exatamente, questão pura e simples de costume e ergonomia...
descobri isso hoje andando...
abraços
3ª Dificil de Engatar, quando esquenta piora.
- Raphael Ventura
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Re: 3ª Dificil de Engatar, quando esquenta piora.
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Re: 3ª Dificil de Engatar, quando esquenta piora.
Com certeza!!!! minha mãe tem este mau hábito, colocar a primeira com o carro em movimento, realmente fica ruim... ainda bem que ela nao anda no monzawaldir escreveu:Raphael, 'penso' que deve ser mesmo e não deve forçar para não danificar as engrenagens. A primeira é para tirar o carro da inercia e como já está há 10 Km/h é segunda... a primeira vai frear.Raphael Ventura escreveu:eu também sinto essa "enroscada" quando engato a terceira, mas engato com toda a facilidade, sem problemas, mas sinto essa enroscada, talvez seja normal do monza... só acho estranho pois sinto dificuldade de engatar a primeira com o carro em movimento, a uns 10km/h, mas também imagino que seja normal...
waldir
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Re: 3ª Dificil de Engatar, quando esquenta piora.
aprendi a lição
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Re: 3ª Dificil de Engatar, quando esquenta piora.
Em carros que têm a primeira marcha sincronizada pode-se engatar a primeira com o carro em movimento, sem problemas.
Já em carros mais antigos, onde a primeira marcha não é sincronizada (não possui anéis sincronizadores na primeira), costuma arranhar marcha nessa hora.
Se o motorista abusar e engatar a primeira com o carro muito embalado, vai gastar os anéis sincronizadores (só da primeira) e futuramente ela se tornará 'não sincronizada'.
As outras marchas não serão afetadas por esse hábito. Eu até nem chamaria de mau hábito, pois em certas situações é imperativo se engatar uma primeira sem esperar o carro parar (subindo uma ladeira íngreme, por ex.). O que não se deve fazer é abusar, engatar essa marcha a 30, 40km/h.
Abraços
Já em carros mais antigos, onde a primeira marcha não é sincronizada (não possui anéis sincronizadores na primeira), costuma arranhar marcha nessa hora.
Se o motorista abusar e engatar a primeira com o carro muito embalado, vai gastar os anéis sincronizadores (só da primeira) e futuramente ela se tornará 'não sincronizada'.
As outras marchas não serão afetadas por esse hábito. Eu até nem chamaria de mau hábito, pois em certas situações é imperativo se engatar uma primeira sem esperar o carro parar (subindo uma ladeira íngreme, por ex.). O que não se deve fazer é abusar, engatar essa marcha a 30, 40km/h.
Abraços
Luiz Carlos
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Re: 3ª Dificil de Engatar, quando esquenta piora.
Raphael Ventura escreveu:eu também sinto essa "enroscada" quando engato a terceira, mas engato com toda a facilidade, sem problemas, mas sinto essa enroscada, talvez seja normal do monza... só acho estranho pois sinto dificuldade de engatar a primeira com o carro em movimento, a uns 10km/h, mas também imagino que seja normal...
Pois é isso mesmo o que acontece com o meu, ele engata normal mas da um leve enroscada, e depois que ele esquenta, o cambio parece que fica mais seco, parece que as marchas "grudam", nao sei como explicar, mas quando ele ta frio, as marchas ficam muito leves de engatar, muito macio, depois que ele esquenta nao fica a mesma coisa. Acredito que pode ser da embreagem, sera que foi mao de obra mal feita do mecanico que trocou o kit pra mim? Faz apenas 4 meses, mas desde que ele trocou o carro ta assim. Segundo esse mecanico isso é o normal do monza caixote. Vcs Concordam? EU NÃO!!!!
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- Raphael Ventura
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Re: 3ª Dificil de Engatar, quando esquenta piora.
EU to com uma suspeita do que seja isso... pode ser óleoFábio Jr. escreveu:Raphael Ventura escreveu:eu também sinto essa "enroscada" quando engato a terceira, mas engato com toda a facilidade, sem problemas, mas sinto essa enroscada, talvez seja normal do monza... só acho estranho pois sinto dificuldade de engatar a primeira com o carro em movimento, a uns 10km/h, mas também imagino que seja normal...Pois é isso mesmo o que acontece com o meu, ele engata normal mas da um leve enroscada, e depois que ele esquenta, o cambio parece que fica mais seco, parece que as marchas "grudam", nao sei como explicar, mas quando ele ta frio, as marchas ficam muito leves de engatar, muito macio, depois que ele esquenta nao fica a mesma coisa. Acredito que pode ser da embreagem, sera que foi mao de obra mal feita do mecanico que trocou o kit pra mim? Faz apenas 4 meses, mas desde que ele trocou o carro ta assim. Segundo esse mecanico isso é o normal do monza caixote. Vcs Concordam? EU NÃO!!!!
to caçando óleo ipiranga aqui em tudo que é canto e não acho... quando tirei minha caixa pra tampar vazamentos o óleo teve que ser removido e puseram um óleo de qualidade inferior, imagino. falando nisso... esse óleo ipiranga é muito difícil de achar, qual outro óleo se equivale em qualidade a este óleo? e falando nisso, alguns aqui dizem que é o certo é o ipiranga 556 outros 566 mas quando vi no proprio site da ipiranga só achei o 561,...
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Óleo lubrificante para engrenagem e caixa de marcha de automóveis.
Atende às especificações da General Motors do Brasil.
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