Relê do limpador de para-brisa

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
kadettazul
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 148
Registrado em: 27 Nov 2009, 23:08
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Relê do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por kadettazul »

Então o meu carro deve ter esse relê.
Ele É um Classic SE MPFI 91.
Ai vc tem como me falar a cor desse rele?
Imagem
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17772
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Relê do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Meu Monza é GLS 96 e usa o módulo temporizado. Eu não tenho as cores, mas procure pelo código que te passei. Pode procurar também pelo estalo de relê atracando quando é acionado. Não tem segredo...

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4223
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Relê do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Eu gostaria que alguém me explicasse como o relé sabe que as palhetas do limpador estão na posição de descanso para fazê-las parar... :smt017
Segundo eu aprendi nos tempos em que instalei um temporizador no limpador do meu Chevette, que não possuía este dispositivo, na documentação do aparelho, comprado nos Estados Unidos (nesta época aqui não havia nada em matéria de acessórios automotivos), o referido temporizador funcionava do seguinte modo: Ele enviava pulsos para o enrolamento principal, fazendo o motor se movimentar, e esse pulso era suficiente somente para fazer o motor sair da posição de repouso. Qdo ele saia da posição, o interruptor do enrolamento auxiliar, aquele que abre o circuito só na posição de descanso, movimentava o motor no resto do percurso, até a posição de descanso.
Acredito que o Monza possa ter um sistema diferente, mas tem de haver um interruptor físico que abra o circuito só na posição de descanso.
Alguém aqui já desmontou um motor de limpador de para-brisa do Monza?
Caso positivo, não tem interruptor nenhum lá dentro?

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17772
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Relê do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

É feito pela chapa de metal nas costas da engrenagem, onde os terminais de contato envia sinal ao relê. Não há interruptor físico. É como numa "chave de modo", que indica onde está o mecanismo naquele momento.

Pegue um Monza até 1993 e remova o relê temporizador... ligue e desligue o limpador e veja o que acontece... Vou dar um exemplo de um carro mais antigo, pegue um Passat mesmo sendo dos anos 70 e remova o relê do limpador e faça o teste... Vai perceber que onde desligar o limpador vai parar e não vai dar a sequência até a posição de descanso.

Já desmontei o motor do limpador do Monza, do Chevette, do Passat, do Fiat 147, Kombi...


Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Enéias
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 622
Registrado em: 04 Set 2010, 00:14
Cidade: Eldorado do Sul
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Relê do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por Enéias »

Pessoal, boa noite.

Para não abrir outro tópico estou desenterrando este....

Também estou com um problema no limpador de para-brisas. Troquei a chave de comando mas a função temporizada ainda não funciona corretamente. Ela funciona aos poucos, vai subindo e descendo em intervalos, assim como o estalo do relé ocorre nestes intervalos, os outros estágios funcionam normalmente. Li aqui que no 94 tem um esquema diferente, mas não entendi.

Será que seria somente o relé com problemas?

Como localizo este relé, ou o tal de módulo temporizado??


Valeu, abraços.
MONZA CLUB 2.0 EFI 94 AZUL CEZANE PEROLIZADO

FOTOS MONZA CLUB
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=15011
TUTORIAL- Forro de portas Monza Tubarão
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=14&t=33616
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17772
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Relê do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se seu Monza usar relê temporizador, procure na parte traseira da caixa de fusíveis, como foi dito lá em cima, como nos modelos até 93.
Se usar o módulo temporizador, vai estar fixo na carroceria, acima da caixa de fusíveis. Se tiver esse módulo, não tem o relê na caixa de fusíveis.
Se for o módulo, abra e veja se não tem trilhas rompidas.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Enéias
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 622
Registrado em: 04 Set 2010, 00:14
Cidade: Eldorado do Sul
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Relê do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por Enéias »

Carlos, grato pela ajuda. Vou tentar descobrir se tem relê ou módulo e ver se tem como arrumar isso.

Abraço.
MONZA CLUB 2.0 EFI 94 AZUL CEZANE PEROLIZADO

FOTOS MONZA CLUB
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=15011
TUTORIAL- Forro de portas Monza Tubarão
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=14&t=33616
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17772
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Relê do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Vale lembrar que o relê ou módulo não é o único a causar o sintoma que descreveu lá em cima. O Motor também faz isso. Eu mesmo já tive esse sintoma de a intermitência ficar errada, limpador parar em local errado e, no meu caso era oxidação na engrenagem do motor, a mesma engrenagem onde se encosta os contatos do conector.
Desmontei, limpei lubrifiquei e remontei. Está bom até hoje. tem aproximadamente entre 3 e 4 anos que ocorreu. O motor do limpador do meu Monza GLS 96 é Bosch.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder