamos a elas:
Sheldonn, vamos lá:
1- Não me lembro de cabeça como são as travas do rolamento. As fotos não são muito claras a esse item. Mas, o pouco que me lembro são apenas encaixadas. Se não remover o rolamento, não vai conseguir remover o porta escovas para uma melhor limpeza do induzido. Se não conseguir remover o rolamento ainda é possível fazer essa manutenção de forma satisfatória.
2- Escovas, também conhecidas por carvões são as peça que fazem o contato direto entre a tensão de entrada +12vcc e o induzido. Porta escovas é o suporte que segura os carvões ou escovas.
3- No induzido, as placas de cobre onde os fios são soldados e fazem contato com os carvões (escovas) são chamados de coletores. São vários quadrados (coletores) que não podem ter contato com os quadrados ao lado. Com o tempo o material de desgaste dos carvões, que são condutivos se depositam no espaço entre os coletores e prejudica o funcionamento do motores elétricos. Por isso devem ser limpos e, uma agulha é uma boa ferramenta para esse serviço. Se os coletores estiverem escuros, seria bom passar uma lixa para melhorar o contato.
4- Graxa comum do tipo fina, como graxa de rolamentos ou, na falta, use vaselina em pasta.
Abs,
Carlos Freire
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- MODERADOR
- Ano: 1995
tem no mercado um adaptador para motor carto.
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.