Consumo 500 EF

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
simpson
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 43
Registrado em: 06 Mai 2009, 10:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Consumo 500 EF

Mensagem não lida por simpson »

Na parte debaixo do TBI tem um caninho meio dourado da grossura de um fio 4mm e esse está aberto nao tem mangueira chegando nele quando ligo o carro e acelero ele puxa ar..... Será que pode ser esse o problema?
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4091
Registrado em: 07 Mai 2007, 09:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Consumo 500 EF

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

simpson escreveu:Na parte debaixo do TBI tem um caninho meio dourado da grossura de um fio 4mm e esse está aberto nao tem mangueira chegando nele quando ligo o carro e acelero ele puxa ar..... Será que pode ser esse o problema?
Se bem me lembro, esta mangueira é a que vem do respiro do óleo. Na tampa do seu motor, aonde tem a tampa pra colocar o óleo, deve sair uma mangueira e conectar ali.
simpson
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 43
Registrado em: 06 Mai 2009, 10:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Consumo 500 EF

Mensagem não lida por simpson »

Vou postar algumas fotos, acho que pode ajudar e peço se alguém ver alguma coisa que ache interessante comentar, tipo ligações erradas ou quem puder responder as perguntas das fotos fico muito agradecido.
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
simpson
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 43
Registrado em: 06 Mai 2009, 10:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Consumo 500 EF

Mensagem não lida por simpson »

Ah. E outra duvida que gostaria de perguntar a vcs, no 500 EF a bomba de gasolina fica armada direto? mesmo quando somente se liga a chave e nao da partida? ou tem alguma coisa errada no meu? Tipo minha irma tem um palio quando ela vira a chave vc escuta o barrulho da bomba porém se vc nao der na partida a bomba desarma teria que ser assim tbm no 500 EF? e a bomba de gasolina dele é a 018 mesmo que o pessoal costuma chamar de jatinho?
Lfrobadey
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 44
Registrado em: 16 Ago 2009, 21:52
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Consumo 500 EF

Mensagem não lida por Lfrobadey »

Marcell 500 EF escreveu:A injeção do 500EF é a Le-Jetronic, e não tem scanner, ela é 100% analógica. Tão logo se der problema, ferra com tudo nao aumenta só um pouco o consumo.
Isso, grato pela correção; a K é das merças mais antigas...
Luiz Felipe Robadey

Ex-Classic SE 1988 4 portas a álcool - Vermelho Cereja com interior Vermelho Chateau.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Consumo 500 EF

Mensagem não lida por 500EF »

Simpson, pelo jeito você está sem o avanço à vácuo.

Não deu para ver direito na foto, mas se não me engano, a mangueira de vácuo é ligada ali em baixo do TBI e vai até a capsula que fica lá no distribuidor (onde liga os cabos de vela, na parte de cima, à direita do motor).

Antes de ligar na capsula, tem uma derivação em forma de "T". Uma das pernas vai para a capsula do avanço e a outra vai para o canister.

Se tiver como, tire uma foto que mostra o motor todo para darmos uma olhada. :wink:

Se realmente for isso, além de estar com uma baita entrada falsa, você está sem boa parte do avanço de ponto. Assim ele vai ficar muito fraco e beberrão mesmo...

Edit: Quanto à bomba, a do meu só é acionada junto do arranque. Se só virar a chave para acender o painel, ela não liga. E pelo que sei, o acionamento dela é controlado pelo relé que fica perto da bateria, fixado na torre da suspensão.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
simpson
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 43
Registrado em: 06 Mai 2009, 10:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Consumo 500 EF

Mensagem não lida por simpson »

Estou colocando mais fotos, entao é o seguinte:



A primeira uma geral do motor.
Imagem Imagem


Essa é a foto da capsula do distribuidor.
Imagem Imagem



Essa peça meio enferrujada ou meio amarelada no centro da foto é onde está encaixando a mangueira que sai da capsula do distribuidor.
Imagem Imagem


Essa é uma geral das mangueira proximas ao TBI
Imagem Imagem

E essa ultima mostra o estado do rele que nosso amigo 500 EF disse, nele está escrito temporizador de injeção.
Imagem Imagem
simpson
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 43
Registrado em: 06 Mai 2009, 10:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Consumo 500 EF

Mensagem não lida por simpson »

Com as fotos acima gostaria de saber o que vcs acham que posso fazer para resolver essa parte pelo menos da saida (ou entrada) debaixo do TBI, para refazer a media e ver se melhorou.

Será que esse rele da foto ainda funciona?
Responder