Opinião e ajuda Monza com motor estourado.

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Tomcat
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 240
Registrado em: 11 Jan 2015, 21:52
Cidade: EMBU DAS ARTES
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Opinião e ajuda Monza com motor estourado.

Mensagem não lida por Tomcat »

tyo escreveu: 22 Dez 2019, 16:33
Tomcat escreveu: 22 Dez 2019, 13:16
tyo escreveu: 17 Dez 2019, 10:42
Tomcat escreveu: 16 Dez 2019, 21:44 A ideia a principio é se for pegar no desmanche, é pegar e retificar ele e, deixar tudo novo.
Entendi, mas por que o motor não tem mais conserto? O que aconteceu com ele? Você ouviu outras oficinas para ver? Colocando um usado e retificando sai mais caro que um novo, veja:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 69510635d4
motor zero.

Então vou replicar o que aconteceu com o meu Monza. O bloco dele estourou em 2 partes a parte de baixo e pelas peças que recolhi são peças grandes da parece ou carcaça do bloco do motor já peguei algumas opiniões e são as mesmas a substituição do bloco ai estou vendo os preços para ver o valor como o meu é um Monza a álcool carburado estava pensando e pegar um motor mais novo flex, mas ñ sei ainda se faço um novo flex na caixa estar na casa dos 5500 a 6000 o bloco completo e como o orçamento estar curto ñ sei se vou conseguir comprar um novo. Ou esperar e ir juntar o dinheiro.

E outra ñ sei se compro um bloco a gasolina e se é possível converter ele a álcool, mas enfim, essa e a minha jornada, obrigado a todos.
Entendi, se quebrou parte do bloco já era mesmo, só um novo como já te disse e mandei no anuncio está muito caro 6000 é o MOTOR completo bloco + CABEÇOTE,só o bloco é na faixa de 3500 igual do anuncio que te mandei como falei pesquise mais que vc encontra mais barato. Quanto a álcool ou gasolina o bloco é o mesmo basta trocar os pistões que é a única diferença.
O meu amigo obrigado por compartilhar as informações. Amigo sei que sou um pouco leigo mas é sério, se eu comprar o bloco do motor a gasolina é só trocar os pistões só isso mesmo.
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3534
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Opinião e ajuda Monza com motor estourado.

Mensagem não lida por tyo »

Tomcat escreveu: 22 Dez 2019, 18:50
tyo escreveu: 22 Dez 2019, 16:33
Tomcat escreveu: 22 Dez 2019, 13:16
tyo escreveu: 17 Dez 2019, 10:42
Tomcat escreveu: 16 Dez 2019, 21:44 A ideia a principio é se for pegar no desmanche, é pegar e retificar ele e, deixar tudo novo.
Entendi, mas por que o motor não tem mais conserto? O que aconteceu com ele? Você ouviu outras oficinas para ver? Colocando um usado e retificando sai mais caro que um novo, veja:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 69510635d4
motor zero.

Então vou replicar o que aconteceu com o meu Monza. O bloco dele estourou em 2 partes a parte de baixo e pelas peças que recolhi são peças grandes da parece ou carcaça do bloco do motor já peguei algumas opiniões e são as mesmas a substituição do bloco ai estou vendo os preços para ver o valor como o meu é um Monza a álcool carburado estava pensando e pegar um motor mais novo flex, mas ñ sei ainda se faço um novo flex na caixa estar na casa dos 5500 a 6000 o bloco completo e como o orçamento estar curto ñ sei se vou conseguir comprar um novo. Ou esperar e ir juntar o dinheiro.

E outra ñ sei se compro um bloco a gasolina e se é possível converter ele a álcool, mas enfim, essa e a minha jornada, obrigado a todos.
Entendi, se quebrou parte do bloco já era mesmo, só um novo como já te disse e mandei no anuncio está muito caro 6000 é o MOTOR completo bloco + CABEÇOTE,só o bloco é na faixa de 3500 igual do anuncio que te mandei como falei pesquise mais que vc encontra mais barato. Quanto a álcool ou gasolina o bloco é o mesmo basta trocar os pistões que é a única diferença.
O meu amigo obrigado por compartilhar as informações. Amigo sei que sou um pouco leigo mas é sério, se eu comprar o bloco do motor a gasolina é só trocar os pistões só isso mesmo.
Sim, só isso mesmo, o resto é idêntico.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4223
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Opinião e ajuda Monza com motor estourado.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Apesar do bloco moderno ser praticamente igual aos antigos, se não me falha a memória, há pequenos detalhes que vão ter de ser resolvidos.

A fixação do tensionador da correia dentada, o furo do sensor de rotação existente no bloco...

Convém dar uma lida nos tópicos existentes aqui no fórum para detalhes.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Tomcat
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 240
Registrado em: 11 Jan 2015, 21:52
Cidade: EMBU DAS ARTES
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Opinião e ajuda Monza com motor estourado.

Mensagem não lida por Tomcat »

Boa Noite a todos.
Obrigado a atenção de todos pelo problema que estou passando.

Estava vendo a possibilidade de colocar um bloco dos motores mais novos, mas nesse processo deparei com os pequenos problemas de adaptações de peças, uma é o furo do sensor de rotação que segundo foi me passado, que colocando um tampão já resolve essa parte, mas ai como o amigo Luiz Carlos o tem tensionador da correia e outra coisas mais, então vou analisar mesmo o bloco do Monza para não dar problemas e como estava vendo, depois seria para cadastrar o motor no Monza e outras partes burocracias. Então vou ver um bloco em bom estado e comprar as peças para colocar.

Outra questão é com as marcas das peças, quais as marcas de pistão a galera pode me indicar?

Achei da Metal Leve / Mahler.

A bomba de óleo encomendei da GM mesmo.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17771
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Opinião e ajuda Monza com motor estourado.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Com relação ao bloco diferente, isso é fácil de resolver, como fizeram se procurar já nos tópicos sobre essa alteração.
Pode há usar as polias dentadas, tensionador da correia dentada e bomba d'água do Monza 96, ou fazer com o que fizeram no furo como alguns fizeram. O furo do sensor de rotação é só tampar, pode até usar um sensor para isso.
A burocracia será a mesma para bloco novo ou usado, a não ser que apelar para o jeitinho na numeração do bloco, rs!

Se não tem o bloco ainda, eu recomendo não comprar as peças até saber a aplicação. A bomba de óleo tem diferenças entre os modelos de Monza até 95 e o 96 por exemplo.

Pistões Metal Leve/Mahle e o KS são os fornecedores originais.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4223
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Opinião e ajuda Monza com motor estourado.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Pode há usar as polias dentadas, tensionador da correia dentada e bomba d'água do Monza 96
Se não me falha a memória, a capa de proteção da correia dentada também é diferente.
Isso porque a disposição da correia é diferente nos Monzas 96.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17771
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Opinião e ajuda Monza com motor estourado.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 24 Dez 2019, 09:04
Pode há usar as polias dentadas, tensionador da correia dentada e bomba d'água do Monza 96
Se não me falha a memória, a capa de proteção da correia dentada também é diferente.
Isso porque a disposição da correia é diferente nos Monzas 96.

Abs
A diferença entre as capas da correia dentada entre os modelos de 89/95 e o 96 é que no 96 não tem o furo do prisioneiro onde fica o tensionador antigo e, uma das fixações da parte de baixo, não me lembro se o esquerdo ou o direito, tem altura diferente por conta da bomba de óleo.
Essa da fixação de baixo eu não pude conferir, apenas me disseram, pois foram instalar em um Monza 87, que não se encontravam a capa original. Mas se colocarem as duas a olho nú. Não verão outra diferença a não ser o furo central.

Compare as duas:

Monza 89/95:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 8f5a0f334f

Monza 96:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 7f4ce000f2

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4223
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Opinião e ajuda Monza com motor estourado.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Carlos Freire

Quando eu falei "capas", no plural, me referi também à parte traseira (ou interna) que, se não me falha a memória, tem uns ressaltos diferentes nela (a do 89 até 95)
Capa interna do Monza 89 a 95:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... d02450c2a3
Capa interna do Monza 96:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 178a077d7c

Não devemos nos esquecer que a correia do 87 também é diferente da do 89, bem como as capas protetoras.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder