Restauração - Monza Classic SE 92

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
sergioelf
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 624
Registrado em: 21 Jun 2009, 09:24
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Restauração - Monza Classic SE 92

Mensagem não lida por sergioelf »

Carlos A. Freire escreveu:Se vai usar o aditivo longa vida, vermelho ou rosado, não pode ter nada de aditivo antigo, o azul ou verde, que tem composição diferente. Deve limpar bem o sistema de arrefecimento.
O sistema de arrefecimento do Monza tem capacidade de 7 litros sem ar quente e 7,5 litros com ar quente. Então esse 5 litros que comprou, que já está diluído, é pouco para o Monza.

Abs,

Carlos Freire
Quando for substituir o cabeçote, radiador, reservatório vou fazer outras lavagens como esta para retirar quaisquer resquícios de ferrugem, aditivos e até mesmo óleo.
Esse era o último galão de 5 litros, a embalagem de 1 litro estava muito cara, vou comprar o restante depois.
A propósito recomenda algum produto para adicionar para fazer uma boa limpeza antes da desmontagem, tipo radclean ou algo do gênero?

Abs e obrigado por acompanhar!
sergioelf
Ex-Monza SL/E 85/85 1.8 - Álcool - Prata
Monza Classic SE 92/92 EFI 2.0 - Gasolina - Vermelho Ciprius
Visitem meu tópico de restauração
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=10171
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17771
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Restauração - Monza Classic SE 92

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Eu nunca usei aditivos para limpeza de sistema de arrefecimento.

Meu Monza sempre teve sistema limpo, pois faço a manutenção desse sistema todo ano com aditivo de boa qualidade.

Semana passada eu fiz a limpeza e troca do aditivo. Desta vez estou usando o aditivo de longa duração (rosado) da Delphi.
Fiz a limpeza apenas usando água limpa, inclusive funcionei o motor sem o radiador e alimentando o sistema com a mangueira ligada, para sair todo líquido antigo a qual não temos acesso, inclusive do ar quente.
Troquei também o anel de vedação entre cavalete que fica a válvula termostática e o cabeçote, que estava começando a vazar.

Agora, se tudo correr bem, ao invés de manutenção a cada ano, farei a cada 3 anos, a não ser que tiver que fazer manutenção corretiva.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
sergioelf
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 624
Registrado em: 21 Jun 2009, 09:24
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Restauração - Monza Classic SE 92

Mensagem não lida por sergioelf »

Carlos A. Freire escreveu:Eu nunca usei aditivos para limpeza de sistema de arrefecimento.

Meu Monza sempre teve sistema limpo, pois faço a manutenção desse sistema todo ano com aditivo de boa qualidade.

Semana passada eu fiz a limpeza e troca do aditivo. Desta vez estou usando o aditivo de longa duração (rosado) da Delphi.
Fiz a limpeza apenas usando água limpa, inclusive funcionei o motor sem o radiador e alimentando o sistema com a mangueira ligada, para sair todo líquido antigo a qual não temos acesso, inclusive do ar quente.
Troquei também o anel de vedação entre cavalete que fica a válvula termostática e o cabeçote, que estava começando a vazar.

Agora, se tudo correr bem, ao invés de manutenção a cada ano, farei a cada 3 anos, a não ser que tiver que fazer manutenção corretiva.

Abs,

Carlos Freire
Entendi, ontem também funcionei ele com a mangueira sai do reservatório em direção ao cabeçote ligado na mangueira de água direta, abri e fechei o ar quente várias vezes até água sair limpa. Esse aditivo paguei 85,00 na galão, enquanto no litro estão pedindo 24,00... O da toyota tive que comprar um ano passado paguei 50,00 o litro, ainda bem foi um só para completar senão tava lascado...
Comprei todos os vedadores também do cavalete e da válvula para minimizar os problemas com vazamentos.

Abs
sergioelf
Ex-Monza SL/E 85/85 1.8 - Álcool - Prata
Monza Classic SE 92/92 EFI 2.0 - Gasolina - Vermelho Ciprius
Visitem meu tópico de restauração
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=10171
Marcel Murai
MODERADOR
Mensagens: 2409
Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
Cidade: CERQUILHO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Restauração - Monza Classic SE 92

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Sergio,
Se for trocar mesmo o regulador da tbi lembre-se que este modelo paralelo necessita de ajuste junto com manometro, qualquer valor fora do normal influi no desempenho do carro e resulta em diferença no Computador de Bordo.
O regulador original vem com uma solda impedindo o ajuste e uma mola calibrada.
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
sergioelf
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 624
Registrado em: 21 Jun 2009, 09:24
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Restauração - Monza Classic SE 92

Mensagem não lida por sergioelf »

Marcel Murai escreveu:Sergio,
Se for trocar mesmo o regulador da tbi lembre-se que este modelo paralelo necessita de ajuste junto com manometro, qualquer valor fora do normal influi no desempenho do carro e resulta em diferença no Computador de Bordo.
O regulador original vem com uma solda impedindo o ajuste e uma mola calibrada.
Pois é, vou verificar primeiro a real necessidade da troca, vou fazer a aferição com manômetro antes, só vou trocar em último caso, não sabia que era tão complicado assim :smt023 .

Valeu
sergioelf
Ex-Monza SL/E 85/85 1.8 - Álcool - Prata
Monza Classic SE 92/92 EFI 2.0 - Gasolina - Vermelho Ciprius
Visitem meu tópico de restauração
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=10171
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Restauração - Monza Classic SE 92

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Sérgio... vc sabe de alguma coisa que tire essas fitas dupla face? Pois eu estou penando pra tirar isso, depois que gruda num sai mais :/
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
sergioelf
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 624
Registrado em: 21 Jun 2009, 09:24
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Restauração - Monza Classic SE 92

Mensagem não lida por sergioelf »

Diego Paiva escreveu:Sérgio... vc sabe de alguma coisa que tire essas fitas dupla face? Pois eu estou penando pra tirar isso, depois que gruda num sai mais :/
Diego,

Eu vi um disco da Norton especifico para este fim, porém, achei muito acaro para usar muito pouco, pelo que lembro custava 75,00.
Além de muita paciência usei um desengraxante da sherwin williams para amolecer e retirar os últimos resquícios, talvez a ajuda do soprador térmico (o meu estava emprestado quando removi, então não pude testas). Nem pense em usar thinner como eu fiz no início, na área onde a pintura era original foi tranquilo, mas onde havia sido repintado especificamente na porta direita dianteira arrancou tinta, fundo tudo, foi bom que revelou que porta estava toda podre...

Abs
sergioelf
Ex-Monza SL/E 85/85 1.8 - Álcool - Prata
Monza Classic SE 92/92 EFI 2.0 - Gasolina - Vermelho Ciprius
Visitem meu tópico de restauração
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=10171
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17771
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Restauração - Monza Classic SE 92

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Não se esqueça de remover o radiador para limpeza e remoção da água.

O meu eu funcionei sem radiador e sem VT. Coloquei a mangueira de água do lado esquerdo do carro, na saída do radiador, alimentando o motor com água. Com motor virando a bomba d'água faz a água sair com força do local da VT.

Só assim, depois de ter certeza de que o motor estava limpo e sem aditivo antigo, bem como radiador, é que montei tudo, inclusive a VT e coloquei o aditivo orgânico de longa duração.
Esse da Delphi eu paguei R$ 17,00 no litro do concentrado. Usei 3 litros. O diluído estava R$10,00 o litro. Comprei na Accioly.

O AC Delco (verde) concentrado estava R$23,00 o litro

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder