3ª Dificil de Engatar, quando esquenta piora.

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
Avatar do usuário
Raphael Ventura
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 698
Registrado em: 25 Ago 2008, 10:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: 3ª Dificil de Engatar, quando esquenta piora.

Mensagem não lida por Raphael Ventura »

exatamente, questão pura e simples de costume e ergonomia...
descobri isso hoje andando...
abraços
Raphael Ventura
[email protected]
Atual==>Monza Classic SE 92 2.0 M.P.F.I - P.D.
EX==> Monza Classic SE 90 2.0
Fotos do classic => http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=19428
http://www.youtube.com/watch?v=mrEXc_cDBW8
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: 3ª Dificil de Engatar, quando esquenta piora.

Mensagem não lida por Diego Paiva »

waldir escreveu:
Raphael Ventura escreveu:eu também sinto essa "enroscada" quando engato a terceira, mas engato com toda a facilidade, sem problemas, mas sinto essa enroscada, talvez seja normal do monza... só acho estranho pois sinto dificuldade de engatar a primeira com o carro em movimento, a uns 10km/h, mas também imagino que seja normal...
Raphael, 'penso' que deve ser mesmo e não deve forçar para não danificar as engrenagens. A primeira é para tirar o carro da inercia e como já está há 10 Km/h é segunda... a primeira vai frear.

waldir
Com certeza!!!! minha mãe tem este mau hábito, colocar a primeira com o carro em movimento, realmente fica ruim... ainda bem que ela nao anda no monza :roll:
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Avatar do usuário
Raphael Ventura
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 698
Registrado em: 25 Ago 2008, 10:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: 3ª Dificil de Engatar, quando esquenta piora.

Mensagem não lida por Raphael Ventura »

aprendi a lição :roll:
Raphael Ventura
[email protected]
Atual==>Monza Classic SE 92 2.0 M.P.F.I - P.D.
EX==> Monza Classic SE 90 2.0
Fotos do classic => http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=19428
http://www.youtube.com/watch?v=mrEXc_cDBW8
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: 3ª Dificil de Engatar, quando esquenta piora.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Em carros que têm a primeira marcha sincronizada pode-se engatar a primeira com o carro em movimento, sem problemas.
Já em carros mais antigos, onde a primeira marcha não é sincronizada (não possui anéis sincronizadores na primeira), costuma arranhar marcha nessa hora.
Se o motorista abusar e engatar a primeira com o carro muito embalado, vai gastar os anéis sincronizadores (só da primeira) e futuramente ela se tornará 'não sincronizada'.
As outras marchas não serão afetadas por esse hábito. Eu até nem chamaria de mau hábito, pois em certas situações é imperativo se engatar uma primeira sem esperar o carro parar (subindo uma ladeira íngreme, por ex.). O que não se deve fazer é abusar, engatar essa marcha a 30, 40km/h.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Fábio Jr.
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 32
Registrado em: 29 Abr 2008, 15:43
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: 3ª Dificil de Engatar, quando esquenta piora.

Mensagem não lida por Fábio Jr. »

Raphael Ventura escreveu:eu também sinto essa "enroscada" quando engato a terceira, mas engato com toda a facilidade, sem problemas, mas sinto essa enroscada, talvez seja normal do monza... só acho estranho pois sinto dificuldade de engatar a primeira com o carro em movimento, a uns 10km/h, mas também imagino que seja normal...

Pois é isso mesmo o que acontece com o meu, ele engata normal mas da um leve enroscada, e depois que ele esquenta, o cambio parece que fica mais seco, parece que as marchas "grudam", nao sei como explicar, mas quando ele ta frio, as marchas ficam muito leves de engatar, muito macio, depois que ele esquenta nao fica a mesma coisa. Acredito que pode ser da embreagem, sera que foi mao de obra mal feita do mecanico que trocou o kit pra mim? Faz apenas 4 meses, mas desde que ele trocou o carro ta assim. Segundo esse mecanico isso é o normal do monza caixote. Vcs Concordam? EU NÃO!!!!
Monza SL/E 1.8 Original Alcool

Ano 87/88

Direção, Trio, Alarme. Tudo funcionando!!!
Avatar do usuário
Raphael Ventura
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 698
Registrado em: 25 Ago 2008, 10:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: 3ª Dificil de Engatar, quando esquenta piora.

Mensagem não lida por Raphael Ventura »

Fábio Jr. escreveu:
Raphael Ventura escreveu:eu também sinto essa "enroscada" quando engato a terceira, mas engato com toda a facilidade, sem problemas, mas sinto essa enroscada, talvez seja normal do monza... só acho estranho pois sinto dificuldade de engatar a primeira com o carro em movimento, a uns 10km/h, mas também imagino que seja normal...
Pois é isso mesmo o que acontece com o meu, ele engata normal mas da um leve enroscada, e depois que ele esquenta, o cambio parece que fica mais seco, parece que as marchas "grudam", nao sei como explicar, mas quando ele ta frio, as marchas ficam muito leves de engatar, muito macio, depois que ele esquenta nao fica a mesma coisa. Acredito que pode ser da embreagem, sera que foi mao de obra mal feita do mecanico que trocou o kit pra mim? Faz apenas 4 meses, mas desde que ele trocou o carro ta assim. Segundo esse mecanico isso é o normal do monza caixote. Vcs Concordam? EU NÃO!!!!
EU to com uma suspeita do que seja isso... pode ser óleo
to caçando óleo ipiranga aqui em tudo que é canto e não acho... quando tirei minha caixa pra tampar vazamentos o óleo teve que ser removido e puseram um óleo de qualidade inferior, imagino. falando nisso... esse óleo ipiranga é muito difícil de achar, qual outro óleo se equivale em qualidade a este óleo? e falando nisso, alguns aqui dizem que é o certo é o ipiranga 556 outros 566 mas quando vi no proprio site da ipiranga só achei o 561,...

Isafluido 561
Óleo lubrificante para engrenagem e caixa de marcha de automóveis.
Atende às especificações da General Motors do Brasil.
Raphael Ventura
[email protected]
Atual==>Monza Classic SE 92 2.0 M.P.F.I - P.D.
EX==> Monza Classic SE 90 2.0
Fotos do classic => http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=19428
http://www.youtube.com/watch?v=mrEXc_cDBW8
Responder