Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
lucaspogg
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Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por lucaspogg »

Rafaelo escreveu:
lucaspogg escreveu:tá... e se eu jogar a MS fazer todo o mapa novo com o cabeçote do N20XF só para poder pegar a parte de injeçao MPFI, colocar o 4x1 e fazer o "polimento" dos canais de admiçao e escapamento já consigo uma potencia relativamente boa em relaçao a consumo?
Lucas tu fala em usar teu bloco de monza? pq esse cabeçote roletado usa bobina dupla te obrigando o uso de sensor de rotaçao fonico. distribuidor nunca mais, a nao que faça um rasgo do eixo do comando.

supondo que se va usar um bloco ja com roda fonica, com toda certeza melhora tudo. desde a eficiencia termica, como a mecanica, como a volumetrica. o motor vai produzir mais potencia com menos(combustivel). mais isso se fizerem oque é pra ser feito, nao adianta ter tudo isso e nao souber usar nem 1/3 desse equipamento.

outro detalhe, o coletor plastico + TB nao da pra instalar na MS. é preciso usar o antigo MPFI por cabos e coletor de aluminio tradicional, veja no topico da comparaçao roletado X convencional que vai intender melhor oque precisa. esta no final do topico

vlw =) entao seria melhor achar um motor completo em um desmanche pra fazer o que eu quero =) vou começar a procura!
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Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por Rafaelo »

tem essa opção usado, mais usado é aquilo sai de carro batido,alagado,rolo, as vezes papel enrolado e pra legalizar pode ser perigoso. em fim consegue completo por 4000,00 N20XF e ainda precisa trocar o sistema de alimentaçao pelo antigo MPFI pra usar a MS ou outra IE prog. eu sou chato pra lei e legalizaçao e tal prefiro comprar novo por mais caro que seja é mais garantido. um bloco desse sai 2000 a 2700,00 o resto compre usado que nao tem problema. o principal é o bloco com NF em seu nome.

pessoal, ja que o assunto é retifica e conversao pra alcool vou dar uns valores.

retifica completa parte de baixo pra monza

peças
KIT PISTAO C/ANEIS ALCOOL 0.50 520,00
KIT CAPA MANCAL 100,00
KIT CAPA BIELA 60,00
KIT JUNTAS 80,00
OLEO/FILTRO 100,00
BOMBA GM OLEO 250,00
BOMBA AGUA 80,00
CORREIAS 100,00
SELOS/COLA 18,00

serviço retifica
RETIFICAÇAO BIELA JG 80,00
RETIFICAÇÃO/BRUNIR E BANHO QUIMICO BLOCO 120,00
MANDRILAMENTO DE MANCAL 120,00
RETIFICAÇÃO VIRABREQUIM 80,00

mao de obra mecanico
RETIRAR MOTOR E MONTAR NO COFRE 300,00
TRANSPORTE ATE RETIFICA ?

+- 2000,00 pra passar pra alcool e retificar um motor usado. dae tem tudo aquilo sera que vai ficar bom? qual o tempo pra fazer tudo isso? a garantia? nao vale nada apena, retificar esse motor ou passar pra alcool via pistao.
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Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por 500EF »

Não vou comentar ponto a ponto para não delongar muito.

Mas resumindo, é como eu disse. O ideal é usar tudo novo. Novo é novo. Mas na prática, é perfeitamente possível abrir um motor que esteja dentro das tolerâncias e fazer somente a troca dos pistões. Desde que tenha critério e saiba muito bem o que está fazendo.

Já fiz nos meus e já vi ser feito em muitos carros de arrancada / competição (circuito).

Vai ficar como novo? Não.

Mas vai durar muito antes de dar algum problema. :smt023

Dependendo dos preços e di$ponibilidade de grana, pode ser uma alternativa.

Claro que se conseguir um parcial por 2 mil e o seu bloco já estiver fim de vida, precisando de uma retífica geral, não tem nem que ver... Manda o novo para dentro do cofre e pronto. :smt023
Rafaelo escreveu: parceria com a fiat o bloco nao é so GM tem tecnologia fiat no meio o F é de fiat~powertrain. me parece que produziram muito motor tanto pra fiat como pra gm desde 2003 e continuam, oque barateu muito.
Sou fornecedor tanto de uma quanto de outra montadora.

Participei da época da fusão entre as duas (já acabou faz um tempinho).

Talvez o fato de não ter mais uso para os motores GM 2.0 8v família II na linha de montagem justifique mais a queda de preços atual que qualquer outra coisa.

Astra/Vectra/Zarifa, os últimos dos moicanos, estão fora de linha e este motor agora não tem mais outra destinação a não ser mercado de reposição.

Desta turma, o único motor que ainda está em fabricação é o da S10 2.4 8v. Mas aí o bloco é outro (mais alto).
melhor escolha possivel nao tem, se realmente quer investir em um bloco com recusos pra injeçao eletronica esse é o canal nao precisa inventar moda em adaptaçao com roda fonica,sensores e afins, alem de ser novo né só montar e usar. outra forma de virar alcool é como expliquei antes ali pro 500EF tira uma fatia de -2mm e usar junta flex aço com +-150,00 ja pode usar alcool a vontade. isso no teu motor atual,
Com os pistões do à gasolina -2mm vai chegar nos 12:1.

Na Blazer tirei mais 0,7 da junta além dos 2,0mm do cabeçote. E ainda ficou um pouco de material lá no cabeçote para tirar, caso precise de uma plaina futuramente.
porem esse cabeçote nao vai mais ser aproveitado no novo bloco, ja que os pistoes e fat top positivo criando colisao com a valvulas.
Reamente. Com pistão do à álcool + 2mm de rebaixo a taxa vai lá para os 17:1... hehehe. Com o pistão dos flex vai ficar um pouco abaixo, mas não muito longe disso.

É meio gambiarra, mas é possivel usar uma junta mais grossa para destaxar e não perder o investimento no cabeçote.

Ou então, rebaixa menos agora e usa uma junta mais fina para chegar nos mesmos 12:1 e quando trocar os pistões ou o parcial, vai lá para os 15:1 (o do Zé Bob deve estar por aí). :smt023
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Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:Mas resumindo, é como eu disse. O ideal é usar tudo novo. Novo é novo. Mas na prática, é perfeitamente possível abrir um motor que esteja dentro das tolerâncias e fazer somente a troca dos pistões. Desde que tenha critério e saiba muito bem o que está fazendo.
concordo se a troca de pistao for serviço dentro das normas, um bloco STD pode pegar ate 2 retifica tradicional depois é lixo pq o bloco fica fragil demais,corrosão interna,fadiga,alargamento do bloco. porem nao a espaço pra 'meia sola' como muitos fazem seja por opçao do dono$ ou mexanicos sem formação alguma, a parte de baixo e a mais sensivel de todo o motor muito mais que o cabeçote. tipo so trocam o kit pistao e nem se dao ao trabalho de brunir os cilindros na maquina que é obrigatorio pra tirar os calos. camisa/cilindro bloco usado tem memoria mecanica de uso nao combina com peças novas. cilindro usado e pistao novo = travamento/superaquecimento/desgaste/queima de oleo/ruidos. tem que fazer completo(retirada do bloco, brunimento/retifica dos cilindro, balanceamento conjunto movel, retifica de biela,retifica de colo do vira, troca de peças é aquela coisa vai grana e quando quer ver custou um bloco parcial novinho). senao vira serviço de porcao trocando apenas o pistao e usando em um bloco ja marcado. é preciso retificar tudo embaixo
500EF escreveu:Talvez o fato de não ter mais uso para os motores GM 2.0 8v família II na linha de montagem justifique mais a queda de preços atual que qualquer outra coisa.
pode ser, é uma. a joinventure acabou faz tempo mesmo, mais a parceria de tecnologia e a produção ainda nao. nao sei se ainda tem carro fiat com esse bloco.

quando comprei meu bloco em fev de 2011 era o ultimo do estoque depois só sob encomenda, ainda se fabricava astra,vectra,zafira nesse bloco, e o bloco foi produzido(etiqueta fabricação nov 2010). porem ele continua equipando na zafira 2012 o mesmo bloco ainda é fabricado em linha e nao só pra pedido de repocisao das concessionarias. os bloco GM com logo GM sao mais caros nao sabemos ao certo. so sei que ta mais barato o FGP e vale apena hehehe.

nosso gol aqui AT 1.0 ta com 189k STD muito bem de saude sem fumar,bater,rajar,e "com força" na hora que começar a xaropear compro um bloco parcial dele. custa 1500,00 novo muito mais barato que mandar retificar, alem de mais rapido e mais seguro ja bem montado de fabrica.

arrumando meu ingles de "controlador de tráfego aéreo" the book is on the table ! uahauahhaua
falei antes fat top. e é FLAT TOP ou cabeça chata como queiram :smt023
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Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por LeandroConstantino »

Entao galera o meu problema é que com esse monza ja ta na familia por 9anos e nunca foi tirado nem o cabeçote dele nao sei como ele esta por dentro, pode se que STD ou na ultima medida, por que pretendo por o parcial , se eu comprar um parcial N20XF por 2500,00 gasto um dia para tirar um e por o outro (lembrando que meu pais ja teve oficina mecanica e eu trabalhei com ele por um bom tempo) e outra coisa depois posso vende o meu bloco velho, vendo ele pela media do ML pego uns 900,00 a 1000,00 trocando por miudos meu investimento no parcial novo nao seria tao alto.

Porem ontem em casa, eu estava pensando, hoje meu monza faz a media de 6,5 km/l na gasolina, minha duvida quanto seria o consumo nessa minha configuração nova alcool (a taxa que eu queria atingir era de 15:1 alcool) pq pelo preço do alcool em relação da gasolina em SP se o consumo fica abaixo de 5km/l ja nao valeria a pena em relação consumo (nao estou falando potencia em, so vendo o consumo)
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Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por 500EF »

Rafaelo escreveu:pode ser, é uma. a joinventure acabou faz tempo mesmo, mais a parceria de tecnologia e a produção ainda nao. nao sei se ainda tem carro fiat com esse bloco.
A parceria acabou junto com a fusão, em 2005. Aliás, todos os funcionários de uma que estavam na outra foram mandados de volta imediatamente... O clima ficou até meio pesado na época...

O que ainda continuou por mais alguns anos foi um contrato de fornecimento de motores GM Familia I da "GM Powertrain" para a Fiat (eram transportados e armazenados nas minhas embalagens).

Embora a GM estivesse com dificuldades de fabricar motores para alimentar as próprias linhas (época do boom no mercado automotivo interno), ainda teve que honrar este compromisso por um bom tempo.

Mas já faz um tempinho que isso acabou também. Neste período, a Fiat pegou a antiga fábrica de motores BMW-Mini e reformou para fabricar parte da sua linha de motores atual.
quando comprei meu bloco em fev de 2011 era o ultimo do estoque depois só sob encomenda, ainda se fabricava astra,vectra,zafira nesse bloco, e o bloco foi produzido(etiqueta fabricação nov 2010). porem ele continua equipando na zafira 2012 o mesmo bloco ainda é fabricado em linha e nao só pra pedido de repocisao das concessionarias.
Era... A Zafira acabou de sair também... Estão fazendo uma versão "colection" para desovar o resto das coisas que têm lá...
nosso gol aqui AT 1.0 ta com 189k STD muito bem de saude sem fumar,bater,rajar,e "com força" na hora que começar a xaropear compro um bloco parcial dele. custa 1500,00 novo muito mais barato que mandar retificar, alem de mais rapido e mais seguro ja bem montado de fabrica.
Não tem nem que pensar duas vezes. Por 1500 dilmas não faz a retífica dele... E, mais uma vez, novo é novo...
arrumando meu ingles de "controlador de tráfego aéreo" the book is on the table ! uahauahhaua
falei antes fat top. e é FLAT TOP ou cabeça chata como queiram :smt023
Quando li a primeira vez fiquei tentando entender que pistão de "cabeça gorda" era essa que você estava falando... uahahahahaha

Depois que entendi que devia ser cabeça plana mesmo... :mrgreen:
LeandroConstantino escreveu:Entao galera o meu problema é que com esse monza ja ta na familia por 9anos e nunca foi tirado nem o cabeçote dele nao sei como ele esta por dentro, pode se que STD ou na ultima medida, por que pretendo por o parcial , se eu comprar um parcial N20XF por 2500,00 gasto um dia para tirar um e por o outro (lembrando que meu pais ja teve oficina mecanica e eu trabalhei com ele por um bom tempo) e outra coisa depois posso vende o meu bloco velho, vendo ele pela media do ML pego uns 900,00 a 1000,00 trocando por miudos meu investimento no parcial novo nao seria tao alto.
Neste caso, manda ver... :smt023
Porem ontem em casa, eu estava pensando, hoje meu monza faz a media de 6,5 km/l na gasolina, minha duvida quanto seria o consumo nessa minha configuração nova alcool (a taxa que eu queria atingir era de 15:1 alcool) pq pelo preço do alcool em relação da gasolina em SP se o consumo fica abaixo de 5km/l ja nao valeria a pena em relação consumo (nao estou falando potencia em, so vendo o consumo)
Se bobear, vai fazer perto disso rodando com álcool.

A eficiência melhora muito.

Mas, lembre-se que principalmente com este nível de taxa, se não tiver um módulo forte empurrando as centelhas, vai ter que fechar muito as velas para não falhar e boa parte do ganho vai para o ralo... :smt023
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Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por LeandroConstantino »

500EF escreveu:Se bobear, vai fazer perto disso rodando com álcool.

A eficiência melhora muito.

Mas, lembre-se que principalmente com este nível de taxa, se não tiver um módulo forte empurrando as centelhas, vai ter que fechar muito as velas para não falhar e boa parte do ganho vai para o ralo... :smt023
Perto disso oque 500EF, dos 6,5km/l que to fazendo com gasolina ou dos 5km/l que seria a minha margem do ideal do consumo?

Qual modolo vc acharia BBB (bom,bunito e barato rsss) para colocar?
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Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por 500EF »

Tentar falar um número seria um chute. Consumo depende de muitas coisas.

Mas acho muito difícil ficar abaixo dos 5 km/l em uso normal.

Minha Blazer 2.4 tem feito médias de 6 km/l no álcool aqui dentro da cidade comigo...

E eu uso módulos da CMRacing em todos os meus carros.

O do Kadett do Zé Bob também é. :wink:
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