Como seber se a mola esta ruim?

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
Carlinho
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 155
Registrado em: 20 Dez 2007, 21:52
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Como seber se a mola esta ruim?

Mensagem não lida por Carlinho »

Olá amigos , ao passar em buracos as rodas trazeiras batem seco ,mas parece que os amortecedores estão bons .Omecanico disse que é provavel que sejam as molas.Oque voces acham?Sera que é bom trocar os dois? :?:
Imagem

MONZA 93 - E.F.I. - SL/E - AZUL - 4 PORTAS -
AGORA COM A/C FUNCIONANDO.
vinicius cabral

Re: Como seber se a mola esta ruim?

Mensagem não lida por vinicius cabral »

Faça o seguinte:

Agache ou deite no chão e verifique se as Molas estão com os elos muito abertos, se estão tb muito próximos um do outro e por último pressione cada lado do carro para baixo e verifique se a traseira do carro sobre e estabiliza ou se sobe e desce e sobe novamente....Depois poste o resultado e podemos te dizer o que pode ser...Agora, é complicado opinar sem estar vendo o carro...Mas tente isso....Abraços
Carlinho
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 155
Registrado em: 20 Dez 2007, 21:52
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Como seber se a mola esta ruim?

Mensagem não lida por Carlinho »

Boa noite Vinicius ,fiz como voce me orientou e vi que as molas tem um espaço de 2 dedos no elo do meio e 1,5 nos outros.
Já ao pressionar os dois lados para baixo ambos se estabilizam (ameaçando uma segunda descida) ,mas notei que há grande vazamento no amortecedor esquerdo.Será o amortecedor?
Imagem

MONZA 93 - E.F.I. - SL/E - AZUL - 4 PORTAS -
AGORA COM A/C FUNCIONANDO.
menoncello
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 599
Registrado em: 05 Dez 2008, 19:15
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Como seber se a mola esta ruim?

Mensagem não lida por menoncello »

É o retentor do amortecedor foi pro saco :smt010 Acho que vc ja pode correr atrás de um jogo de amortecedores, mas não vá colocar recondicionados pois o barato pode sair caro :smt023
Abs.
:smt028
ImagemImagemImagem
Ex-Monza Sl/E 1986 1.8 E Completo Vai Deixar Saudades... E Otimas Recordações! Atual: Opala Comodoro Coupe 83/83 SilverStar De Monzeiro a Opaleiro Sem Sair do "SILENCIO DE UM CHEVROLET"
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Como seber se a mola esta ruim?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Carlinho, o grande problema de todo tipo de mola, seja de carro, seja de relógio, é ela perder a elasticidade com o tempo.
Com o tempo, a mola 'cansa', vamos assim dizer, e tem dificuldade em retornar ao formato original, qdo flexionada.
Então, uma mola cansada num carro pode ser observada pela diminuição da altura do veículo.
Outro sintoma é a suspensão ficar mais dura, pois aquele primeiro amortecimento não existe mais, já que ela 'diminuiu' de altura.
Eu tive o mesmo carro por mais de 30 anos, e observei esses sintomas nele. Qdo as molas ficavam cansadas, dava para sentir isso até ao sentar no carro, pois depois da substituição das molas o assento baixava mais ao receber meu peso.
Outra coisa é que, com elas velhas, o carro passava a raspar nos quebra-molas mais facilmente. Qdo eu viajava, ao encher o porta-malas, a traseira baixava demais.
O Carlos Freire contou que aconteceu com ele de as molas de seu (dele) Monza, apesar de ruins, não acusavam baixa altura.
Mistérios da mecânica, que talvez uma tese sobre tratamento térmico (têmpera) de metais explique :smt017

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Como seber se a mola esta ruim?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Complementando o que já foi dito... aquele batente de material parecido com espuma dura, que fica nas hastes dos amortecedores dianteiro, se estiver estourando, significa que a suspensão está trabalhando muito no fim de curso e por isso esse batente acaba sendo castigado. Esse batente estourado e cambagem muito negativa além do normal, é indício de molas sem pressão. Com relação as molas traseiras, com o carro levantado, se com as mãos conseguir girar ao molas com facilidade, também é indício de molas sem pressão.
Como o Luiz Carlos mencionou, também percebi que no meu Monza, quando as molas estavam fracas, ao entrar no carro ele abaixava com facilidade, raspava a frente ao entrar em algumas ruas, e raspava com facilidade em lombadas.
Ao substituir os amortecedores, também faço a troca das molas.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Carlinho
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 155
Registrado em: 20 Dez 2007, 21:52
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Como seber se a mola esta ruim?

Mensagem não lida por Carlinho »

Olá amigos ,muito obrigado pelas explicações ; realmente as molas devem estar cansadas porque alem de bater seco em vias emburacadas a traseira está ligeiramente baixa. Parece que vou ter que substituir amortecedores e molas .A melhor marca é cofap ? Acho por dessa.
ABS.
Imagem

MONZA 93 - E.F.I. - SL/E - AZUL - 4 PORTAS -
AGORA COM A/C FUNCIONANDO.
Adriano Pereira
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 879
Registrado em: 12 Ago 2009, 15:52
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Como seber se a mola esta ruim?

Mensagem não lida por Adriano Pereira »

Amigo,tambem vou trocar as minhas molas,junto com os rolamntos trazeiros tambem.Vou aproveitar e trocar logo os amortecedoras,tudo junto.Assim vou ficar + tranquilo... abraçoss :smt023
Adriano Alves Rodrigues
Monza Classic 86.Alcool,Vidros e travas Eletricas e Alarme.
Cana de Nova Iguaçu.
Responder