A importancia do Sistema de Arrefecimento.

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
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waldir
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Re: A importancia do Sistema de Arrefecimento.

Mensagem não lida por waldir »

Carlos Freire e Luiz Carlos,

agradeço os seus comentários e até sexta vou trocar a VT e depois comparar com a performance que o carro está tendo atualmente e oportunamente voltarei a comentar. Mas foi surpresa saber da troca periódica e vou alinhá-la com a troca da correia dentada, isto se não 'gritar' antes eventualmente.

Comento que a minha participação aqui neste forum tem sido de muita valia... passei a prestar atenção nas funções dos equipamentos e comecei a tomar cuidados que antes que não me ocorriam por falta de informação.

Abraços

waldir
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Diego Paiva
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Re: A importancia do Sistema de Arrefecimento.

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Pessoal, me tirem uma dúvida: os monzas 96 aquecem mais que os outros monzas???
Pegunto isso pois, o meu atinge uma temperatura maior que o SL/E 91 que meu primo teve.... já andei em outros monzas e, realmente o meu esquenta um pouco mais. Mas nunca andei em outro 96 para comparar. :?
Meu monza está válvula termostática está no lugar, ela tem pouco mais de 2 anos, água no nível certinho( não abaixa o nível), tampa do reservatório nova e original GM, sensor que indica a temperatura no painel novo e original GM; sensor da que fica na termostática também é novo.
Não sei se isso está certo, mas o meu, quando tinha painel analógico, ligava o ventilador do radiador só quando o ponteiro chegava ao meio (nunca liga o segundo estágio, só o primeiro), só liga o segundo estágio com o AC ligado e após algumas aceleradas. Ah, ele liga o segundo estágio em outra ocasião também.. é quando com o ar ligado, o ponteiro passava um pouquinho do meio, coisa pouca, milimetros, ai ele ligava o segundo estágio, dai temperatura abaixava bem, ia pra 1/4 na escala do painel. Sem o ar-condicionado ligado, o segundo estágio nunca ligou (não que eu me lembre).... é assim mesmo?

Como painel digital, a marcação é um pouco diferente (em todos os digitais é assim)... a temperatura fica direto no meio. Mas se eu pegar trânsito pesado ou for um dia muito quente e estiver com o AC ligado, ele acende um quadradinho depois do meio, mas na hora que isso acontece, liga o segundo estágio. Sem o AC, a temperatura se mantém sempre no meio, mesmo pegando trânsito intenso. Tá certo isso?

Abraço! :smt023
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Carlos A. Freire
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Re: A importancia do Sistema de Arrefecimento.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Diego,

veja o que o antigo consultor técnico do Monza Clube, Luiz Yoshimura, respondeu a uma consulta:

http://www.monzaclube.com/sosmonza/sosm ... o_01.shtml

S.O.S. publicado em: 28/09/2000
Enviado por: Renato Trajano de Mattos (Franca, SP)
Características do carro: Monza GLS 2.0 EFI, 1995, gasolina

Dúvida: a temperatura do meu carro oscila muito. Com o carro em movimento o marcador fica bem abaixo do meio. Já com o carro andando devagar, ou parado, o marcador sobe acima deste nível. Após o ventilador ligar, novamente a temperatura volta a cair. Já troquei a água do sistema, o aditivo do radiador, a válvula termostática e o sensor de temperatura. Estando o ar-condicionado ligado a temperatura não ultrapassa o meio. Este fenômeno é normal e isto afeta o motor?

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: a partir de 1995 o Monza equipado com a injeção EFI à gasolina recebeu uma nova programação na sua unidade de controle eletrônico, assim como também passou a ser equipado com a válvula EGR (recirculação dos gases do escapamento), tendo como finalidade uma melhora na queima e com a intenção de reduzir os níveis de emissões, assim como da carbonização do motor. Entre essas mudanças está o aumento da temperatura de início de trabalho do eletroventilador, fazendo o marcador ultrapassar a marca do meio quando o veículo não está em movimento ou com o ar-condicionado desligado, ou seja, quando o veículo não recebe corrente de ar em seu radiador.

Abs,

Carlos Freire
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José Leal
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Re: A importancia do Sistema de Arrefecimento.

Mensagem não lida por José Leal »

Diego, mas até onde vai minha ignorância, ao ligar o AC, a ventoinha fica disparada na 2ª velocidade, independente da temperatura do motor (controlado por aquele sensor que estava com mal contato no seu carro, lembra-se?).

Olha aqui o esquema:
viewtopic.php?f=9&t=5447#p63772

Logo abaixo tem uma explicação detalhada do Luiz Carlos.

Se no seu caso a ventoinha fica oscilando o funcionamento quando o carro está em marcha-lenta, confira como está o nível de gás no sistema.

Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
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Carlos A. Freire
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Re: A importancia do Sistema de Arrefecimento.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

No meu Monza GLS 96, ao ligar o AC, a ventoinha aciona na primeira velocidade (mais lenta) por um tempo, depois entra a segunda velocidade. Fica alternando entre as duas velocidades conforme a necessidade, não fica constantemente em só uma velocidade. Ele é assim desde que comprei em 1999, quando ainda tinha 30.000km. Em janeiro fiz manuetnção no AC, e continuou da mesma forma.
Pelo que já foi comentado aqui neste fórum, parece que o ECM tem programação diferente entre os modelos 95 e 96, para os modelos anteriores. O Luiz Carlos teve essa experiência, pois teve (tem) o Monza dos dois modelos.

Abs,

Carlos Freire
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Diego Paiva
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Re: A importancia do Sistema de Arrefecimento.

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Ah, sendo assim o meu está correto :mrgreen: todo mundo acha estranho o meu carro, diz que esquenta demais. Mas pelas informações que o Carlos passou, tá certinho :mrgreen:

Valeu, Carlos :smt023
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José Leal
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Re: A importancia do Sistema de Arrefecimento.

Mensagem não lida por José Leal »

Professor, eu sempre achei que a ventoinha ficava funcionando na alta quando o AC está ligado. Sobre a programação da IE, foi o que eu relatei quando troquei a minha central, e depois quando coloquei o chip original.

Obrigado por esclarecer minha dúvida e alertar o meu equívoco :oops:

Até mais.
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waldir
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Re: A importancia do Sistema de Arrefecimento.

Mensagem não lida por waldir »

Amigos,

Há uns 5 anos atrás eu cismei que a ventoinha ficava ligada, ou seja, só parava quando desligava o carro. Levei no mecanico e falei, dá uma examinada nesta ventoinha deve estar com problema, não desliga nunca, vai quermar esse motor da ventoinha novamente (tinha queimado uma vez)
Ele olhou dentro do capuz, olhou pra minha cara e sorriu e falou está certinho, não tem nada de errado... Eu falei como não se ela não desliga?

Ele respondeu: toda vez que vc ligar a ignição e o AC estiver ligado a ventoinha vai funcionar... tóóóíiiinnnn ... paguei o maior mico, eu andava sempre com o AC ligado.

Há um ano quando desisti de gastar dinheiro com AC eu o desliguei, mas mantive o conector da ventoinha ligado, ou seja, se eu acionar a alavanca do ar ou do desembaçador a ventoinha vai funcionar em baixa. E assim eu mantinha a ventoinha ligada e o motor sempre frio.

Em maio pp entrando aqui no forum vim a descobrir que o Monza a alcool deve trabalhar com temperatura mais altas para facilitar a combustão e se torna mais econômico... pronto, descobri que o motor tem um sensor de temperatura e uma válvula termostática e uma Central que devem operar para as condições que foram projetados hahahahaha

Passei a economizar combustivel e com melhora da performance... e a nova descoberta ontem, foi a troca 'programada' da VT <:o)

Quero morrer afinando este violino chamado Monza (brincadeirinha)

Abraços

waldir
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