Turbo

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Turbo

Mensagem não lida por 500EF »

O meu é miolo STD e dá canseira em BMW 6 cilindros biturbo de 310cv, até onde a quinta do monza consegue ir.

Não sei quantos cv tem, mas não creio que fique abaixo do limite dos 250cv que está falando (partindo dos 116cv + 1bar que está atualmente, é para estar acima disso).

Se o que ele quer for parecido com isso, não precisa forjar (desde que o motor esteja em boas condições e o turbo seja bem montado e acertado, senão quebra até com menos pressão).

Embreagem é necessidade real e deve ser trocada logo de cara, até para aproveitar a mão-de-obra do preparador (negocia no pacote já). Freios e suspensão podem ser melhorados depois, desde que o carro não seja para pista (aí tem que investir logo nisso também).

Eu o passaria para álcool (bico branco no lugar do azul, que talvez sirva como suplementar), +6 graus no avanço e se achar, coletor de admissão aquecido para ajudar na fase fria. Gerenciador para cuidar do suplementar e do atraso de ponto, velas frias, sonda lambda no escapamento para ver a mistura e manômetros de combustível e turbo pelo menos (de óleo também é bom).

E se quiser recomendação de gente boa aí da região de Pira, posso indicar.

Para ter como referência, aqui um monza MPFI (le-jetronic) + 0,8 bar, no álcool, montado no esquema que sugeri aí em cima. Veja se é mais ou menos isso que quer (vídeo feito numa subida, retomando de 3a com a "turbina vazia" e 4a marcha):

Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Turbo

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:O meu é miolo STD e dá canseira em BMW 6 cilindros biturbo de 310cv, até onde a quinta do monza consegue ir.

Não sei quantos cv tem, mas não creio que fique abaixo do limite dos 250cv que está falando (partindo dos 116cv + 1bar que está atualmente, é para estar acima disso).
300cv é certo que teu motor nao tem isso é certo, 250cv tb nao. so com dinamomentro mesmo, nao adianta fica puxando com outro carro e fazer avaliaçao sem precisao. tem carro e esse bmw teu muita coisa incomum começando pelo peso e cambio :D

é oque o pessoal fala por ae mesmo 250cv na linha turbo ja começa precisar de forja senao é roleta russa, 22:1 limite tecnico do miolo STD

o teu tem uma boa quilometragem rodados >200k nao? ae piora ainda mais a parte mecanica tolerancia.

o teu esta com 8.8:1 + 1 bar + alcool ? te digo que teu motor nao deve esta com mais que 230cv no motor por isso que nao quebrou ate agora. se a tua referencia é pq tu passou dessa bwm é pq tem mais coisa em jogo, quem sai primeiro,peso,relação caixa,roda,. essa bwm deve ser pesada pra ckt tb

22:1 é a taxa dinamica max de miolo STD. o teu esta 17.6:1 bem longe da quebra :smt023

é so ve essa comparaçao e tirar tuas concluçoes de qual potencia teu carro estaria:
*miolo original STD
*taxa original 11,3:1
*base 126cv - 10 a mais que o teu
*pressao 0.5
*taxa dinamica 16,95:1
*IE digital com wide,sequencial,etc

205cv de motor


teu motor deve estar com pelo menos 200cv
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Marquinhos Pira
Mensagens: 6
Registrado em: 20 Jun 2013, 11:25
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Turbo

Mensagem não lida por Marquinhos Pira »

Eduardo, se vc tiver indicaçao aqui em pira eu agradeço! Galera, a ideia do motor do Astra seria para turbina-lo! Eu calculei uns 4mil para forja o meu e nao tenho certeza q seja std. Mesmo motor do Astra mais turbo seria necessario forja para atingir essa potencia?
Editado pela última vez por Marquinhos Pira em 21 Jun 2013, 21:35, em um total de 1 vez.
LeandroConstantino
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 296
Registrado em: 02 Abr 2012, 13:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Turbo

Mensagem não lida por LeandroConstantino »

Galera mudando um pouquinho de assunto aqui, quem souber de um dinamomentro em SP capital me avisem pois quero passar o meu monza antes e depois do meu projeto pra ver qual foi a evolução.
Avatar do usuário
rafael_club
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1541
Registrado em: 10 Fev 2013, 10:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Turbo

Mensagem não lida por rafael_club »

esse astra ta com 205cv pq ta com apenas 0,5 se tivesse com 1,bar estaria com 250 concerteza :D
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Turbo

Mensagem não lida por Rafaelo »

rafael_club escreveu:esse astra ta com 205cv pq ta com apenas 0,5 se tivesse com 1,bar estaria com 250 concerteza :D
olha cara foi escolha do dono, leia os comentarios la :smt023 ele mesmo falou 'nao quero por mais pra nao quebrar o motor'. o apenas 0,5 é proprosital como falei acima 11,3:1 X 0.5 da uma taxa dinamica de quem tem apenas 8.8:1 X 1 bar :wink: ou seja da na mesma tendeu? oque interessa é a dinamica

se tivesse com 1 kg estaria com mais que 250cv
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
rafael_club
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1541
Registrado em: 10 Fev 2013, 10:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Turbo

Mensagem não lida por rafael_club »

Rafaelo escreveu:
rafael_club escreveu:esse astra ta com 205cv pq ta com apenas 0,5 se tivesse com 1,bar estaria com 250 concerteza :D
olha cara foi escolha do dono, leia os comentarios la :smt023 ele mesmo falou 'nao quero por mais pra nao quebrar o motor'. o apenas 0,5 é proprosital como falei acima 11,3:1 X 0.5 da uma taxa dinamica de quem tem apenas 8.8:1 X 1 bar :wink: ou seja da na mesma tendeu? oque interessa é a dinamica

se tivesse com 1 kg estaria com mais que 250cv
talves uns 260 mais claro que 250 é mt coisa pra um motor original,eu mesmo se fosse turbinar botaria 0,6 ae fico bom tempo sem dores de cabeça e custos + altos :D
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Turbo

Mensagem não lida por Rafaelo »

rafael_club escreveu:talves uns 260 mais claro que 250 é mt coisa pra um motor original,eu mesmo se fosse turbinar botaria 0,6 ae fico bom tempo sem dores de cabeça e custos + altos :D
muito mais que 260. é algo perto dos 300cv sao 22,6:1 de taxa dinamica tu nao pode so pensar na pressao tem que se lembrar de qual é tua taxa, ate pq é feito a multiplicaçao em cima dela. pra te ajudar a ver como funciona é assim... entao antes de tu escolhar uma pressao tu tem que saber qual a taxa, qual a estrutura do motor,qual combustivel, so dae pensar em pressao.

taxa X pressao + 1 =Td
Td(taxa dinamica)

como falei antes 22:1 é o limite tecnico do motor STD. viu pq o cara nao quiz? se coloca-se daria um belo Plimm!
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder