A importancia do Sistema de Arrefecimento.

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
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waldir
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Re: A importancia do Sistema de Arrefecimento.

Mensagem não lida por waldir »

Olá Amigos,

Efetuei a troca da VT e até fiz um tutorial. Não há dificuldade, mas nunca havia trocado eu mesmo... e vi o reposicionamento qdo foi trocado o braço/carcaça onde vai colocada a VT e agora fiz por conta.

Não houve mudança significativa, qdo o motor e a temperatura ambiente estão altas no final da tarde, a ventoinha demora mais para desligar, o que deve ser natural. Continua acionando a ventoinha no meio da escala e desligando 1/4 abaixo, embora quem faça isso é o sensor de temperatura mais a Central.

Penso que pelo estado da VT substituida, ela estava em vias de aprontar comigo :lol:

Fiz um teste com a VT velha 'cozinhando-a" para ver a abertura, porém não é significativa pq falta a pressão da tubulação imprimida pela bomba dágua, mas foi possivel verificar que ela estando fria não fechava bem. Colocando água fria no gargalo de saida ela vazava rapidamente por gravidade devido os aneis internos estarem deformados.

Agradeço os comentarios e informações e a paciência para comigo.

Abraços

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
gleidson
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Re: A importancia do Sistema de Arrefecimento.

Mensagem não lida por gleidson »

pessoal troquei a valvula do meu monza 1.8 alcool na sexta feira passada e o que esta acontecendo é o seguinte :
antes a ventoinha acionava pouco acima da escala azul , mais ou menos na metade da escala, do meio para baixo ,"parte fria " , mas agora ela esta acionando no meio da escala de cima , do meio para cima " parte quente " , agora o ponteiro sempre fica no meio da escala " parte morna ", e o carro esquenta em menos de 5 minutos , isso é normal ?????????? aguardo informaçoes dos amigos monzeiros desculpem me por colocar a mesma mensagem nesse outro topico é que estou preocupado .... .obrigado :( :smt010
MONZEIROS DE GUARULHOS !


Monza sl/e 1988 1.8 ETANOL 95cv
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waldir
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Re: A importancia do Sistema de Arrefecimento.

Mensagem não lida por waldir »

Gleidson,

o correto é a ventoinha ser acionada quando o ponteiro estiver no meio da escala e desligar qdo ele descer para 1/4.

Foi trocado o sensor de temperatura?
O meu sensor antigo estava mandando sinal para Central acionando a ventoinha qdo o ponteiro chegava a quase 3/4, ou seja um pouco acima do meio. E o sensor novo está correspondendo ao meio da escala e desligando a 1/4.

O sensor de temperatura (cebolão) aciona a ventoinha no caso o Monza 88 (não tenho certeza) e o que aciona o ponteiro no painel é o outro sensor de temperatura menor que fica no lado esquerdo do motor.

Li também no Monza Clube que a valvula termostástica dos carburados devem estar totalmente aberta a 91ºC (no meu caso ela começa abrir aos 92ºC)

Aguarde as informações dos mais tecnicos do forum... comigo é só achismo ou relato do que já ocorreu comigo, digo, com o meu Monza

abraço

waldir
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gleidson
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Re: A importancia do Sistema de Arrefecimento.

Mensagem não lida por gleidson »

muito obrigado waldir !!!!!!!!!estou desconfiando disso mesmo, do sensor ,acho que sao 2 sensores no motor ,e um cebolao no radiador onde tem 2fios ... vou trocar tudo .......obrigado tks :smt023
MONZEIROS DE GUARULHOS !


Monza sl/e 1988 1.8 ETANOL 95cv
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: A importancia do Sistema de Arrefecimento.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Pessoal, reitero o pedido de sempre informar qual o modelo e ano do Monza qdo fizer alguma pergunta.
Com isso não surgirão sugestões que não se aplicam ao carro em questão.
No caso do EFI, dá para se estabelecer uma relação entre o momento em que o eletroventilador é acionado e a temperatura do motor, visto que quem comanda o eletroventilador é o sensor que está no motor.
Já no Monza carburado o eletroventilador é acionado em função da temperatura da água no radiador, que, de acordo com a situação de transito no momento, pode fazer o ventilador entrar com motor relativamente frio ou relativamente quente.

Hoje, por exemplo, eu acabei de reinstalar meu radiador e mangueiras, depois de uma 'ajeitada' neles. O radiador eu fiz uma vedação com araldite 24 horas para estancar um pequeno vazamento, e na mangueira inferior eu cortei 5 mm do comprimento, para melhorar o 'casamento' dela com o bocal do radiador.
Qdo estava com o radiador fora, aproveitei e dei uma boa mangueirada de água na colmeia, que tinha muita sujeira.
Qdo funcionei o motor, chegou um momento em que aquela água começou a evaporar, devido ao calor. Se meu carro tivesse cebolão no radiador, certamente ele atrasaria o acionamento do ventilador, já que, segundo dizem alguns fabricantes de ar condicionado doméstico, se vc borrifar água no radiador, melhora sua eficiência. Tanto é assim que alguns aparelhos borrifam aquela água oriunda da condensação do evaporador sobre o condensador (que é um radiador) lá fora.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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